sábado, 7 de agosto de 2021

Mikiho Niwa e o "golpe" do ZIP!


Até 2018, o programa matinal ZIP! bem como outros programas da Nippon TV (NTV) trocavam de garota do tempo anualmente. Elas entravam no começo de abril e saíam no final de março da semana seguinte.

Essa estratégia garantia sempre um rostinho bonitinho novo no programa, mas tinha um defeito grave, era difícil uma garota do tempo, que geralmente são jovens desconhecidas na época do debut, ficar popular em apenas um ano e por causa disso, o ZIP! sempre perdia pro Mezamashi TV nos rankings da Oricon de apresentadores do tempo mais populares, que são formados mediante uma pesquisa realizada em maio.

Antes de mais nada, é importante salientar que os rankings da Oricon são extremamente importantes no mundo do entretenimento. Eles tem o poder de alavancar ou estagnar carreiras. Claro que isso não é regra, mas muitas vezes isso ocorre.

As emissoras usam essas pesquisas para ter um norte nas suas escolhas de elenco. Fora que não é só pelo poder da Oricon, mas também porque a empresa nasceu justamente com o objetivo de realizar pesquisas confiáveis (apesar de haver controvérsias) para as emissoras.

Misato Nagano, ex-garota do tempo do Mezamashi TV

Voltando ao assunto, o Mezamashi TV é um outro programa matinal, só que exibido pela TV Fuji. É um programa mais antigo. Exibido desde 1994. Foi durante muitos anos o líder absoluto de audiência e apesar do ZIP! hoje em dia incomodar bastante, o Mezamashi ainda segue no topo.

E claro que sendo o líder, as garotas do tempo do Mezamashi teriam naturalmente mais visibilidade que as demais, e mais facilidade de serem indicadas ao ranking. Mas não é só isso, o Mezamashi, com relação às garotas do tempo tem um plano e regras bem definidas e seguidas a risca.

Ele sempre contrata jovens announcers da Cent Force, uma empresa que trabalha com mulheres extremamente bonitas e as prepara para serem "announcers-idols". O Mezamashi também investe em suas garotas do tempo, mas de forma moderada e segura, bem no estilo da Fuji TV, mesmo porque a Cent Force cuidará de todo o resto. Outro detalhe é que nenhuma garota do tempo tem o contrato de apenas um ano. No geral, elas saem do Mezamashi após atingirem a 1ª posição do ranking.

Com tudo isso o Mezamashi TV se transformou em uma verdadeira potência de garotas do tempo. Logo no primeiro ano elas são indicadas ao ranking. Diferente do ZIP! que de 7 garotas do tempo, apenas 3 foram indicadas. Fora os meteorologistas que trabalham por lá desde 2019, mas o caso deles tem outros detalhes que pra este post não tem relevância.

Yuka Ueno, ex-garota do tempo do ZIP!

E na época do caso em questão, apenas Yuka Ueno foi indicada em 2012. Mas foi um caso atípico. Ueno é uma announcer da Cent Force que já tinha um peso na mídia e investiu bastante nela na época (como já foi dito no post da Elina Arai).

Dá pra ver que se o ZIP! pedia pra perder!

Como as pesquisas da Oricon começam em maio, e as garotas do tempo saem em março, e pra concorrer ao ranking você precisa estar ativo numa previsão do tempo, isso significa que o ZIP! sempre era representado por uma novata desconhecida, enquanto o Mezamashi concorria com uma veterana que recebeu bastante investimento da Fuji TV e da Cent Force.

Claro que o ZIP! na época do caso em questão era um programa novo, que teve uma estreia flopada e bagunçada, e não tinha nem metade do poder que tem hoje em dia. Mas mesmo se fosse um programa mais famoso, trocar de garota do tempo todos os anos é a fórmula do fracasso no ranking.

Mikiho Niwa como garota do tempo do ZIP!

Porém, houve um ano em que o ZIP! conseguiu ganhar do Mezamashi com a modelo e ex-idol Mikiho Niwa (にわみきほ), que entrou no programa em 2013.

Mikiho era, e é até hoje, bem conhecida por ter feito parte do elenco principal de Tensou Sentai Goseiger, onde ela fazia a personagem Moune/Gosei Yellow. E esse trabalho já era por si só bastante coisa, uma vez que se tratava de uma série do gênero tokusatsu. Muito amado no Japão. Vários atores que estrearam em tokusatsu ficaram famosos.

Mas ela também tinha outros trabalhos de peso.

Um dos MV do Canary Club e Mikiho é ninguém menos que a center!

Ela fez parte de um grupo de idols da Up-Front Group: o Canary Club e ainda fez um gravures solo enquanto idol deste grupo. Pra quem está por fora. A Up-Front Group é a empresa que lançou ninguém mais e ninguém menos que o Morning Musume! Inclusive o criador do Morning Musume e do Canary Club é o mesmo. O músico Tsunku. Mais um super trabalho. E ainda tem mais!

Mikiho foi várias vezes garota da capa da Nicola

Ela também era modelo exclusiva da Nicola, uma revista de moda voltada para adolescentes que na época era ainda mais popular que nos dias de hoje e a partir de 2011, se tornou modelo exclusiva da revista SEDA, onde trabalha até hoje.

Pra esclarecer, as modelos exclusivas são pessoas que aparecem regularmente nas fotos de uma revista específica. E ser modelo exclusiva é algo que pesa muito na reputação de uma artista feminina! Ou você é uma adolescente novata que passou em uma audição rigorosa (o caso da Mikiho na Nicola) ou já é um tanto quanto popular e tem um perfil que a revista procura (também o caso da Mikiho só que na SEDA).

Mikiho foi a única garota do tempo do ZIP! que entrou já famosinha, sua popularidade cresceu no programa, mas ela não tinha o status de artista novata desconhecida como as demais.

E claro que uma mulher dessas seria indicada ao ranking da Oricon logo no ano de estreia. Mikiho ficou em 9º lugar na sua primeira indicação. Mostrando-se bem poderosa.

Porém, em 2013, aconteceu da garota do tempo do Mezamashi, a announcer Misato Nagano, que havia debutado no programa antes mesmo do ZIP! existir, foi campeã do mesmo ranking. O que significa que em 2014, ela deixaria o Mezamashi, estando o programa com uma representante novata e mais fraca.

Ayaka Ono, sucessora de Misato Nagano nas previsões do tempo do Mezamashi TV

E de fato isso aconteceu. Nagano saiu em 2014 entrando sua substituta Ayaka Ono. Como dito antes, Nagano entrou no Mezamashi bem antes da estreia do ZIP! o que significa que pela primeira vez na história de existência do programa, o seu maior rival estava com uma garota do tempo novata, desconhecida e, portanto, mais fraca e fácil de ser derrotada.

Se Mikiho como garota do tempo novata conseguiu ser indicada de primeira, era bem previsível que ela subiria de posição, ainda mais com o Mezamashi enfraquecido.

Com isso, ao invés de ela deixar as previsões em março de 2014, ela só saiu em 27 de junho de 2014. O ZIP! deu uma pequena prorrogada no seu contrato como garota do tempo para que ela ficasse tempo o suficiente para ser incluída nas votações e, consequentemente, ser indicada pela segunda vez ao ranking da Oricon e ganhar do Mezamashi.

Mikiho disparou para a 2ª posição enquanto Ono ficou numa 6ª posição.

 

A modelo nesse tempo de ZIP! ficou ainda mais popular entre o público jovem e era a queridinha entre as mulheres. Teve novos trabalhos como garota propaganda, gravure idol, foi capa de revista, foi até convidada para ser oficial de polícia por um dia. Atividade que não é qualquer pessoa que faz (tá, as vezes vem uns artistas aleatórios)

Já Ono, aparentemente foi prejudicada com este golpe, pois no ranking de 2015, a announcer, ao invés de subir, acabou caindo para a 7ª posição, empatando com Mikiho (que não deveria nem ter sido incluída na pesquisa uma vez que ela não era mais garota do tempo na época).

Kayako Abe, sucessora de Ono e atual garota do tempo do Mezamashi TV

Ono acabou saindo do Mezamashi TV em 2016, sendo substituída pela Kayako Abe, que trabalha no programa até hoje. Ela foi transferida para o extinto Mezamashi Aqua (programa irmão do Mezamashi TV), onde trabalhou como repórter até 2017.

Ono que recebia certa atenção da Cent Force, acabou sendo jogada de lado pela empresa. Sendo evidentemente a vítima de toda essa guerra do tempo.

Felizmente, como deu pra ver, a Fuji TV não soltou a mão da moça, investindo nela como repórter e deixando-a preparada para ser apresentadora de um programa em uma emissora regional, a TV Nishinippon. Não é um grande trabalho, mas ao menos ela está ativa na TV e no cargo mais importante do seu programa.

Mikiho como repórter

Não querendo desperdiçar uma moça tão querida quanto a Mikiho, a garota do tempo foi promovida a repórter de um quadro de moda e lifestyle chamado BOOMERS (que em 2019 mudou seu nome para Kiterune), e isso passou a ser uma tradição do ZIP! A única que não teve esta trajetória foi a Noa Iwamoto, que assumiu o cargo de Mikiho e deixou o ZIP! em 2015, antes disso tudo era uma announcer de apoio no quadro das celebridades.

E nisso vem a pergunta: por que o ZIP! não quis aproveitar mais um pouco a Mikiho nas previsões do tempo, tirando-a do cargo apenas em abril de 2015?

Porque apesar de terem dado uma leve alongada na carreira de garota do tempo da Mikiho, o programa ainda queria seguir com o conceito de rostos novos todo ano na previsão do tempo. E isso deixa ainda mais claro que esta manobra foi unicamente pra ganhar do Mezamashi no ranking da Oricon.

Na época, as repórteres do ZIP! apareciam no estúdio, onde podiam mostrar mais ainda o seu carisma fora do seu quadro

Depois de Mikiho e antes da atual garota do tempo, a modelo Asuka Kijima, todas as suas sucessoras tiveram contratos de um ano. Entravam em abril e saiam no final de março do ano seguinte. E nenhuma delas foi indicada ao ranking.

Quem se deu bem com isso foi o Mezamashi TV, pois a Kayako Abe concorria sempre com novatas desconhecidas do ZIP!, teve tempo de crescer como garota do tempo. Foi subindo aos poucos e ganhou pela primeira vez no ranking em 2019.

Dá pra perceber que o ZIP! (e a NTV) demorou um pouco para aprender a lição. Aliás, precisaram aprender na marra!

O sucesso de Mikiho e as derrotas de suas sucessoras foi o que mostrou a NTV que ficar renovando garotas do tempo a todo ano era uma péssima ideia e a felizarda que acabou não sendo substituída em um ano e teve mais tempo pra crescer nas previsões do tempo foi a Kijima, que também não foi indicada ao ranking logo no ano de debut, em 2017. Isso só aconteceu em 2018.

Se a NTV seguisse no modelo antigo, Kijima jamais teria sido indicada e sua carreira estaria longe de ter o sucesso de hoje! Os rankings da Oricon podem alavancar carreiras, lembra? E o caso da Kijima é o maior exemplo disso.

ZIP! comemorando o 3º lugar de Asuka Kijima no ranking da Oricon

Esse caso da Mikiho junto com o sucesso de Kijima, aparentemente, fez a NTV querer repetir esse golpe.

Em 2019, Kijima ficou em 3º lugar no ranking, algo que aparentemente nem mesmo a NTV esperava, uma vez que foi neste ano que entraram os meteorologistas no ZIP! diminuindo o espaço da modelo. E no mesmo ano, como dito anteriormente, Abe ficou em 1º lugar, o que significava que o Mezamashi a tiraria do programa em 2020.

Pra garantir uma subida no ranking sem ser prejudicada pela divisão de votos com os meteorologistas, a NTV começou a investir massivamente em Kijima. Pra se ter ideia, conseguiram até fazer com que ela desse o primeiro arremesso cerimonial num jogo do Yomiuri Giants (que é do mesmo proprietário da NTV).

Com a aparente saída de Abe e todo aquele investimento massivo, a vitória de Kijima em 2020 parecia certa. Porém o Mezamashi que já havia sofrido esse golpe antes, também prolongou o contrato de Abe, que acabou se tornando bicampeã no ranking.

E o que deixa esta teoria de "segundo golpe" ainda mais forte é que depois da confirmação da permanência de Abe, o ZIP! pesou ainda mais a mão no investimento na Kijima, começando a não se preocupar em cometer injustiças com os demais integrantes do programa. Nem mesmo a então apresentadora Erika Tokushima escapou.

Mikiho Niwa precisou andar para que Asuka Kijima pudesse correr

Nenhuma garota do tempo abalou tanto as estruturas do ZIP! como a Mikiho Niwa! Em resumo ela chegou no programa causando, fez com que o ZIP! adotasse uma manobra que não só o fez ganhar do Mezamashi, mas a longo prazo acabou com a tradição de garotas do tempo anuais na NTV que foi o que ajudou Asuka Kijima em sua carreira e ainda fez a Fuji TV ficar mais esperta com os "golpes" do ZIP! e por fim iniciou a tradição de ex-garotas do tempo virando repórteres.

E tudo isso num tempo em que o ZIP! não era um programa poderoso!

Mikiho foi sem dúvida a garota do tempo mais marcante que passou pelo ZIP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário