Como muita gente sabe, 2021 não teve o especial de fim de ano super popular da Nippon TV (NTV) Waratte Wa Ikenai, conhecido fora do Japão como No Laughing. Na virada de ano entrou em cena o especial Waratte Toshikoshi Shitai!! Warau Omisoka (笑って年越したい!笑う大晦日), que significa "quero passar a virada de ano rindo! Véspera de ano novo de risadas", em uma escancarada alusão (ou até mesmo provocação) ao especial antecessor que significa "não ria".
E já adiantando, Warau Omisoka, como é oficialmente abreviado, foi um verdadeiro fiasco! E dá pra justificar isso com uma única palavra: decepção.
Pra contextualizar, em setembro de 2021 a NTV havia anunciado que não faria o No Laughing naquele ano. No lugar dele exibiriam um especial de comédia super chique. A emissora não havia dito o motivo da sua decisão e também não revelou quem apareceria nesse especial e se ele teria alguma ligação com o Gaki no Tsukai, da mesma forma que o No Laughing.
Em dezembro de 2021 a emissora revelou qual seria o "show da virada" deles e foram iniciadas as suas promoções. Dando sempre muita ênfase ao fato de que o Warau Omisoka seria um especial glamoroso e com muita gente babadeira.
Um destaque pra péssima representatividade feminina do Warau Omisoka. Se o Gaki no Tsukai já é machista, imagina o especial de ano novo de 2021 com um número simbólico de mulheres no meio de dezenas de homens.
A NTV foi revelando um por um os apresentadores do programa, sendo eles Terumoto Goto do Football Hour, Akira Kawashima do Kirin, a solista Naomi Watanabe e as duplas Chidori, Bananaman e Ninety Nine.
Watanabe havia se mudado para os EUA no começo de 2021 para focar melhor na sua carreira internacional. No começo a NTV deu a entender que a comediante se apresentaria a distância mesmo, mas no final das contas entrou em cena Kenji Yamauchi, integrante do Kamaitachi, como um suposto representante da Watanabe. Na prática ele atuou como substituto.
A "animação" da Takahata em participar do show da virada mais babadeiro do mundo
Além deles o especial contaria com a presença de Mitsuki Takahata como apoiadora.
Mais adiante a NTV revelou o elenco de apoio, que era basicamente formado por comediantes mais jovens e, acima de tudo, bem modinha como Kamaitachi, Kuuki Kaidan, 3-Ji Heroine, Pekopa, etc.
No final das contas. Nenhum integrante do Gaki no Tsukai, que são as duplas Downtown e Cocorico e o solista Housei Tsukitei, foi incluído no elenco do Warau Omisoka, o que deixou muita gente decepcionada. Todos esperavam que no mínimo o Downtown aparecesse apresentando o programa. E desejavam que o quinteto estivesse no elenco do especial.
Kawashima também "super animado"
Mas isso não aconteceu e por causa disso Warau Omisoka foi um verdadeiro fracasso de audiência, tendo menos que a metade da média do No Laughing, que por sua vez, fazia a NTV sempre ser a emissora privada campeã de audiência nas viradas de ano.
Pra se ter uma ideia, a situação foi tão tensa que um especial da TV Asahi, uma emissora relativamente menor não só nas viradas de ano como num plano geral, acabou passando na frente com um especial bem menos pretensioso que o Warau Omisoka.
Além disso, o nome do programa não ficou durante muito tempo nos Trending Topics do Twitter japonês (ficou só por alguns minutos), o especial não entrou no ranking de acessos do TVer, não rendeu prints, memes, elogios... Absolutamente nada. Todos os que falaram do Warau Omisoka foi pra criticar ou a ausência dos membros do Gaki no Tsukai ou o conteúdo em si.
O fracasso de Warau Omisoka se agravou porque a NTV falou demais, mas entregou um conteúdo muito fraco. As pessoas que deram uma chance simplesmente se decepcionaram com o especial.
Fala sério. ESSE É O PALCO DO TÃO GLAMOROSO WARAU OMISOKA?!?! É tão normal!
Deixando o apego ao quinteto do Gaki no Tsukai de lado, a NTV cometeu um erro gravíssimo: se importar demais em fazer um especial luxuoso (sendo que nem isso a emissora conseguiu entregar) e esquecer do mais importante, que é o humor.
Só a escalação do elenco já mostra que humor não era prioridade da emissora. A NTV pensou única e exclusivamente na reputação dos convidados, mas não no talento deles. Simplesmente fizeram um juízo de valores baseado em números.
Esse comediante tem um milhão de seguidores? Recebe milhares de likes? Aparece em muitos programas por semana? Ganhou vários concursos de comédia? Teve um ano muito atarefado? Tá contratado.
Tudo bem que é normal em qualquer programa haver a "cota dos modinhas", que servem apenas para chamar a atenção de um certo público. As emissoras sempre vão escolher artistas que estão em alta, mesmo eles não sendo talentosos.
Kamaitachi: a dupla de comédia mais superestimada da atualidade e que a NTV tem bajulado muito
O problema é quando TODO O ELENCO é escolhido unicamente com base no critério de estar na moda ou não. Principalmente quando se trata de um especial de comédia de 6 horas.
Primeiro pelo fato óbvio: ser modinha não significa necessariamente ser talentoso. Claro que tem muita gente talentosa em alta, mas em grande parte das vezes quem recebe confete são os profissionais medianos por motivos bem fúteis.
São as pessoas talentosas que fazem um show andar. Se o artista é de alto nível, a emissora não precisa fazer grandes esforços para o programa se transformar numa grande atração, pois o profissional é bom, vai entregar um trabalho bem feito. Independente das condições em que ele vai estar submetido.
New York: outra dupla que a NTV ama bajular
Segundo, porque a chance de aparecerem muitos profissionais iguais olhando só a reputação deles é muito grande. Artistas modinha tendem a seguir algo que está em alta no momento. Quanto mais se segue as tendências, mais o artista é bem visto pelo povo, principalmente pelos jovens, e pela mídia.
Um programa com muita gente igual fica totalmente monótono! Todo elenco precisa de integrantes distintos que façam o show fluir da melhor forma e que também agrade a todos. Até mesmo nos programas de idols como o Nogizaka Under Construction vemos pessoas diferentes. As idols tem personalidades distintas umas das outras e no geral é uma dupla de comédia que apresenta esses programas, pra dar um contraste na explosão de fofura.
No Warau Omisoka havia um excesso de comediantes com o mesmo conceito e que eram de medianos a ruins.
Deve se destacar ainda o excesso de apresentadores num especial só! Eram 10 pessoas contando com a Takahata, que basicamente foi quem conduziu a apresentação. Como se ela fosse uma announcer, tentando compensar a oratória e postura menos dinâmica dos comediantes com a sua.
Só que Takahata é uma atriz. Então é obvio que ela não teria uma fala acelerada de um announcer, que foi treinado por anos pra ter a dicção perfeita.
Como se não bastasse um elenco fraco, o conteúdo em si era muito bagunçado e confuso.
Tinha momentos em que o Warau Omisoka queria copiar programas de comédia dos anos 90 com suas pegadinhas hardcore. Depois queriam mostrar gincanas malucas típicas da TV japonesa, principalmente nos anos 2000.
Em outras horas o programa queria ser um simples festival de manzai (uma espécie de comédia stand-up) com as duplas ou trios contando suas piadinhas como de costume.
Em outros momentos ele entregava performances conte (mais focadas na atuação de historinhas), sendo que uma delas era uma sátira às séries japonesas de super heróis, ou tokusatsus, que são bem populares no Japão. Mais adiante tinha um talk show. Depois os comediantes faziam reportagens.
Até mesmo um mini-dorama de comédia foi introduzido no especial.
Destaque novamente na cara de empolgação da Takahata na facecam em ambos os prints
Não dava pra saber de que tipo de atração se tratava e pra piorar não havia no especial uma grande premissa que o sustentava como ocorre com qualquer programa normal. O Warau Omisoka, não era um jogo, nem um festival, nem uma grande sessão de doramas...
Basicamente a mesma lógica da escolha do elenco. Não foi levado em conta como as atrações acrescentariam ao programa. A NTV simplesmente saiu pegando tudo o que o povo gosta e que ela achou que ficaria interessante e jogou no especial.
E a forma como essas atrações foram introduzidas era uma confusão! Num momento uma dupla estava apresentando seu número manzai e do nada começava o mini dorama, de repente faziam a chamada para a pegadinha. Todos os blocos entravam de forma aleatória, repentina e desconexa!
Sério. O primeiro print parece um programa matinal de domingo e o segundo... A TBS já não havia feito algo parecido?!
Assim é pedir pra flopar, né NTV?!
E percebe-se que o conceito era tão confuso que nem a própria NTV nas promoções sabia o que iria transmitir, pois em nenhum momento a emissora falou do que se trataria o Warau Omisoka. E que promoção é essa que não fala o conceito básico do programa?! Não precisa também dar spoiler, mas é estranho quando uma emissora fala que vai transmitir um programa de uma forma genérica, sem nem mesmo falar o que ele é.
É como se uma pessoa quisesse vender algo dizendo "eu não sei o que é isso, mas é super legal, vai na minha".
Haviam ainda alguns detalhes a mais que davam aquele toque final na catástrofe que foi o Warau Omisoka como o desânimo (ou seria arrependimento?) estampado na face dos apresentadores com seus sorrisos amarelos. Pra piorar eles estavam apresentando de forma muito atrapalhada. Nem pareciam comediantes veteranos e premiados.
Com tudo isso, o Warau Omisoka foi um especial que só serviu pra NTV jogar muito dinheiro no lixo. Uma mancha na história do canal que certamente deve estar querendo esquecer que esse delírio coletivo existiu.
Sei. É pesado botar uma história de flop como o primeiro post de 2022 nesse blog, mas o assunto é bem recente, e a gente curte ver o circo queimar essa história de flop nos passa valiosas lições pra começar o ano já refletindo sobre o que realmente vale no mundo do entretenimento.
A primeira é que números não são nada diante da qualidade. Não importa se um artista está na moda. Não importa os números que ele conquista. Os milhares ou milhões de seguidores que ele tem. Os recordes que ele bate. A rotina atarefada de popstar que ele leva. O que importa é ele ser bom! O que importa é ter talento e saber usá-lo. Se entregar naquilo que faz e com gosto.
Outra lição que aprendemos é que glamour não é tudo. Na realidade é só um bônus, que por si só não sustenta programação nenhuma. O povo quer apenas entretenimento. Se divertir. Não um grande show de requinte que faça as pessoas ficarem boquiabertas com tamanho luxo.
A NTV se deslumbrou com o fator glamour, e dá pra entender o porquê, a própria emissora experimentou em 2021 casos de profissionais que se destacaram no seu meio por terem uma vidinha chique e diferenciada. Assim como também teve que encarar um programa da emissora rival que era glamoroso em todos os sentidos, desde o elenco até o conceito, e que estava incomodando bastante. Fora que o Kohaku Uta Gassen, principal rival do No Laughing, sempre foi um especial extremamente luxuoso.
Warau Omisoka é somente um exemplo isolado da NTV cega com o fator glamour e esquecendo de fazer um bom conteúdo.
Em 2021, Ryuichi Hamaie, do Kamaitachi, praticamente "roubou o emprego" do Naoki Tanaka, do Cocorico, por duas vezes: no Warau Omisoka e no ZIP!. Mas não conseguiu o sucesso que o seu antecessor (bem... isso é assunto pra outro post).
Um outro bom exemplo de que glamour não é tudo é o ZIP! que em 2021 largou grandes profissionais dando lugar a modinhas que não acrescentaram em nada, pelo contrário, a audiência permaneceu a mesma de 2020 e o programa de vice campeão de audiência que botava medo na concorrência foi superado pelo Good Morning, novamente da TV Asahi (a NTV tem que ficar de olho nesse canal, que tá acabando com a festa deles).
E por fim, MENOS PAPO E MAIS AÇÃO. A NTV teve muita garganta, mas na hora do vamo ver não conseguiu entregar nem humor e nem glamour, porque se preocupou demais em impressionar e esqueceu de simplesmente ser ela mesma e fazer algo impressionante. Fazer muita propaganda é uma especialidade da emissora, mas não dá pra se sustentar só com isso.
Se a NTV tivesse se dedicado mais a fazer um especial bem planejado, ainda que sem os membros do Gaki no Tsukai, talvez o resultado não tivesse sido tão desastroso.
Mas agora que o Warau Omisoka deu errado, isso significa que 2022 teremos No Laughing novamente?
Não necessariamente. Não se sabe o motivo que levou a NTV a suspender o especial. E, aparentemente isso será um eterno mistério.
A única certeza é que a NTV terá que mudar de estratégia. Não se sabe se será com a volta do No Laughing, uma lapidada no Warau Omisoka, um especial que inclua Downtown, Cocorico e Housei... Mas uma atitude deve ser tomada. Pra que o 2022 da emissora não seja encerrado com chave enferrujada que nem 2021.
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