quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

E se o Gaki no Tsukai fosse um grupo de kPop?

Imagine se os 5 membros regulares do Gaki no Tsukai fossem nomeados nas mesmas posições que os grupos de kPop, como center, visual, maknae e etc.

Bem, vou te dizer: dá perfeitamente pra botar os rótulos do kPop em cima de cada integrante.

Obviamente estou falando das posições de hierarquia, popularidade e beleza. Não as de vocal, rap e dança.

Como no kPop costuma se usar a ordem do integrante mais velho para o mais novo é essa que irei usar aqui:

Masatoshi Hamada: center

Center é aquela pessoa para qual a empresa dá mais destaque. Como se ele fosse o mais popular ou o principal do grupo. E no Gaki no Tsukai a posição de center é evidentemente do Hamada, já que ele é quem aparece mais e em relação ao Matsumoto ele sempre teve um destaque ligeiramente maior (principalmente de 2017 pra trás quando Kenji Suga ainda era diretor do programa). Tanto que já vi fãs estrangeiros dizendo que Hamada era o líder do Gaki no Tsukai por sua presença imponente.

É o Hamada que costuma receber roupas diferentes no No Laughing, tem mais potencial para gerar memes do que os demais (tanto que o próprio Twitter do Matsumoto recebe uma enxurrada de comentários de seguidores postando prints do Hamada) e não vamos esquecer que é ele quem apresenta (gritando) a loucura do dia o tema do dia.


Hitoshi Matsumoto: líder

O líder é a pessoa que pode não ser destacada nos trabalhos como o center, mas é quem bota ordem no grupo. É ele quem direciona, dá incentivo aos colegas, tem mais voz ativa e etc. E o líder do quinteto sem dúvida é o Matsumoto, pois é ele quem planeja o programa (coisa que o Hamada não faz) e tem mais voz ativa fora dele em relação às polêmicas relacionadas ao Gaki no Tsukai.

Matsumoto mostra grande preocupação com a imagem do programa e dos integrantes. O exemplo mais recente disso foi em relação ao rumor de que Ken Watabe estaria aparecendo no No Laughing 2020.


Hosei Tsukitei: face

O face é aquele que tem muita popularidade. E de longe os mais populares no Japão são o Downtown e o Housei ultimamente está um pouco em baixa por lá, por que ele mergulhou quase que 100% na carreira de rakugo-ka (que foi o que o levou a mudar seu nome, de Hosei Yamasaki para Hosei Tsukitei).

Pra quem não sabe o que é rakugo, é a arte de contar histórias engraçadas. É um sub-gênero da comédia mais focado na narrativa.

Mas levando em conta o passado do programa e as opiniões do público estrangeiro, Housei fica em posição elevada no quesito popularidade. Além disso, ele tem vários quadros que levam o seu nome. Logo, Housei é o face do Gaki no Tsukai.


Naoki Tanaka: visual (e face)

Visual é, a grosso modo, o integrante mais bonito, ou, como muitos dizem, o mais enquadrado nos padrões de beleza do país. E Tanaka pega fácil essa posição, pois ele é uma pessoa que chama a atenção pela sua beleza. Os japoneses dizem que Tanaka está até bem conservado para a sua idade (49 anos) e por várias vezes chamam ele de "kawaii" ou "ikemen" (homem bonito).

Porém, nos últimos anos, Tanaka está um tanto quanto inclinado pra posição de face também, pois ele tem muita popularidade no Japão. Pra se ter uma ideia, ele atualmente faz parte do elenco fixo de 8 programas diferentes (os gringos subestimam o Tanaka)! Sendo 7 sem o seu parceiro Endo. É um dos que mais tem trabalhos fora do Gaki no Tsukai.

E com isso Tanaka tem recebido cada vez mais destaque no programa, tanto que a primeira performance nos episódios é sempre dele.


Shozo Endo: maknae (e visual)

Maknae significa o mais novo. Como Endo é o menos velho mais jovem obviamente é o maknae.

Maknae não é bem uma posição, mas é um rótulo bem usado no kPop.

Endo também pode ser considerado visual, pois ele sempre chamou a atenção por sua beleza. E por mais que hoje ele esteja mais velhinho (porém bem conservado), um pouco gordinho e com isso mais fora dos padrões de beleza japoneses do que nos anos 2000, ele continua sendo um homem bonito e considerado ikemen pela galera.

A prova de que Endo é um visual é que, tanto ele quanto o Tanaka, tem aparecido só de cueca no Gaki no Tsukai com uma certa frequência. O Cocorico é a primeira opção pra produção mandar tirar a roupa. 


E amanhã, quinta-feira dia 31 de dezembro, será o "comeback" dos membros regulares do Gaki no Tsukai, vai ser exibido o No Laughing! Quem sabe japonês ou está muito ansioso já vai procurar algum site que faça streaming da NTV (uma emissora impossível de se assistir pela TV no Brasil). Quem não sabe vai esperar alguém legendar o especial em inglês e no máximo acompanhar pelas redes sociais usando o Google Tradutor!

domingo, 27 de dezembro de 2020

Por que o NiziU deu tão certo?

O debut do NiziU foi o maior acontecimento do jPop em 2020.

Make You Happy tem atualmente mais de 100 milhões de views!!! E Step and a step mais de 55 milhões! Pra se ter ideia do sucesso que foi logo de primeira.

E se for levado em consideração que se trata de um grupo japonês, e que grupos japoneses levam de meses a anos pra atingir essa mesma marca, por mais famosos que eles sejam, é muita coisa mesmo!!

E claro que elas não tem só view como algo pra se gabar. O NiziU sempre aparece nos charts de vendas, já gravou comerciais (inclusive do famoso chiclete Fit's), apareceu em várias capas de revistas de moda famosas no Japão, toda aparição que elas fazem na TV vira trending topic no Twitter e toda notícia sobre elas em qualquer site de fofoca japonês entra no ranking de acessos!

O NiziU é tão popular que elas estão dando trabalho pra girl groups veteranos famosos no Japão.

Isso é que é poder. E há de se lembrar: o NiziU acabou de chegar!

E qual foi a fórmula do sucesso das meninas (além do talento, claro)?


1 - É um grupo da JYP!

A empresa para qual um artista trabalha pesa muito! Grupos de empresas grandes já recebem um grande apoio antes mesmo de debutar. Além disso, uma empresa grande obviamente terá mais estrutura para preparar os idols, fazer produções impecáveis e divulga-los bastante.

E se ela for uma das maiores da indústria do kPop, aí é que pesa mesmo! Afinal, a JYP está entre as 3 maiores empresas da indústria do kPop.

E focando na JYP em particular. Muita gente sabe que o TWICE é dessa empresa. Tanto na Coreia quanto no Japão elas entre os grupos de kPop mais queridos. No Japão, os comebacks do TWICE ficam no topo de qualquer chart.

E não é só TWICE, Stray Kids, GOT7 e até ITZY, que tem um conceito diferente do que os japoneses gostam, conquistaram o Japão.

A ideia de ter um grupo da JYP formado apenas por japonesas obviamente empolgou os kPoppers japas. Imagine que a JYP resolvesse debutar um grupo só com brasileiras? Seria um puta sucesso aqui no Brasil. Mesma coisa por lá.

Abro um espaço para dizer que por causa do NiziU e do Nizi Project, a figura do J.Y Park ficou um tanto quanto marcante no Japão.


2 - A forma como exibiram Nizi Project


O survival show (ou reality de sobrevivência) que revelou o NiziU era exibido na TV através de um dos programas matinais mais famosos do país, o Sukkiri. Pra quem não percebeu, Nizi Project era um mini reality de um programa maior e com a audiência já definida, o que ajuda muito!

É importante lembrar que, diferente da Coreia e da China, o Japão não investia muito em survival shows até 2020 com o Produce 101 que revelou o JO1. Com o sucesso do NiziU e do JO1 pode ser que isso se torne uma tendência, mas é fato que na época de Nizi Project, as emissoras japonesas torciam o bico pra esse formato de reality show.

Com isso, colocar o Nizi Project dentro do Sukkiri não foi só pra divulgar o reality, mas também para não correr riscos que teriam se Nizi Project fosse um programa normal.

O Sukkiri aparece constantemente nos TTs do Twitter, os apresentadores desse programa estão entre os mais queridos do Japão e é exibido em um "horário nobre", que tem bastante audiência. E a quarentena que obrigou todo mundo a ficar em casa, e consequentemente poder ver o Sukkiri (que passa das 8:00 às 10:30), só ajudou.

Mas é claro que nem todo mundo pode se dar ao luxo de ficar em casa de manhã, além disso, a JYP estava também pensando nos coreanos e no resto do mundo. Eles não iriam pensar tão pequeno e fazer um grupo só pro Japão e só faturar com eles.

Com isso os episódios foram publicados em diversas plataformas da internet, inclusive o YouTube. Diferente dos japoneses, que estão começando a descobrir o poder desse site, os coreanos estão por dentro da importância do YouTube, ainda mais no kPop (é bem provável que foi lá onde você foi apresentado ao gênero).


3 - Seguiram muito as tendências japonesas, mas sem deixar o estilo coreano de lado

A JYP não fez simplesmente um grupo com japonesas e botou elas pra executar um conceito 100% kPop. O NiziU é de uma empresa coreana, as meninas treinaram na Coreia, mas é um grupo de jPop, só que com algumas influências do kPop, que nem o JO1 do Produce101 japonês.

No Japão, o pessoal gosta muito de coisas fofinhas, meiguinhas, inocentes. Quase todos os grupos femininos de jPop seguem essa linha fofa, ainda que seja pra uma pegada mais alternativa, fora do padrão AKB48 ou Morning Musume. E até os grupos masculinos atuais tem um pé na fofura.

Então o mais sábio seria fazer do NiziU um grupo com o conceito fofo e inocente, algo parecido com o TWICE na fase raiz. Mas também não fizeram delas um "TWICE 2.0".

Mas o destaque não é apenas o conceito, mas outros elementos como o estilo de cantar. No NiziU há mais ênfase na fofura em comparação aos grupos coreanos da JYP. Tem ainda as letras das músicas. Que são sobre a idol confiar no fã ou querer fazê-lo feliz, tema bem recorrente nos girl groups de jPop.

Já o lado coreano fica por parte das coreografias complexas, rap lines, uso de um cumprimento oficial (we need you. Kon'nichiwa NiziU desu), nome da fandom definido (WithU), high notes obrigatórias e principalmente da proposta do grupo.

Na Coreia, idols são artistas perfeitos que vão conquistar com seu talento, beleza e simpatia. Já no Japão, o idol é uma figura preparada para ter a imagem de "namorado perfeito", o objetivo é apaixonar as pessoas no sentido romântico da coisa.

Olhando o NiziU dá pra ver que elas não estão sendo mostradas como namoradas perfeitas, mas sim como artistas perfeitas. Há a consciência de que várias pessoas vão se apaixonar por elas, mas este não é o objetivo da JYP.


4 - Grupos vindos de survival shows costumam dar certo (JO1 que o diga)


Muitos grupos formados em reality shows fazem muito sucesso após o debut. Isso se deve a dois fatores, o primeiro é que as pessoas já são apresentadas às personalidades e capacidades dos trainees antes do debut. O telespectador é conquistado pelo carisma, talento e visual do trainee e já quer apoiá-lo desde cedo.

E até mesmo os que perdem determinado survival shows já tem uma vantagem com a participação e acabam debutando em outros grupos posteriormente, que recebem grande apoio antes do debut, mesmo que seja de empresa pequena.

O segundo motivo é que o grupo está sendo divulgado por uma emissora de TV! Quer coisa melhor?

Aliás, não é qualquer emissora, mas sim a NTV, emissora que transmite o Sukkiri, que tem como o hábito exagerar na divulgação de um artista que esteja trabalhando por lá. Ser revelado pela NTV é ter garantia de enorme divulgação de seus trabalhos.


5 - NiziU é jPop, mas está ligado ao kPop

A esta altura não é necessário explicar muito a ligação do NiziU com o kPop. São idols da JYP, treinadas na Coreia, possuindo, portanto, o mesmo nível de habilidade que integrantes de grupos coreanos, e que se inspiram no kPop.

Vamos combinar que o mundo deitou pro kPop! E no Japão essa relação de amor com o gênero é ainda mais antiga, já que as empresas coreanas vem investindo no Japão há anos! E quando eu digo "anos" é uma relação de mais de uma década! Tempo o suficiente de um idol virar trainee debutar e fazer sucesso.

E o kPop está ficando cada vez mais popular e poderoso. Vários comebacks pararam a internet este anos e atingiram milhões de views na data de estreia em menos de 24 horas!

Com isso, dá pra ver que NiziU seria beneficiado por sua ligação direta à música coreana.


Bônus!!!

Como muitos sabem, o NiziU vai se apresentar no Kohaku Uta Gassen deste ano e que o grupo está se apresentando e fazendo outros trabalhos como comerciais apenas com 8 integrantes, já que a Miihi foi afastada por motivos de saúde.

O esperado era que o NiziU aparecesse no Kohaku da mesma forma: sem a Miihi. Porém, algo animou os WithU que foi a apresentação do grupo completo no Music Station da TV Asahi em plena noite de Natal.

Outro detalhe é que no Music Station, o NiziU se apresentou com Make You Happy, ao invés de promover Step and a step. O que é compreensível, pois a Miihi não participou da coreografia da música de debut, logo ela não tem domínio para se apresentar com Step and a step. E já foi confirmado pela NHK que o NiziU cantará Make You Happy no Kohaku

Então isso pode ser um sinal de que a Miihi está voltando e que no Kohaku, o NiziU vai marcar presença com todas as 9 meninas.

Se isso acontecer será ótimo, pois o Kohaku Uta Gassen é o show musical mais importante da TV japonesa!!! Ele é exibido há gerações e faz parte da vida de milhões de japoneses.

Um cantor ser convidado para cantar em um festival desses é uma grande honra, porque significa que ele é um sucesso (tendo em vista que os artistas são escolhidos por critérios de popularidade, isso ignorando o pessoal que é cotado). Mas pode ser uma oportunidade única, porque pode ser que o artista não seja escolhido no ano seguinte, o que é difícil no caso das mulheres, mas não é impossível. Então Miihi não pode deixar de comparecer no Kohaku.

sábado, 26 de dezembro de 2020

O maior cancelamento do Japão em 2020

No post anterior eu já tinha falado sobre o caso do comediante Ken Watabe que traiu sua esposa Nozomi Sasaki, o que rendeu muito barulho no Japão, mas não me aprofundei muito pra não fugir do tema principal, porém hoje vamos entrar em mais detalhes e saber porque Watabe foi o maior cancelado de 2020 no Japão.

Para entender o tamanho do cancelamento, é preciso saber qual era a reputação que Watabe tinha antes 

Watabe faz parte da dupla UNJASH junto com Kazuya Kojima, que por sua vez é o líder. Quem assiste vídeos de comédia japonesa legendados no YouTube provavelmente deve ter assistido a alguma das apresentações deles (que são muito boas por sinal). Aliás, já começamos por aí! Eles são conhecidos dentro e fora do Japão.

O UNJASH é um dos maiores nomes da 4ª geração de comédia do Japão. Ganharam muitos concursos e prêmios nos anos 2000, participaram de vários programas de variedades populares bem como atuavam como apresentadores também. Eles tem até o seu próprio programa, o Shiro Kuro UNJASH.

Watabe fazendo primeiro arremesso cerimonial pelo Hanshin Tigers!

Watabe em particular era um comediante muito querido. Antes do escândalo, ele sozinho (sem o Kojima) fazia parte do elenco regular de 5 programas. Todos eles dos principais canais japoneses: NTV, Fuji TV, TV Asahi e TBS. Gravou comerciais, tinha programas de rádio, um canal no YouTube com uma boa quantidade de inscritos para um iniciante naquele site (o canal de Watabe foi criado no final de 2019).

O nome de Watabe e/ou do UNJASH apareciam direto na categoria comediantes do site TV Ranking, que pode não ser o "medidor de popularidade" mais confiável do mundo (nem a Oricon é tão confiável assim nos rankings), mas dá pra se ter uma ideia do tamanho da popularidade de alguém. Detalhe: o nome do Kojima até hoje não aparece lá.

Evidentemente, ele era o mais popular do UNJASH. Mesmo não sendo o líder.

Watabe e Sasaki apareciam muito juntos em programas de variedades, tiravam fotos juntos para as redes sociais e até comercial juntos eles já gravaram. Eles eram mostrados como um casalzinho perfeito e feliz.

Tendo noção da reputação do Watabe, podemos ir ao ponto desse post.

A notícia da traição de Watabe foi divulgada em junho deste ano, diante do tamanho da repercussão, Watabe pediu desculpas públicas pelo escândalo que causou (no Japão é comum os artistas que se envolveram em algum escândalo pedirem as mais profundas desculpas em público).

Mas não adiantou. Watabe recebeu uma enxurrada de hate nas redes sociais. Seu canal no YouTube que estava cada vez mais próximo dos 100 mil inscritos sofreu uma perda expressiva indo da casa dos 70 mil para os 60 mil. Os vídeos mais recentes tem milhões de views, mas só porque a galera queria atacá-lo de alguma forma. O número de dislikes é extremamente alto e os comentários foram desabilitados.

Pra se ter uma ideia, Watabe sumiu completamente da mídia. Ele deixou de aparecer nos programas do quais participava. Até mesmo o Shiro Kuro UNJASH, que passou a ser apresentado unicamente pelo Kojima.

 O comediante ainda abandonou suas redes sociais e deixou de atualizar seu canal no YouTube.

Houveram rumores de que Watabe apareceria no No Laughing 2020 como retorno à TV, o que, como foi dito no post anterior, causou enorme revolta. A situação foi tão séria que até Hitoshi Matsumoto mandou um tweet revoltado, mas ao mesmo tempo misterioso (afinal ele deve manter sigilo) sobre a notícia divulgada erroneamente. Aparentemente a volta de Watabe pelo No Laughing é só um rumor.

Watabe durante coletiva de imprensa

Recentemente Watabe juntou uma coletiva de imprensa para se desculpar. O evento foi divulgado pelo YouTube em vários canais oficiais de emissoras de TV e sites de notícias do mundo do entretenimento como a Oricon. Todos os vídeos receberam muitos views e novamente uma chuva de dislikes.

Dá pra ver o tamanho do ódio que os japoneses tem em cima de Watabe. Vendo um comediante muito respeitado e admirado ter despencado a esse ponto na consideração do povo, dá pra concluir que Watabe foi sem dúvida o maior cancelado de 2020 no Japão.

Após a traição de Watabe, Sasaki apareceu como garota da capa em 3 revistas diferentes, sendo a An-an de maior relevância.

Em contrapartida, Sasaki, que estava um tanto quanto afastada da mídia por causa da gravidez e da pandemia, recebeu grande visibilidade novamente. A internet japonesa havia ficado do lado da modelo e as emissoras aproveitaram essa fase em alta.

Sasaki de junho pra cá apareceu em capa de revista, fez participações em especiais e programas de variedades e tinha o seu nome aparecendo em rankings de busca de grandes sites como a Modelpress.

Daí vem a pergunta: por que Sasaki com tantos trabalhos não se separou logo do seu marido?

Sasaki no 24 Hour Television 2020. Meses após o escândalo.

No Japão existe infelizmente grande preconceito com relação ao divórcio, por isso as pessoas resistem a se separar. Além disso, o casal tem um filho pequeno, lembra? E outra coisa que não é muito comum no Japão é a contratação de babás ou domésticas. Ainda que seja uma família rica e famosa. 

Sasaki não é louca de se separar, pois com uma criança tão novinha, ela teria que parar de trabalhar para cuidar dela. O que além de gerar algum prejuízo financeiro pra família, vai arruinar a carreira bem sucedida que ela tem.

Ah, e o Watabe ficar com a guarda de seu filho está fora de cogitação, pois no Japão é raro disso acontecer.

Portanto, Sasaki está tendo que deixar a raiva de lado e correr atrás do prejuízo causado pelo marido.

E falando em "correr atrás do prejuízo", outra pessoa que deve ser destacada aqui é o parceiro do Watabe, o Kojima, que também recebeu bastante apoio após o escândalo.

O líder subestimado do UNJASH passou a ser mais valorizado pela galera hoje em dia. Pra se ter ideia do quanto Kojima subiu no conceito dos japoneses, a dupla foi indicada pela primeira vez ao ranking da Bunshun dos 100 comediantes mais queridos em 2020 na 42ª posição. Nas justificativas expostas pelo site, só se falava bem do Kojima. Watabe sequer foi citado.

Em junho deste ano, Kojima abriu o seu canal no YouTube e avança rapidamente em rumo a 1 milhão de inscritos! Atualmente ele tem mais de 770 mil.

É importante destacar, ele começou um canal em junho. No mesmo mês em que Watabe foi cancelado.

 Parece até que ele, já sabendo do caso do parceiro, que a mídia o flagrou e que isso estragaria a reputação da dupla (injustamente, pois foi o Watabe quem errou. O Kojima não merecia pagar o pato), investiu mais em si como solista para salvar o UNJASH e obviamente a ele mesmo! Kojima, você é um gênio!

Shiro Kuro UNJASH apresentado apenas pelo Kojima

É fato que Kojima da segunda metade de 2020 pra cá carregou sozinho o UNJASH nas costas e salvou a reputação da dupla.

Mas afinal, a carreira de Watabe está arruinada?

E a resposta é não.

Muitos outros comediantes também traíram suas esposas (algumas tão famosas quanto a Sasaki) com várias mulheres, receberam hate pesado, mas depois de um tempo dão a volta por cima.

E não vamos negar que Watabe, assim como Kojima, tem talento como comediante. Só de olhar pro rosto dele já dá vontade de rir. Isso e os trabalhos solo de Kojima que estão salvando a dupla podem ajudar Watabe.

Mas por enquanto, não há a menor chance de uma volta para TV e com isso, o comediante está aprendendo a lição da forma mais amarga o possível.

domingo, 22 de novembro de 2020

Vai ter No Laughing em 2020!

 A pandemia da Covid-19, que destruiu 2020, trouxe aos japoneses e aos estrangeiros fãs de Gaki no Tsukai uma grande dúvida: vai ter No Laughing este ano?

Novembro, mês das filmagens do No Laughing, chegou. E com as medidas de prevenção na TV japonesa dando uma afrouxada juntamente com a falta de manifestação da Nippon TV (emissora que transmite Gaki no Tsukai) sobre a realização do No Laughing, os japoneses estavam imaginando que teria o especial, até porque a NTV não faria tanto suspense pra no final não ter No Laughing.

E a intuição dos fãs japoneses estava correta, pois desde o dia 18 de novembro, circula pelo Twitter uma foto do ônibus do No Laughing deste ano divulgando para os fãs da série que não só vai ter o clássico especial de ano novo da NTV, como também vai ter a cena do ônibus (o que muitos achavam que não teria porque seria impossível manter distanciamento no ônibus).

Embora não dê pra ver muito bem a pintura dele, a placa com a identificação do tema ficou a mostra, e dá pra ver que o No Laughing neste ano será com o tema hotel e cassino!

Dá pra perceber que mais uma vez, o Gaki no Tsukai irá reciclar temas antigos, já que o especial de 2009 foi no tema hotel. Ultimamente o programa vem repetindo ou reciclando muitos temas antigos, da mesma forma que refazem séries extintas como o famoso Silent Library, que fez sucesso, ficou anos em hiato e hoje voltou com tudo.

Será que a bela Bunny-chan, assistente dos meninos num jogo de cartas do programa, vai aparecer no No Laughing? Cassino tem tudo a ver com o papel dela...

A diferença é que a edição de 2020 envolve cassino, então dá pra esperar uma vibe mais luxuosa. Belos cenários, convidados interpretando apostadores milionários, referências a Las Vegas e etc.

Também dá pra esperar que elenco regular interprete o papel de empregados do hotel, que nem no No Laughing de 2009. Então o figurino deles de 2020 provavelmente não será nada de muito especial que nem os de 2013, 2015 e 2016, que eram respectivamente Defensores da Terra (inspirado na Patrulha Científica de Ultraman), detetives e cientistas. Mas com certeza será mais elegante que os figurinos sem graça dos 3 últimos anos.


Talvez tenha um pouco mais de firula do que o padrão dos cassinos japoneses, pra não parecer que pegaram os clássicos ternos de comediante que eles usam e só tiraram os blazers ou ainda parecer com a roupa do Hitoshi Matsumoto nas clássicas cenas do Gaki no Tsukai em que o Downtown fica conversando. Creio que vai ser numa pegada King do The Art Of Fighting.

E por falar em figurinos, a mesma pessoa que tirou a foto do ônibus também tirou a foto das cabines onde o quinteto troca de roupas.

Olhando essa foto e a do ônibus, dá pra sentir que a produção quer gravar um No Laughing mais próximo o possível da normalidade. Seguindo as tradições das demais edições. Primeiro porque máscaras, distanciamento, placas de acrílico e etc, por mais necessários que sejam, acabam com a estética dos programas. Segundo, a intenção é fazer o público se divertir, não ficar lembrando do coronavírus, seja ao vivo, como assistindo o DVD. 

Você compraria um DVD do No Laughing no qual todos estão de máscara ou viseiras, mantendo distanciamento, usando placas de acrílico, falando por videoconferência e etc?

Eu acho que não!

As medidas de segurança estão por trás. Obviamente a NTV está examinando severamente todos os envolvidos no especial.

Só em dezembro, com os teasers, posts de sites de fofoca e reportagens, saberemos melhor como será essa edição de No Laughing, que já é histórica por estar acontecendo numa pandemia.

E pra quem achou que só o Kohaku Uta Gassen teria polêmica este ano, enganou-se. Vários sites de fofoca japoneses estão falando sobre uma participação do Ken Watabe da dupla UNJASH no especial, que gerou certa repercussão negativa no Japão.

E por quê?

Bem. Pra quem não sabe, Watabe é casado com ninguém menos que Nozomi Sasaki. Sim, aquela garota da propaganda do chiclete Fit's. Sasaki é uma das modelos mais populares do Japão até hoje. Eles são casados desde 2017, tem filho e tudo.

Porém, neste ano foi revelado que Watabe traiu sua esposa por várias vezes em banheiros para pessoas com necessidades especiais, inclusive quando Sasaki estava grávida.

Muitos ficaram do lado da Sasaki, outros ficaram mais com raiva do Watabe ocupar os poucos banheiros para pessoas com necessidades especiais só pra fazer algo que ele nem deveria fazer.

Foi um tremendo escândalo. Foi assunto em tudo que é noticiário na TV japonesa. Watabe pediu desculpas públicas e se afastou dos programas dos quais ele trabalhava (e não eram poucos), se dedicando apenas ao seu canal YouTube. Ele, que era um dos comediantes mais populares do Japão, passou a receber muito hate e perdeu seguidores.

Resumindo: Watabe foi canceladíssimo no Japão.

O artigo do Yahoo! falando sobre Watabe no No Laughing foi o mais comentado do dia no site!

A participação do Watabe no No Laughing seria o retorno do comediante às telinhas.

Uma característica da TV japonesa é boicotar aqueles artistas que causam escândalos. Mas o Gaki no Tsukai é literalmente sem limites. Embora não tenham mais pegadinhas hardcore como nos anos 90, o programa já deu seus closes errados como o polêmico blackface do Hamada.

Com isso, dá pra ver que a produção de Gaki no Tsukai, que já fez coisa pior, tá cagando pouco se importa se o Watabe traiu a mulher. Até porque Masatoshi Hamada e Shozo Endo também traíram várias vezes e há rumores de que Hosei Tsukitei também fez a mesma coisa. São todos farinha do mesmo saco.

Mas os japoneses estão fazendo muito barulho nas redes sociais pra reverter essa situação. Os últimos tweets do perfil oficial do Gaki no Tsukai tem muitos comentários pedindo pra cortar a parte do Watabe. Até abaixo-assinado fizeram!

Se a produção realmente mostrar o Watabe, a audiência do No Laughing pode cair um pouco. O que é triste pois uma má escolha acaba comprometendo o sucesso do especial deste ano.

Estamos em novembro ainda, mas a programação de ano novo japonesa já está rendendo muito assunto não é mesmo? Gostamos assim! E esse No Laughing com pandemia e polêmica envolvidos já está sendo bem marcante!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A lineup polêmica de Kohaku Uta Gassen

A NHK finalmente divulgou a tão esperada lineup do Kohaku Uta Gassen (Clique aqui para ver a lineup em romaji), que parou a internet japonesa. Basicamente a página dos trending topics do Twitter estava tomada por assuntos relacionados ao Kohahu.

Isso é só um pouco dos TTs do Twitter japonês, às 5 horas.

A lineup do Kohaku ainda fez barulho entre os estrangeiros. Pra se ter ideia, o perfil oficial do evento mostrou a lineup ao meio dia no horário japonês, aqui no Brasil era meia noite e muito brasileiro ficou pelas próximas horas da madrugada falando sobre isso.

Para contextualizar, o Kohaku Uta Gassen é uma tradicional competição musical organizada e transmitida pela emissora japonesa NHK. Como a NHK é a única emissora japonesa que passa na TV a cabo brasileira, muita gente no Brasil conhece esse programa e assiste. Muitos da comunidade nipo-brasileira e outros simples amantes da música e cultura japonesa (como eu).

A competição é entre o time feminino (o time vermelho) e o time masculino (o time branco). O que decide a vitória é o voto dos jurados e do público (apenas os japoneses podem votar). Geralmente quem ganha é o time branco, pois como sabemos que quem engaja mais na mídia são as mulheres, e que muitas delas dão biscoito pros héteros padrãozinho idols bonitinhos.

É também um show que tem um público kPopper muito grande desde que o TWICE começou a aparecer no show.

Sabendo bem sobre o show, vamos adiante.

Muita gente ficou bem insatisfeita com a formação do time vermelho, pois não tinha TWICE, nem AKB48 ou seus grupos irmãos, o que chocou muita gente, pois elas tem aparecido nesse show religiosamente desde 2008, e nem o IZ*ONE, que por ser um grupo bem popular com disband marcado para 2021, seria justo que elas aparecessem pela primeira e última vez no Kohaku, como o último grande evento das meninas.

Mas afinal, porque grupos tão populares como TWICE, AKB48 e IZ*ONE não apareceram?

Poucos sabem, mas para a seleção dos artistas ou grupos participantes, existem requisitos que são o sucesso que o grupo fez durante o ano e o apoio que eles tem do público (no caso o japonês).

O sucesso se refere a números que o grupo ou artista conseguiram durante o ano como vendas posicionamento em charts, streaming, views...

Já no apoio, a NHK faz uma pesquisa perguntando um determinado número de internautas cadastrados os artistas que eles querem que apareçam na próxima edição do Kohaku, sendo obrigatório que falem artistas homens e mulheres.

Ainda tem a questão do planejamento do show. Se a agenda do artista está muito cheia, se a empresa negar o convite, se o artista vai se adaptar ao tema escolhido para a edição e etc.


O AKB48 infelizmente está decaindo cada vez mais e só não está numa situação pior graças ao Produce48, que deu uma sacudida na carreira delas, e aos fãs internacionais que apoiam bastante o grupo.

O AKB48 não tem mais nenhuma integrante da primeira geração, muitas idols populares se graduaram tem anos e pros japoneses, elas foram superadas pelo Nogizaka46 e seus grupos irmãos: Hinatazaka46 e Sakurazaka46, não só em popularidade como artisticamente, pois as idols dos grupos 46 vem demonstrando técnicas de canto e dança superiores aos grupos 48.

Dá pra ver que o AKB48 está tomando o mesmo rumo que Ayumi Hamasaki, que um dia foi a rainha do jPop. Aparecia sempre no Kohaku Uta Gassen, mesmo tendo o seu próprio show de ano novo, o Countdown Live. A NHK dava um jeito colocando-a como primeira atração para que ela pudesse ir embora logo do estúdio e fizesse seu show normalmente.

Porém, já tem um bom tempo que Ayu não aparece mais no Kohaku. As vendas dela foram caindo e a popularidade também. 

Mas e quanto ao TWICE e ao IZ*ONE?

Em 2020, ambos os grupos tiveram um bom rendimento no Japão, More & More e Fanfare do TWICE e Beware do IZ*ONE apareciam nos charts.

Com isso entra em cena o quesito burocrático. Tanto as meninas do TWICE, quanto as do IZ*ONE estão na Coreia e não podem sair de lá por causa da pandemia. De modo que a NHK teria que bancar um cenário bem como uma equipe e aparelhos de filmagem apenas para elas. A emissora até tem condições, mas seria um gasto de tempo dinheiro e trabalho extra para apenas um ou dois grupos isolados.

Outro ponto é que o TWICE está atuando sem a Jeongyeon, que foi afastada temporariamente por estar com ansiedade (mas ela está voltando aos poucos). E embora o NiziU esteja sem a Miihi pelo mesmo motivo (dona JYP, trate melhor os seus idols!), ela acabou de entrar no mundo da música e não tem uma fandom tão sólida quanto a Jeongyeon que tem 5 anos de carreira!

Vamos lembrar também que nem todo japonês é jPopper ou kPopper, tem gente (e não é pouca) que gosta de um gênero menos comercial como o da MISIA, da Milet ou do Gen Hoshino. Tem também os amantes do tradicional gênero enka (aliás, Kohaku Uta Gassen não é a mesma coisa sem enka). E tem ainda o povo da nostalgia que quer sim ouvir uma Seiko Matsuda, que é basicamente a mãe do conceito fofo do jPop, que domina até hoje.

O Kohaku Uta Gassen é um show feito pra toda a família.

Mas não vamos ser ingênuos. Há de se desconfiar de certos escolhidos, como o Foorin, porque eles são um grupo temporário criado pela NHK para cantar uma música para as olimpíadas, que foram adiadas, fazendo com que Foorin durasse por mais um tempo. Por ser um grupo da NHK, o Foorin terá privilégios no Kohaku.

Muitos odiaram a escalação do Foorin, que perto de AKB48, TWICE e IZ*ONE, é um grupo nada popular que pra piorar tem apenas uma música que já enjoou (esse vai ser aquele momento que os japoneses vão mudar de canal pra dar uma espiadinha no Gaki no Tsukai... isto é, se tiver). Além disso a maioria das pessoas que assistem o Kohaku não tem o menor interesse em ouvir um grupo formado apenaspor crianças.

Também há de se desconfiar da quantidade absurda de grupos da Johnny's & Associates. De 21 selecionados para o grupo branco, 7 são grupos da Johnny's e embora os idols dessa empresa sejam bastante populares no Japão, houveram reclamações. E há um mistério: por que o grupo vermelho é tão eclético e variado enquanto o grupo branco é basicamente formado por jPop idols?

A lineup do Kohaku Uta Gassen divide opiniões e sentimentos, mas sabemos que quando chegar 31 de dezembro, esses artistas vão parar a internet e ninguém vai se lembrar que em novembro ficou frustrado com a ausência de determinado cantor ou grupo.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

2ª temporada de Produce101 Japan chegando


 Isso não é rumor, nem teoria de kPopper ou jPopper, o perfil oficial do Twitter da versão japonesa do Produce101 confirmou que haverá uma segunda temporada em breve e isso já ouriçou os japoneses. Para se ter uma ideia, segundo a Modelpress, o Tweet recebeu mais de 17.000  RTs em menos de 50 minutos! E olha que depois que o Twitter dificultou a forma de dar RT, só fazemos isso com aquilo que queremos mesmo compartilhar.

Porém, não foi dada nenhuma informação oficial da data e se a temporada revelaria um girl group ou um outro boy group, lembrando que a primeira temporada revelou um boy group, que é o JO1, que, apesar de ser pouco valorizado pelos estrangeiros, é um sucesso estrondoso no Japão! Tudo o que o JO1 faz vira notícia.

Agora dá pra entender a ansiedade dos japoneses.


Porém há sinais que possam abrir teorias. O primeiro é a foto em si, olhando mais de perto dá pra ver que o 2 tem a aparência de gelo, o que remete a inverno, e está chegando o inverno japonês, então pode ser que esse "em breve" seja breve mesmo. Quem sabe em dezembro, que é quando começa o inverno. Mas é mais provável que o Produce101 comece em 2021, talvez em janeiro.

Daí vocês perguntam: a pandemia não vai atrapalhar?

Não mesmo, pois a TV japonesa está mais preparada para lidar com essa situação em que o mundo está vivendo. Os trainees com certeza serão examinados com frequência e haverão medidas severas de higiene e de prevenção. 

Quanto ao grupo, há grandes chances dessa temporada revelar um grupo feminino. Primeiro porque a primeira revelou um boy group, e sabendo que o Produce alterna entre as temporadas, é mais lógico que venha um girl group.

Segundo (e esse motivo é mais triste), o IZ*ONE, que é um grupo temporário como todos os outros que vieram do Produce101, está com o disband marcado para o final de abril de 2021. E teoricamente o motivo para a versão japonesa do reality ter iniciado com trainees masculinos seria para não haver competição com o IZ*ONE, que tem foco no Japão também.

Perceba que nenhum grupo do Produce101 coreano teve que competir com um outro mais velho revelado pelo mesmo programa. Quando o IZ*ONE debutou o I.O.I já havia dado disband, mesma coisa com o X1, o Wanna One já havia dado disband também.

Isso é sinal de que tanto o Japão, quanto a Coreia estarão livres para fazer novos girl groups, o que deixa ainda mais forte a teoria de que a segunda temporada será com meninas.

E há de se concordar que uma temporada feminina irá bem a calhar nesse momento que é sem dúvida a era dos girl groups. E dentro do Japão, IZ*ONE e NiziU são exemplos claros de que as mulheres estão conseguindo muito mais engajamento a nível mundial do que os homens.

Fora que os japoneses estavam desejando isso desde Produce48, cujo resultado foi sofrido, embora hoje em dia as meninas sejam muito queridas. Se pra nós brasileiros foi triste imagina para os japoneses, que esperavam no mínimo 6 japonesas em um grupo de 12 integrantes e no final tiveram que se contentar com apenas 3.

Se essa nova temporada de Produce 101 for feminina, agora eles terão 11 meninas japonesas, ou pelo menos a maioria, já que na temporada anterior haviam trainees coreanos, mas nenhum deles debutou no JO1.

Por enquanto, vamos aguardar novas informações

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

As pegadinhas mais hardcore com o Tanaka

Tanaka paralizado de medo

Quem conhece Naoki Tanaka sabe muito bem que uma de suas principais características é ele ser uma pessoa que se assusta muito fácil. E quando isso acontece a reação é sempre bem exagerada.

Juntando um cara medroso com a falta de limites das pegadinhas japonesas, o resultado é diversão garantida para o telespectador, afinal, quem é que não gosta de ver uma pessoa passando por um perrengue na TV? 

Por causa disso, Tanaka sempre foi alvo dessas brincadeiras, principalmente nos anos 90, quando a TV japonesa não tinha limites mesmo e o Cocorico era ainda uma dupla de comédia pouco conhecida e sem nenhum peso no nicho.

Porém, tem algumas pegadinhas que passaram do ponto e deixaram o Tanaka bem mais do que assustado e com isso fiz um pequeno ranking delas com direito a GIFs!

Obs: os links estão nos títulos em negrito. Como programas japoneses são deletados toda hora na internet, pode ser que não estejam mais disponíveis.


5º lugar: O dia em que Hamada pegou pesado

Tanaka na época era tão ingênuo que sequer se defendeu

Um dos episódios mais marcantes e controversos do Gaki no Tsukai foi quando Hamada pregou uma peça no Tanaka. No suposto final de um quadro comandado pelo líder do Cocorico (que era bom, pois Tanaka soltava seu lado durão), Masatoshi Hamada se mostrou indignado porque estavam tentando gravar o episódio várias vezes e não estava ficando bom e começou a intimidar o Tanaka. No final das contas Hamada bateu muito no Tanaka.

Depois que o resto do elenco e a produção apartaram a briga, Tanaka começou a chorar e essa cena viralizou até hoje. No final chegou Hamada e seu parceiro Matsumoto Hitoshi dizendo que era uma pegadinha e Tanaka ficou aliviado. Foi um susto e tanto!

Deu dó do Tanaka...

Antes de continuar, é bom falar quais foram as reações diante dessa brincadeira. Olhando os comentários na internet, os fãs estrangeiros em geral não gostaram nem um pouquinho e ficaram com pena do Tanaka. Já os japoneses são mais divididos. Uns não viram nada demais, outros acharam uma brincadeira de péssimo gosto e se lamentam pelo senso de humor do povo antigamente. Chegaram até a acusar o Hamada de estar aproveitando de sua posição de veterano (portanto, superior na cultura japonesa) para humilhar o novato.

Ainda há de se acrescentar que parece que nem a própria produção se sentiu bem com aquela pegadinha, tanto que o Hamada estava bem mal no final. De modo que fizeram uma paródia desse episódio com o Hosei tentando peitar o Amegari Kesshitai. Porém ele acabou foi apanhando (eram 2 contra 1 né!).


4º lugar: O falso ataque ao Cocorico

Não só o Tanaka, mas a plateia inteira foi trollada, pois eles gritaram

Na época, o Cocorico ainda não fazia parte do elenco regular de Gaki no Tsukai. Eles eram semi-regulares que costumavam abrir os shows ou atuar como mestres de cerimônia nos episódios. Da mesma forma que o License hoje em dia. Nisso, eles estavam fazendo o seu número de abertura normalmente.

Todo mundo estava rindo, se divertindo e tals até chegar um suposto fã do Downtown que percebendo que no palco estavam dois rapazes (até então) desconhecidos no lugar de sua dupla favorita ficou evidentemente indignado e começou a atrapalhar o show brigando com o Cocorico até ser expulso por seguranças, o que deixou Tanaka um pouco assustado, mas tentando disfarçar para manter o personagem (profissionalismo).

O show continuou até o cara voltar bem mais agressivo e pra piorar com uma arma na mão! Ele começou a atirar e seu parceiro Shozo Endo (que era o cúmplice) fingiu ter sido baleado sobrando Tanaka. No final apareceu o Downtown fingindo serem diretores da cena, como se aquilo tudo não passasse de um filme. Diferente da pegadinha anterior, Tanaka não se recompôs imediatamente.


3º lugar: O clássico do táxi maluco

Um clássico da TV japonesa

Pra quem acha que o Gaki no Tsukai pega pesado é porque não viram ainda as pegadinhas da concorrência na mesma época!

O programa em questão era o Beat Takeshi no D-1 Grand Prix, que foi um especial transmitido em 1997 e em 1998 na TV Asahi. Embora o programa seja pouco conhecido de nome, as pegadinhas dele são facilmente encontradas na internet até hoje e são conhecidas por serem muito insanas!

O Cocorico apareceu basicamente em todas as edições do D-1 Grand Prix e só o Tanaka, em todas elas.

Na pegadinha, Tanaka foi supostamente convidado para participar de um dorama da NHK sobre samurais, para chegar no local da gravação ele teve que pegar um taxi, porém, aconteceu de tudo! O carro pegou fogo, capotou, andou sob duas rodas... Só de ler dá pra sentir o desespero que Tanaka sentiu.

E o motorista ainda quis cobrar a corrida no final...


2º lugar: O clássico do táxi maluco versão turbinada

Se ele não se abaixasse a tempo era o fim do Tanaka.

E se eu disser que essa pegadinha teve um reboot ainda pior?

Sim. O D-1 repetiu o táxi maluco, novamente com o Tanaka, que, para cair na armadilha, Endo (sendo o cúmplice do mal novamente) teve que entrar no carro e sair depois, daí tudo começou. Tanaka, que graças à pegadinha anterior já conhecia muito bem essa história, já entrou em desespero quando o carro começou a andar.

A diferença da pegadinha original, além da duração mais curtinha, é que tinha uma escavadeira com uma pá bem baixa no final que DESTRUIU O CARRO!!! O motorista e Tanaka tinham que se abaixar se não poderiam morrer ali mesmo.


1º lugar: Pânico no ar

O momento em que Tanaka pensou que iria morrer

Acreditem! Tanaka já passou por uma situação bem pior que a da clássica pegadinha do táxi! E novamente foi coisa do D-1. E isso foi no mesmo dia em que ele foi quase morto por uma escavadeira. No caso horas antes.

Ao invés de um táxi maluco fazendo manobras arriscadas, Tanaka foi colocado em um avião maluco fazendo manobras arriscadas, o que é ainda mais desesperador! Imagine embarcar em um avião e de repente ele começar a fazer loops, voar de cabeça pra baixo e subir insanamente em um ângulo de 90º?!

O ponto alto da pegadinha foi quando o piloto disse que o motor do avião teria desligado e começou a simular uma queda. Tanaka entrou em pânico total! 

E foram 30 minutos voando loucamente!

Reparem que Tanaka estava prestes a bater no corrimão

O comediante saiu dali tão baqueado que não conseguia nem andar na direção correta.

Com tudo isso, não me admira o D-1 ter durado pouco tempo.

O vídeo do avião foi postado por um japonês no YouTube muitos anos atrás e foi deletado. Por isso pouquíssima gente sabe dessa pegadinha. Mas ainda assim vale a pena falar dela pois foi sem dúvida a experiência mais insana e assustadora que Tanaka já teve.


Menção honrosa: Um banho diferente

Porra, Shimura, é verdade que o Tanaka gosta de animais, mas não desse jeito.

Depois de tantas pegadinhas pesadas nas quais Tanaka achou que o pior fosse acontecer, vamos aos refrescos com uma que deu apenas um susto no comediante, que pelo programa já sabia que seria trollado, mas não deixa de ser hardcore.

Esse foi no Shimura Ken no Bakatono Sama, que, como o próprio nome já diz, era um programa do eterno Ken Shimura exibido na Fuji TV.

Novamente Tanaka e Endo, junto de um outro comediante, Toru Watanabe, sofreram juntos e no caso todos os convidados estavam cientes de que seriam punidos.

Haviam 3 cabines e em cada uma haveria uma punição diferente, cada um entrou em sua cabine e assim começou o batsu game (lembrando que o termo, que significa "jogo da punição", não é exclusivo do Gaki no Tsukai).

Toru pegou o castigo mais leve, que foi um banho de farinha. Endo já pegou um castigo mais pesadinho. Tomou banho de um creme branco estranho. Endo não sabia o que era e fez um drama, mas provavelmente o creme deve ser só uma água com farinha.

Já o Tanaka pegou o castigo mais pesadão de todos e tomou banho de sapos. Sim. Jogaram sapos de verdade no Tanaka. Deram até zoom pra provar que eram de verdade. Há de se destacar que Tanaka já estava prevendo a merda o que iria acontecer.

Abro espaço pra dizer que há um ponto negativo aqui, que foi usar sapos pra uma pegadinha. Eles foram jogados da mesma forma que a farinha. É muita crueldade com os sapos.


Dá pra ver que Tanaka passou por uns perrengues e tomou bons sustos! Era o preço na época pra um comediante novato aparecer na TV japonesa.