domingo, 27 de dezembro de 2020

Por que o NiziU deu tão certo?

O debut do NiziU foi o maior acontecimento do jPop em 2020.

Make You Happy tem atualmente mais de 100 milhões de views!!! E Step and a step mais de 55 milhões! Pra se ter ideia do sucesso que foi logo de primeira.

E se for levado em consideração que se trata de um grupo japonês, e que grupos japoneses levam de meses a anos pra atingir essa mesma marca, por mais famosos que eles sejam, é muita coisa mesmo!!

E claro que elas não tem só view como algo pra se gabar. O NiziU sempre aparece nos charts de vendas, já gravou comerciais (inclusive do famoso chiclete Fit's), apareceu em várias capas de revistas de moda famosas no Japão, toda aparição que elas fazem na TV vira trending topic no Twitter e toda notícia sobre elas em qualquer site de fofoca japonês entra no ranking de acessos!

O NiziU é tão popular que elas estão dando trabalho pra girl groups veteranos famosos no Japão.

Isso é que é poder. E há de se lembrar: o NiziU acabou de chegar!

E qual foi a fórmula do sucesso das meninas (além do talento, claro)?


1 - É um grupo da JYP!

A empresa para qual um artista trabalha pesa muito! Grupos de empresas grandes já recebem um grande apoio antes mesmo de debutar. Além disso, uma empresa grande obviamente terá mais estrutura para preparar os idols, fazer produções impecáveis e divulga-los bastante.

E se ela for uma das maiores da indústria do kPop, aí é que pesa mesmo! Afinal, a JYP está entre as 3 maiores empresas da indústria do kPop.

E focando na JYP em particular. Muita gente sabe que o TWICE é dessa empresa. Tanto na Coreia quanto no Japão elas entre os grupos de kPop mais queridos. No Japão, os comebacks do TWICE ficam no topo de qualquer chart.

E não é só TWICE, Stray Kids, GOT7 e até ITZY, que tem um conceito diferente do que os japoneses gostam, conquistaram o Japão.

A ideia de ter um grupo da JYP formado apenas por japonesas obviamente empolgou os kPoppers japas. Imagine que a JYP resolvesse debutar um grupo só com brasileiras? Seria um puta sucesso aqui no Brasil. Mesma coisa por lá.

Abro um espaço para dizer que por causa do NiziU e do Nizi Project, a figura do J.Y Park ficou um tanto quanto marcante no Japão.


2 - A forma como exibiram Nizi Project


O survival show (ou reality de sobrevivência) que revelou o NiziU era exibido na TV através de um dos programas matinais mais famosos do país, o Sukkiri. Pra quem não percebeu, Nizi Project era um mini reality de um programa maior e com a audiência já definida, o que ajuda muito!

É importante lembrar que, diferente da Coreia e da China, o Japão não investia muito em survival shows até 2020 com o Produce 101 que revelou o JO1. Com o sucesso do NiziU e do JO1 pode ser que isso se torne uma tendência, mas é fato que na época de Nizi Project, as emissoras japonesas torciam o bico pra esse formato de reality show.

Com isso, colocar o Nizi Project dentro do Sukkiri não foi só pra divulgar o reality, mas também para não correr riscos que teriam se Nizi Project fosse um programa normal.

O Sukkiri aparece constantemente nos TTs do Twitter, os apresentadores desse programa estão entre os mais queridos do Japão e é exibido em um "horário nobre", que tem bastante audiência. E a quarentena que obrigou todo mundo a ficar em casa, e consequentemente poder ver o Sukkiri (que passa das 8:00 às 10:30), só ajudou.

Mas é claro que nem todo mundo pode se dar ao luxo de ficar em casa de manhã, além disso, a JYP estava também pensando nos coreanos e no resto do mundo. Eles não iriam pensar tão pequeno e fazer um grupo só pro Japão e só faturar com eles.

Com isso os episódios foram publicados em diversas plataformas da internet, inclusive o YouTube. Diferente dos japoneses, que estão começando a descobrir o poder desse site, os coreanos estão por dentro da importância do YouTube, ainda mais no kPop (é bem provável que foi lá onde você foi apresentado ao gênero).


3 - Seguiram muito as tendências japonesas, mas sem deixar o estilo coreano de lado

A JYP não fez simplesmente um grupo com japonesas e botou elas pra executar um conceito 100% kPop. O NiziU é de uma empresa coreana, as meninas treinaram na Coreia, mas é um grupo de jPop, só que com algumas influências do kPop, que nem o JO1 do Produce101 japonês.

No Japão, o pessoal gosta muito de coisas fofinhas, meiguinhas, inocentes. Quase todos os grupos femininos de jPop seguem essa linha fofa, ainda que seja pra uma pegada mais alternativa, fora do padrão AKB48 ou Morning Musume. E até os grupos masculinos atuais tem um pé na fofura.

Então o mais sábio seria fazer do NiziU um grupo com o conceito fofo e inocente, algo parecido com o TWICE na fase raiz. Mas também não fizeram delas um "TWICE 2.0".

Mas o destaque não é apenas o conceito, mas outros elementos como o estilo de cantar. No NiziU há mais ênfase na fofura em comparação aos grupos coreanos da JYP. Tem ainda as letras das músicas. Que são sobre a idol confiar no fã ou querer fazê-lo feliz, tema bem recorrente nos girl groups de jPop.

Já o lado coreano fica por parte das coreografias complexas, rap lines, uso de um cumprimento oficial (we need you. Kon'nichiwa NiziU desu), nome da fandom definido (WithU), high notes obrigatórias e principalmente da proposta do grupo.

Na Coreia, idols são artistas perfeitos que vão conquistar com seu talento, beleza e simpatia. Já no Japão, o idol é uma figura preparada para ter a imagem de "namorado perfeito", o objetivo é apaixonar as pessoas no sentido romântico da coisa.

Olhando o NiziU dá pra ver que elas não estão sendo mostradas como namoradas perfeitas, mas sim como artistas perfeitas. Há a consciência de que várias pessoas vão se apaixonar por elas, mas este não é o objetivo da JYP.


4 - Grupos vindos de survival shows costumam dar certo (JO1 que o diga)


Muitos grupos formados em reality shows fazem muito sucesso após o debut. Isso se deve a dois fatores, o primeiro é que as pessoas já são apresentadas às personalidades e capacidades dos trainees antes do debut. O telespectador é conquistado pelo carisma, talento e visual do trainee e já quer apoiá-lo desde cedo.

E até mesmo os que perdem determinado survival shows já tem uma vantagem com a participação e acabam debutando em outros grupos posteriormente, que recebem grande apoio antes do debut, mesmo que seja de empresa pequena.

O segundo motivo é que o grupo está sendo divulgado por uma emissora de TV! Quer coisa melhor?

Aliás, não é qualquer emissora, mas sim a NTV, emissora que transmite o Sukkiri, que tem como o hábito exagerar na divulgação de um artista que esteja trabalhando por lá. Ser revelado pela NTV é ter garantia de enorme divulgação de seus trabalhos.


5 - NiziU é jPop, mas está ligado ao kPop

A esta altura não é necessário explicar muito a ligação do NiziU com o kPop. São idols da JYP, treinadas na Coreia, possuindo, portanto, o mesmo nível de habilidade que integrantes de grupos coreanos, e que se inspiram no kPop.

Vamos combinar que o mundo deitou pro kPop! E no Japão essa relação de amor com o gênero é ainda mais antiga, já que as empresas coreanas vem investindo no Japão há anos! E quando eu digo "anos" é uma relação de mais de uma década! Tempo o suficiente de um idol virar trainee debutar e fazer sucesso.

E o kPop está ficando cada vez mais popular e poderoso. Vários comebacks pararam a internet este anos e atingiram milhões de views na data de estreia em menos de 24 horas!

Com isso, dá pra ver que NiziU seria beneficiado por sua ligação direta à música coreana.


Bônus!!!

Como muitos sabem, o NiziU vai se apresentar no Kohaku Uta Gassen deste ano e que o grupo está se apresentando e fazendo outros trabalhos como comerciais apenas com 8 integrantes, já que a Miihi foi afastada por motivos de saúde.

O esperado era que o NiziU aparecesse no Kohaku da mesma forma: sem a Miihi. Porém, algo animou os WithU que foi a apresentação do grupo completo no Music Station da TV Asahi em plena noite de Natal.

Outro detalhe é que no Music Station, o NiziU se apresentou com Make You Happy, ao invés de promover Step and a step. O que é compreensível, pois a Miihi não participou da coreografia da música de debut, logo ela não tem domínio para se apresentar com Step and a step. E já foi confirmado pela NHK que o NiziU cantará Make You Happy no Kohaku

Então isso pode ser um sinal de que a Miihi está voltando e que no Kohaku, o NiziU vai marcar presença com todas as 9 meninas.

Se isso acontecer será ótimo, pois o Kohaku Uta Gassen é o show musical mais importante da TV japonesa!!! Ele é exibido há gerações e faz parte da vida de milhões de japoneses.

Um cantor ser convidado para cantar em um festival desses é uma grande honra, porque significa que ele é um sucesso (tendo em vista que os artistas são escolhidos por critérios de popularidade, isso ignorando o pessoal que é cotado). Mas pode ser uma oportunidade única, porque pode ser que o artista não seja escolhido no ano seguinte, o que é difícil no caso das mulheres, mas não é impossível. Então Miihi não pode deixar de comparecer no Kohaku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário