domingo, 16 de maio de 2021

Cent Force: a empresa das announcers-idols

Elina Arai: o rosto principal da Cent Force

 A Cent Force (セント・フォース) é uma empresa que só tem mulheres trabalhando por lá e o foco maior é em announcers.  Além de ser uma empresa que lida só com mulheres, a Cent Force tem um outro diferencial: ela é basicamente uma verdadeira fábrica de “announcers idols”, pois trabalha com mulheres que tem a elegância e postura de uma announcer, mas com carisma e aparência de uma idol.

É uma empresa de peso no Japão. O nome dela é relativamente conhecido entre os japoneses e já lançou vários nomes conhecidos no meio dos announcers.

A empresa é uma ótima ponte para se tornar uma announcer de emissora. Várias empregadas das emissoras foram trainees da Cent Force antes de serem aprovadas nos testes rigorosos que as colocaram nos canais, que por sua vez fazem bom proveito dessas mulheres, com o lado idol delas.

Kayako Abe, ex-idol e garota do tempo do Mezamashi TV e a mais querida do Japão na atualidade

Na Cent Force, todas as mulheres que trabalham lá são muito bonitas. Tudo bem, as emissoras também dão muita preferência a announcers bonitas (Fuji TV que o diga!), mas na Cent Force é mais do que essencial, que elas sejam lindas de morrer.

Eles são ainda mais severos do que às emissoras com relação a aparência das candidatas, pois é esperado que uma idol seja, antes de tudo, bonita.

Várias announcers da Cent Force foram modelos, ganhadoras ou finalistas de concursos de beleza (geralmente organizados pelas universidades das quais elas estudaram), idols (algumas de grupos famosos).

Rumi Watanabe e Minami Ishikawa nos tempos da Cent Force apresentando o Gee Up Sprout. Atualmente elas são announcers das emissoras TV Asahi e Nippon TV, respectivamente.

Outra coisa que a Cent Force faz é preparar muito as suas trainees.

Como falado neste blog anteriormente, announcers, independentemente de onde trabalhem, tiveram o seu tempo de trainee.

No caso dos announcers de emissora, após o fim do treinamento, eles já vão trabalhar na TV em programas com pouca audiência ou na condição de assistentes. Trabalho para esse tipo de announcer não falta. Mas isso não é o caso dos free announcers como as meninas da Cent Force.

As emissoras não dão tanto espaço para free announcers inexperientes, por isso, a Cent Force as submete a uma fase de pré debut. Elas entram na Sprout, empresa subsidiária que lida com a novatas, e aprenderá a fazer seu trabalho na prática participando do programa de rádio Gee Up Sprout, que é disponibilizado no YouTube. Esse é o treinamento do lado announcer das garotas.

Foto da announcer e meteorologista do News Zero Natsumi Murakami nos seus tempos de trainee para um de seus artigos da Tanoshii News

E ainda há o treinamento do lado idol, que é saber como se expressar, ter carisma e explorar seu lado visual. A announcer falará sobre sua vida pessoal em artigos da Tanoshii News e nos blogs da própria Cent Force, que é exclusivo para assinantes. Ela também posará para fotos no Instagram, nas quais announcer deve aparecer sempre bem produzida e radiante. E por fim gravará vídeos para o YouTube e para o site oficial da empresa (neste caso, são vídeos exclusivos para assinantes).

Moldando a sua announcer-idol, é chegada a hora de debutar na TV.

Por serem de uma empresa grande, as announcers tem chances grandes de debutarem de fato em emissoras grandes ou ainda de sites de streaming bem conhecidos como o Abema TV. E as que "deram menos sorte", começam em canais regionais independentes, porém, com potencial em abrir as portas das emissoras mais poderosas.

A Cent Force tem tanto prestígio que a announcer dificilmente debutará em um canal pequeno com poucas expectativas para o futuro.

Se a announcer conseguiu debutar em algum programa famoso de um grande canal, fará uns trabalhinhos extras, que aparentemente (outros evidentemente) são arranjados pela Cent Force, uma vez que todas as mulheres que tiveram debut bem sucedido fazem as coisas que serão descritas a seguir.

Ayaka Ono em seus tempos de garota do tempo do Mezamashi TV estampando a capa da Spirits

Primeiramente, ela vai fazer ensaios gravure para grandes revistas de mangá seinen (para jovens homens), com destaque para a Weekly Big Comic Spirits. Como essas revistas tem um único ensaio, ela será a garota da capa e o ensaio renderá seu primeiro álbum digital e um cartão para colecionadores.

E antes de qualquer coisa. É importante ressaltar que os gravures das announcers da Cent Force quase nunca são muito sexy. Mostram mais o corpo do que na TV, mas não é nada explícito no geral.

Ela receberá mais destaque no grande álbum fotográfico anual da Cent Force e por fim fará seu primeiro calendário após um ano de carreira.

Sim. A Cent Force tem ex-idol de grupos 48, essa é a Rara Goto, ex-SKE48, que atualmente é repórter do ZIP!

A Cent Force também recorre a meios alternativos de ganhar dinheiro com as announcers como fazendo cartões de Natal, ano novo e dia dos namorados escritos e autografados pelas próprias meninas ou mensagens de voz personalizadas. Bem parecido com uma empresa de idols (os Johnny's e as meninas do AKB48 já fizeram muitas coisinhas assim).

Algumas empresas fazem ainda parceria com a Cent Force, que coloca algumas de suas garotas para gravar comerciais.

Tudo isso acaba valorizando a announcer, virando mais do que nunca um pequeno ícone de beleza e sedução. E se levar em conta que até as modelos mais populares levaram anos para fazer o seu primeiro ensaio gravure, lançar seu primeiro calendário e etc enquanto que uma announcer da Cent Force fez tudo isso em um ano de carreira... bem, dá pra ter ideia do quanto esses trabalhos valorizam as novatas da empresa em questão. 

Maki Okazoe e Reina Sumi na capa da Weeky Playboy

Se a announcer ficar de fato famosa, ela posará para outras revistas gravure de mais peso ainda como a Weekly Playboy, aparecerá em revistas de moda, gravará comerciais (sem precisar que a empresa seja parceira da Cent Force), participará de desflies e aparecerá em talk shows populares.

E dá pra admitir: essas mulheres tem visuais de tirar o fôlego que rendem gravures satisfatórios (está até difícil de ilustrar este post pois são muitas imagens boas!) e personalidades muito encantadoras que cativam bastante! 

A vantagem de uma announcer idol é que ela é uma apresentadora perfeita para programas de variedades mais descontraídos, pois não tem um ar engomadinho demais, tem carisma, grande beleza e isso tudo agrada os telespectadores que buscam assistir algo mais leve e divertido.


Maki Okazoe em um comercial para a Konami!

Porém, há um problema. Como deu pra perceber, a Cent Force foca demais em beleza, postura meiga e carisma, mas não dá muita importância para algo essencial a qualquer announcer: a oratória.

Muitas announcers da Cent Force tem uma oratória fraca! Até mesmo se comparada às de que trabalham para empresas menores ou emissoras independentes regionais. E isso é gravíssimo, pois esse tipo de profissional precisa ter uma fala alta, clara, acelerada e correta. E se ele não consegue cumprir bem esses requisitos, não está sabendo fazer muito bem o seu trabalho.

Sem contar aquelas que se entusiasmam demais nesse lance de idol e se esquecem que entraram na empresa justamente para se tornar apresentadoras.

Shuko Yamamoto, apresentadora de um programa de esportes da BS-NHK. Muito ignorada pela Cent Force

Claro que tem muita empregada boa na Cent Force. Que apresenta boa oratória e postura, que focam bastante em serem apresentadoras competentes, e as emissoras sérias acabam contratando-as. Mas a empresa não valoriza essas boas announcers e elas acabam tendo pouquíssima visibilidade e para crescer na TV.

As mais famosas são justamente as que cresceram focando mais no seu lado idol.

Bem... Nem tudo é perfeito. A Cent Force tem muitas qualidades como saber muito bem transformar uma mulher comum em um símbolo de beleza e encanto, investir bem nas suas empregadas e o seu certo peso no mundo do entretenimento japonês a ponto das emissoras quererem contratar as announcers que trabalharam nessa empresa, mas também tem seus pontos fracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário