quinta-feira, 16 de junho de 2022

Kubotenki indicado ao ranking da Oricon


Após 3 anos e um pouco mais que 2 meses apresentando as previsões do tempo do programa matinal ZIP! Kubotenki (くぼてんき) finalmente conseguiu ser indicado ao tão concorrido ranking da Oricon de apresentadores meteorológicos mais queridos, na sua 18ª edição! Um ranking muito importante no cenário da meteorologia, com um peso tão grande que pode alavancar ou estagnar carreiras.

Kubo atingiu uma humilde, porém bem satisfatória 9ª posição em uma lista bem exclusiva onde todos os outros já haviam sido indicados anteriormente e dos 10 indicados, 7 eram nomes de peso no cenário da meteorologia.

Esta indicação veio para consolidar algo que já estava bem visível, mas era ignorado por muitos: Kubotenki está ficando cada vez mais popular! E a moral do meteorologista só aumenta quando vemos alguns detalhes que passam desapercebidos, mas dizem muita coisa.

Kubotenki e Elina Arai são os únicos indicados deste ano que não fazem previsões regularmente de segunda a sexta. Kubo aparece no ZIP! atualmente nas quintas e sextas. E no caso do meteorologista há um plus: o único trabalho dele na TV é o ZIP! Arai aparece na TV praticamente todos os dias, pois faz parte do elenco de outros programas. No geral, os indicados aos rankings da Oricon fazem várias aparições por semana.

Kubotenki também conseguiu ficar em 5º lugar em um dos sub-rankings que mostram quem são os apresentadores meteorológicos mais populares entre pessoas de idades específicas. No caso, ele foi indicado ao top 5 dos jovens adultos, de 20 a 29 anos.

Aliás a indicação do Kubotenki é um marco histórico dentro da Nippon TV (NTV), pois ele não só é o 1º meteorologista do ZIP! como é também o 2º contratado direto da NTV a ser indicado ao ranking em questão. Antes do Kubo, somente Minoru Kihara, meteorologista do noticiário vespertino news every, havia conseguido uma indicação.


Minoru Kihara com o famoso mascote Sorajiro (esquerda) e Daisuke Hourai (direita).

Tem o meteorologista Daisuke Hourai que vem sendo indicado desde o 11º ranking em 2015 até os dias de hoje. Mas ele não pode ser levado em conta, pois na realidade é um contratado de uma emissora subsidiária da NTV, a Yomiuri TV (YTV) e apresenta previsões de vários noticiários produzidos por ela, sendo o principal deles o Joho Live Miyaneya (情報ライブ ミヤネ屋), transmitido em rede nacional.

Isso significa que a NTV não tem mérito algum com relação às indicações. A NTV não escolheu Hourai e nem investiu nele, mas sim a YTV. Tudo o que a NTV faz é distribuir o Miyaneya em rede nacional. Já o News Every e o ZIP! são produções da NTV, que escolheu Kihara e Kubotenki.

Vale acrescentar que Kihara, quando foi indicado ao ranking pela primeira vez, já trabalhava na NTV há muitos anos. Era já um meteorologista veterano na época.

Isso significa que a NTV nunca havia conseguido lançar um meteorologista forte o suficiente para entrar no ranking, porém este cenário mudou com o Kubotenki.

Dá pra ver o tamanho do poder desse meteorologista!

E isso não é tudo. A própria Oricon chegou a comentar no artigo que divulgava este ranking que Kubotenki tinha chances de subir de posição. Raramente a empresa faz este tipo de aposta, de modo que pra fazer isso devem haver fundamentos que indiquem que Kubo é uma promessa de sucesso no futuro.

Obviamente a Oricon tem o resultado completo das enquetes que geraram os seus rankings. Ou seja, a empresa sabe quem ficou do 11º lugar pra baixo e eles já vinham observando o ritmo de crescimento do Kubotenki desde 2019 até aqui.

Além das pesquisas, há três outros fatores que possam ter feito a Oricon ter falado que Kubo pode subir futuramente.

O primeiro é que a empresa tem ciência do seu próprio poder. A Oricon é uma empresa que existe desde 1999, e sua maior especialidade são as pesquisas e estatísticas relativas ao mundo do showbiz no Japão. Só pra ter uma ideia, os charts mais importantes do cenário musical japonês são os da Oricon.

E como dito logo no começo, o ranking de apresentadores meteorológicos mais queridos tem o poder de alavancar ou estagnar carreiras. Uma vez que alguém é indicado, várias oportunidades se abrem.

O maior exemplo disso foi com a Asuka Kijima, ex-garota do tempo do ZIP! que exerceu esta função de 2017 a 2022. Ela se tornou modelo exclusiva da Non-no meses depois da sua primeira indicação, este trabalho fez ela virar uma modelo bem modinha.

Tudo bem que Kijima é uma modelo e Kubotenki é um meteorologista, mas mais adiante será explicado como o ranking impacta no caso dele.

 

Asuka Kijima subindo no ranking de 2019 até 2021

O segundo fator é que o ZIP! tem um bom histórico nos rankings. No total, o programa contou com 10 apresentadores meteorológicos. 4 deles foram indicados: Yuka Ueno, Mikiho Niwa, Asuka Kijima e agora o Kubotenki.

Ueno teve só um ano de ZIP! e não teve chances de ser indicada novamente, mas Mikiho e Kijima tiveram um tempo a mais e conseguiram subir significativamente de posição de um ano pro outro. Mikiho ficou em 9º lugar em 2013 e saltou pro 2º em 2014. Kijima ficou em 7º em 2018 e saltou pro 3º em 2019, foi vice em 2020 e campeã em 2021. Nenhuma das duas enquanto garotas do tempo caiu ou permaneceu na mesma posição.

Esta façanha nem mesmo o principal rival do ZIP!, o Mezamashi TV da Fuji TV, conseguiu fazer. E olha que estamos falando do programa matinal mais poderoso do Japão que tinha como rotina estar em todos os rankings da Oricon de apresentadores meteorológicos mais queridos, e era comumente o campeão deles. Esta categoria de ranking existe desde 2006 e todas as garotas do tempo ativas no Mezamashi TV daquele ano pra cá caíram ou se mantiveram na mesma posição durante suas trajetórias.

O ZIP! pode não ser campeão de audiência, mas é poderoso e o seu elenco é forte. Além disso a NTV sabe muito bem investir em determinada pessoa, dando uma grande visibilidade pra ela (as vezes até demais!).

Porém a NTV não teve essa disposição toda com o Kubotenki. Ele sempre foi tratado como um integrante de menor importância no ZIP! recebendo um dos piores tratamentos, sendo até excluído de ocasiões das quais os demais membros do trio do tempo participavam.

Trecho do extinto Jinsei Ga Kawaru 1-fun Kan no Fukaii Hanashi, num episódio que exaltava Masatoshi Kobayashi (atrás de máscara) como se ele fosse o meteorologista perfeito. Na cena Kijima estava dando seu depoimento sobre o seu colega e Kubotenki, que não foi chamado pra depor, estava tentando decorar o texto da previsão que ele faria naquele dia.

E nessa vem o terceiro fator: Kubotenki conseguiu subir nas piores condições.

Todas as garotas do tempo que passam no ZIP! são tratadas como rainhas. Aya Marsh mal chegou e já recebeu vários mimos em menos de 3 meses na função. O outro meteorologista, Masatoshi Kobayashi já recebeu uma boa atenção da NTV. Enquanto Kubotenki passou por poucas e boas no programa.

Kubotenki nunca apareceu em programas de variedades da NTV, nunca fez as tradicionais previsões temáticas fora da sede da NTV, esperou mais de um ano para ter a sua primeira reportagem longa dentro do ZIP!, o Tokushu, enquanto Kobayashi conseguiu a dele depois de três meses, passou 2021 inteiro sem usar roupas especiais ao contrário dos seus colegas, foi sempre excluído das edições especiais do ZIP! feitas para grandes eventos da emissora... 

Sem contar as pequenas atitudes da produção que beneficiavam Kijima, Kobayashi e Marsh, como closes mais fechados neles durante o programa ou suas imagens aparecerem gigantes nas thumbs dos vídeos para o YouTube, enquanto Kubotenki era filmado em um close mais aberto e aparecia bem pequeno nas thumbs. Era como se ele fosse tão feio e/ou desprezível que não podia ser visto de perto.

Repare no sorriso do Tanaka na facecam. Tanaka riu mais do Kubotenki do que de muito comediante famoso e premiado.

2021 em particular foi o ano em que Kubotenki mais foi excluído pela NTV, pois no final de março daquele ano, o comediante Naoki Tanaka havia deixado o ZIP! Ele aparecia como main personality, que são as celebridades que marcam presença num dia da semana específico, no caso do Tanaka nas quintas-feiras.

Tanaka foi um dos maiores se não o maior personality que passou no programa, e desde o primeiro dia ele valorizava o talento de Kubotenki tendo desenvolvido uma relação de grande respeito. Ele chegou a declarar que ficava ansioso para interagir com o meteorologista todas as quintas. Então, por causa do Tanaka, Kubotenki acabava ganhando um aumento de destaque. Só que depois que Tanaka saiu, esse pequeno privilégio havia acabado.

E por mais que Kubotenki tivesse um bom relacionamento com todos os outros personalities que trabalharam no mesmo dia que ele, nenhum deles tinha o mesmo peso na mídia que Tanaka, que era capaz de fazer a produção adaptar todo o clima do ZIP! pro estilo dele!


Kobayashi e Kijima em episódios da collab de aniversário do ZIP! com o Hirunandesu

Em fevereiro de 2022 A NTV PASSOU DOS LIMITES com Kubotenki. Foi realizada uma semana de collab com o ZIP! e o programa de variedades vespertino Hirunandesu para comemorar os 10 anos das duas atrações que estrearam em abril de 2011. Com exceção dos announcers de apoio, todos os integrantes do elenco regular do programa foram incluídos nas atividades, menos o Kubotenki.

Era um evento de aniversário do ZIP! Uma ocasião que celebrou a história do programa. Que exalta as pessoas que fizeram ele crescer e se tornar tão especial.

Ser excluído de um evento desses é muito triste! E por mais que não tivesse espaço pra todo mundo, até porque muita gente do Hirunandesu também foi excluída por este motivo, porque justamente o Kubotenki ficou de fora mais uma vez? Haviam atrações que ele poderia ter participado perfeitamente.

O pior de tudo é que dava pra incluir o trio completo no cronograma. Porém há coisas por trás dessa collab que fizeram a NTV a agir desta forma, e Kubotenki como sempre levou a pior. Mas isso aí é assunto pra um outro post. A collab entre ZIP! e Hirunandesu é um assunto com camadas demais pra ser abordada em detalhes por aqui.

Claro que Kubotenki não passou 3 anos e alguns meses só se lascando no ZIP! ele teve momentos de destaque, sendo o principal deles a sua aparição no dorama Hakozume: Tatakau! Koban Joshi em 2021, que aliás iniciou uma moda de apresentadores do tempo atuando como Kimiharu Saita e Akari Yamagami da NHK em Okaeri Mone, Shinwa Kataoka em Doctor Y e Kayako Abe em Kao Dake Sensei. Mas situações como esta eram raríssimas.

Contudo. Apesar das condições lamentáveis, Kubotenki não parou de crescer, se tornando o integrante mais popular do trio do tempo atual.

A Oricon percebeu o poder de Kubotenki. E ela não foi a única. A própria NTV, por mais injusta que fosse, percebia a popularidade de Kubotenki subindo. No fundo a emissora acreditava nele. Sabiam que ele conseguiria chegar longe sem precisar mover mundos e fundos. Que ele conseguiria ser indicado ao ranking pela primeira vez unicamente com os seus méritos o que de fato ocorreu.

A NTV confia tanto no Kubotenki que ele segue nas previsões do ZIP! e Kijima, que era uma das integrantes mais populares do elenco, não. Das raras vezes que Kubotenki teve destaque no programa, a produção o tirava da sua zona de conforto, coisa que não acontecia com nenhum outro apresentador meteorológico do programa.

Kubotenki debutando no ZIP!

Kubotenki foi sem dúvida o meteorologista que mais apresentou evolução em sua trajetória pelo ZIP! ficando cada vez mais comunicativo e com uma postura mais confiante e segura de si, até mesmo em tempos de desastres. E mesmo sendo extremamente desvalorizado, ele não se abalava, sempre entregava um trabalho bem feito. Uma previsão fácil de entender com bastante energia.

E se por um lado foi triste a saída do Tanaka, por outro foi algo que fez com que Kubotenki mostrasse sua desenvoltura com personalities tão diferentes melhor do que o Kobayashi. Quando Tanaka saiu, foi substituído pela lutadora Saori Yoshida, que mais adiante deu lugar ao roqueiro DAIGO, da banda BREAKERZ. E não podemos deixar de mencionar que Kubotenki ainda interagia com o dançarino Kenjiro Yamashita do grupo Sandaime J Soul Brothers na terça.

Seu carisma não cativava somente o telespectador, como também agradava a maioria dos seus colegas de trabalho, incluindo artistas famosos.

Kubotenki segurando um CD autografado que ganhou de presente do DAIGO e vestindo uma camisa oficial do Japão para as olimpíadas dada pela Saori Yoshida (e não foram os únicos presentes que ele ganhou dos dois)

Tendo sido esta ótima experiência com personalities um dos prováveis motivos da transferência do meteorologista das terças e quintas, para as quintas e sextas, que ocorreu em abril de 2022. Nas sextas, o ZIP! conta com personalities mensais. Todo mês um artista diferente marca presença no programa. Dependendo da ocasião, um mês pode contar com uma celebridade diferente a cada semana!

É confiar muito no Kubotenki o ato de colocar o meteorologista no lugar do seu colega que tinha experiência com diversos personalities durante três anos.

Claro que isso não é passar pano para 3 anos de injustiças, mas não dá pra negar que a emissora confiava demais no Kubotenki. E no final das contas a NTV foi compensada.

E como foi!

Para a NTV é algo muito gratificante e aliviante finalmente ver outro meteorologista que não fosse o Kihara sendo indicado. Já pro ZIP! em específico foi um 9º lugar muito saboroso, não só por ter um dos seus integrantes na lista dos mais populares, mas também no que se refere à eterna guerra do tempo que ele tem com o Mezamashi TV há anos. Desde sempre, Mezamashi e ZIP! se enfrentaram. Um tentava superar o outro em vários aspectos. Inclusive nos rankings de apresentadores meteorológicos.

Como dito antes, era rotina do Mezamashi TV aparecer no ranking todos os anos. Mas pela primeira vez na história, o programa não marcou presença. Com isso, Kubotenki fez o ZIP! tirar o Mezamashi do jogo e ainda se igualar ao rival com o número de indicados: 4.

Mas o maior compensado de toda esta história é sem dúvida o Kubotenki. Dá pra imaginar que este ranking lavou a sua alma depois de mais de uma década inteira sendo rejeitado e desprezado de todas as formas. Inclusive pela própria emissora, como foi visto aqui.

Kubo passou 12 anos tentando debutar como meteorologista, tentou a vida como comediante sem sucesso, ouviu durante os seus tempos de trainee que ele não tinha talento, tinha um conceito a frente do seu tempo e incompreendido, recebeu hate muito pesado na época de debut no ZIP! sendo chamado de feio, irritante, falavam mal do seu cabelo e suas roupas, alguns eram mais cruéis e o comparavam com criminosos do pior tipo! Até um site de "notícias" insinuou que Kubotenki tinha inveja da naturalidade do Kobayashi, que supostamente o fazia popular.

Fora os episódios muito tristes na vida dele como ter que passar um semestre de cama e desistir do seu sonho original de ser dançarino, presenciar dois dos maiores terremotos do Japão e perder o seu pai cedo.

A trajetória do Kubotenki foi difícil demais! Ele foi forte. Seu amor pela meteorologia e por ensinar e divertir as pessoas, principalmente as crianças, foi mais forte.

Uma frase dele mesmo que traduz sua relação com o tempo é um conselho que ele havia dado a alguns integrantes do grupo de jPop THE RAMPAGE que estavam atuando como garotos do tempo excepcionalmente num episódio específico. Kubotenki disse "tenho vários conselhos, mas o mais importante é o coração".

Não é a toa que ele comemorou com a sua família sua primeira indicação com um bolo com direito a 9 velas, simbolizando a colocação que ele obteve. O meteorologista confessou que a cada "parabéns" que ele recebia de seus amigos e seguidores, ele se sentia extremamente feliz e grato.

Além disso, esta indicação é algo que fará bem para a carreira do Kubo. Como dito no começo, os rankings da Oricon tem o poder de alavancar carreiras.

Por se tratar de um meteorologista, Kubotenki pode ser chamado para dar palestras com mais frequência, dar entrevistas e pareceres sobre o tempo e prevenção de desastres (uma vez que ele é especialista nessa área), ou até mesmo para falar da sua trajetória.

A NTV terá mais coragem de colocar Kubotenki em programas de variedades não só para falar do tempo, mas também para outras coisas a fim de mostrar mais a sua personalidade e carisma. Pode colocá-lo pra atuar novamente, tendo em vista que sua participação em Hakozume foi um sucesso. Claro que fazendo papeis menores, porque se a TV não facilita pra comediantes premiados por atuação imagina pra um meteorologista.

Também pode haver um aumento de espaço dentro do ZIP! Claro que Kubotenki nunca será o face das previsões do tempo recebendo tratamento de deus no programa. Enquanto houverem garotas do tempo, elas sempre receberão um destaque maior, ainda que menos populares que o Kubo como a Marsh. Isso acontece para que a garota do tempo se sinta compensada e tenha motivação para o trabalho.

Outra coisa que deve se colocar em mente é que pode ser que a produção não saiba no começo como agir para valorizar ainda mais o Kubotenki, já que é a primeira vez que o ZIP! colocou um meteorologista no ranking da Oricon. A NTV como um todo não faz ideia de como promover um meteorologista de forma eficaz.

E não vamos ser inocentes achando que uma indicação a um ranking da Oricon é garantia de isentar Kubotenki de sofrer qualquer injustiça no ZIP! Kobayashi recebe um tratamento de artista na NTV simplesmente por ser o meteorologista masculino mais enquadrado nos padrões de beleza japoneses dentro da emissora e também por ser empregado de uma das maiores empresas de meteorologia do Japão, a Weather Map, enquanto que Kubotenki é de uma empresa bem menor.

Na TV a coisa mais comum que existe são artistas padrãozinho recebendo mais biscoito da mídia do que nomes de peso e renome, ou que simplesmente provaram ter um nível bem superior de talento.

Mas a NTV já apanhou duas vezes (ok... 3 com o caso do Kobayashi) nessa de se iludir com glamour e rostos bonitos, e um dos casos envolveu o ZIP! A emissora tem mostrado nas atitudes mais recentes que ela está aprendendo a lição de que glamour não é tudo e valorizar o talento dá muito mais lucro.

Dessa forma, dá pra esperar mais ousadia da produção fazendo ele aparecer mais no Tokushu e sem o resto do trio, vestí-lo com trajes especiais (infelizmente não com as camisas das seleções porque a Copa do Mundo vai acontecer no final do ano, vai estar muito frio no Japão), colocá-lo pra apresentar previsões em locais diferentes, participar de especiais e etc.

Mas o mais importante disso tudo é o aumento de moral que Kubotenki terá dentro da NTV.

Tanto os announcers, quanto os meteorologistas que são indicados a algum ranking, principalmente o da Oricon, no caso dos meteorologistas, acabam sendo preferência na escolha de elenco para um determinado programa. Principalmente programas novos, que precisam de pessoas populares para chamar uma atenção inicial e estrear com uma boa audiência. 

Imagina o Kubotenki como meteorologista do Going! Sports & News nos tempos de Copa do Mundo usando a camisa do Brasil as camisas das seleções.

É muito comum nas emissoras de TV japonesa que um meteorologista muito popular acabe trabalhando em mais de um programa. E dá pra ver que há na NTV noticiários de fim de semana que não tem apresentadores meteorológicos há um tempinho: Going Sports & News, que passa nos sábados e domingos e Shuichi, que é só nos domingos. Ambos os programas tiveram garotas do tempo desde a estreia até 2020 e 2021 respectivamente.

Isso significa que se a NTV quiser colocar um meteorologista no Shuichi ou no Going! Sports & News, Kubotenki será uma das primeiras opções. Se Kihara entrar de férias ou se aposentar, Kubotenki será uma das primeiras opções de substituto ou sucessor... e por aí vai.

E é interessante informar que há fãs mais novos do Kubotenki que acham desnecessário o ZIP! ter garotas do tempo e que apenas ele é o suficiente. Não são a maioria, mas é um grupo crescente e que se manifestou mais na época do debut da Marsh. Outros reclamam que Kubotenki aparece muito pouco durante a semana e que queriam vê-lo todos os dias.

Então colocá-lo pra trabalhar em um outro programa além do ZIP! a fim de aumentar suas aparições semanais e ainda fazer com que Kubotenki seja visto sozinho, em absoluto destaque nas previsões, seria uma boa alternativa para a NTV.

Outra coisa que o ranking proporciona a um meteorologista é estabilidade. As chances da emissora demitir o Kubotenki ou dele sair do ZIP! reduzem bastante. Basta ver que a maioria dos meteorologistas que foi indicado ao ranking da Oricon nunca mudou de emissora ou de programa. Podem até trocar o apresentador, mas o meteorologista não.

Dá pra ver o tanto de coisa que um 9º lugar no ranking proporcionou e irá proporcionar ao Kubotenki!

E não dá pra ignorar o fato de que os meteorologistas estão crescendo na mídia (tanto que o ranking deste ano teve 8 meteorologistas indicados), principalmente depois do asadora Okaeri Mone, que deu muita visibilidade à profissão de uma forma bem realista e cuidadosa.

Quem sabe um dia os meteorologistas tenham a mesma força dos announcers. Sejam mais valorizados, tenham rotinas mais glamourosas, ganhem salários mais elevados, etc. Por ser da nova geração, Kubotenki pode ser agraciado com esta mudança.

Aliás, quem sabe Kubotenki não seja um dos responsáveis por revolucionar a área. Ele é uma figura que criou várias tendências entre os especialistas do tempo. Até mesmo os programas mais tradicionais da TV japonesa tem mudado, ainda que bem pouco, para fazer frente ao Kubotenki.

E como a Oricon deu a entender: este é só o começo. Então fiquemos de olho no que o futuro reserva para o Kubotenki após uma indicação tão merecida.

あっぱれ☆
(Appare = que maravilha)

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Os announcers de 2022 da Fuji TV

No final de 2021, a Fuji TV abriu um novo canal no YouTube focado somente no seu time de announcers com vídeos dos gêneros mais diversos e níveis de produção idem.

No dia 14 de maio de 2022, a emissora aproveitou o canal para publicar um vídeo de uma coletiva de imprensa que apresentou ao país os seus três novos announcers: Ken Katsuno, Risa Kishimoto e Suzuka Matsuzaki.

A Fuji TV está mostrando o treinamento final dos rookies no canal, sendo uma forma de divulgá-los na fase pré-debut, sem ter que ficar 100% dependente dos programas de TV. O bom é que desde já conhecemos as oratórias e posturas de cada um depois de passarem por um treinamento na emissora.

Pela primeira vez na história a Fuji TV já disponibilizou os perfis oficiais de cada rookie.

Haviam rumores de que Matsuzaki e Kishimoto estariam debutando na Fuji TV, o que chegou a virar artigo da revista de fofocas e notícias gerais Post Seven, pois a empresa havia realizado em 1º de abril uma cerimônia de boas vindas aos novos empregados, incluindo as duas announcers. Também haviam rumores sobre o debut de Katsuno na emissora.

Com este background, vamos aos announcers, na ordem em que a própria Fuji TV apresentou na coletiva de imprensa (que foi na ordem do "alfabeto" japonês).

Ken Katsuno (勝野健) nasceu no dia 11 de novembro de 2000 em Chiba, é o mais novo do time de 2022. É formado em economia na universidade de Keio. Tem 1,73m.

No geral não há muitas informações sobre announcers masculinos rookies, mas com Katsuno está sendo diferente. E não é nem porque a Fuji TV já saiu entregando meio mundo de informações sobre cada rookie, mas sim por causa de sua passagem na equipe de remo na Universidade de Keio, onde estudou. O site oficial disponibilizou várias informações sobre ele.

Ele praticou remo por 7 anos e participou de vários campeonatos. O motivo que o levou a praticar este esporte é que ele simplesmente queria estar no topo. Tanto tempo remando fez com que ele ficasse com braços musculosos. Inclusive foi solicitado ao announcer que mostrasse o seu físico no evento de apresentação.

Ele é um bousai-shi, tem qualificação em prevenção de desastres, o que será muito útil para o seu trabalho e pode fazer com que a Fuji TV o explore mais na área do jornalismo.

Katsuno gosta de golfe, pescar e assistir baseball. Ele também gosta de ler mangás, assistir animes (de acordo com ele mesmo, tem gastado muito tempo com mangá e anime) e jogar mahjong.

Ele não tem um programa ou gênero específico do qual deseja debutar. Katsuno quer entrevistar pessoas de vários cenários, este daí topa qualquer serviço 

Por ser um jovem bonito, tem chamado uma atenção um pouco acima do comum. Announcers masculinos costumam ser os esquecidos do churrasco. Tanto que a imprensa gastou menos tempo com ele. Basicamente só pediram pra ele mostrar os músculos e pronto. Mas há uma quantidade relativamente grande de informações sobre ele na internet e um blog japonês de fã de announcers masculinos, que não acompanha todos os debuts, fez um post dedicado a ele.

É o announcer mais habilidoso do grupo, ele tem uma oratória e postura muito boas. Corretas, mas ao mesmo tempo sem ser muito engomadas. Estava um pouco nervoso na coletiva de imprensa e isso era visível, pois ele estava suando demais. Mas mais adiante ele mostrou uma confiança a mais. Katsuno está evoluindo rápido com os treinos e conseguindo mostrar cada vez mais o seu carisma.

Risa Kishimoto (岸本理沙) nasceu em Chiba em 22 de julho de 1999. Também é formada em economia na Universidade de Keio.

Ela foi artista da Stardust Promotion, uma das maiores empresas de entretenimento do Japão. Ela ingressou em 2020, quando ainda estava no 2º ano da faculdade. Não chegou a fazer trabalhos artísticos muito relevantes, mas nessa fase ela tinha adquirido uma certa experiência como announcer sem ter treinado antes, ela falava notícias do New York Times para o público japonês através da plataforma Voicy.

O fato de ela ser uma ex-artista da Stardust tem chamado certa atenção dos sites de notícias, mesmo ela não tendo se entregado às artes de fato como Akiko Kuji, announcer recém saída da Fuji TV que trabalhava como modelo e gravure idol.

Kishimoto é fluente em inglês. Morou nos EUA desde os 2 até os 6 anos de idade, após retornar ao Japão, ela seguiu praticando inglês por 13 anos e ensinou o idioma para uma série de estudantes do ensino fundamental ao médio como professora de cursinho

Gostava de jogar futsal nos tempos de universitária.

Seus hobbies são ler contos de mistério e viajar. Ela gosta de comer batata doce assada, doces japoneses, queijo e cogumelos, também gosta de dormir e gostaria de ser uma pessoa menos cansada.

Kishimoto também sabe tocar clarineta e está praticando jazz.

Seu objetivo como announcer é descobrir e compartilhar conhecimento das culturas do Japão e do resto do mundo através de um programa de viagens. Ela também adoraria aparecer em um talk show onde iria ouvir as histórias de várias pessoas.

Interessante observar que na coletiva de imprensa, os repórteres que representavam os jornais e revistas de notícias perderam mais tempo entrevistando a Kishimoto.

É uma moça muito bonita, com uma aparência arrumadinha, delicada e feminina do jeito que a Fuji TV gosta, e ela tem um carisma apaixonante contido, que a emissora terá que trabalhar para que Kishimoto consiga mostrar melhor este lado, que agrega muito à uma announcer feminina.

Suzuka Matsuzaki (松崎涼佳) nasceu em Kanagawa em 4 de julho de 1999, tem 1,60m, é formada na universidade de Waseda em ciência do esporte.

Ela praticava atletismo desde os tempos da escola e participou de vários campeonatos, porém isso fez com que ela sofresse muitas lesões e consequentemente a impedisse de correr.

Matsuzaki ficou muito triste com isso. Ela queria seguir envolvida com o esporte apoiando outras pessoas. Por causa disso, passou a estudar fisiologia do exercício e se tornou treinadora de um clube de corrida na universidade de Waseda.

O clube treinado pela Matsuzaki participou na tradicional maratona universitária, Hakone Ekiden, realizada sempre na primeira semana do ano, trata-se de uma das tradições de ano novo do Japão e é muito falada, especialmente pela NTV, que é a emissora que cobre este evento.

Ela foi colega de Minori Hayashida, que irá debutar na NTV como announcer neste ano também, inclusive a dupla foi flagrada unida na festa de formatura pela revista de fofoca FLASH.

Ela adora chocolate com menta, pudim e comer ramen de madrugada e pintou o cabelo de azul por 3 meses após deixar as atividades do clube da faculdade

Sua ambição é estrear no S-PARK, o programa esportivo da Fuji TV que passa aos sábados. Ela também deseja cobrir os jogos olímpicos. Dá pra ver que ela quer mesmo debutar nos esportes e se especializar nesta área. Mas é importante pontuar que não é porque o announcer rookie quer uma área que a emissora vai fazer as suas vontades. Muitos desejam se especializar nos esportes, mas acabam se especializando em jornalismo por exemplo.

É a rookie da Fuji TV que mais está chamando a atenção dos sites e revistas por sua trajetória no atletismo e por ter estudado com uma announcer de outra emissora que vai debutar no mesmo ano.

Matsuzaki é a announcer mais carismática do trio. A que melhor soube mostrar sua energia, fofura e alegria, apesar da oratória ser ligeiramente inferior em relação aos demais, falta uma certa imponência, principalmente se ela pretende seguir nos esportes.

Num plano geral, todos os announcers da turma de 2022 da Fuji TV possuem níveis semelhantes de habilidades. Não há ninguém muito na frente do outro. São ótimos rookies dentro dos padrões da Fuji TV, que são no geral mais inferiores comparados aos da NTV, a oratória é mais lenta e a postura é menos imponente.

Já no que se refere a carisma, a Fuji TV não decepciona. A emissora tem muitos announcers simpáticos e os rookies deste ano não ficam atrás. Só precisam saber mostrar melhor o seu carisma, mas olhando o treinamento final, dá pra ver que eles estão aprendendo aos poucos.

O 3 são pessoas muito bonitas, bem dentro do padrão Fuji TV, que é uma emissora que, mais do que qualquer outra, dá muito valor à aparência dos announcers, principalmente das mulheres, pois ela investe no modelo announcer-idol explorando um lado apaixonante nelas, fazendo-as posar para calendários ou até mesmo ensaios gravure, gravando vídeos no YouTube que ressaltem sua beleza e carisma e etc. Os homens também recebem um investimento, porém numa intensidade menor


Rookies da turma de 2021 para a revista de moda JJ

Ultimamente a emissora está puxando pra um lado mais influencer e fashionista, tendo em vista que o YouTube e o TikTok vem sendo cada vez mais consumidos entre os jovens no Japão.

Então dá pra esperar que Kishimoto e Matsuzaki aprendam a explorar o seu lado idol.

Dá pra ver que a Fuji TV não é tão focada na oratória e postura perfeitas, mas sim em debutar pessoas bonitas e carismáticas. Critérios um tanto quanto superficiais, pois a emissora prefere o announcer mais apaixonante do que o mais competente.

Por outro lado um announcer bonito e carismático chama sempre muita atenção do público, que obviamente dará mais apoio a uma pessoa assim do que a alguém que só possui uma dessas características. Além disso, os programas se tornam mais agradáveis de se assistir quando possuem um elenco mais simpático, a prova disso é o Mezamashi TV, que é o maior programa matinal diário do Japão, mesmo a Fuji TV não sendo a emissora de maior audiência geral no país.

Announcers masculinos da Fuji TV posando para o site Modelpress (Katsuno estaria neste trabalho sem dificuldades)

E por falar em Mezamashi TV, o programa é para a Fuji TV o que o ZIP! é para a NTV: uma oportunidade dourada de debut para os announcers. Só que no caso do Mezamashi isso é ainda mais intenso, porque na NTV há announcers que ficaram populares sem sequer passar pelo ZIP!, já na Fuji TV é bem difícil pra um announcer ficar popular sem ter trabalhado no Mezamashi TV.

A Fuji TV, como já foi dito, não é uma emissora que atinge os mais altos números de audiência (ao contrário da NTV). O Mezamashi TV é uma grande exceção, portanto, o announcer que trabalha lá acaba tendo mais visibilidade.

E vamos combinar que já é uma oportunidade de ouro trabalhar de cara no noticiário mais poderoso do país, ao lado dos veteranos mais importantes da emissora, ser colega dos apresentadores de programas matinais e garotas do tempo mais amados do Japão e trabalhar com celebridades badaladas do momento.

Mas esta nem é a melhor parte. O rookie que debutou no Mezamashi TV tem chances reais de um dia se tornar o novo apresentador do programa. Ou pelo menos dos seus "irmãos" Mezamashi Doyobi, que passa aos sábados, ou Mezamashi 8, que passa logo após o Mezamashi TV, também diariamente.

Atual trio de apresentadores do Mezamashi TV, Masaharu Miyake, Seika Inoue e Ryusei Ikuta, os dois últimos foram do elenco de apoio do programa até 2020.

Muitos programas matinais colocam apresentadores aleatórios no comando, olhando mais a popularidade dele, mesmo que ele não tenha uma história com o programa (o que diga-se de passagem, é muito importante, afinal o apresentador é o face do programa, ele tem a obrigação de ser popular). Mas com os programas Mezamashi é diferente. Aquele announcer de apoio que está no programa há um certo período de tempo e está entregando um bom trabalho, assume o comando quando o apresentador atual por algum motivo tem que deixar a função.

Esta é uma das várias tradições que existem desde sempre nos programas Mezamashi e que é seguida com rigor, principalmente no Mezamashi TV, que é sempre comandado por announcers da Fuji TV, jamais por ex-garotas do tempo, que trabalham para a Cent Force.

Com tudo isso, dá pra ver que o cenário ideal para a turma de 2022 é debutar no Mezamashi TV. Mas claro que ser um rookie da Fuji TV não é passaporte de entrada gratuito para este programa. Isso depende muito das habilidades e especialidades de cada announcer e das necessidades da programação da emissora. Existem muitos outras atrações que costumam ser usadas para debutar novatos e que podem precisar mais de gente nova do que o Mezamashi TV, então tudo isso deve ser levado em conta.

A resposta sobre qual será o programa de debut só se revelará em setembro, mas dá pra sentir que pelo menos uma pessoa deste trio vai debutar no Mezamashi TV, todos tem a aura divertida e fofa do programa e pode acrescentar muito ao elenco.

Por enquanto a Fuji TV está promovendo os announcers rookies na internet de forma bem tímida, focando mais no treinamento deles, mas a expectativa é que haja uma intensificação no investimento em julho, tomando como base as gerações anteriores. A emissora pega pesado nas promoções iniciais, botando os rookies em atividades como aparecer em programas de variedades de artistas muito importantes.

A turma de 2022 da Fuji TV tem tudo pra chamar a atenção com o seu carisma e provar também que não são somente três rostinhos bonitos, mas sim announcers competentes e dispostos a melhorar e evoluir.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

A Era Glam da comédia japonesa

Fuwa-chan numa skin elegante e sexy que impressionou a todos!

Todo ramo da arte acaba sendo afetado pelas tendências da época, afinal, moda pode ser algo passageiro e muitas vezes esquecível, mas é marcante na vida das pessoas. E por conta disso, a arte vive constantemente passando por "eras" como Classicismo, Romantismo, Modernismo e etc.

No caso da mídia japonesa, há atualmente uma grande valorização do glamour. Isso foi tão forte que a Nippon TV (NTV) se iludiu muito com esta moda e deixou de lado a competência dos artistas e a qualidade do conteúdo. Achando que glamour era tudo e sustentava audiências. E com isso a emissora apanhou várias vezes como no caso do ZIP! e do Warau Omisoka.

Mas o fato é que a mídia japonesa está valorizando mais do que nunca um conceito chique, ao ponto de isso afetar a estética de programas, clipes musicais, ensaios fotográficos para revistas, pôsteres promocionais, sites, e claro a forma como as empresas irão direcionar a carreira de determinado artista.

Esse glow up sempre agregou um certo valor à reputação de atores, cantores, músicos, idols e modelos e era rotina na carreira desses tipos de artistas, mas ultimamente, comediantes estão também passando por um realce. Um brilho a mais nas suas rotinas. Saindo um pouco da tosquice típica dos seus trabalhos e entrando num conceito semelhante ao seguido pelos artistas "sérios".

Desta forma, não tinha outra. A comédia japonesa entrou na "Era Glam".

Kamaitachi

Claro que os conceitos dos comediantes enquanto se apresentam ainda é o louco e tosco, bem típico da comédia do Japão.

O conceito glam é mais visto fora das apresentações de comédia em si, como nas atividades promocionais das duplas como fotos para entrevistas, pôsteres ou capas de DVDs de turnês, programas, e etc. Ao invés de se apresentarem como malucos, muitos comediantes se mostram como pessoas com estilo, o que varia a depender da idade.

Os comediantes jovens se mostram como figuras descoladas que estão sempre por dentro das tendências de moda e beleza. Já os mais velhos, como pessoas elegantes, empoderadas e distintas, cujo estilo é um modelo ideal para as novas gerações. Caso o comediante seja mais enquadrado nos padrões de beleza, há a possibilidade dele se apresentar como um galã, isso acontece mais com os homens.

Também é possível ver o conceito glam quando os comediantes estão apresentando programas. Eles fazem um mix entre o personagem louco e a figura elegante. Adotam uma postura imponente usando belas roupas enquanto falam coisas engraçadas, geralmente zuando algo ou alguém. E as emissoras ajudam bastante com a produção do programa.

EXIT

Mas a maior característica da Era Glam da comédia japonesa é o aumento expressivo de comediantes ilustrando páginas de revistas de moda (alguns chegam a aparecer na capa), fazendo participações em grandes desfiles como apresentadores ou até mesmo na passarela, se envolvendo mais com marcas famosas de roupas ou de cosméticos ou ainda fazendo ensaios sensuais.

E por falar em revistas, até mesmo aquelas que são focadas em comédia estão adotando uma estética mais semelhante à de revistas de moda.

Dos anos 80 até o começo da década de 2010, até haviam duplas que seguiam um conceito cool. Mas isso não chegava a ser uma tendência na comédia japonesa, da qual quanto mais tosca fosse a pessoa, melhor era. E isso era herança das primeiras gerações da comédia onde a única preocupação existente era em ser engraçado, não em ser uma pessoa distinta e elegante.

A primeira grande comediante que se envolveu fortemente com o mundo da moda foi Naomi Watanabe, que aparecia com roupas super coloridas e chamativas, penteados bem feitos e maquiagem deslumbrante numa pele bem cuidada. Além de ter muito estilo e presença.


Watanabe com os tempos foi estampando capas de revistas de moda super populares, fazendo publicidade para marcas de cosméticos e até a Vogue (que dispensa apresentações) a convidou para fazer um dos seus tão populares vídeos da série Beauty Secrets, nos quais super celebridades de diversas partes do mundo (inclusive brasileiras) fazem a sua maquiagem.

Watanabe havia conseguido o que na época era impossível para comediantes.

Atualmente Watanabe é um ícone fashion no Japão e está focando em sua carreira internacional. Tanto que a comediante se mudou para os EUA. Ela até se envolveu com o Brasil se tornando personagem do desenho Turma da Mônica Toy, uma versão da Turma da Mônica em que o design é mais voltado pro chibi, os personagens não falam e os episódios são mais curtos. 

Com os tempos, outros nomes da comédia foram tentando se mostrar como ícones de moda e estilo. Mas quem foi bem sucedido nisso depois de Watanabe e pode se dizer que fortaleceram de vez os laços da comédia com a moda, foi a dupla EXIT formada por Rintaro e Daiki Kanechika.

Apesar do EXIT ser uma dupla nova, Rintaro e Kanechika tem uma trajetória bem longa antes da formação dele, tendo feito parte de outros atos de comédia. Rintaro fazia parte do Baby Gang e Kanechika do Purizun.

Kanechika era um comediante com um estilo bem genérico dos anos 2000 quando fazia parte do Purizun, mas Rintaro na era Baby Gang já mostrava que no futuro seria um comediante cuja principal característica é ser ousado e estiloso.

Tanto o Purizun quanto o Baby Gang não fizeram muito sucesso e as duplas felizmente se dissolveram. Tempos depois Rintaro e Kanechika se conheceram e formaram o EXIT que tinha um estilo super colorido e ousado, mas ao mesmo tempo pateta. A dupla chamou atenção da mídia em pouco tempo.

Como eram figuras com um estilo único, não demorou para o EXIT estampar páginas de revista, fazer colaborações para grifes de roupas e até mesmo ter a própria marca, o EXIEEE.


Kanechika em particular chamava muita atenção pela sua aparência, aparecendo constantemente em rankings de comediantes mais bonitos, inclusive os promovidos pela própria empresa para a qual eles trabalham, a Yoshimoto Kogyo, e chamando a atenção do público feminino.

Um diferencial do Kanechika em relação à maioria dos comediantes galãs da geração atual é que ele realmente tira vantagem desta condição, chegando a ser garoto da capa traseira da revista An-an, para a qual ele fez um gravure que poderia ser usado como referência pra modelos de como dar close.

 Isso acabou abrindo portas para que outros galãs da comédia fizessem ensaios gravure.

Torçamos pra que o Kanechika não se perca nessa onda de galã e não vire um "Shozo Endo 2.0" que se preocupou demais em ser o "gostosão do Cocorico" e esqueceu de fazer graça.

Fuwa-chan num estilo mais dentro do que ela usa no seu trabalho

Outros comediantes com estilo semelhante ao EXIT, o de pessoas com conceito vibrante e um estilo de se vestir ousado e colorido, foram tomando mais espaço na mídia como Fuwa-chan, Pekopa, 3-Ji Heroine, Bol-Juku entre outros nomes que bombaram muito em 2020.

Aliás, 2020 foi o ano dos comediantes coloridinhos. Eles apareciam diariamente em programas de variedades de qualquer emissora e ganhavam bastante espaço neles, gravavam vários comerciais, e, claro apareciam em diversas revistas, inclusive as de moda.

A moda coloridinha, porém passou rápido. Os comediantes com um estilo mais raiz foram ganhando espaço novamente. Provavelmente porque os coloridos tinham um conceito cansativo e muito limitado e a TV os exibia até a exaustão. Aí realmente não tem quem aguente, né! Todos perderam a hype que tinham em 2020, uns menos e outros bem mais.

Porém a semente da Era Glam plantada pelos coloridinhos germinava com força total e a tendência de comediantes se promovendo como ícones de moda e estilo não morreu.


Ainda dentro do assunto "comediantes coloridinhos e suas conquistas", é importante destacar o ensaio sensual que o trio 3-Ji Heroine fez para a revista With em que todas as integrantes usavam lingeries, sendo que nenhuma das três tem um corpo dentro dos padrões japoneses. O objetivo do ensaio não era sensualizar, mas sim promover o empoderamento feminino, num país onde este tema ainda não é muito discutido. O interessante é que as integrantes mais gordas são as que tem o corpo mais exposto e próximo da câmera.

E nesse gancho, dá pra dizer que a Era Glam da comédia tem como grande vantagem a representatividade que aumentou. Até então, as pessoas mais fora do padrão que apareciam em revistas de moda ou faziam ensaios sensuais eram músicos (não idols) ou atletas, e para isso, eles precisavam estar muito em alta.  

Quase todos os comediantes no Japão estão fora do padrão. E até mesmo os mais galãs como o Kanechika não estão tão enquadrados como a maioria esmagadora dos atores, modelos e idols. Contudo é mais fácil achar nas ruas do Japão pessoas parecidas com os comediantes do que com atores, modelos e idols.

Comediantes são mais gente como a gente e isso pode ser um motivo para as revistas abrirem mais espaço para estes profissionais.


Magical Lovely e Kuuki Kaidan

Indo adiante. Com a queda do hype em cima dos coloridinhos, os comediantes que seguiam um estilo mais old school como Chocolate Planet, Kuuki Kaidan, Magical Lovely, Kamaitachi, Chidori e etc, foram retomando espaço na mídia, mas como dito, a semente plantada pelos coloridinhos estava germinando e não havia morrido.

Com isso, essas pessoas também foram se engajando no mundo da moda e do estilo, porém, mostrando um ar mais elegante, imponente e maduro.

A esta altura, não só os rookies tentavam ser chiques, mas também os veteranos. Afinal, um veterano que não se adapta às tendências da época acaba se tendo uma imagem brega e ultrapassada, tem menos visibilidade e acaba caminhando em direção ao flop.

Claro que veteranos se curvando pra Era Glam ainda são uma exceção, afinal todos eles foram criados no esquema do "quanto mais tosco melhor". Mas eles existem e são um grupo crescente.

Koji Imada na Tokyo Calendar.

Este conceito acabou se estendendo para revistas de outros gêneros além da moda e afetou também os programas, fotos promocionais, propagandas e etc.

Uma revista que não é de moda e que também deu um grande espaço para os comediantes, sejam eles rookies ou veteranos, foi a Tokyo Calendar, uma revista relativamente nova no mercado que tem crescido bastante. Ela fala sobre restaurantes e hotéis de luxo e relacionamentos amorosos.

Por ter um conceito elegante e um tanto quanto sexy, a Tokyo Calendar fez com que uma série de comediantes mostrassem esse lado como nunca haviam mostrado antes.

Dá pra ver que todos esses desdobramentos que houveram na Era Glam abriram mais portas para que comediantes ganhassem mais visibilidade fazendo trabalhos que antes eles geralmente eram impedidos de fazer.

Chocolate Planet

Mas será que seremos sempre comediantes bancando os finos nas revistas e programas de TV?

Provavelmente não. A Era Glam é só mais uma tendência que afetou a comédia, bem como outros ramos da arte no Japão, mas toda moda passa e só aqueles que gostaram mesmo e se destacaram naquilo continuam.

Contudo, do jeito que esta tendência afetou o cenário da comédia japonesa atual, pode ser que a Era Glam deixe sequelas não só no mundo cômico, mas também no meio do entretenimento como um todo, como em questões de representatividade, ousadia, estilo único, empoderamento, etc.

Apesar das tradições, a comédia japonesa vive em constante mudança e é exigido cada vez mais do comediante que ele experimente diversas áreas. Um dia a Era Glam será só uma vaga lembrança e outros estilos dominarão entre os comediantes.