Rin Sugihara em seu pré debut
O famoso programa matinal da NTV ZIP! tem como objetivo trazer informações e ao mesmo tempo entretenimento para o público, como a maioria dos programas matinais da TV japonesa. Dentro do ZIP! existem vários quadros e os 3 principais e essenciais são os de notícias gerais, de esportes e dos famosos. Todos esses quadros são conduzidos por announcers mais novatos e menos conhecidos.
Antes da pandemia, o quadro dos famosos, que já teve vários nomes, mas atualmente se chama Showbiz, e uma das announcers que debutou nesse quadro foi Rin Sugihara (杉原凜).
Sugihara teve uma passagem muito rápida pelo ZIP! ela entrou em outubro de 2019 e saiu no final de setembro de 2020. E infelizmente saiu como uma das announcers menos populares do elenco.
E isso parece estranho se vermos que ela não recebeu nenhum hate, pelo contrário, vinham alguns elogios a ela, e do time dos que debutaram em 2019, Sugihara se mostrava a mais preparada para entrar no ZIP! pois já vinha sido treinada pela NTV há muito mais tempo que os demais. Ela era uma EveCom, abreviação de de "Event Companion", é o nome que se dá aos jovens que dão assistência nos eventos organizados pela NTV.
Sugihara tinha também bastante energia e carisma. Era uma mulher muito competente, mas que não agradou o suficiente e saiu do ZIP! com apenas um ano de trabalho, sendo que os announcers em geral só saem do programa depois de 2 a 3 anos.
Mas, por que ela teria saído tão rápido assim? E porque Sugihara saiu com uma popularidade baixa?
O principal motivo de todos é: muito azar!
Haruka Dan em uma reportagem do Showbiz
Primeiro que durante muitos anos, o Showbiz contava com a presença da Haruka Dan, uma tarento, que é aquele tipo de artista que faz de tudo um pouco, mas não tem foco em uma atividade específica ou não é mais conhecido por uma coisa só.
Sabe aquele artista que você não faz a menor ideia do que ele faz da vida, só sabe que ele está na mídia? Isso é um tarento. Basicamente a versão japonesa da "subcelebridade".
Mas voltando, Dan, desde que entrou no Showbiz aparecia todos os dias. E isso só mudou lá pro final de 2019, quando ela passou também a ser repórter de quadros de lifestyle ao vivo, motivo pelo qual ela se ausentava do estúdio nas terças feiras. Mas nos outros dias, Dan aparecia normalmente no Showbiz até o dia em que ela saiu do programa, que foi no final de março de 2020.
Aparecer todos os dias no ZIP! faz muita diferença, afinal a visibilidade é muito maior e a pessoa aproveita o melhor de todos os elencos que se alternam durante a semana.
E se levarmos em conta que a maioria dos japoneses não para pra assistir o ZIP! como quem assiste um dorama, mas sim deixa a TV ligada com o programa passando enquanto se prepara pra enfrentar um novo dia, fazendo com que eles não prestem atenção em muitas coisas, aparecer todos os dias faz diferença mesmo!!!
Isso é tão real que os integrantes mais populares do programa são justamente aqueles que aparecem diariamente.
E com Haruka Dan não foi diferente. Ela era uma das integrantes femininas mais populares do ZIP! ela começou em abril de 2013 como repórter, aparecendo de maneira irregular. Como ela estava ganhando destaque e tinha bastante carisma se tornou uma das assistentes de estúdio, aparecendo todos os dias no quadro Showbiz.
Durante muitos anos Dan era tratada como uma das "girl crush supremas do ZIP!", como se ela fosse uma das mais belas e apaixonantes de todas as mulheres do elenco. E assim foi até a sua despedida. Por causa disso ela ficava quase o episódio inteiro sentada no estúdio sem fazer absolutamente nada. Só mostrava alguma utilidade na hora do Showbiz. De resto, Dan só servia literalmente pra enfeitar o cenário.
Pra não dizer que a Dan era um planta absoluta, ela tinha alguma visibilidade maior nos dias em que não tinham as celebridades que semanalmente marcam presença no ZIP! em um dia específico, os main personalities. Desde 2011 até 2018, o ZIP! contava com um sério problema de ter dias da semana sem main personalities.
Quando não tem uma celebridade roubando cena, naturalmente os secundários aparecem mais e ganham mais espaço para participar ativamente, e alguns acabam se destacando, o que era o caso da Dan.
Haruka Dan cobrindo o Óscar!
Os repórteres do Showbiz entrevistam os famosos, e consequentemente vão pra grandes eventos. Porém, os famosos mais populares e eventos mais importantes ficavam com a Dan. E os artistas menores ficavam com as announcers que passavam pelo quadro.
Como se não bastasse, fora do ZIP! Dan tinha uns trabalhos interessantes. Gravou comerciais, fez ensaios sensuais e foi capa de revista, fez publi para grifes japonesas, participou em doramas e etc.
Com isso já dá pra ver que qualquer announcer que entrasse no Showbiz entraria em desvantagem no ZIP! porque elas, sendo todas novatas e desconhecidas, tinham que dividir espaço com uma artista veterana no programa, bem mais conhecida e que ainda recebia tratamento especial.
Mas, apesar das desvantagens, as announcers do Showbiz não saiam tão prejudicadas por causa da Dan, pois elas também eram colocadas como "girl crushs supremas", de menor peso, mas eram. Recebiam algum investimento aparecendo em reportagens especiais de férias de verão ou inverno, estavam no grupo prioritário para aparecer nos vídeos ou fotos que o ZIP! fazia pra postar na internet, etc. De modo que várias announcers populares da NTV de hoje em dia começaram no Showbiz.
É claro que se todas essas announcers recebessem a mesma atenção que a Dan, elas estariam ainda mais fortes.
Outro problema é que Sugihara não dividia o quadro só com a Dan. Tinha mais uma outra pessoa: a announcer Arisa Ushiro, que era bem mais popular que Sugihara mesmo sendo sujeita às mesmas condições de perder espaço para uma tarento relativamente conhecida. Porém, ela pode aproveitar certas vantagens que sua colega não teve.
Ushiro entrou no Showbiz em outubro de 2017, também era uma announcer novata como a Sugihara. Só que havia uma diferença: até então as announcers do Showbiz apareciam todos os dias. E isso só veio a mudar justamente quando Sugihara entrou! A partir daí as announcers do Showbiz alternavam entre si.
Como o ZIP! passa de segunda a sexta e era impossível fazer uma distribuição igualitária de dias, Ushiro ficava com 3 dias da semana, no começo em dias corridos, de segunda a quarta, e mais tarde passou a aparecer em dias alternados, segunda, quarta e sexta. Já Sugihara ficava com os 2 dias que sobravam.
Não bastava só aparecer menos como revezar com uma mulher que já estava no ZIP! 2 anos antes, aparecia todos os dias e recebia os privilégios de qualquer announcer do Showbiz na época. Sendo Sugihara uma novata desconhecida e, levando em conta que Ushiro também era muito carismática, era óbvio que ela seria ofuscada.
E tinham ainda pequenos detalhes na edição, produção e estrutura do programa que davam um tempo de tela maior aos announcers de apoio que pararam na época da Sugihara. E pra ver o tamanho do azar, eles existiam antes da announcer entrar e voltaram depois que ela saiu!
E desses detalhes, entra em cena novamente o problema que o ZIP! tinha com main personalities.
Ushiro, que debutou em 2017, também se beneficiou com a ausência das celebridades regulares do programa. O que não foi o caso da Sugihara, já que de 2018, um ano antes da announcer em questão debutar, pra adiante, todos os dias da semana que passavam ZIP! contavam um main personality marcando presença.
E mais importante ainda destacar que Sugihara não fez uma entrada avassaladora na emissora como as announcers femininas que debutaram nos anos seguintes. Foi uma entrada neutra. Sem hate, mas sem grande euforia por parte dos fãs de announcers.
Com tudo isso, Sugihara naturalmente viraria a menos popular do Showbiz.
Mas no final de março de 2020, Haruka Dan deixou o ZIP! deixando Sugihara e Ushiro comandando o Showbiz sozinhas sendo as únicas protagonistas do quadro.
Porém, Sugihara novamente não teve muita sorte, pois quando Dan saiu, a pandemia estava começando e abril de 2020 foi quando a TV japonesa começou a adotar o distanciamento social. E naquela época, além das medidas de segurança serem bem mais rígidas, a TV não sabia como fazer seu trabalho sem expor os trabalhadores ao risco.
No ZIP! quem não fosse apresentador ou main personality apenas aparecia no estúdio para apresentar o seu quadro e depois ficava nos bastidores. Não entrava mais em cena. Nem mesmo no finalzinho do episódio para fazer a icônica pose oficial do programa. E isso faz bastante diferença, porque se somar todas as vezes em que uma announcer do Showbiz aparece no seu quadro, o total será de 20 segundos a 1 minuto.
Além da redução de tempo, a pandemia por si só afetou muito o andamento do ZIP!, principalmente nos primeiros meses. O programa passou muito tempo com a dupla de apresentadores separada, se sustentando com reprises dos quadros gravados (todos de caráter mais descontraído) e não recebendo convidados ou os personalities mensais, que por sua vez existem até hoje marcando presença nas sextas-feiras. Tudo isso já transformou o programa numa atração mais sem graça.
E com a pandemia, os quadros de esportes e celebridades foram os principais afetados no começo.
Sugihara prestes a apresentar o Showbiz. No dia em questão os apresentadores estavam separados por conta da pandemia e o main personality do dia Kenjiro Yamashita estava participando remotamente.
Se antes de 2020 a Dan fazia as announcers terem menos chances de entrevistar famosos, depois de 2020 é o distanciamento social. Para a Sugihara, nada mudou.
Além disso, tinha o fato de que por causa da quarentena, as celebridades tiveram que parar de trabalhar durante um tempo. Não tinham novos trabalhos pra elas. Tudo o que os artistas faziam eram ficar em casa gravando vídeos para a internet, e isso era o que o Showbiz tinha de notícia nos primeiros meses de pandemia.
O ZIP! só voltou a ficar mais ativo em agosto de 2020. Um mês antes da Sugihara sair do programa.
E se na TV a situação já era ruim, na internet então era pior ainda! A pandemia fez o ZIP! dar um show de amadorismo no YouTube. Durante um mês inteiro, o ZIP! não atualizou o seu canal oficial, o que foi muito grave!
Quando um criador de conteúdo, por qualquer motivo que seja, deixa de atualizar sua conta durante um tempo além do normal, o YouTube automaticamente entende que o canal está inativo e para de recomendar seus vídeos para os usuários. E com isso, no momento em que o youtuber volta a ativa, ele tem grandes dificuldades de obter o engajamento de antes.
O canal do ZIP! antes da pausa tinha um bom feedback, para um perfil cujo conteúdo era totalmente restrito ao Japão, país não muito engajado nas redes sociais como Brasil, China ou EUA. A média de views dos vídeos era de 10 mil, porém, após a pausa, ela reduziu pela metade.
A situação ficou ainda pior com a qualidade dos vídeos! Este aqui é um deles. A thumb é bonitinha, mas no momento que é dado o play, dá pra perceber a gravidade.
Pois é, a emissora de maior audiência no Japão tinha como vídeos do YouTube de um dos seus principais programas, durante quase um ano inteiro, uma série de entrevistas feitas por webcam com imagens e áudios horríveis, que chegavam até a travar! Não havia preocupação com absolutamente nada.
A NTV poderia, mesmo na pandemia entregar vídeos muito melhores do que os de 2020, tanto que hoje em dia temos entrevistas no cenário, com edições e imagem em HD.
E como se não bastasse, o ZIP!, que antigamente exibia em seu canal séries individuais de alguns dos seus announcers, inclusive da própria Sugihara que ensinava como dançar hula hula, com a pandemia, por algum motivo estranho, simplesmente parou com estas séries e nunca mais teve intenção de voltar.
Com isso, Sugihara tinha uma visibilidade reduzida tanto na TV, como na internet graças a pandemia. De modo que a saída de Dan não a beneficiou em nada.
Até aqui dá pra ver o tamanho do azar da moça e ver que tinha tudo pra passagem dela dar errado, mesmo ela sendo uma boa profissional que nunca ganhou hate.
Porém, o ZIP! já lidou com pessoas que passaram por situações desvantajosas ou tiveram uma carreira de morna pra ruim no programa. Mas todos eles tiveram uma segunda chance. Por que Sugihara foi demitida assim logo de cara? Se o problema era a popularidade e ela entraria num quadro comandado por duas mulheres mais conhecidas, bastava a NTV investir nela certo?
E aí está. Sugihara recebeu investimento da sua emissora!
A announcer participou de diversos eventos, foi escolhida para promover atrações da NTV na internet como doramas, aparecia bastante nos vídeos das redes sociais do ZIP!, lembrando que ela chegou a ter sua própria série de vídeos no canal do YouTube, dentro do ZIP! ela apareceu fantasiada até mais vezes que a garota do tempo (que se fantasia bastante), ela participou de reportagens especiais, foi uma das responsáveis por cobrir a tradicional maratona estudantil de início de ano, Hakone Ekiden, até chefe de polícia por um dia ela já foi, ocasião esta que foi amplamente noticiada pelo canal.
Houve empenho por parte da NTV, mas nada disso ajudou Sugihara a ter uma imagem mais forte dentro do ZIP! Ela seguiu sendo a mulher menos popular do elenco até a sua despedida do programa. Ela era tão subestimada pelo público que os vídeos do canal do ZIP! que tivessem a Sugihara tinham sempre menos views que a média. Não importava com quem ela aparecesse.
A primeira impressão do público foi neutra demais. Era como se Sugihara fosse uma announcer que não fede e nem cheira. E isso não mudou.
O fato é que havia um outro motivo que foi um fator decisivo para a saída precoce da Sugihara: as duas novas announcers, Minami Ishikawa e Kokoro Nukariya, que debutaram no ano passado e chamaram bastante atenção na internet ainda na época do pré debut por serem mulheres muito bonitas e com uma oratória e postura muito acima do padrão se for levado em consideração a experiência da dupla.
Ishikawa e Nukariya tinham trajetórias e perfis muito interessantes. Ambas haviam estudado fora do Japão, fizeram ações comunitárias durante a adolescência e falam inglês fluente.
Ishikawa foi announcer da Cent Force, nisso, dá pra ver que ela já havia entrado na NTV com os moldes de "announcer-idol", desde sempre ela foi um ícone de beleza (aliás, Ishikawa é quase que 100% enquadrada nos padrões japoneses) participou do Waseda Collection, que é um desfile de moda organizado pela Universidade de Waseda, onde Ishikawa estudou, e fez trabalhos como modelo posando para a Fine Boys e sendo promoter da Paymo.
Já Nukariya foi trainee da TV Asahi, tendo trabalhado no serviço de streaming da emissora, a Abema. Ela de cara chamou a atenção por ter um tom de pele bem mais escuro que o comum no Japão e que se tornou o seu maior charme. Ela se mostrou uma profissional bastante flexível, empoderada e segura de si que consegue se virar em todas as áreas: jornalismo, entretenimento e esportes.
A repercussão da dupla foi tão forte que elas chegaram a aparecer em algumas revistas de fofoca importantes e jornais. O que não é uma façanha pra qualquer announcer rookie. Tanto que da "turma de 2021", apenas uma das announcers chamou a atenção das revistas.
Dava pra ver as joias preciosas que a NTV tinha conseguido e que o ZIP! precisava do encanto da Ishikawa, que tinha tudo para se tornar uma das maiores girl crushs do programa (e de fato virou), e também da energia e flexibilidade da Nukariya, que era bem avançada para uma announcer com tão pouca experiência. Não dava pra escolher apenas uma. O programa necessitava das duas!
E é claro que o quadro que possibilitaria explorar melhor as announcers novatas seria o Showbiz, por ser mais descontraído que o quadro de notícias, que geralmente fala de coisas ruins ou entediantes e por isso a pessoa tem que estar sempre séria pra tratar destes assuntos. O Showbiz também agrada a mais públicos do que o quadro de esportes, afinal, estamos falando de celebridades, pessoas amadas por boa parte da população japonesa.
Últimos momentos de Sugihara no ZIP!
Porém, para que Ishikawa e Nukariya entrassem, infelizmente Ushiro e Sugihara tinham que sair.
Ushiro já tinha um bom tempo de ZIP! e, tendo em vista que, no geral, os announcers de apoio ficam no programa durante 3 anos, era previsível a sua saída em 2020. Mas Sugihara havia acabado de entrar.
Porém fica a reflexão. O que é mais vantajoso? Seguir insistindo em uma announcer que não agradou tanto quanto a emissora gostaria, ou arriscar em investir igualmente nas novatas com um potencial ainda maior que Sugihara nos tempos de debut?
Em outubro de 2020, Ishikawa passou a comandar o Showbiz nas segundas quartas e sextas e Nukariya nas terças e quintas. A divulgação inicial da dupla foi extremamente intensa e bem feita, sempre tomando cuidado para uma não ser mais privilegiada que a outra.
Claro que no final das contas Ishikawa acabou sendo mais bem recebida que a Nukariya. Porém ambas tiveram um tratamento inicial justo e igualitário. E mesmo Nukariya sendo a announcer feminina menos querida do ZIP! atualmente, ela faz mais barulho do que a Sugihara na sua época.
Depois de sair do ZIP! Sugihara passou a fazer parte de um outro programa matinal popular da NTV, o Sukkiri, onde trabalha como announcer de apoio e repórter.
Em 2021 chegou a ser apresentadora substituta nas vezes em que a titular, Erina Iwata, se ausentava. E este detalhe é muito relevante porque quando o Sukkiri era comandado pela Asami Miura (hoje apresentadora do ZIP!), era Iwata quem atuava como substituta durante a ausência da sua antecessora.
Ela também entrou no programa de variedades The Sekai Gyoten News, onde trabalha como assistente ao lado de um dos maiores comediantes do Japão, Tsurube Shofukutei (também conhecido como "Tsurubin").
Em 2021, Sugihara passou a ser uma dos assistentes semanais do programa de culinária Kewpie 3-bu Cooking, que como o nome já diz, é organizado pela marca alimentícia Kewpie, bem conhecida pelos comerciais virais do molho Tarako quem acompanha a TV japonesa ou somente os comerciais do Japão há um tempo, já deve conhecer bem esses comerciais.
Além desses programas, Sugihara é uma das apresentadoras do primeiro noticiário da grade horária da NTV durante os dias de semana, o Oha!4 News Live, do qual ela faz parte desde março de 2020 e permanece lá firme e forte, alternando o comando do programa com outras announcers novatas, inclusive as próprias Ushiro e Nukariya.
Apesar de não ter sido sucateada pela NTV, trabalhar ao lado de profissionais importantes e tudo mais, Sugihara ainda está longe de ser um dos principais nomes ou apostas de sucesso no futuro da emissora. É chato, porém não é um cenário dramático, pois a regra dos announcers de qualquer emissora é realmente não ser uma aposta de futuro, mas ter uma passagem estável pela TV.
Mas nem sempre um announcer precisa fazer uma estreia avassaladora nos primeiros anos para se tornar um sucesso na sua área. Pode ser que Sugihara cresça com o tempo na emissora, ou ela deixe a NTV e tenha mais sucesso como uma free announcer.
Apesar de não ser uma das queridinhas, Sugihara é uma excelente profissional, que fez de tudo em poucos anos de carreira. Ela apresentou notícias sobre celebridades, comandou noticiários, programas de variedades e até mesmo de culinária. É uma announcer, subestimada pelo povo, mas que ainda pode oferecer bastante coisa para a TV japonesa e nos surpreender bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário