No Japão existe um profissional da mídia que marca cada vez mais presença na TV, que são os announcers.
Mas afinal, o que é um announcer?
Announcer é uma palavra que vem do inglês, que significa "locutor", mas no Japão este tipo de profissional tem um conceito bem mais amplo do que uma pessoa que faz a narração de algum programa. É tão amplo que é difícil traduzir em uma palavra só do português.
Announcers são profissionais treinados para ter a oratória mais correta, acelerada e clara o possível. Se você está assistindo um programa japonês e está vendo um sujeito muito engomadinho falando de forma acelerada com voz firme, é bem possível que ele seja um announcer.
E quando digo que eles são treinados é porque antes de debutarem na TV, os announcers tiveram um tempo como trainees de uma emissora ou empresa de entretenimento.
Ter uma fala acelerada é importantíssimo, pois japoneses são rígidos com horários. Se chegou a hora do programa acabar, a transmissão dele é cortada imediatamente, ainda que as pessoas não tenham acabado de falar. Parece frescura, mas uns segundos de atraso atrapalham demais o andamento dos programas seguintes. E os japoneses tem uma cultura de não atrapalhar o outro.
Os announcers também devem ter uma postura e aparência perfeitas, pois eles aparecem bastante na TV e não se resumem a narrar uma reportagem. Eles atuam como narradores, apresentadores, repórteres... até uma veia artística é necessária para um announcer.
Eles costumam aparecer mais em noticiários, mas hoje em dia, os announcers estão marcando cada vez mais presença em programas de outros gêneros. Desde festivais de música a programas de variedades. Fora que muitos announcers aparecem como convidados nos programas de variedades.
E japoneses estão gostando cada vez mais de announcers. Muitos idolatram esses profissionais. Principalmente as announcers femininas.
Para se ter uma ideia, existem rankings de popularidade de announcers, sendo o da Oricon o mais importante, muitos japoneses postam na internet prints das announcers apresentando os programas, para que todos venham a admirar a sua beleza, e até a Weekly Playboy tem uma coluna dedicada às announcers femininas (calma que não é nada erótico, são só entrevistas comuns mesmo).
Um announcer no Japão é quase um idol.
Toda emissora, inclusive as regionais, tem o seu time de announcers. E a lista deles com seus perfis é mostrada nos sites oficiais. E uma grande emissora renova seu time de announcers todos os anos, demitindo alguns e contratando outros.
E já pegando o gancho, é importante dizer que existem dois tipos de announcers, os que pertencem a uma emissora e os free announcers e a principal diferença é que um announcer de emissora, obviamente trabalha para uma emissora específica e possui um contrato de exclusividade com ela. Já os free announcers trabalham para empresas de entretenimento. Não possuem contratos de exclusividade com nenhuma emissora, podendo fazer aparições em qualquer canal.
Os free announcers, muitas vezes acabam fazendo trabalhos artísticos. Uns se empolgam até demais no mundo do showbiz e fazem mais trabalhos artísticos do que apresentar programas... No geral eles tem uma oratória e postura inferior aos announcers de emissora, mas tem mais carisma (afinal, eles investem muito em si como artistas) e apelo visual, o que faz com que eles comandem mais programas de variedades.
Um free announcer acaba sendo uma alternativa para a clássica combinação de comediantes e ex-idols apresentando programas de variedades, que está caindo em desuso na TV japonesa por ser caro demais. O free é mais barato que um artista, porém tem a postura deste.
Com todas essas informações, já dá pra saber o que é um announcer, como identificar um, o valor que os japoneses dão pra eles e a diferença entre announcers de emissora e free announcers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário