sábado, 29 de maio de 2021

O novo sucesso da TV Asahi

 Azatokute Nani Ga Warui No? (あざとくて何が悪いの?) é um programa de variedades da TV Asahi bem recente. Teve o seu primeiro episódio exibido em setembro de 2019. Originalmente era um especial, porém, deu tão certo que passou a ser um programa regular em plena pandemia: em outubro de 2020. E é um programa que mal chegou nas telinhas japonesas e já chegou lacrando!

Com menos de 1 ano de exibição é rotina do Azatokute (nome usado daqui em diante para simplificar) virar trending topic do Twitter e o episódio do dia entrar no ranking de acessos da TVer em poucas horas e ficar lá durante dias. O programa é exibido até fora do Japão, em Hong Kong!

Uma das várias vezes em que Azatokute apareceu no ranking da TVer

E aos poucos, Azatokute vem chamando a atenção dos ocidentais, pois estão começando a aparecer comentários em inglês no Instagram oficial do programa e alguns episódios legendados. Como vários episódios são postados no Bilibili, que é um "YouTube chinês", o acesso ao programa é mais fácil.

Uau! Que resultados avassaladores para um programa novo!

Mas, afinal, que programa é esse? E qual o segredo de tanto sucesso?

Apresentadores no estúdio

É importante entender primeiro o conceito do programa , devemos ver o significado da frase Azatokute Nani Ga Warui No? que é "o que há de errado em fazer azatoi?".

OK ainda é um pouco confuso, mas eu lhes explico. Azatoi é agir de forma adorável com as pessoas na tentativa de impressionar. A pessoa percebe que é fofa e usa isso ao seu favor. A fofura passa a ser a sua arma. Muitas vezes isso é usado para seduzir alguém e por causa disso a palavra "azatoi" passou a ter conotação negativa no Japão. Uma mulher que faz "azatoi" é vista como uma oferecida que fica forçando fofura para atrair os homens.

E daí entra a premissa do programa. O que há de errado em usar a fofura pra seduzir se é disso que o povo japonês gosta e não faz mal a ninguém? O programa trata o azatoi como algo positivo. Um estilo de vida.

A esta altura já dá pra entender que o Azatokute é um programa que defende a fofura. O conceito dele é o fofo e sedutor.

No Azatokute os três apresentadores e convidados reagem a mini doramas. Quase todos eles são sobre interações românticas. Seja um primeiro jantar romântico, uma festa com os amigos, uma conversa por webcam e etc. Todos os presentes no estúdio tem uma espécie de buzina da qual eles apertam quando acham algo muito fofo.

Todos os atores envolvidos nos mini doramas são convidados e todos eles são famosos por sua beleza e personalidade encantadora. De modo que aparecem muitas jovens modelos e idols no programa.

E esse daí já é o primeiro motivo do programa fazer sucesso. Muita gente bonita se comportando de forma adorável. Apelar para a sedução é uma das formas mais eficientes de chamar atenção na TV

Além disso, existem outros elementos pra fórmula tão bem sucedida do Azatokute.

O trio de apresentadores é um desses elementos. Minami Tanaka, Ayaka Hironaka e Ryota Yamasato é o trio que comanda esse programa e todos eles são muito famosos no Japão.

A começar pelas mulheres, Minami Tanaka (田中みな実) e Ayaka Hironaka (弘中綾香) são duas das announcers mais populares do Japão. Elas ficaram no topo dos últimos rankings da Oricon de announcers femininas mais queridas. Hironaka foi campeã e Tanaka vice.

Tanaka é uma free announcer e um dos maiores, se não for o maior, ícones de beleza feminina no Japão hoje em dia. Seu gravure album Sincerely Yours foi best seller no Japão e ela ganhou até um prêmio de mulher mais popular de 2020 no GQ Japan Men of The Year.

Hironaka aparentemente está seguindo os mesmos passos de Tanaka aparecendo muito em revistas de moda. Ela é announcer da TV Asahi e atualmente o principal rosto feminino no corpo de announcers da emissora. Sua especialidade são programas de variedades. Já se envolveu em programas do SMAP, AKB48 e Momoiro Clover Z. Hironaka já apareceu em revistas como with, An-an e Tokyo Calendar (algo bem inusitado para uma announcer de emissora).

Ryota Yamasato (山里亮太) é um comediante da dupla Nankai Candies, que tem grande peso na mídia e uma carreira bem consolidada. Sozinho, ele está ativo em 10 programas regulares da TV! É um veterano em apresentar programas e a lista de trabalhos dos quais ele apareceu como apresentador é gigantesca.

Um trio poderoso desses por si só já chama bastante atenção!

E não é só a reputação dos apresentadores que conta, mas também o perfil de cada um. Como é um programa focado em pessoas fofas e apaixonantes, é claro que as apresentadoras deveriam ser bonitas e com comportamento adorável. Tanto Tanaka quanto Hironaka fazem a linha "garota fofa" sem parecer forçado.

É incontável o número de capas de revistas que Tanaka estampou e, pelo jeito, Hironaka está indo pelo mesmo caminho.

Tanaka faz o tipo burikko sexy. Gosta de fazer poses exageradas, caras e bocas, voz de bebê e etc, ao mesmo tempo que gosta de fazer carão e poses elegantes. Já Hironaka é um tipo mais natural e inocente. Ela não tenta fazer a fofa. Ela simplesmente é fofa por natureza e quando é para seduzir, ela acaba extraindo o máximo da sua meiguice.

Até mesmo o tipo físico de cada um contribui pois agrada a todos os gostos. Tanaka é aquela mulher 99% enquadrada nos padrões de beleza japoneses (99% porque nunca vai existir alguém 100% enquadrado nos padrões) além de ter um rosto mais mulherão. Já Hironaka é aquele tipo de mulher que não segue tanto assim os padrões de beleza e tem um estilo mais "rústico", mas é esse o seu charme. Ela também tem um rosto mais infantil (que não condiz nada com a sua idade: 30 anos). 

E claro, não podemos nos esquecer do Yamasato que é quem proporciona humor ao programa, e é também um contraponto por lá. Ele não é nada sedutor e é isso que traz um equilíbrio ao Azatokute, afinal, transformar um programa noturno em um harém de mocinhas e mocinhos "dos sonhos" fica um pouco enjoativo e apelativo.

Muitas pessoas só querem se divertir. Não ligam pra beleza do elenco. E ninguém melhor que um comediante, com a experiência de Yamasato para garantir a diversão.

É exatamente o jeito sedutor de Tanaka, o jeito meigo de Hironaka e o jeito divertido e tosco de Yamasato que dão o charme do Asatokute. E para selar tudo, o trio tem muita química. 

Ruki Shiroiwa e Tsurubo Shion do JO1 no Azatokute

O terceiro motivo do programa dar certo são os convidados.

Programas de variedades são movimentados justamente pelos convidados. É a boa escolha de quem vai aparecer que faz um programa desse gênero dar certo. O convidado precisa ser popular, carismático e se adequar ao conceito do programa.

Como já foi dito, todos os convidados, sejam os que ficam no estúdio, sejam os que atuam nos mini doramas, são conhecidos pela sua beleza e jeito encantador.

E a TV Asahi não tem medo de ousar. No Azaokute já passaram idols do AKB48, Nogizaka46 e seus respectivos grupos irmãos, membros do King & Prince, do JO1. Todos esses grupos extremamente famosos!

Kei Inoo do Hey! Say! JUMP como convidado de estúdio do Azatokute.

Claro que convidar famosos o tempo todo, ainda mais em plena pandemia, sai caro e a emissora ultimamente vem sentindo isso em suas economias. Dessa forma, a TV Asahi tem optado em convidar famosos para ficarem no estúdio reagindo aos mini doramas e pessoas menos conhecidas para atuar neles.

Isso porque obviamente sai mais caro botar um famoso pra decorar um texto e passar horas atuando do que ficar só meia hora vendo mini dorama e jogando conversa fora com os apresentadores.

E mesmo que os atores dos mini doramas sejam menos famosos, eles são tão bonitos e carismáticos quanto as celebridades, e de uma certa forma, tem um fandom considerável e bem definido.

Mizuki Yamashita, integrante muito popular do Nogizaka46, marcando presença no mini dorama

Ainda há um quarto motivo: misturar talk shows com doramas. Duas paixões dos japoneses.

Sobre doramas não é necessário falar muita coisa, em qualquer lugar do mundo é grande a paixão por séries dramáticas e os doramas japoneses são amados no arquipélago e no mundo!

E os talk shows também são muito amados pelos japoneses! Assim como os doramas, em qualquer emissora, passa talk show todo santo dia! E não é só um. São vários talk shows por dia!!!

Marika Matsumoto, além de famosa, é muito conhecida pelo seu azatoi, e por isso já apareceu mais de uma vez no Azatokute

Com isso já dá pra ver que Azatokute é um combo perfeito.

E ainda há um detalhe. As historinhas dos mini doramas tem basicamente o mesmo conceito: um casal se conhecendo. Mas mudando os atores e o contexto acaba virando um contexto diferente e nada repetitivo ou cansativo.

A ideia é boa e execução dela idem!

Por fim tem o quinto e último motivo: a grande e genial divulgação da TV Asahi usando as redes sociais.

A emissora obviamente usou meios tradicionais como sites de fofoca, revistas, e comerciais na TV. Também recorreu a efetiva técnica de colocar Tanaka e Hironaka como convidadas de outros programas de variedades populares da emissora a fim de promover o Azatokute. Mas o destaque aqui vai para a internet da qual Azatokute é divulgado de uma maneira muito especial e é um diferencial.

A modelo Hikaru Takahashi em um vídeo bem sedutor para o Twitter

No Instagram são postadas fotos e até desenhos do programa e nos stories, vídeos com os looks do dia das apresentadoras e das convidadas.

No Twitter, dão RT em qualquer artigo de site de fofoca referente ao programa, postam vídeos com entrevistas aos convidados, teasers do programa seguinte e os tradicionais vídeos dos apresentadores e convidados falando o nome do programa de forma adorável e muitas vezes bem sedutora.

Os administradores do Twitter de Azatokute ainda fazem questão de esfregar o sucesso na cara da sociedade printando e compartilhando o nome do programa ou de um dos convidados que estão participando na noite, caso eles apareçam nos TTs, que como já foi dito, é rotina.

Kyoko Saito do Hinatazaka46 fazendo a dancinha Azatoi para o programa.

Já no YouTube, após o fim do programa na TV, postam um vídeo (as vezes dois) com uma das convidadas que apareceram nos mini doramas dançando uma música fofinha feita exclusivamente para o programa, Azatoi Yoru Wa Mou Konai? (あざとい夜はもう来ない?) que significa "você vai voltar para mais uma noite Azatoi?". Nome bem sugestivo, pois é como se o programa estivesse perguntando ao telespectador se ele vai voltar a assistir o Azatokute.

O interessante é que a coreografia dos vídeos é sempre a mesma, para o caso de alguém querer imitá-la e postar nas redes sociais. Divulgando ainda mais o programa.

As vezes o programa mostra um quadro em que uma convidada está no karaoke cantando lindamente uma canção fofa. E a atriz está olhando constantemente para a câmera, como se o telespectador estivesse do lado dela. Esses momentos do programa, também são postados no YouTube. Em uma versão adaptada para a plataforma, claro. Sem as reações do pessoal do estúdio.

Geralmente essa convidada é a Moe Kamikokuryo (上國料萌衣), integrante do grupo de idols Angerme, que pertence a Hello! Project (empresa do Morning Musume), e modelo exclusiva da revista de moda bis.

O Azatokute também tem um TikTok, com vídeos mais descontraídos e menos produzidos em que os convidados aparecem se divertindo ao som das músicas do aplicativo. As vezes são postados os tradicionais vídeos do Twitter. Mas, como nem tudo é perfeito, o Tik Tok é a plataforma esquecida no churrasco pela TV Asahi.

A TV Asahi criou até mesmo uma playlist no Spotify com as músicas tocadas no programa (inclusive o tema de abertura, que está bem no início da playlist). Todas as músicas seguem um conceito fofo, sedutor e festivo. E no geral são cantadas por artistas femininas relativamente pequenas na indústria da música, o que é legal, pois o programa ajuda a divulgar essas cantoras.

Nenhum programa japonês se envolveu tanto nas redes sociais como o Azatokute. Tanto na intensidade dos posts quanto no fato do programa se adaptar bem ao estilo da internet.

Conceito fofo e sedutor, um trio de apresentadores de peso, convidados bonitos e famosos, uma mistura de dorama com talk-show e inteligentemente divulgado nas redes sociais... De fato o Azatokute foi feito pra dar trabalho pra concorrência!

2 comentários:

  1. Será que o Formato do Programa pode vingar para outros Países? Será que podemos ter um desses por aqui no Brasil (claro nos moldes daqui, com apresentadores e situações daqui)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos países asiáticos talvez sim. A China já transmite a versão japonesa, significa que esse formato daria certo por lá. No Brasil e nos países ocidentais esse formato de react + artista falando pra câmera como quem interage com o próprio telespectador não é muito usado. Fora que existe uma resistência da TV ocidental com coisas asiáticas.

      Excluir