Martin Adler Owen, que se apresenta somente com o nome Martin (マーティン) é um modelo que ficou muito conhecido no Japão por apresentar quadros de gastronomia no ZIP!, um popular programa matinal da Nippon TV. Ele entrou no programa em 2019 e teve uma trajetória bem agitada por lá, com direito a momentos de glória e outros mais difíceis, principalmente por conta da pandemia.
Martin nasceu na Califórnia, EUA, sendo filho de pai americano e mãe japonesa. No Japão pessoas como o Martin são chamadas de "haafu" (ハーフ) que vem do inglês "half", que pode ser traduzido como "mestiço". Seus traços ocidentais bem marcantes são uma das principais características do modelo.
Com 3 anos, Martin e sua família se mudaram para Hiratsuka em Kanagawa, que foi onde ele cresceu.
Martin nunca teve uma ambição antiga de entrar para o mundo do entretenimento. Foi uma decisão que ele tomou depois de ter se formado no ensino médio. Ele fez uma audição e se tornou um modelo da empresa TWIN PLANET. Não há fontes de quando Martin de fato debutou, mas aparentemente foi em 2018, uma vez que seus primeiros trabalhos foram realizados naquele ano.
Em 2018, a TWIN PLANET formou um grupo de modelos mestiços (inclusive um brasileiro) da empresa chamado ASEBOUND, no qual Martin foi escolhido para ser o líder. Ele faz parte desse grupo até hoje. Juntos eles fizeram vários trabalhos como aparecer em eventos ou gravar vídeos para o YouTube.
Sozinho, Martin também fez alguns trabalhos como aparecer em revistas de moda ou posar para marcas de roupas. Tudo isso na condição de modelo iniciante cujo nome sequer é citado pelas empresas contratantes.
Mas foi em 2019 que a vida de Martin mudou completamente, com a entrada no ZIP!
Martin foi contratado para apresentar o quadro Itadakimasu! Nippon Zenkoku Asagohan Journey (いただきます!日本全国朝ごはんジャーニー).
"Itadakimasu" é uma palavra bem conhecida pra quem sabe o mínimo de japonês, que é para expressar a gratidão pela comida ou bebida (sim, itadakimasu tambem e usado pra bebidas). "Nippon" significa Japão e zenkoku "por todo o país". Asagohan é "café da manhã". E "journey" jornada. Nisso, a tradução do quadro significa "jornada de café da manhã de todo o Japão".
O título é bem autoexplicativo. Martin viaja Japão afora, provando refeições matinais indicadas pelos internautas no Twitter. Os restaurantes que apareciam, mediante consentimento dos donos, recebiam um adesivo exclusivo que marcava que Martin um dia esteve por lá.
Uma ideia genial, diga-se de passagem. Era um quadro que exaltava a culinária japonesa, interagia com o público, dava uma visibilidade gigantesca a pequenos restaurantes e de bônus ainda contava com a energia e carisma absurdos do Martin.
Um outro charme do quadro foram os bordões marcantes envolvendo o nome do modelo, como "ittekimartin"(いってきマーティン), que vem de "ittekimasu" (行ってきます, estou indo), "itadakimartin" (いただきマーティン) de "itadakimasu" e "yes Martin", que ele falava pra dizer que o dono do restaurante aceitou que o quadro fosse gravado por lá.
Porém, Martin não foi bem recebido de primeira.
2019 foi um ano em que o ZIP! começou a fazer suas primeiras mudanças radicais e o Asagohan Journey era uma atração nova do ZIP! que estreou com a dura tarefa de substituir um quadro que fazia parte do programa desde 2011, ano de sua estreia, no qual o famoso ator e chef Mocomichi Hayami (速水もこみち) ensinava a fazer receitas, o Moco's Kitchen (MOCO'S キッチン).
Moco's Kitchen foi um verdadeiro sucesso e chegou a atingir um público internacional graças a popularidade de Mocomichi e ao investimento da NTV para o público estrangeiro disponibilizando os episódios em serviços de streaming dos mais variados.
O quadro rendeu muitos livros com as receitas apresentadas. E ainda por cima rendeu um meme clássico no Japão que foi a relação de amor do ator com o azeite de oliva, uma vez que Mocomichi carregava boa parte de suas receitas com azeite.
Nisso já deu pra ver o desafio que caiu nas mãos do Martin! É claro que um modelo iniciante e desconhecido não iria ser bem digerido pelo público de ZIP! que se acostumou a ver no final do programa um ator famoso ensinando receitas na TV.
Além disso, a personalidade super elétrica do modelo ainda não era bem digerida entre o público japonês, que o considerou irritante.
Felizmente esta realidade foi mudando. Martin tinha o Asagohan Journey só pra ele, aparecia no programa todos os dias e ainda contava com uma grande divulgação por parte da NTV, que o colocava constantemente em programas das suas emissoras regionais subsidiárias.
Dentro do ZIP! Martin aparecia bastante com as celebridades que marcavam presença no programa em um dia da semana específico, os main personalities. As vezes ele aparecia no estúdio. Ele também gravava outros quadros além do seu próprio.
Ele foi subindo aos poucos, foi sendo colocado na linha de frente dos secundários do ZIP! (que não são apresentadores ou os main personalities) juntamente com o trio da previsão do tempo.
Diferente do Mocomichi, que tinha uma imagem de parente distante da ZIP! Family, Martin era uma figura com uma imagem de alguém mais próximo com o resto do elenco regular. Mesmo aparecendo raramente no estúdio.
O resultado não podia ser outro, Martin foi ficando cada vez mais popular e seus trabalhos fora do ZIP! aumentaram. Em 2019 ele desfilou na passarela do Tokyo Girls Collection, o maior desfile de moda do Japão. Neste evento ele apareceu elegantemente trajado de quimono e a plateia gritava pelo nome dele. Além disso, Martin fez algumas publicidades para marcas variadas.
Asagohan Journey seria um quadro que duraria somente um ano. Martin deixaria o ZIP! em 2020. Porém a aceitação foi tão grande que a NTV decidiu renovar o contrato do modelo e criar uma espécie de segunda temporada, o Itadakimasu! Nippon Zenkoku Umaimon Journey (いただきます!日本全国うまいもんジャーニー). "Umaimon" significa "delicioso", portanto o título significa "jornada deliciosa por todo o Japão".
A proposta do quadro é basicamente a mesma, só que não há limitação a café da manhã nem a interatividade com os internautas.
Martin só soube ao vivo que ficaria no ZIP! por mais um ano. Até então o programa fez toda uma homenagem como se o modelo estivesse se despedindo. Quando ele descobriu que ficaria mais um pouco no programa, começou a chorar emocionado.
As lágrimas de Martin pararam a internet. O nome dele entrou em 1º lugar nos Trending Topics do Twitter no Japão. Mostrando a força que ele já tinha.
No começo foi só alegria. Martin estava todo feliz em uma segunda temporada do seu quadro com direito a um novo figurino e tudo. Só que a pandemia do Coronavírus veio a estragar todos os planos da NTV com o modelo.
Já foi falado anteriormente neste blog nos posts da Saori Yoshida e da Rin Sugihara o quanto a TV japonesa estava perdida no começo da pandemia. A expectativa era que durasse no máximo alguns meses não que fosse algo que se estendesse até 2022 sem previsão pra acabar. Então, durante um tempo, várias gravações foram suspensas.
Com o Umaimon Journey, não foi diferente. Durante um bom tempo, o quadro do Martin não foi exibido no ZIP! bem como muitos outros, que posteriormente foram voltando.
Pro azar do modelo, o quadro dele foi o último a voltar, só que sem conteúdos inéditos. Martin ficava reagindo da casa dele a episódios da temporada anterior.
Esta fase foi a menos empolgante dos quadros do Martin, porém teve algumas coisas interessantes como mostrar melhor a vida privada dele. A sua casa simples, fotos dele mais novo e até o seu cachorro, o Lucky.
E o Umaimon Journey foi sendo levado desta forma até setembro de 2020, porém, em um dia, Martin voltou a ativa do jeito raiz. Que foi na maratona televisiva beneficente da NTV, o 24 Jikan Terebi (24時間テレビ), ou 24 Hour Television, abreviado como 24hTV.
O 24hTV de 2020 foi uma edição polêmica, por ter acontecido em plena pandemia. Com a necessidade de levantar a moral da programação, a NTV usou o ZIP! como manobra especial fazendo uma edição especial que foi exibida no domingo.
O elenco contava somente com os apresentadores, convidados especiais e alguns dos membros da linha de frente, dentre eles, o Martin, que fez uma reportagem ao vivo juntamente com um announcer de uma emissora subsidiária.
O bom do Martin ter aparecido no 24hTV, mesmo tendo ficado meses parado na casa dele só reagindo a episódios antigos enquanto todos os seus colegas trabalhavam dentro das medidas cabíveis de proteção, é que a NTV não havia esquecido do modelo. Só não esta dando atenção pra ele por que não sabia o que fazer diante da realidade da qual o mundo estava e ainda está passando.
Avançando brevemente pra 2021, a fórmula do ZIP! de domingo deu bem certo e foi repetida no 24hTV daquele ano e Martin estava no elenco novamente.
Como não dá pra viver só de reprise, em setembro de 2020 o ZIP! deu uma restruturada no Umaimon Journey, o transformando numa espécie de Moco's Kitchen. Só que ao invés de um homem ensinando a cozinhar, aparecia o Martin aprendendo a fazer os pratos que ele iria experimentar depois, com as instruções dos cozinheiros através de videoconferência.
Além disso, as receitas eram mais simples do que as do Moco's Kitchen, afinal, não era um chef cozinhando.
Mas este modelo não durou mais de um mês. Em outubro de 2020, o ZIP! se flexibilizou mais com relação às medidas de prevenção e o Umaimon Journey voltou a ser o que era antes, só que com o uso de máscara e distanciamento social.
Por motivos de segurança, a NTV teve que reduzir o investimento no Martin, parando com certas manobras como fazê-lo aparecer nos programas das subsidiárias.
Esta diminuição de investimento não impediu o Martin de crescer. O número de trabalhos dele aumentou bastante em 2020, apesar da pandemia. O modelo começou a trabalhar em programas da TV Kanagawa, ou tvk, emissora que é transmitida somente na província de Kanagawa, como o nome já diz, e que, aliás foi onde Kubotenki, meteorologista do ZIP!, debutou.
2021, como já deu pra ver, Martin seguiu no ZIP! que fez uma terceira temporada do seu quadro, o Itadakimasu! Nippon Zenkoku Umaimon Journey Okawari (日本全国うまいもんジャーニーおかわり!).
"Okawari" seria algo como, "mais um". Sim. O título "mais uma jornada deliciosa por todo o Japão" não parece muito criativo quando vemos a tradução. Parece aquelas adaptações brasileiras de continuação de filme, tipo "Entrando Numa Fria", "Entrando Numa Fria Maior Ainda" e "Entrando Numa Fria Com a Família".
O Umaimon Journey Okawari teve um ritmo mais agitado do que a temporada anterior e foi produzido de forma mais organizada. As emissoras de TV japonesa estavam conseguindo se virar melhor na pandemia. Mas é claro que ainda haviam impedimentos, e a terceira temporada não teve tanta animação quanto a primeira.
Martin também voltou a aparecer nas subsidiárias da NTV, não na mesma frequência que 2019, mas aparecia bem.
Da metade de 2020 pra cá, Martin começou a expandir mais seus trabalhos, abrindo um canal no YouTube, lançando um single, o Iro Iro Martin (いろいろマーティン!) não muito bom, por sinal, que inclusive fez parte da trilha sonora de alguns episódios do Umaimon Journey (nome que eu vou adotar para se referir às 3 temporadas do quadro do Martin, inclusive a Asagohan Journey, pois todas tem nomes compridos demais), e estreando como ator no teatro.
Infelizmente ele não emplacou em nenhuma dessas outras atividades. Apesar disso, Martin já era uma figura muito amada entre o público de ZIP! que deixava até os convidados entusiasmados com a sua energia.
O modelo cresceu tanto que finalmente começou a ser notado por emissoras transmitidas em rede nacional que não fossem a NTV. E não foi qualquer emissora, mas nada mais e nada menos que a NHK, no caso a versão educativa dela, a NHK-E. Ele foi chamado para trabalhar no Marutoku Magazine durante algumas semanas.
A NHK tem como característica contratar pros seus programas artistas do mais alto escalão, que sejam populares e, acima de tudo, talentosos. Então o Martin trabalhar numa emissora desse nível é muita moral. Já mostra que ele, além de ser popular, é um profissional muito competente e que vale a pena contratá-lo.
Porém, chegamos a 2022. No dia 18 de fevereiro, o ZIP! começou a falar brevemente da história do Martin no programa antes do quadro dele começar, o que já dá um certo arrepio.
E, bem... Desta vez não foi nenhum migué pra no final das contas anunciar uma quarta temporada. Martin anunciou ao vivo que a série Umaimon Journey terá o seu último episódio na próxima semana. O quadro do modelo vai realmente acabar.
Novamente a internet parou, e o nome do Martin voltou a aparecer nos Trending Topics do Twitter no Japão. Basicamente, todos os internautas estavam demonstrando tristeza diante do fim do quadro e da possibilidade do modelo deixar o programa.
O provável motivo para o fim do Umaimon Journey é a pandemia que está piorando novamente graças à variante Ômicron que é bem mais contagiosa. Os casos estão subindo no mundo inteiro. No mundo do entretenimento no Japão, todos os dias uma vem série de anúncios de que artistas estão infectados com o vírus, inclusive alguns membros do ZIP!
O próprio ZIP! começou a ficar mais rígido novamente com relação ao vírus. O programa está chamando convidados com menos frequência. Quando chamam, essas pessoas aparecem em um estúdio separado.
Então seria arriscado colocar o Martin pra continuar viajando o Japão inteiro pra gravar o Umaimon Journey, botando em risco a saúde dele e de centenas de pessoas envolvidas. Por isso é melhor acabar com o quadro.
É importante ressaltar que em 2020 a NTV não sabia o tamanho do estrago que o Coronavírus causaria e o quanto isso impactaria na programação de todas as emissoras de TV do mundo. Por isso renovaram o contrato. E em 2021 os casos de Covid haviam reduzido bastante e parecia que o fim da pandemia estava próximo.
Porém, o fim do Umaimon Journey não significa necessariamente que o Martin vá sair do ZIP! Pode ser que façam um novo quadro pro Martin, ou que ele seja transferido para uma outra função. Mas é claro que há chances do modelo deixar o programa por causa de um vírus, o que é muito injusto e cruel, mas infelizmente ele não seria o único que perdeu o emprego por causa da pandemia.
Em contrapartida, demitir o Martin por causa da pandemia, sendo que poderiam fazer alguma outra coisa pra ele, seria uma grande burrice! O modelo, além de ser popular, tem muita coisa a oferecer pro ZIP! independente da função em que ele estiver. E sua permanência não deveria ser condicionada
Mas pensando no pior. Se o Martin sair do ZIP!, sua carreira vai decair?
Muitas pessoas que estiveram no ZIP! e não eram announcers da NTV viveram o auge de suas carreiras enquanto estavam no programa, mas assim que saíram caíram no esquecimento. Até mesmo as mais populares do elenco, não escapavam.
Porém isso se deve muito por culpa da forma como as empresas administravam a carreira dos artistas enquanto eles ainda faziam parte do ZIP! A maioria dos ex-integrantes do programa são pessoas que se valeram até demais da sua boa aparência para subir na carreira. Se preocuparam demais em construir uma imagem de pessoa apaixonante e esqueceram de trabalhar suas habilidades artísticas.
As exceções são raras. E nenhuma delas tem o mesmo perfil que o Martin, que é um modelo iniciante e mestiço com traços ocidentais marcantes. Por mais popular que ele seja, há três obstáculos a se superar: ele ainda está no início de sua carreira, existe o fato de que é raro demais um homem hitar no mundo da moda e o preconceito que no Japão contra pessoas mestiças.
Aliás o fato do Martin não ter aquela aparência asiática padrão é um bom motivo que o impediu de ter uma rotina ainda mais atarefada do que ele já teve de 2019 pra cá.
Então as chances do Martin passar por dificuldades assim que sair do ZIP!, caso isso aconteça, são muito grandes infelizmente. E o que vai decidir se ele vai cair no esquecimento ou subir será a forma como a TwinPlanet vai administrar sua carreira. Se vai seguir focada no Martin, ou se vão colocá-lo no porão porque seu principal trabalho foi embora.
Felizmente ele conseguiu ficar muito popular, e isso acaba abrindo muitas portas. Que isso faça Martin continuar subindo. Independente de ele ficar no ZIP! ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário