No começo, ninguém imagina que a quarentena se estenderia por tanto tempo assim. O que eram pra ser só 15 dias, se tornou um pesadelo de quase 2 anos!!!
E claro, que a pandemia deixou muita gente no prejuízo. Inclusive os artistas.
No Japão, durante muitos meses de 2020, as emissoras de TV estavam perdidas sem saber o que fazer e durante um bom tempo elas recorreram a reprises, pois a expectativa era que a pandemia acabasse logo. Vários doramas foram suspensos, programas de variedades e noticiários eram feitos por videoconferência, elencos eram reduzidos, etc.
Com os tempos a mídia japonesa teve que se virar na situação de pandemia, mas ainda assim está mais difícil para os artistas arrumarem novos trabalhos. E os mais afetados sem dúvida foram as pessoas mais velhas. Homens com mais de 40 e mulheres com mais de 30 anos seguem sendo os preteridos até mesmo para ser convidados de um talk show qualquer.
Para contornar essa situação, muitos artistas japoneses começaram a abrir canais no YouTube.
Os japoneses, por incrível que pareça, não são tão engajados na internet como os brasileiros. Mas com o tempo isso vem aumentando, e na pandemia a popularidade do YouTube no Japão cresceu significativamente.
Então a plataforma foi vista com uma solução para estes artistas. E quem se agarrou com mais força no YouTube foram os comediantes.
Na realidade, desde o final da década de 2010 os artistas do humor mais iniciantes já recorriam ao site para ganhar visibilidade, uma vez que não conseguiam trabalhos na TV, mesmo ganhando vários concursos de comédia. E esta estratégia tem dado muito certo, pois vários comediantes novatos que são modinhas hoje em dia foram um dia crias do YouTube.
Mas na pandemia, até comediantes de carreiras consolidadas, geralmente os que debutaram nos 90 pra frente, abriram canais no YouTube. Muitos deles pelo motivo de não estarem conseguindo um novo trabalho na TV. E é aqui onde o Cocorico entra em cena.
Hoje a dupla de comédia Cocorico (ココリコ), formada por Shozo Endo (遠藤章造) e Naoki Tanaka (田中直樹), finalmente fez sua estreia no YouTube com o canal Cocorico Channel (ココリコチャンネル), que foi anunciado no dia 5 de novembro no canal solo do Endo.
O que os levou a abrir um canal no YouTube também foi uma situação de dificuldades. O próprio Tanaka havia confessado que o número de trabalhos em dupla havia reduzido terrivelmente. Endo e Tanaka conseguiam muitos trabalhos individuais, mas o Cocorico completo não e isso era péssimo.
O número de trabalhos em grupo do Cocorico foi diminuindo gradativamente do final da década de 2010 pra cá, o que era algo natural para uma dupla de comédia veterana no Japão, já que cada um acaba ficando com a agenda lotada com trabalhos individuais.
Só que desde setembro de 2020, Shozo Endo e Naoki Tanaka tem como único ponto de encontro o Gaki no Tsukai da Nippon TV (NTV). O que é péssimo!!!
O Gaki no Tsukai é um programa de uma outra dupla chamada Downtown, e geralmente eles são o foco absoluto dos episódios. Endo e Tanaka tem uma participação pouco ativa no programa. Além de serem sempre tratados como rookies, mesmo tendo quase 30 anos de carreira.
A dupla confessou ainda que eles sempre trabalharam no Gaki no Tsukai com a incerteza de seus contratos serem encerrados a qualquer momento, motivo pelo qual eles se entregam no programa como se fosse o último dia.
Pra piorar Hitoshi Matsumoto, integrante do Downtown e cabeça do Gaki no Tsukai, havia falado em um dos episódios do programa que o Cocorico quase foi substituído por uma outra dupla de comédia no programa, mas isso não aconteceu porque, segundo Matsumoto, era como se os integrantes fossem uma família. Como o comediante falou isso no meio de um especial de humor não se sabe se ele inventou isso só pra zuar, mas no meio dos episódios sabemos muita fofoca inédita, então...
Estar a mercê de um programa que não é do Cocorico, raramente valorizava o talento da dupla e que ainda poderia acabar a qualquer momento, pelo menos pra eles, é uma situação nada saudável! E não conseguir ser contratado para um novo programa para ter uma segurança era uma situação desesperadora.
Diante dessa situação, Tanaka propôs ao seu parceiro a começarem a fazer um canal no YouTube, no qual eles além de trabalhar juntos, mostrariam a sua maior especialidade, que é o conte.
Antes de mais nada, é bom explicar que conte (nome familiar pra quem viu o dorama Conte ga Hajimaru) é um gênero da comédia japonesa que é mais focado em histórias cômicas. Diferente do manzai que é um estilo bem mais simples, focado mais nos diálogos e nas ações do comediantes do que numa história em si. O programa LIFE! da NHK é um exemplo de programa conte.
E o canal não foi aberto do nada, ao olhar a aba "sobre" dá pra ver que o Cocorico Channel foi criado em agosto de 2021. O que significa que a dupla não ficou moscando durante meses. Já era um projeto que levou um bom tempo pra ser desenvolvido. E vendo como é o canal dá pra perceber que foi resultado de um planejamento de meses.
Na fase de pré debut, a dupla havia conseguido mais de 5 mil inscritos. Sem ter publicado vídeos nem mesmo recebido uma grande divulgação ainda. Até então a dupla e sua equipe estavam fazendo de uma forma bem bagunçada sua própria promoção.
A entrevista promocional do canal do Cocorico fez com que a dupla disparasse até o top 5 de pessoas mais acessadas no ranking diário do Owarai Natalie.
Apenas na véspera da estreia do canal a mídia começou a se envolver. Grandes sites de notícias do mundo do entretenimento japonês como o MyNavi e o Owarai Natalie divulgaram entrevistas promocionais com direito à fotos da dupla. Claro que a própria Yoshimoto Kogyo (empresa para qual o Cocorico trabalha) também fez sua parte através do site Fany Magazine, que é de propriedade da Yoshimoto.
Toda essa divulgação é surpreendente porque a Yoshimoto não é de promover os canais de seus comediantes. Porém dá pra entender que a empresa está com uma ambição a mais por dois motivos.
O primeiro é porque não é sempre que uma dupla veterana da empresa e que tenha uma certa relevância na mídia debuta no YouTube. Vários comediantes da Yoshimoto tem canais no YouTube, mas até então ou eram rookies que ficaram famosos graças a plataforma, ou comediantes veteranos, mas cuja carreira decaiu com a passagem de gerações.
Até haviam exceções como o Tomonori Jinnai, porém aí entra em cena o segundo motivo, o Cocorico Channel tem um conceito inovador e promissor no cenário da comédia japonesa. E nessa deixa já entramos no assunto do conteúdo do canal em si, que, como já foi dito, é o conte.
Abrir um canal conte por si só já é algo diferente entre youtubers japoneses, pois a tendência, não só entre comediantes, mas também entre artistas de outros gêneros, é fazer um canal no qual a pessoa age como youtuber mesmo. Gravando vídeos em casa ou numa sala alugada com decoração intimista fazendo o que qualquer um faz no site, vlogs, desafios e etc.
Vários comediantes se valeram dessa fórmula e cresceram bastante com ela como Kazuya Kojima do UNJASH. Só que a medida que novos artistas entravam em cena, mais repetitivo esse conceito ficava.
Outro ponto é que os comediantes do gênero conte que se aventuraram a abrir um canal muitas vezes pegavam apenas trechos de DVDs de seus shows, e colocavam no YouTube. No máximo colocavam legendas em inglês pro público estrangeiro e olhe lá. E o Jinnai é um deles, por isso que a situação dele é diferente da do Cocorico. Ele é um veterano consolidado, mas 90% dos vídeos do seu canal é conteúdo antigo.
E abrindo um espaço. Sim. É absurdo ver que tem gente que abre um canal só pra postar velharia e sequer se dar o trabalho de fazer um react (que é um gênero não muito explorado no Japão pela questão de que eles são bem severos com direitos autorais) ou coisa parecida. Mostra uma tremenda falta de dedicação com o seu canal e com os seus inscritos.
Claro que "youtubers" desse tipo não se consolidam no site (ainda bem, eles não merecem). Ganham poucos views, apesar da quantidade de inscritos, não entram na aba "Em Alta" do YouTube no Japão, não são incluídos nas pesquisas de youtubers favoritos e etc.
Só que, felizmente, o Cocorico botou a mão na massa entregando toda sexta-feira às 18:00 (horário do Japão) vídeos conte com conteúdo inédito e exclusivo para o YouTube.
Bom pontuar que sexta é um bom dia da semana para atualizar um canal, tendo em vista que no Japão o comum é postar vídeos no fim de semana, quando as pessoas tem mais tempo livre. Além disso, nem Endo e nem Tanaka fazem parte de qualquer elenco regular de um programa que passa na sexta, dando ao fandom total foco ao canal.
E ainda há um diferencial a mais. Os vídeos do Cocorico Channel são gravados em cenários reais, contam com uma produção bem acima da média dos canais de YouTube japoneses. Há um jogo de câmeras, uma edição e até figurantes entraram em cena. É basicamente como se você estivesse assistindo um programa humorístico de TV só que com baixo orçamento.
Realmente Endo e Tanaka não estão brincando em serviço e é claro que a Yoshimoto viu a dupla como uma aposta para 2022 no YouTube e fez sua parte.
E é fato que no Japão, os comediantes que apresentaram conceitos inovadores ou nunca antes explorados no YouTube acabam se destacando de uma tal forma que influencia na carreira deles na TV. Então dá pra pensar positivo. E se Endo sozinho conseguiu quase 300 mil inscritos em menos de 2 anos, imagina a dupla unida?
Falando um pouco mais sobre o conteúdo do canal. Cocorico Channel com apenas o diggest video e o debut em si, mostra um Cocorico nunca antes visto na TV.
Por incrível que pareça, a TV não trabalhou tanto o Cocorico como artistas conte em união, mas sim separados. De modo que infelizmente quem não teve a oportunidade de assistir os shows deles não sabe muito bem como a dupla funciona. O que foi um grande desperdício pois Endo e Tanaka tem uma grande química.
A TV também nunca explorou o lado roteirista do Tanaka, que é a mente criativa do Cocorico, e se o fez não deu os créditos, não dá pra duvidar de nada. Um outro desperdício, pois ele extremamente cuidadoso e detalhista, as criações de Tanaka são constantemente elogiadas por japoneses e estrangeiros.
Os japoneses vão até mais além e chegam a chamá-lo de "gênio" e a equiparar seu estilo ao do Matsumoto, que é extremamente respeitado dentro e fora do Japão.
O vídeo de debut foi mais focado no Tanaka. Endo era bem secundário. Mas provavelmente foi uma estratégia, pois as pessoas (inclusive eu) estavam mais ansiosas em ver o líder da dupla no YouTube, já que além de ele ser o mais popular, Endo já tem um canal solo. Mas haverão vídeos focados no Endo e, claro, na dupla completa. Os dois serão explorados de forma individual e como dupla.
No vídeo em si, Tanaka entregou atuação como sempre. Claro que quem fala japonês vai aproveitar mais o vídeo. Mas mesmo sem legendas e não falando a língua muito bem, dá pra se divertir.
É um canal realmente promissor para 2022 e que pode mudar a situação não só do Cocorico, mas como do cenário da comédia japonesa no YouTube com o seu conceito inovador. A medida que o Cocorico Channel crescer e beneficiar Endo e Tanaka outras duplas tenderão a adotar a mesma fórmula.
Esse desafio de estar a mercê do Gaki no Tsukai é mais uma situação que colocou a dupla a prova e que certamente irá engrandecê-los pelo menos profissionalmente. Só o fato da dupla ter se dedicado em todos os aspectos no canal, desde o planejamento até às promoções, mostra que o Cocorico realmente não é uma dupla qualquer.
E o fandom, tanto o japonês quanto o internacional, foi o maior beneficiado dessa história pois terá a oportunidade de ver novos conteúdos do Cocorico toda a sexta e ainda poder dar diretamente o apoio à dupla dando views, likes, inscrições comentando e etc.
Que o Cocorico Channel faça bastante sucesso e venham as plaquinhas de 100 mil, 1 milhão e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário