terça-feira, 7 de março de 2023

Uma nova fase no ZIP!

ZIP! é um dos carros chefes da Nippon TV (NTV) que possui a segunda mais alta audiência entre os programas que passam das 5:00 às 8:00 da manhã. Como é um noticiário muito assistido e já tem quase 12 anos de existência, tem muito poder e com isso consegue alavancar carreiras até de artistas mais novos e ainda pouco conhecidos.

Por conta desse poder, o ZIP! acaba sendo pra NTV uma ferramenta de promoção dos seus outros programas e neste ano, a emissora pretende usar seu carro chefe para resgatar a audiência do resto da manhã, tendo em vista que os programas que passa atualmente neste horário, Sukkiri (スッキリ) e Baguette (バゲット), estão vivendo uma crise que levará ao fim dos dois de uma vez só no próximo mês.

A NTV em janeiro deste ano, confirmou os rumores que já estavam borbulhando no final de 2022, o ZIP! será estendido em uma hora a partir de abril. Ao invés de terminar às 8:00 de manhã, ele passará a terminar às 9:00. Seguido do ZIP!, sucedendo, Sukkiri e Baguette ao mesmo tempo a NTV contará com um programa novo chamado Day Day. (estilizado com o ponto final mesmo).

Mas por que aumentar o tempo de duração do ZIP! sendo que por 12 anos ele sempre foi um programa que começava as 5:50 e terminava às 8:00h?

Muitos jornalistas teorizam que a NTV decidiu substituir dois programas por um para cortar gastos. Por conta disso planejaram somente o Day Day. que, de acordo com o site oficial, será um noticiário, como o Sukkiri, mas que também terá um lado de entretenimento como o Baguette. Provavelmente ele será ainda mais descontraído que o ZIP!, mas não maluco como o Hirunandesu, que é um programa de variedades vespertino da NTV.

Futuro trio de apresentadores do Day Day.

De segunda a quinta, o intervalo de tempo entre o início de Sukkiri e o fim de Baguette é de MAIS DE 3 HORAS, sendo que o segundo programa é transmitido somente em Tóquio, porque das 10:25 ás 11:10 é um horário para todas as subsidiárias da NTV passarem seus conteúdos exclusivos para suas respectivas regiões. Nas sextas não passa Baguette, mas sim o anime do Anpanman.

Como deu pra perceber, se o ZIP! não fosse estendido, o Day Day. ficaria muito comprido na maior parte da semana!

O problema disso é que programas que passam na faixa das 8:00 da manhã costumam ser apresentados por artistas e/ou free announcers, e com o Day Day., não seria diferente, tanto que o comediante Ryota Yamasato (山里亮太) foi escolhido para integrar o trio de apresentadores do novo programa juntamente com a announcer rookie da NTV Miyu Kuroda (黒田みゆ) e o ex-announcer da NHK (atualmente free) Shinichi Takeda (武田真一).

Só que até a NTV fechar este trio, houve muita dificuldade para arrumar um novo apresentador, pois ninguém queria trabalhar num programa ao vivo que começasse às 8:00 e só terminasse às 11:10. E há um detalhe, das 10:25 pra frente o Day Day. passará somente em Tóquio

Um programa ao vivo consome muito tempo no dia de alguém, principalmente se ele for diário. Os artistas teriam que abrir mão de vários trabalhos dourados e comprometer sua vida pessoal pra trabalhar num programa novo e demasiadamente longo e que, como qualquer trabalho na TV, ainda tem todo um procedimento pré e pós-gravação, que totalizam horas.

Com isso, a NTV optou por estender o ZIP! que já é mais antigo e com um público consolidado e que sendo mais longo, poderia fazer as pessoas evitarem de mudar de canal e assistirem o Day Day., uma vez que basicamente todos os programas da concorrência começam às 8:00 e terminam bem depois do ZIP! acabar.

Mesmo que a pessoa quisesse mudar de canal, ela pegaria o programa da metade, o que não tem tanta graça. Já o Day Day., que falará as mesmas notícias, será pego do começo por quem gosta de ZIP! e/ou do elenco dele.

Uma excelente estratégia, a primeira vista, porém há uma questão: o cansaço. Pois a NTV vai precisar dar um jeito de conseguir segurar o telespectador por 3 horas seguidas, sendo que no Japão não é normal um programa durar tanto tempo assim. As exceções são os noticiários vespertinos e os especiais de datas importantes como ano novo.

E não é só o cansaço do público que é um problema, mas o do elenco também, mas isso será abordado em detalhes mais adiante.

O ZIP! não só vai aumentar como ter mudanças radicais pelo o que um representante da emissora adiantou em coletiva de imprensa. Além da extensão de horário, foi falado que o ZIP! a partir de abril contará com um novo cenário e um novo tema de abertura. Também foi revelada uma nova logo. Isso significa que o ZIP! dará início a uma fase completamente nova. 

Vamos voltar no tempo e conhecer a história do ZIP!, que já foi abordada neste blog em outros posts, só que mais focada em um integrante ou ex-integrante específico. Aqui, o foco será nas fases que o programa já teve. Como ele foi mudando ao longo do tempo, e no que isso impactou na audiência e poder do programa.

Adiantando aqui que o programa contou até agora com 3 cenários diferentes, e cada um deles marcou uma nova era. A NTV também deu ao ZIP! duas músicas de abertura, compostas especialmente para o programa e que marcaram momentos que ficarão guardados na memória dos japoneses.

Pra entender o início do ZIP! é importante saber um pouco sobre os seus antecessores.

ZIP! é o 4º programa que faz parte do selo Zoom In!! (ズームイン!!), tanto que o seu nome significa "Zoom In!! People". Os programas matinais Zoom In existem na NTV desde o final dos anos 70. O primeiro deles foi o Zoom In!! Asa (ズームイン!!朝), que existiu de 1979 a 2001, depois veio o "irmão de sábado" dele, o Zoom In!! Saturday (ズームイン!!サタデー, abreviado como Zumusata, ズムサタ), que estreou em 1996 e existe até hoje, e o terceiro foi o Zoom In!! SUPER (ズームイン!!SUPER), o mais curto, que durou de 2001 até 2011, sendo sucedido pelo ZIP!

Impressionante pensar que todas estas fotos dos 3 primeiros programas Zoom In! são exatamente no mesmo estúdio e é algo "improvisado", pode se dizer

Zoom In!! Asa, Zumusata e Zoom In!! SUPER sempre foram gravados num estúdio da NTV chamado My Studio (マイスタジオ), que fica no andar térreo da sede da emissora, a Nittele Tower em Tokyo Shiodome. Ele tem uma parede de vidro que tem vista pra rua. Como Tokyo Shiodome é um local de livre acesso ao público era comum aparecer uma pessoa aleatória ou outra passando por trás.

O My Studio foi usado para vários outros programas da NTV como PON! e Baguette, e ainda é cenário do Zumusata. Para fazer o cenário de cada programa, a NTV improvisava com jogos de ângulo, e uma série de adereços. Tudo era tão bem feito que era difícil notar que tudo era gravado no mesmo local!

Ele também foi cenário do ZIP! durante os tempos de pandemia de uma forma temporária.

Porém, diferente dos seus irmãos, o ZIP! teve um estúdio só dele (e do Hirunandesu), com uma estética completamente diferente de toda a família Zoom In!! Alias o ZIP! é um programa Zoom In!! que ao mesmo tempo não queria fazer questão de se mostrar como tal, já que o nome dele não fazia referência clara ao seu selo, o cenário era único e exclusivo e até o tema de abertura era diferenciado, pois, enquanto todos usavam músicas instrumentais exclusivas, o ZIP! usava canções.

Exemplo de ZIP! Pose com a atriz e modelo Suzu Hirose. Nas mãos dela, está a primeira logo do ZIP! 

Até a pose simbólica, comum dos programas matinais da NTV, era diferente. Enquanto todos os outros programas Zoom In!! a pose era apontar pra frente com entusiasmo falando "Zoom... In!!", a ZIP! Pose era fazer uma espécie coração com as mãos abertas e deixá-las juntas no final. Nas entrevistas, a logo do ZIP! era colocada em cima das mãos dos entrevistados com a edição.

Interessante dizer que essa pose não nasceu lá no primeiro episódio. Somente depois de uma entrevista do programa à Angelina Jolie. A produção pediu uma sugestão de pose do ZIP! e ela criou a pose que tanto caracteriza o programa e que é o único elemento dele que sobrevive bravamente, mesmo com as mudanças de conceito.

O ZIP! nasceu com vários elementos copiados do Mezamashi TV (めざましテレビ), noticiário matinal da Fuji TV campeão de audiência nas manhãs (e que foi responsável por fazer o Zoom In!! SUPER acabar), que desde os anos 2000 era o programa nº 1 das manhãs no Japão, que até então eram dominadas pela NTV. Só que a emissora queria fazer um programa ainda mais glamouroso.

Mezamashi TV tinha seu próprio estúdio, muda de tema de abertura a cada ano colocando canções de artistas da moda, trabalhava somente com garotas do tempo, contava com celebridades falando sobre o mundo do entretenimento em um dia específico, e era muito marcado pelo conceito fofo.

O primeiro episódio de ZIP! foi com todos os main personalities da época

Com isso o ZIP! pegou todos estes elementos daquele que viria ser o seu pior rival e uniu com outros dos seus programas antecessores, bem como colocou alguns announcers que trabalhavam no Zoom In!! SUPER e Zumusata para trabalhar no ZIP!, com destaque para Taichi Masu (桝太一), que na época era um novato em ascensão na NTV e se tornou o primeiro apresentador juntamente com a atriz Mari Sekine (関根麻里).

Uma grande característica do ZIP! que deve se destacar é a presença dos  main personalities que são as celebridades que aparecem em um dia da semana específico para ser destaque. O time original era composto pelo comediante Taizo Harada (原田泰造), o ex-dançarino do EXILE, MAKIDAI, o ex-idol do TOKIO Tatsuya Yamaguchi (山口達也), o ator Toshio Kakei (筧利夫) e a atriz e cantora Anju Suzuki (鈴木杏樹).

A estreia do ZIP! foi em abril de 2011. Em 11 de março daquele ano o Japão foi afetado pelo grande terremoto e tsunami de Tohoku. Um desastre que destruiu várias cidades do país e parou o mundo. Quem viveu 2011 sabe que só se falava disso nos noticiários. O país se recuperou rapidamente, porém o trauma e forte até hoje, então imagina o luto naquela época.

Masu e a atriz Mari Sekine, ambos apresentadores originais do ZIP!, posando para a Oricon após a gravação do primeiro episódio.

O ZIP! nasceu numa época difícil e o seu tema de abertura foi pensado no desastre. Tatsuro Yamashita (山下達郎) havia sido convidado pela NTV para fazer o tema de abertura do seu novo programa matinal e gravou a sua versão original no dia do terremoto. Depois do desastre, Yamashita desistiu da ideia original e reescreveu a letra de My Morning Prayer, que abriu o ZIP! de 2011 até 2020.

Aliás, como se nascer depois de um dos maiores desastres naturais do mundo não fosse o bastante, o ZIP! enfrentou outras dificuldades, estas mais normais de um programa novo. As pessoas sentiam saudades do Zoom In!! e não gostavam da estrutura original do ZIP! de programa excessivamente fofo e muito atrapalhado que se importava mais com a aparência do elenco (coisa que o Mezamashi TV também fazia) do que em trazer algo de qualidade.

Basicamente todo o elenco original de ZIP! não passava dos 35 anos. Até hoje é raro ver alguém mais velho, porém em 2011, todos eram muito novinhos. Era a intenção inicial da NTV ter um programa com pessoas jovens, um diferencial entre os noticiários matinais na época. Mas é claro que um programa sem um profissional consolidado de verdade na área, ou com muitos anos de experiência pra comandar uma nova atração, enfrentaria problemas.


Também havia uma instabilidade no elenco, principalmente com os main personalities. Alguns deixaram o programa cedo demais, não chegando a completar nem mesmo um ano; havia um troca troca de dias em que eles apareciam; por diversos motivos tinha personality entrando em hiato; tinham até dias em que não tínhamos nenhum personality marcando presença, sendo que do final de abril de 2018 até abril de 2019, haviam somente três artistas desempenhando essa função durante a semana.

Mas apesar dos problemas, o ZIP! tinha uma proposta muito boa e poderia dominar se trabalhassem melhor o conceito. A audiência inicial foi mais baixa do que a do Zoom In!! SUPER na época de crise, mas boa para um programa que havia acabado de começar e precisava lidar com as dificuldades pós terremoto e tsunami.


E como dito antes, o cenário original, marcou a era super fofa do ZIP! original, que era um programa com um estúdio lotado de garotas fofas e carismáticas que faziam qualquer um acordar feliz pra um novo dia. Essa era perdurou por uns bons anos e o cenário só veio a ser reformado pela primeira vez em 2018.

Os noticiários estavam começando a ficar mais sérios e não tão focadões em chamar a atenção do público com rostinhos bonitos. A NTV cada vez mais se preocupava em colocar pessoas bem competentes dentro do ZIP! não só pra seguir as tendências, mas também porque o programa estava no seu auge, ameaçava o Mezamashi TV e muitas vezes passava ele em audiência.

Os melhores announcers rookies de cada ano debutavam no ZIP!, não era mais qualquer um que virava main personality, nem mesmo repórter ou garota do tempo. A NTV queria a elite conduzindo o programa que em poucos anos virou um dos seus maiores carros chefes!

Em abril de 2018, o ZIP! reformou seu cenário pela primeira vez. Interessante dizer que àquela altura, o então imperador do Japão, Akihito, havia anunciado que renunciaria em 30 de abril de 2019, dando fim a Era Heisei e início da Era Reiwa, com o imperador Naruhito no trono. Cada mudança do ZIP! sem querer (ou não) acaba caminhando com grandes eventos no Japão.

O cenário do ZIP! ainda seguia o conceito fofo, só que era mais clean, mostrando que o programa não era mais aquele show super meiguinho de antes. Particularmente este foi o melhor cenário que o ZIP! já teve pois era bonito, único e o elenco aparecia melhor.

2018 teve grandes mudanças, além do cenário. A primeira foi a entrada de 3 novos personalities, o dançarino do grupo de jPop Sandaime J Soul Brothers (三代目 J SOUL BROTHERS) Kenjiro Yamashita (山下健二郎) em março, e os atores Shunsuke Kazama (風間俊介) e Asuka Kudoh (工藤阿須加) em outubro.

A segunda foi que pela primeira vez uma garota do tempo não saiu da função depois de um ano. Asuka Kijima (貴島明日香) entrou no programa em 2017 e seguiu na função até 2022. Até então somente Mikiho Niwa (にわみきほ) tinha passado de 1 ano nas previsões, mas não conta tanto porque foi só com alguns meses a mais e somente para superar o Mezamashi TV nos concorridos rankings da Oricon de apresentadores do tempo mais queridos.

A terceira foi a estreia do primeiro asadora (朝ドラ) do ZIP!, que são os doramas matinais diários. O dorama em questão era o Ikuta-ke No Asa (生田家の朝), uma história de comédia escrita pelo comediante Bakarhythym (que apareceu atuando nela em alguns episódios) que fala sobre o dia a dia da manhã de uma família típica japonesa. A série fez tanto sucesso que levantou a audiência mais ainda, chegou a levar um Galaxy Award, um importante prêmio da televisão japonesa, e, claro, teve uma segunda temporada em 2019.

Em 2019, ano em que a Era Reiwa começou, houveram mais mudanças:

O debut da announcer Erika Tokushima (徳島えりか) como apresentadora, sendo a primeira announcer feminina no comando do programa, que até então só contava com atrizes na função. Tokushima praticamente cresceu no ZIP! tendo debutado por lá em outubro de 2011 como announcer de apoio no quadro das celebridades, depois subindo aos poucos até chegar ao cargo mais alto do programa. Então, foi uma escolha perfeita!

No clima de olimpíadas, entrou em cena uma nova main personality, a lutadora e medalhista olímpica Saori Yoshida (吉田沙保里), a primeira atleta na função. Como Yoshida não é uma artista, foi dado início ao sistema de personalities mensais que trabalhariam com Yoshida nas sextas-feiras. Todos eles artistas modinha de elite que eram grandes promessas pro futuro do entretenimento japonês.

O fim do popular quadro de receitas do ator e cozinheiro Mokomichi Hayami (速水もこみち), o MOCO'S Kitchen, que levou à saída do ator, e debut do modelo Martin (マーティン) em um outro quadro gastronômico, inicialmente chamado de Itadakimasu! Nippon Zenkoku Asagohan Journey (いただきます!日本全国朝ごはんジャーニー), que no começo envolvia interatividade direta com o público que sugeria ao programa restaurantes de diferentes províncias onde Martin deveria visitar e provar um prato específico.

A entrada de meteorologistas no programa, Masatoshi Kobayashi (小林正寿) e Kubotenki (くぼてんき), os primeiros homens a trabalharem regularmente nas previsões do ZIP! e que tinham um perfil diferente da maioria dos meteorologistas da época (principalmente Kubotenki). As previsões do ZIP! passaram a ter o mesmo esquema do Zoom In!! SUPER que contava com meteorologistas e garotas do tempo.

O rebranding de vários quadros do programa. O quadro de documentários Hatenavi (ハテナビ) se tornou ZIP! Tokushu (ZIP!特集) e o de moda, comida e lifestyle BOOMERS se tornou Kiterune! (キテルネ!).

Como haviam dois announcers no comando, houve inicialmente uma redução no número de announcers de apoio, bem como menos repórteres participando no estúdio.

Naquela altura, o ZIP! tinha se tornado uma referência tão forte que outras emissoras passaram a copiá-lo, até mesmo o Mezamashi TV copia elementos do ZIP!... O jogo virou, não é mesmo?!

Em 2020 ocorreu a primeira troca de tema de abertura. My Morning Prayer teve sua despedida ao vivo para dar lugar ao The Song of Praise do Mr Children, que também foi composta especialmente para o ZIP! e só veio a ter sua versão completa revelada mais ao final do ano em um festival de música da NTV.

A música tinha um tom mais triste e a abertura também. Parecia um clipe de despedida de alguém importante, a cada dia da semana o ZIP! tinha uma abertura diferente mostrando Masu, Tokushima e os 5 personalities da época...

E bem, de fato era no final das contas uma abertura de despedida.

Em janeiro de 2021, Masu anunciou que, depois de 9 anos no comando, deixaria o ZIP! e no seu lugar entraria Asami Miura (水卜麻美), também announcer da NTV. Tokushima anunciou sua saída junto com o Masu mais adiante. Além deles, dois main personalities saíram, Kudoh e o comediante e ator Naoki Tanaka (田中直樹). Yoshida passou a trabalhar nas quintas e as sextas passaram a ser apenas do personalities de sexta.

Outros integrantes menores como os announcers de apoio Ko Shinohara (篠原光) e Arisa Ushiro (後呂有紗), e pessoas da produção também deixaram de trabalhar no programa.

Estava chegando a era atual do ZIP! que, sem dúvida foi a mais impactante mudança na história do programa!

Em 2021, o ZIP! passou a contar com uma nova identidade visual. Ao invés das nuvens, sol e arco-íris, entraram em cena as fitas rosa e azul. O logotipo mudou, e claro o cenário e a abertura (só a animação, não a música) também, pra algo completamente diferente. Uma identidade visual que combinava mais com Miura, que, é até agora a única apresentadora do programa.

Porém o ZIP! perdeu muito tempero. A NTV se preocupava demais em como fazer Miura se destacar que esquecia que existia todo um elenco... OK, a Asuka Kijima, que já tinha um histórico de bajulação desde 2019, escapava muitas vezes da regra, mas no geral, até os main personalities perderam espaço, tanto que renomearam a função deles pra youbi personalities (personalidades do dia).

Os demais integrantes do estúdio também tinham dificuldades pra se destacar na nova era. Continuavam brilhando, mas é fato que o ZIP! antigo dava um bom protagonismo pro elenco secundário.

Tinha ainda a pandemia que limitava muito a NTV desde 2020. Adotaram o distanciamento social, vários quadros tiveram que mudar ou serem encerrados, os repórteres eram (e até hoje são) obrigados a usar máscara cobrindo metade dos seus rostinhos bonitos, a quantidade de pessoas juntas no estúdio ficou ainda mais reduzida, de abril até julho de 2020 não tivemos nenhum personality de sexta, etc.

E pode se dizer que, por conta da pandemia, fizeram um cenário mais amplo pro ZIP! pra seguir o distanciamento sem ter que recorrer a estúdios secundários e improvisados.

A NTV também usava muito o ZIP! como palco para divulgar seus doramas. Em 2019 e 2020, pegavam pesado e escolhiam artistas modinha (uns até mais consolidados) de elite, do qual o Japão falava o tempo todo como a dupla de comédia EXIT, a modelo e atriz Meru Nukumi, o ator Yuki Yamada, a cantora e atriz Moka Kamishiraishi, etc. Mas em 2021 pegavam atores secundários de algum dorama da NTV que estivesse passando na época em que o personality estivesse em exercício.

Muitos desses atores que foram personalities em 2021 não tinham o mesmo peso do pessoal de 2019 e 2020, claro que alguns chegaram a crescer bastante depois como o ator Rihito Itagaki (板垣理人), mas o fato é que na época eles não tinham tanto apelo, e claro rendiam menos engajamento.

A diversidade era péssima também, pois quase sempre eram atores masculinos na casa dos 20. Não tinham cantores, idols, modelos, quase todos eram novinhos e a quantidade de meninas era baixa. Não tinham personalities pra todos os gostos.

Haviam personalities fixos que também não estavam dando conta do recado do jeito que a NTV queria e foram substituídos na primeira oportunidade, sendo eles Ryuichi Hamaie (濱家隆一) e Saori Yoshida.

O ZIP! viveu uma crise na audiência da qual nem Miura, que é a maior announcer das emissoras privadas do Japão na atualidade, foi capaz de salvar. Ainda era vice-campeão, mas estava de volta à situação de 2011, com uma audiência que não ameaçava mais o Mezamashi TV, e pra piorar, ainda era ameaçado pela concorrência.

Em 2022 nasceu uma nova estratégia, a volta dos asadoras. O programa havia sido bem sucedido com um asadora em 2018 e 2019, e resolveu repetir a fórmula com certa frequência. O primeiro deles, Sayonara No Sono Mae Ni (サヨナラのその前に) não foi muito aceito, não por ser um dorama ruim, mas sim porque era sério demais para as manhãs.

Pra dar uma ideia a história era sobre 5 histórias de personagens diferentes antes de um enorme meteoro afetar o nosso planeta pondo fim a vida de muita gente. Todos esses personagens tinham histórias muito dramáticas. O dorama era um tanto tenso até em relação aos noturnos, imagina pra começar o dia?!

Depois do retorno negativo, a NTV focou somente em doramas de comédia, estes sim muito bem aceitos e que fizeram a audiência do programa subir de novo.

Mas aí vem um questionamento: não era caro demais viver de asadora?

E a resposta é SIM! Ainda mais hoje em dia, com as sequelas econômicas que a pandemia deixou juntamente com o crescimento da internet no Japão que fez com que as marcas começassem a achar mais vantajoso fazer publicidade na internet do que na TV, fazendo com que as emissoras tivessem um suporte econômico menor.

E pode se dizer que por conta disso, o ZIP! teve uma bela simplificação, quadros caros deixaram de existir e foram trocados por outros genéricos mais baratinhos... e bem chatos.

Pois é, aquele ZIP! que um dia tinha um galã bem famoso fazendo receitas pras famílias reproduzirem mais tarde pro almoço, virou um programa que vemos a apresentadora comendo basicamente em silêncio no meio do estúdio enquanto um announcer de apoio narra sobre a comida e o resto do elenco fica olhando. 

Porém em outras coisas o ZIP! evoluiu, que foi a participação maior dos announcers das subsidiárias em episódios especiais ao vivo, os personalities tinham mais espaço bem como todos os announcers de apoio, inclusive os homens, a entrada de Aya Marsh (マーシュ彩), que apesar de ter um debut morno (como a sua antecessora), já se mostrava bem avançada pra uma novata e um equilíbrio maior entre os integrantes do trio do tempo, tendo uma valorização melhor do Kubotenki.

O ZIP! está subindo novamente, mas precisa melhorar em muita coisa se a NTV quer que o programa de 3 horas não fique cansativo. Porque é fato, o programa ainda não está na situação que estava de 2016 pra 2019. Ele precisa ter um conteúdo mais dinâmico, ainda mais agora sendo um noticiário mais extenso.

E tendo em vista que o programa contará com um novo cenário e tema de abertura, que marcam o pós-pandemia, é esperado que a emissora queira dar um belo upgrade no ZIP!, aproveitando que as manhãs da NTV tem um programa a menos pra se preocupar e gastar dinheiro. A emissora pode dividir esse dinheiro a mais entre ZIP! e Day Day., que também precisa chegar com tudo.

A mudança de duração, cenário e música tema, bem como a permanência oficialmente confirmada da Miura, são elementos fortes o suficiente para chamar a atenção e atrair uma audiência inicial para o novo ZIP!

Quadros que não rendem nada e só fazem a NTV jogar dinheiro no lixo deveriam acabar e darem lugar quadros novos que nunca foram testados no programa antes, ou darem lugar ao renascimento de quadros antigos, só que com um novo nome e uma adaptada leve para as novas gerações, isso também pode ser feito com quadros atuais para dar uma sensação mais fresh ao ZIP! de 2023.

Os asadoras devem continuar, bem como a interatividade deles com o ZIP! e seu elenco que muitas vezes faz uma participação especial na trama. Mas o programa não pode se tornar dependente deles. A NTV deve ter atenção a todos os quadros do programa. Não adianta nada ter um asadora digno de prêmio, mas as outras 3 horas, além das notícias, só ter quadros genéricos.

Também seria ótimo se o ZIP! tivesse mais repórteres homens (excluindo os announcers da NTV, claro), o time do Kiterune é até equilibrado, pois são 12 repórteres, sendo 5 homens e 7 mulheres, Mas o Tokushu tem somente o Martin como homem entre 12 repórteres!

A participação dos announcers das emissoras subsidiárias poderia ser maior, agora que temos mais tempo. Uma reclamação que sempre existiu com relação ao ZIP! é que ele foca demais em Tóquio enquanto os seus antecessores se preocupavam com todo o Japão. Ao invés de aparecerem somente 2 vezes por semana, eles poderiam aparecer todos os dias. As pessoas que não moram em Tóquio querem ser lembradas sempre e não só quando tem especial, que é algo bem eventual.

Por fim, é necessário rever algumas coisas, com relação aos personalities que são figuras muito importantes, o programa pode voltar a ter somente personalties fixos durante toda semana.

Por mais que mudar de personality toda hora nas sextas gere um hype mensal, ainda mais colocando pessoas que estão na moda e são assunto a qualquer momento, é uma estratégia que gera instabilidade. Pois, pra muita gente, um mês não é o suficiente pra uma pessoa que só está assistindo ZIP! na sexta por causa do seu ídolo ficar apegada ao programa, ao ponto de assistí-lo todos os dias sem depender de uma única pessoa.

Além disso um personality fixo com o tempo cria uma intimidade com seus colegas e se sente mais a vontade no seu lugar de trabalho, tendo um desempenho mais satisfatório, sem timidez e com mais vontade de fazer do ZIP! um programa melhor.

Toda vez que um personality temporário aparece pela primeira vez, sempre temos que lidar com a timidez do artista que não conhece ninguém e talvez nem assiste o programa com frequência. Dependendo da pessoa, são semanas tentando se adaptar. Uns não se adaptam de jeito nenhum ou não fazem questão de se encaixar.

Pessoalmente, ao mesmo tempo que tem personalities mensais que deixam muitas saudades depois que saem, tem outros que a gente torce pro mês acabar logo porque eles são chatos demais! Ou porque não fazem o trabalho direito, sendo por muitas trapalhadas, ou porque eles se mostravam evidentemente entediados, vendo o ZIP! só como um degrauzinho pra suas carreiras e não aproveitando nada, porque não gostavam do programa. E quando o personality é seco com o elenco... Aí é o fim!!!

Felizmente a NTV não dá uma segunda chance pra personality aproveitador que não valoriza o programa ou é somente uma planta. Vários personalities mensais que se destacam acabam voltando. Um deles virou fixo: o DAIGO, vocalista da banda de rock BREAKERZ.

E ainda no assunto personality, seria ótimo se o ZIP! tivesse pelo menos uma mulher como personality fixa, que nem antigamente, pois não é porque tem a Miura que o programa não precisa de artistas femininas a acompanhando. São profissionais completamente diferentes.

Por mais que a NTV desde o primeiro dia force uma imagem de idol na Miura e ela até tenha um status de celebridade e consegue ser mais carismática que muita artista, é necessário por em mente que ela é uma announcer. Não uma artista.

Por mais que glamour não seja tudo, isso não significa que seja desnecessário pra TV. Announcer nunca terá o mesmo apelo de um artista, nem mesmo uma Asami Miura. Bem como uma atleta como a Yoshida também não. Eles não foram treinados pra isso! Isso é tão real, que Yoshida não deu certo como personality e o Baguette, que, basicamente, só tem announcers no elenco, vai acabar.

Por isso é importante ter uma mulher no cargo de personality de forma permanente. Muitos querem se apaixonar por uma mulher fofa novamente e ter certeza que vão vê-la no ZIP! todas as semanas por um bom tempo. As telespectadoras femininas querem se sentir representados por uma mulher em destaque que não seja a apresentadora.

Os personalities poderiam voltar a ter mais protagonismo, e o termo "main personality" também deveria retornar para valorizar os artistas do programa, ainda mais agora que há um dilema, já mencionado lá no início: será que o elenco do ZIP! vai aceitar trabalhar por mais tempo? Estar no ZIP! vai ser mais cansativo do que antes. E esta questão pode ser maior do que parece!

E aqui entra em cena a renovação anual do elenco do ZIP!

Todos os noticiários japoneses pelo menos uma vez ao ano trocam algumas pessoas do elenco. As despedidas são chamadas de "sotsugyo" (卒業), que significa "graduação". Geralmente isso acontece em março, que é quando o programa em si é renovado em sua estrutura, seja da forma mais básica como a mais radical. Também há graduações em setembro, porém em menor intensidade e costumam ser para trocar os announcers de apoio mais antigos pelos rookies do ano.

As graduações ficam ainda mais dramáticas quando o programa passa por uma grande reforma... bem, isso já deu pra perceber lendo este artigo até aqui não é mesmo?!

Estamos em março e está chegando a hora de se despedir de algumas pessoas do ZIP! E ao que parece vai ter uma quantidade boa de gente saindo, e certamente, gente importante no programa. Nada foi confirmado, além da permanência da Miura como única apresentadora.

Este episódio é de fevereiro de 2022, dá pra notar que mesmo com maquiagem pesada, as olheiras da Miura ainda são aparentes.

A mídia está preocupada com a saúde da Miura. Ela, desde sempre teve uma agenda muito lotada e trabalha atualmente em 3 programas regulares, aparece em muitos especiais, e ainda faz parte do treinamento de futuros announcers da emissora, e já demonstrava sinais de cansaço com o ZIP! durando 2 horas. Então imagina com ela ficaria num programa de 3 horas.

Porém o maior problema não é a Miura, visto que a própria announcer aceitou trabalhar no ZIP! mesmo com uma carga maior! Fora que pra reduzir a rotina corrida, basta a NTV tirar ela de boa parte dos programas e colocar outros announcers da emissora que estão mais livres.

A propósito, evitar de sempre colocar a Miura em tudo que é especial também é uma boa pra que essa mulher possa ter mais energia pro seu principal trabalho, outras pessoas tenham chances, cresçam com estes programas se tornando promessas pro futuro da NTV.

Os announcers de apoio passam longe de ser um problema. Eles não tem nem metade da agenda lotada da Miura, nem mesmo Minami Ishikawa (石川みなみ), que tem uma rotina mais corrida do que dos seus demais colegas. Fora que eles são mais novos na emissora e pouco conhecidos, portanto precisam de um programa do peso do ZIP! pra terem visibilidade e crescerem.

Caso haja saída de announcers de apoio (o que é bem provável), não vai ser porque o ZIP! ficou mais cansativo, mas sim porque a NTV quer dar espaço para profissionais mais jovens, ou porque outro programa precisa de fato deles, como o próprio Day Day.

Esta é a rotina diária do Kobayashi. Das 11 às 13 horas, o meteorologista está sendo professor dos trainees da sua empresa (o texto não está traduzido pra ficar claro que não é montagem).

Com os meteorologistas há algumas questões, pois eles não são profissionais da NTV. A carreira deles não está sob o total controle da emissora, de modo que eles tem outras coisas a fazer e podem haver conflitos de horários, cuja solução não depende somente da NTV, mas também do meteorologista e das respectivas empresas para as quais eles trabalham.

Kobayashi também não se dedica só ao ZIP!, ele é mentor dos trainees de meteorologia da empresa para a qual ele trabalha, a Weather Map. Também faz vários workshops da empresa, tem parceria com o time de futebol Mito Hollyhock e faz alguns outros trabalhinhos que a sua empresa arranja.

Kubotenki também é atarefado. Além de ser pai de dois filhos e não morar em Tóquio, mas sim em Kanagawa (o próprio meteorologista disse isso em seu blog), ele também dá palestras, e este número aumentou depois que ele foi indicado ao ranking da Oricon em 2022, e algumas vezes ele é convidado pra programas de rádio. É também comentarista oficial do Yahoo! News.

Por outro lado, como eles não são artistas, ou meteorologistas veteranos super consolidados, e no momento, precisam do ZIP! pra terem visibilidade, se depender da vontade deles, eles continuam durante uns bons anos. Eles aceitariam abrir mão do que eles já tem para continuarem no programa e dá pra esperar que suas respectivas empresas facilitariam.

Pode haver alguma dificuldade em manter os meteorologistas por causa da extensão do horário. E pode ser que a estreia do Day Day. afete ao menos um deles de alguma forma (talvez mais o Kubotenki, já que ele foi indicado ao ranking da Oricon no ano passado e não faz mentoria como o Kobayashi), acarretando talvez numa saída ou só uma mudança de dias. Quem sabe até a grade horária de previsões do tempo do ZIP! mude para não atrapalhar a vida de ninguém.

Mas o maior desafio será com relação aos personalites e a garota do tempo.

Naturalmente, o cachê do elenco vai aumentar, pois eles terão que trabalhar por mais tempo. O cachê de um artista é certamente bem maior do que de um meteorologista. Porém tem o dilema dos artistas. Mesmo sendo um noticiário do porte do ZIP!, vale a pena perder trabalhos que poderiam impactar na carreira só pra continuar num programa matinal?

Kenjiro Yamashita (ao centro) no Sandaime J Soul Brothers

Os personalities do ZIP! inevitavelmente são obrigados a reduzir ou até parar com certos trabalhos como doramas, shows, YouTube, etc. A manhã deles deve estar livre nos dias da semana dos quais eles aparecem, e há vezes que um personality precisa substituir o outro, por motivos de doença ou trabalho inadiável.

Além dos, já mencionados, Kazama, Yamashita e DAIGO, o ZIP! conta também com o comediante Kazuki Iio (飯尾和樹). Com exceção do Yamashita, todos os personalities fixos tiveram um aumento de trabalhos depois que entraram no programa. Iio vem apresentando e sendo convidado pra vários programas de variedades, Kazama tem feito cada vez mais doramas e DAIGO ganhou novos programas na TV e feito um dorama.

E não dá pra esquecer que Yamashita e DAIGO são de grupos musicais e tem seus trabalhos com o JSB e BREAKERZ respectivamente, sobretudo, os shows.

Marsh também ficou mais atarefada depois do ZIP! fazendo mais aparições em doramas, desfilando em passarela, posando pra grandes revistas de moda e aparecendo em eventos.

Marsh na revista de moda NYLON. Este ensaio foi feito depois dela entrar no ZIP!

Algumas pessoas podem ser convencidas facilmente como a Marsh. Desde que ela entrou na empresa Top Coat em 2019, sua carreira esfriou drasticamente. A empresa, apesar de ter dado uns trabalhos como atriz não investiu nela direito. O ZIP! foi uma oportunidade que veio pra ela graças a um convite da NTV, e por causa do programa, ela voltou a subir experimentando de novo um pouco do sabor da vida que ela tinha antes.

Interessante pontuar que recentemente, Marsh anunciou que saiu da Top Coat para trabalhar numa empresa menor, porém mais focada em modelos e que já tinha duas repórteres bem ativas do ZIP! como empregadas, a Incent.

Certamente estamos na época em que a NTV está renovando os contratos de muita gente, o que dá pra supor que Marsh também vai ficar e por isso saiu da sua antiga empresa, que não estaria aceitando que a modelo ficasse de segunda a sexta ocupada com o ZIP! por basicamente toda a manhã!

Mas outras podem dar mais trabalho como o Kazama que é um ator da Johnny & Associates, uma das maiores empresas de entretenimento do Japão que produz os maiores idols masculinos do país e atores de peso, que estão sempre aparecendo muito na TV!

A Johnny é uma empresa difícil de lidar. É extremamente metódica e limita tanto as emissoras, que, pra se ter uma ideia, Kazama não pode sequer comemorar o próprio aniversário numa festinha organizada pela equipe de ZIP! para o pós-gravação, que envolve fotos para o Instagram oficial. O ator nunca tirou fotos ou gravava vídeos para as redes sociais do programa e isso também acontecia com o Tatsuya Yamaguchi, também artista da Johnny.

Kazama é também o personality fixo do ZIP! que menos faz reportagens especiais, embora ele seja um dos mais populares, depois que reduziram os gastos do programa, o ator fez mais reportagens, mas ele ainda é quem menos as faz.

Se a Johnny já limita o Kazama até pra comemorar o seu aniversário, imagina pra trabalhar por uma hora a mais, estando ele agora bem atarefado, ganhando novos papeis em diversos doramas de forma contínua?! A empresa não veria vantagem em deixá-lo no programa, se a NTV não compensasse a perda de tempo de alguma forma.

Manter Kazama e outros personalities seria recorrer a alguns sacrifícios. E será que isso valeria a pena?

Dependendo da rotina do personality e o quanto ele rende, sim. A NTV é uma emissora que gosta de uma celebridade glamourosa, e ele estar muito atarefado é sinal de que sua carreira está indo maravilhosamente bem, e se o artista ganhou mais trabalhos depois do ZIP! é melhor ainda, pois isso dá uma moral ao programa. Significa que é um noticiário tão poderoso que as pessoas que trabalham nele ficam ainda mais famosas!

E claro, um personality que é simpático, traz alegria ao programa, se dá bem com todos, não tem polêmicas nas costas, é popular entre o público, esforçado, etc também é uma joia a ser mantida custe o que custar!

Mas isso não depende só da NTV. É um acordo que envolve a emissora, o próprio artista e a empresa para a qual ele trabalha. E é nessa questão que tudo se complica!

Com isso, pra convencer muita gente a continuar no ZIP! a NTV precisaria pagar bem mais caro! E talvez a emissora acabe preferindo colocar algum outro artista mais novo e barato ou algum veterano de empresa menos exigente com relação a dinheiro, já que um trabalho como o ZIP! seria um bilhete de loteria premiado que não se deve rejeitar!



Pode ser que pras negociações com os personalities ocorrerem com êxito sem prejudicar o conteúdo do programa, que já foi decidido e não pode ser mudado a essa altura do campeonato, acabe sobrando pros integrantes menores, como os repórteres ou qualquer integrante não regular. E claro que os mais antigos e aqueles que não estiverem rendendo muito serão preferência para sair do ZIP!

Essas pessoas não são afetadas em nada com a extensão de horário, pois nesse grupo, quem não aparece em quadros gravados, aparece ao vivo, fora do estúdio, uma vez por semana num curto período de tempo. Elas não ganharão mais e nem terão sua rotina prejudicada. Como a maioria delas são verdadeiras subcelebridades que precisam até demais do ZIP!, é claro que pra elas e pra suas respectivas empresas, é vantajoso ficar no programa o máximo de tempo o possível.

Mas, pelo motivo explicado agora há pouco, até elas tem sua permanência em jogo. E devo dizer, que a chance de pelo menos um desses repórteres saírem também é bem grande, pois isso acontece todos os anos.

A hora de dar adeus a esse cenário está se aproximando, então, não há imagem melhor para encerrar o post do que a do estúdio com o design atual vazio.

Uma nova era no ZIP! está se aproximando e em breve teremos mais detalhes sobre como será o programa a partir de abril. Se por um lado há a empolgação em imaginar essa nova era, os novos quadros, novos integrantes, e como a NTV vai lidar com um ZIP! mais longo, por outro há o medo de integrantes queridos irem embora nessa renovação (no caso de alguns, o medo é deles permanecerem).

Devemos preparar os nossos corações porque, infelizmente, com mudanças de era, vem as tristes despedidas. Mas também podem aparecer novatos incríveis que preencham o vazio daqueles que foram embora. E outras oportunidades podem aparecer pra quem sair do ZIP! pois o programa é poderoso e abre portas pra muitos daqueles que um dia trabalharam nele.