A NHK finalmente divulgou a tão esperada lineup do Kohaku Uta Gassen (Clique aqui para ver a lineup em romaji), que parou a internet japonesa. Basicamente a página dos trending topics do Twitter estava tomada por assuntos relacionados ao Kohahu.
A lineup do Kohaku ainda fez barulho entre os estrangeiros. Pra se ter ideia, o perfil oficial do evento mostrou a lineup ao meio dia no horário japonês, aqui no Brasil era meia noite e muito brasileiro ficou pelas próximas horas da madrugada falando sobre isso.
Para contextualizar, o Kohaku Uta Gassen é uma tradicional competição musical organizada e transmitida pela emissora japonesa NHK. Como a NHK é a única emissora japonesa que passa na TV a cabo brasileira, muita gente no Brasil conhece esse programa e assiste. Muitos da comunidade nipo-brasileira e outros simples amantes da música e cultura japonesa (como eu).
A competição é entre o time feminino (o time vermelho) e o time masculino (o time branco). O que decide a vitória é o voto dos jurados e do público (apenas os japoneses podem votar). Geralmente quem ganha é o time branco, pois como sabemos que quem engaja mais na mídia são as mulheres, e que muitas delas dão biscoito pros héteros padrãozinho idols bonitinhos.
É também um show que tem um público kPopper muito grande desde que o TWICE começou a aparecer no show.
Sabendo bem sobre o show, vamos adiante.
Muita gente ficou bem insatisfeita com a formação do time vermelho, pois não tinha TWICE, nem AKB48 ou seus grupos irmãos, o que chocou muita gente, pois elas tem aparecido nesse show religiosamente desde 2008, e nem o IZ*ONE, que por ser um grupo bem popular com disband marcado para 2021, seria justo que elas aparecessem pela primeira e última vez no Kohaku, como o último grande evento das meninas.
Mas afinal, porque grupos tão populares como TWICE, AKB48 e IZ*ONE não apareceram?
Poucos sabem, mas para a seleção dos artistas ou grupos participantes, existem requisitos que são o sucesso que o grupo fez durante o ano e o apoio que eles tem do público (no caso o japonês).
O sucesso se refere a números que o grupo ou artista conseguiram durante o ano como vendas posicionamento em charts, streaming, views...
Já no apoio, a NHK faz uma pesquisa perguntando um determinado número de internautas cadastrados os artistas que eles querem que apareçam na próxima edição do Kohaku, sendo obrigatório que falem artistas homens e mulheres.
Ainda tem a questão do planejamento do show. Se a agenda do artista está muito cheia, se a empresa negar o convite, se o artista vai se adaptar ao tema escolhido para a edição e etc.
O AKB48 infelizmente está decaindo cada vez mais e só não está numa situação pior graças ao Produce48, que deu uma sacudida na carreira delas, e aos fãs internacionais que apoiam bastante o grupo.
O AKB48 não tem mais nenhuma integrante da primeira geração, muitas idols populares se graduaram tem anos e pros japoneses, elas foram superadas pelo Nogizaka46 e seus grupos irmãos: Hinatazaka46 e Sakurazaka46, não só em popularidade como artisticamente, pois as idols dos grupos 46 vem demonstrando técnicas de canto e dança superiores aos grupos 48.
Dá pra ver que o AKB48 está tomando o mesmo rumo que Ayumi Hamasaki, que um dia foi a rainha do jPop. Aparecia sempre no Kohaku Uta Gassen, mesmo tendo o seu próprio show de ano novo, o Countdown Live. A NHK dava um jeito colocando-a como primeira atração para que ela pudesse ir embora logo do estúdio e fizesse seu show normalmente.
Porém, já tem um bom tempo que Ayu não aparece mais no Kohaku. As vendas dela foram caindo e a popularidade também.
Mas e quanto ao TWICE e ao IZ*ONE?
Em 2020, ambos os grupos tiveram um bom rendimento no Japão, More & More e Fanfare do TWICE e Beware do IZ*ONE apareciam nos charts.
Com isso entra em cena o quesito burocrático. Tanto as meninas do TWICE, quanto as do IZ*ONE estão na Coreia e não podem sair de lá por causa da pandemia. De modo que a NHK teria que bancar um cenário bem como uma equipe e aparelhos de filmagem apenas para elas. A emissora até tem condições, mas seria um gasto de tempo dinheiro e trabalho extra para apenas um ou dois grupos isolados.
Outro ponto é que o TWICE está atuando sem a Jeongyeon, que foi afastada temporariamente por estar com ansiedade (mas ela está voltando aos poucos). E embora o NiziU esteja sem a Miihi pelo mesmo motivo (dona JYP, trate melhor os seus idols!), ela acabou de entrar no mundo da música e não tem uma fandom tão sólida quanto a Jeongyeon que tem 5 anos de carreira!
Vamos lembrar também que nem todo japonês é jPopper ou kPopper, tem gente (e não é pouca) que gosta de um gênero menos comercial como o da MISIA, da Milet ou do Gen Hoshino. Tem também os amantes do tradicional gênero enka (aliás, Kohaku Uta Gassen não é a mesma coisa sem enka). E tem ainda o povo da nostalgia que quer sim ouvir uma Seiko Matsuda, que é basicamente a mãe do conceito fofo do jPop, que domina até hoje.
O Kohaku Uta Gassen é um show feito pra toda a família.
Mas não vamos ser ingênuos. Há de se desconfiar de certos escolhidos, como o Foorin, porque eles são um grupo temporário criado pela NHK para cantar uma música para as olimpíadas, que foram adiadas, fazendo com que Foorin durasse por mais um tempo. Por ser um grupo da NHK, o Foorin terá privilégios no Kohaku.
Muitos odiaram a escalação do Foorin, que perto de AKB48, TWICE e IZ*ONE, é um grupo nada popular que pra piorar tem apenas uma música que já enjoou (esse vai ser aquele momento que os japoneses vão mudar de canal pra dar uma espiadinha no Gaki no Tsukai... isto é, se tiver). Além disso a maioria das pessoas que assistem o Kohaku não tem o menor interesse em ouvir um grupo formado apenaspor crianças.
Também há de se desconfiar da quantidade absurda de grupos da Johnny's & Associates. De 21 selecionados para o grupo branco, 7 são grupos da Johnny's e embora os idols dessa empresa sejam bastante populares no Japão, houveram reclamações. E há um mistério: por que o grupo vermelho é tão eclético e variado enquanto o grupo branco é basicamente formado por jPop idols?
A lineup do Kohaku Uta Gassen divide opiniões e sentimentos, mas sabemos que quando chegar 31 de dezembro, esses artistas vão parar a internet e ninguém vai se lembrar que em novembro ficou frustrado com a ausência de determinado cantor ou grupo.
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