sábado, 26 de dezembro de 2020

O maior cancelamento do Japão em 2020

No post anterior eu já tinha falado sobre o caso do comediante Ken Watabe que traiu sua esposa Nozomi Sasaki, o que rendeu muito barulho no Japão, mas não me aprofundei muito pra não fugir do tema principal, porém hoje vamos entrar em mais detalhes e saber porque Watabe foi o maior cancelado de 2020 no Japão.

Para entender o tamanho do cancelamento, é preciso saber qual era a reputação que Watabe tinha antes 

Watabe faz parte da dupla UNJASH junto com Kazuya Kojima, que por sua vez é o líder. Quem assiste vídeos de comédia japonesa legendados no YouTube provavelmente deve ter assistido a alguma das apresentações deles (que são muito boas por sinal). Aliás, já começamos por aí! Eles são conhecidos dentro e fora do Japão.

O UNJASH é um dos maiores nomes da 4ª geração de comédia do Japão. Ganharam muitos concursos e prêmios nos anos 2000, participaram de vários programas de variedades populares bem como atuavam como apresentadores também. Eles tem até o seu próprio programa, o Shiro Kuro UNJASH.

Watabe fazendo primeiro arremesso cerimonial pelo Hanshin Tigers!

Watabe em particular era um comediante muito querido. Antes do escândalo, ele sozinho (sem o Kojima) fazia parte do elenco regular de 5 programas. Todos eles dos principais canais japoneses: NTV, Fuji TV, TV Asahi e TBS. Gravou comerciais, tinha programas de rádio, um canal no YouTube com uma boa quantidade de inscritos para um iniciante naquele site (o canal de Watabe foi criado no final de 2019).

O nome de Watabe e/ou do UNJASH apareciam direto na categoria comediantes do site TV Ranking, que pode não ser o "medidor de popularidade" mais confiável do mundo (nem a Oricon é tão confiável assim nos rankings), mas dá pra se ter uma ideia do tamanho da popularidade de alguém. Detalhe: o nome do Kojima até hoje não aparece lá.

Evidentemente, ele era o mais popular do UNJASH. Mesmo não sendo o líder.

Watabe e Sasaki apareciam muito juntos em programas de variedades, tiravam fotos juntos para as redes sociais e até comercial juntos eles já gravaram. Eles eram mostrados como um casalzinho perfeito e feliz.

Tendo noção da reputação do Watabe, podemos ir ao ponto desse post.

A notícia da traição de Watabe foi divulgada em junho deste ano, diante do tamanho da repercussão, Watabe pediu desculpas públicas pelo escândalo que causou (no Japão é comum os artistas que se envolveram em algum escândalo pedirem as mais profundas desculpas em público).

Mas não adiantou. Watabe recebeu uma enxurrada de hate nas redes sociais. Seu canal no YouTube que estava cada vez mais próximo dos 100 mil inscritos sofreu uma perda expressiva indo da casa dos 70 mil para os 60 mil. Os vídeos mais recentes tem milhões de views, mas só porque a galera queria atacá-lo de alguma forma. O número de dislikes é extremamente alto e os comentários foram desabilitados.

Pra se ter uma ideia, Watabe sumiu completamente da mídia. Ele deixou de aparecer nos programas do quais participava. Até mesmo o Shiro Kuro UNJASH, que passou a ser apresentado unicamente pelo Kojima.

 O comediante ainda abandonou suas redes sociais e deixou de atualizar seu canal no YouTube.

Houveram rumores de que Watabe apareceria no No Laughing 2020 como retorno à TV, o que, como foi dito no post anterior, causou enorme revolta. A situação foi tão séria que até Hitoshi Matsumoto mandou um tweet revoltado, mas ao mesmo tempo misterioso (afinal ele deve manter sigilo) sobre a notícia divulgada erroneamente. Aparentemente a volta de Watabe pelo No Laughing é só um rumor.

Watabe durante coletiva de imprensa

Recentemente Watabe juntou uma coletiva de imprensa para se desculpar. O evento foi divulgado pelo YouTube em vários canais oficiais de emissoras de TV e sites de notícias do mundo do entretenimento como a Oricon. Todos os vídeos receberam muitos views e novamente uma chuva de dislikes.

Dá pra ver o tamanho do ódio que os japoneses tem em cima de Watabe. Vendo um comediante muito respeitado e admirado ter despencado a esse ponto na consideração do povo, dá pra concluir que Watabe foi sem dúvida o maior cancelado de 2020 no Japão.

Após a traição de Watabe, Sasaki apareceu como garota da capa em 3 revistas diferentes, sendo a An-an de maior relevância.

Em contrapartida, Sasaki, que estava um tanto quanto afastada da mídia por causa da gravidez e da pandemia, recebeu grande visibilidade novamente. A internet japonesa havia ficado do lado da modelo e as emissoras aproveitaram essa fase em alta.

Sasaki de junho pra cá apareceu em capa de revista, fez participações em especiais e programas de variedades e tinha o seu nome aparecendo em rankings de busca de grandes sites como a Modelpress.

Daí vem a pergunta: por que Sasaki com tantos trabalhos não se separou logo do seu marido?

Sasaki no 24 Hour Television 2020. Meses após o escândalo.

No Japão existe infelizmente grande preconceito com relação ao divórcio, por isso as pessoas resistem a se separar. Além disso, o casal tem um filho pequeno, lembra? E outra coisa que não é muito comum no Japão é a contratação de babás ou domésticas. Ainda que seja uma família rica e famosa. 

Sasaki não é louca de se separar, pois com uma criança tão novinha, ela teria que parar de trabalhar para cuidar dela. O que além de gerar algum prejuízo financeiro pra família, vai arruinar a carreira bem sucedida que ela tem.

Ah, e o Watabe ficar com a guarda de seu filho está fora de cogitação, pois no Japão é raro disso acontecer.

Portanto, Sasaki está tendo que deixar a raiva de lado e correr atrás do prejuízo causado pelo marido.

E falando em "correr atrás do prejuízo", outra pessoa que deve ser destacada aqui é o parceiro do Watabe, o Kojima, que também recebeu bastante apoio após o escândalo.

O líder subestimado do UNJASH passou a ser mais valorizado pela galera hoje em dia. Pra se ter ideia do quanto Kojima subiu no conceito dos japoneses, a dupla foi indicada pela primeira vez ao ranking da Bunshun dos 100 comediantes mais queridos em 2020 na 42ª posição. Nas justificativas expostas pelo site, só se falava bem do Kojima. Watabe sequer foi citado.

Em junho deste ano, Kojima abriu o seu canal no YouTube e avança rapidamente em rumo a 1 milhão de inscritos! Atualmente ele tem mais de 770 mil.

É importante destacar, ele começou um canal em junho. No mesmo mês em que Watabe foi cancelado.

 Parece até que ele, já sabendo do caso do parceiro, que a mídia o flagrou e que isso estragaria a reputação da dupla (injustamente, pois foi o Watabe quem errou. O Kojima não merecia pagar o pato), investiu mais em si como solista para salvar o UNJASH e obviamente a ele mesmo! Kojima, você é um gênio!

Shiro Kuro UNJASH apresentado apenas pelo Kojima

É fato que Kojima da segunda metade de 2020 pra cá carregou sozinho o UNJASH nas costas e salvou a reputação da dupla.

Mas afinal, a carreira de Watabe está arruinada?

E a resposta é não.

Muitos outros comediantes também traíram suas esposas (algumas tão famosas quanto a Sasaki) com várias mulheres, receberam hate pesado, mas depois de um tempo dão a volta por cima.

E não vamos negar que Watabe, assim como Kojima, tem talento como comediante. Só de olhar pro rosto dele já dá vontade de rir. Isso e os trabalhos solo de Kojima que estão salvando a dupla podem ajudar Watabe.

Mas por enquanto, não há a menor chance de uma volta para TV e com isso, o comediante está aprendendo a lição da forma mais amarga o possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário