Kubotenki (くぼてんき) é o meteorologista que comanda as previsões do tempo das terças e quintas-feiras do ZIP! Um dos programas matinais mais famosos e poderosos da TV japonesa. Ele vem chamando a atenção dos japoneses desde o primeiro dia no ZIP! por causa do seu cabelo cacheado e estilo divertido.
Ele entrou no programa em 2019, junto com um outro meteorologista chamado Masatoshi Kobayashi, que aparece nas segundas, quartas e sextas.
Foi até então a mudança mais radical do ZIP! uma vez que de 2019 pra trás as previsões do tempo do programa eram apresentadas apenas por garotas do tempo bonitas, porém que não entendiam absolutamente nada de meteorologia, pois não eram profissionais certificadas na área.
No caso, a garota do tempo em exercício (e que está no programa desde 2017 até hoje) é a modelo Asuka Kijima, que na época já tinha um fandom barulhento, tanto que em 2018 ela fora indicada ao ranking da Oricon de apresentadores do tempo mais populares na 7ª posição, e em 2019 ela avançou para a 3ª. Pra ter uma ideia do poder que ela já tinha na época.
A princípio, o debut do Kubotenki dividiu opiniões. Muitos foram bem receptivos, porém muitos outros odiaram o meteorologista, e publicavam muitas mensagens de hate. Diziam que ele era feio, irritante, falavam mal do seu cabelo e das suas roupas. Alguns até eram mais cruéis diziam que ele tinha uma cara de criminoso do pior tipo e até mesmo desejavam que ele morresse!
Muitos dos ataques vinham por parte de telespectadores masculinos que assistiam a previsão do tempo mais para admirar a beleza da Kijima, uma modelo popular, e que não gostaram nem um pouco da perda de protagonismo da moça. Tanto que Kobayashi também recebia hate no começo, mas passadas algumas semanas começaram a simplesmente ignorá-lo. Kubotenki por ser fora dos padrões era o alvo principal.
Mas com o tempo Kubotenki foi crescendo na TV, driblando o hate e ficando cada vez mais popular! Ele foi bem abraçado por diversos fandoms, diversos públicos independente de gênero ou idade. O nome e a aparência dele ficaram bem marcados entre os japoneses.
Boa parte das pessoas que compõem o elenco de ZIP!, em geral as pessoas que entraram no programa depois de 2020 (que é bom destacar: não tem muita intimidade com o meteorologista), tratam Kubo como se ele fosse uma celebridade, querem tirar fotos com ele, assistir as entrevistas dele, imitar os stories dele, aparecer nas festas de aniversário dele, que eram comemoradas após as gravações, dar presentes e etc.
Ele foi chamado para dar palestras importantes sobre meteorologia ou prevenção de desastres, algumas organizadas pelas prefeituras em Tóquio ou Kanagawa. Gravou comerciais, deu entrevistas para a rádio, escreveu colunas de prevenção de desastres para o jornal, tornou-se comentarista oficial do Yahoo! News e em julho lançará o seu primeiro livro. Todos estes feitos são raros para um meteorologista, ainda mais um com tão pouco tempo de trabalho em rede nacional que é o caso do Kubotenki.
Para se ter ideia do poder que esse meteorologista tem, a NHK, que é uma emissora bem conservadora, teve que mudar uma tradição de Natal do seu noticiário matinal Ohayou Nippon para fazer frente ao ZIP! no dia em que Kubotenki apareceria.
E tudo isso veio de maneira natural. O povo simplesmente caiu nas graças do meteorologista.
Ele sempre recebeu um investimento bem baixo da NTV, enquanto Kijima recebia total atenção da emissora (que chegava ao nível de bajulação) e Kobayashi tinha o suporte da WeatherMap, empresa para qual ele trabalha e que consegue arrumar trabalhos glamorosos para os seus meteorologistas.
Enquanto seus coleguinhas apareciam em programas de variedades badalados, faziam ensaios fotográficos, apareciam no ZIP! em reportagens especiais e etc, Kubotenki fazia o seu trabalho de sempre.
Claro que o fato de Kubotenki levar uma carreira com pouco glamour igual aos seus companheiros, deu uma atrapalhada no crescimento dele, principalmente na metade de 2020, mas isso não o impediu de continuar subindo.
Fora as desvantagens que ele teria naturalmente por aparecer menos durante a semana. Kijima aparece de segunda a sexta, Kobayashi aparece em 3 dias e Kubotenki apenas 2. Ele tem menos chances de pegar datas comemorativas em que o ZIP! faz algo especial como fantasiar a dupla do dia no Halloween ou no Natal. As datas especiais que caem nos finais de semana (que não tem ZIP!) são celebradas na segunda ou na sexta. Vários feriados japoneses caem na segunda, etc.
Mas, afinal, o que há em Kubotenki? Como se deu esse crescimento?
O primeiro motivo é que ele possui um conceito único e bem executado. Até existem meteorologistas que seguem o conceito divertido nas previsões do tempo, mas poucos ousam como Kubotenki, e os que tentam ousar acabam fazendo de forma forçada ou cansativa.
Kubo consegue ousar com previsões malucas, mas sai algo natural. Não é um cara tentando forçar o personagem engraçado somente para chamar a atenção (coisa que o próprio Kobayashi tem feito muito ultimamente). Além disso nem sempre ele vai entregar algo completamente fora de série. Ele sabe ser equilibrado. Kubotenki também faz previsões mais simples, porém sem perder o ar divertido.
Kubotenki presta atenção nos mínimos detalhes para fazer uma previsão divertida. Com poses, expressões, palavras, as vezes com uma ajudinha da produção na hora de fazer um trabalho mais maluco e ousado.
Isso se deve aos anos de experiência que o meteorologista teve como comediante e artista de rua. Desde o início ele quis misturar meteorologia com comédia, o que não era uma tarefa fácil. Toda essa trajetória o lapidou como apresentador meteorológico, entregando um conceito bem trabalhado e profissional.
E o que dá um plus às previsões do tempo do Kubotenki é o jeito fofo que ele vem aprendendo a explorar cada vez mais. A forma como ele fala e age é muito adorável e isso faz dele uma pessoa mais simpática e amigável.
Um dos elogios cada vez mais frequentes que Kubotenki recebe é que ele é fofo e que a sua fofura é revigorante.
Geralmente os meteorologistas e announcers que caem nas graças do povo japonês tem um jeito divertido de trabalhar e tem uma postura mais amigável. Em outras palavras, é são profissionais mais povão. A própria apresentadora do ZIP!, Asami Miura, é um exemplo disso. O estilo divertido dela cativou o país ao ponto de se tornar a announcer feminina mais popular do país.
Ter um jeito fofo e que faz os telespectadores se sentirem melhores deixa tudo melhor ainda. Kijima é uma que até hoje se beneficia do conceito fofo nas previsões do tempo e em muitos outros trabalhos dela como o YouTube.
Outro ponto positivo do Kubotenki é que ele é um profissional muito competente.
Ele é membro de uma associação de meteorologia sem fins lucrativos chamada Weather Caster Network, lá trabalham grandes nomes da área. Não é qualquer um que se torna membro da WCN e a reputação da entidade é tão boa que a NHK, que preza muito pela competência dos seus profissionais (o que ficou bem claro no post de LIFE!), dá muita preferência aos meteorologistas da WCN.
Como foi dito no começo, Kubotenki é comentarista oficial do Yahoo! News. E um detalhe interessante é que a Yahoo! Japan é parceira da WeatherMap, vários meteorologistas dessa empresa trabalham na Yahoo! Kobayashi é da WeatherMap e também tem o selo ZIP! ao seu favor, mas mesmo assim, o site preferiu contratar Kubotenki. O que significa que a competência dele falou mais alto que parcerias.
Os japoneses também costumam dizer nas redes sociais que a previsão do Kubotenki é fácil de entender. Há ainda pessoas que falam que ele é muito bom em explicar sobre desastres e como se prevenir.
Kubotenki sempre buscou uma maneira divertida e didática de falar sobre o tempo e prevenção de desastres. De forma que crianças e adultos pudessem entender.
Fora a evolução que esse homem teve tão rapidamente! Antigamente Kubo tinha uma boa proposta, mas era um pouco travado nas câmeras, a oratória era um tanto lenta e contida e gaguejava com certa frequência. Era uma previsão boa de assistir pelo conceito e pelo carisma, mas estava longe de ser o que é hoje.
Ele ainda não sabia se portar muito bem quando era entrevistado. Era basicamente um "bicho do mato".
Neste vídeo era pra Asuka Kijima entrevistar o Kubotenki, mas no final das contas aconteceu o contrário. Ele, aliás, deu aulas.
Hoje em dia Kubotenki está tão avançado que é capaz até de fazer entrevistas como se ele fosse um announcer. Pra se ter uma ideia, por ele ter boa oratória e carisma, nas vezes em que o ZIP! fez matérias com o trio do tempo, Kijima e Kobayashi sempre precisavam de um acompanhante para suprir as suas falhas. Já Kubotenki apareceu sempre sozinho.
E seu profissionalismo não é só em conhecer meteorologia ou ter boa oratória, Kubo também se adapta ao estilo do personality do dia em que ele trabalha.
Como já foi dito no post da Saori Yoshida, cada dia o ZIP! tem uma celebridade marcando presença e sendo destaque e cada uma tem uma profissão e personalidade distinta. Diante disso Kubotenki dá uma adaptada no seu conceito. Ele não entrega uma previsão com um estilo genérico. Não age da mesma forma para todos.
O personality de terça é o dançarino do grupo J Soul Brothers Kenjiro Yamashita, e a da quinta é a lutadora Saori Yoshida. Antes de Yoshida, o personality de quinta era o comediante Naoki Tanaka, com quem Kubo teve uma química intensa.
A princípio Kubotenki não tinha tanta flexibilidade. Mas com o tempo ele foi aprendendo a como se portar diante de cada personality a medida que ele os conhecia melhor, e explorar bastante os pontos da sua apresentação que eles mais gostam
Essa tática deu tão certo que todos os três foram conquistados por completo pelo meteorologista.
Ser um meteorologista com um estilo único, divertido e fofo, que tem um bom conhecimento na área e busca evoluir sempre é o que faz de Kubotenki este profissional tão icônico que não para de subir na mídia.
De fato ele tem muito potencial e no momento em que a NTV investir nele de verdade, não vai ter pra ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário