quarta-feira, 8 de junho de 2022

Os announcers de 2022 da Fuji TV

No final de 2021, a Fuji TV abriu um novo canal no YouTube focado somente no seu time de announcers com vídeos dos gêneros mais diversos e níveis de produção idem.

No dia 14 de maio de 2022, a emissora aproveitou o canal para publicar um vídeo de uma coletiva de imprensa que apresentou ao país os seus três novos announcers: Ken Katsuno, Risa Kishimoto e Suzuka Matsuzaki.

A Fuji TV está mostrando o treinamento final dos rookies no canal, sendo uma forma de divulgá-los na fase pré-debut, sem ter que ficar 100% dependente dos programas de TV. O bom é que desde já conhecemos as oratórias e posturas de cada um depois de passarem por um treinamento na emissora.

Pela primeira vez na história a Fuji TV já disponibilizou os perfis oficiais de cada rookie.

Haviam rumores de que Matsuzaki e Kishimoto estariam debutando na Fuji TV, o que chegou a virar artigo da revista de fofocas e notícias gerais Post Seven, pois a empresa havia realizado em 1º de abril uma cerimônia de boas vindas aos novos empregados, incluindo as duas announcers. Também haviam rumores sobre o debut de Katsuno na emissora.

Com este background, vamos aos announcers, na ordem em que a própria Fuji TV apresentou na coletiva de imprensa (que foi na ordem do "alfabeto" japonês).

Ken Katsuno (勝野健) nasceu no dia 11 de novembro de 2000 em Chiba, é o mais novo do time de 2022. É formado em economia na universidade de Keio. Tem 1,73m.

No geral não há muitas informações sobre announcers masculinos rookies, mas com Katsuno está sendo diferente. E não é nem porque a Fuji TV já saiu entregando meio mundo de informações sobre cada rookie, mas sim por causa de sua passagem na equipe de remo na Universidade de Keio, onde estudou. O site oficial disponibilizou várias informações sobre ele.

Ele praticou remo por 7 anos e participou de vários campeonatos. O motivo que o levou a praticar este esporte é que ele simplesmente queria estar no topo. Tanto tempo remando fez com que ele ficasse com braços musculosos. Inclusive foi solicitado ao announcer que mostrasse o seu físico no evento de apresentação.

Ele é um bousai-shi, tem qualificação em prevenção de desastres, o que será muito útil para o seu trabalho e pode fazer com que a Fuji TV o explore mais na área do jornalismo.

Katsuno gosta de golfe, pescar e assistir baseball. Ele também gosta de ler mangás, assistir animes (de acordo com ele mesmo, tem gastado muito tempo com mangá e anime) e jogar mahjong.

Ele não tem um programa ou gênero específico do qual deseja debutar. Katsuno quer entrevistar pessoas de vários cenários, este daí topa qualquer serviço 

Por ser um jovem bonito, tem chamado uma atenção um pouco acima do comum. Announcers masculinos costumam ser os esquecidos do churrasco. Tanto que a imprensa gastou menos tempo com ele. Basicamente só pediram pra ele mostrar os músculos e pronto. Mas há uma quantidade relativamente grande de informações sobre ele na internet e um blog japonês de fã de announcers masculinos, que não acompanha todos os debuts, fez um post dedicado a ele.

É o announcer mais habilidoso do grupo, ele tem uma oratória e postura muito boas. Corretas, mas ao mesmo tempo sem ser muito engomadas. Estava um pouco nervoso na coletiva de imprensa e isso era visível, pois ele estava suando demais. Mas mais adiante ele mostrou uma confiança a mais. Katsuno está evoluindo rápido com os treinos e conseguindo mostrar cada vez mais o seu carisma.

Risa Kishimoto (岸本理沙) nasceu em Chiba em 22 de julho de 1999. Também é formada em economia na Universidade de Keio.

Ela foi artista da Stardust Promotion, uma das maiores empresas de entretenimento do Japão. Ela ingressou em 2020, quando ainda estava no 2º ano da faculdade. Não chegou a fazer trabalhos artísticos muito relevantes, mas nessa fase ela tinha adquirido uma certa experiência como announcer sem ter treinado antes, ela falava notícias do New York Times para o público japonês através da plataforma Voicy.

O fato de ela ser uma ex-artista da Stardust tem chamado certa atenção dos sites de notícias, mesmo ela não tendo se entregado às artes de fato como Akiko Kuji, announcer recém saída da Fuji TV que trabalhava como modelo e gravure idol.

Kishimoto é fluente em inglês. Morou nos EUA desde os 2 até os 6 anos de idade, após retornar ao Japão, ela seguiu praticando inglês por 13 anos e ensinou o idioma para uma série de estudantes do ensino fundamental ao médio como professora de cursinho

Gostava de jogar futsal nos tempos de universitária.

Seus hobbies são ler contos de mistério e viajar. Ela gosta de comer batata doce assada, doces japoneses, queijo e cogumelos, também gosta de dormir e gostaria de ser uma pessoa menos cansada.

Kishimoto também sabe tocar clarineta e está praticando jazz.

Seu objetivo como announcer é descobrir e compartilhar conhecimento das culturas do Japão e do resto do mundo através de um programa de viagens. Ela também adoraria aparecer em um talk show onde iria ouvir as histórias de várias pessoas.

Interessante observar que na coletiva de imprensa, os repórteres que representavam os jornais e revistas de notícias perderam mais tempo entrevistando a Kishimoto.

É uma moça muito bonita, com uma aparência arrumadinha, delicada e feminina do jeito que a Fuji TV gosta, e ela tem um carisma apaixonante contido, que a emissora terá que trabalhar para que Kishimoto consiga mostrar melhor este lado, que agrega muito à uma announcer feminina.

Suzuka Matsuzaki (松崎涼佳) nasceu em Kanagawa em 4 de julho de 1999, tem 1,60m, é formada na universidade de Waseda em ciência do esporte.

Ela praticava atletismo desde os tempos da escola e participou de vários campeonatos, porém isso fez com que ela sofresse muitas lesões e consequentemente a impedisse de correr.

Matsuzaki ficou muito triste com isso. Ela queria seguir envolvida com o esporte apoiando outras pessoas. Por causa disso, passou a estudar fisiologia do exercício e se tornou treinadora de um clube de corrida na universidade de Waseda.

O clube treinado pela Matsuzaki participou na tradicional maratona universitária, Hakone Ekiden, realizada sempre na primeira semana do ano, trata-se de uma das tradições de ano novo do Japão e é muito falada, especialmente pela NTV, que é a emissora que cobre este evento.

Ela foi colega de Minori Hayashida, que irá debutar na NTV como announcer neste ano também, inclusive a dupla foi flagrada unida na festa de formatura pela revista de fofoca FLASH.

Ela adora chocolate com menta, pudim e comer ramen de madrugada e pintou o cabelo de azul por 3 meses após deixar as atividades do clube da faculdade

Sua ambição é estrear no S-PARK, o programa esportivo da Fuji TV que passa aos sábados. Ela também deseja cobrir os jogos olímpicos. Dá pra ver que ela quer mesmo debutar nos esportes e se especializar nesta área. Mas é importante pontuar que não é porque o announcer rookie quer uma área que a emissora vai fazer as suas vontades. Muitos desejam se especializar nos esportes, mas acabam se especializando em jornalismo por exemplo.

É a rookie da Fuji TV que mais está chamando a atenção dos sites e revistas por sua trajetória no atletismo e por ter estudado com uma announcer de outra emissora que vai debutar no mesmo ano.

Matsuzaki é a announcer mais carismática do trio. A que melhor soube mostrar sua energia, fofura e alegria, apesar da oratória ser ligeiramente inferior em relação aos demais, falta uma certa imponência, principalmente se ela pretende seguir nos esportes.

Num plano geral, todos os announcers da turma de 2022 da Fuji TV possuem níveis semelhantes de habilidades. Não há ninguém muito na frente do outro. São ótimos rookies dentro dos padrões da Fuji TV, que são no geral mais inferiores comparados aos da NTV, a oratória é mais lenta e a postura é menos imponente.

Já no que se refere a carisma, a Fuji TV não decepciona. A emissora tem muitos announcers simpáticos e os rookies deste ano não ficam atrás. Só precisam saber mostrar melhor o seu carisma, mas olhando o treinamento final, dá pra ver que eles estão aprendendo aos poucos.

O 3 são pessoas muito bonitas, bem dentro do padrão Fuji TV, que é uma emissora que, mais do que qualquer outra, dá muito valor à aparência dos announcers, principalmente das mulheres, pois ela investe no modelo announcer-idol explorando um lado apaixonante nelas, fazendo-as posar para calendários ou até mesmo ensaios gravure, gravando vídeos no YouTube que ressaltem sua beleza e carisma e etc. Os homens também recebem um investimento, porém numa intensidade menor


Rookies da turma de 2021 para a revista de moda JJ

Ultimamente a emissora está puxando pra um lado mais influencer e fashionista, tendo em vista que o YouTube e o TikTok vem sendo cada vez mais consumidos entre os jovens no Japão.

Então dá pra esperar que Kishimoto e Matsuzaki aprendam a explorar o seu lado idol.

Dá pra ver que a Fuji TV não é tão focada na oratória e postura perfeitas, mas sim em debutar pessoas bonitas e carismáticas. Critérios um tanto quanto superficiais, pois a emissora prefere o announcer mais apaixonante do que o mais competente.

Por outro lado um announcer bonito e carismático chama sempre muita atenção do público, que obviamente dará mais apoio a uma pessoa assim do que a alguém que só possui uma dessas características. Além disso, os programas se tornam mais agradáveis de se assistir quando possuem um elenco mais simpático, a prova disso é o Mezamashi TV, que é o maior programa matinal diário do Japão, mesmo a Fuji TV não sendo a emissora de maior audiência geral no país.

Announcers masculinos da Fuji TV posando para o site Modelpress (Katsuno estaria neste trabalho sem dificuldades)

E por falar em Mezamashi TV, o programa é para a Fuji TV o que o ZIP! é para a NTV: uma oportunidade dourada de debut para os announcers. Só que no caso do Mezamashi isso é ainda mais intenso, porque na NTV há announcers que ficaram populares sem sequer passar pelo ZIP!, já na Fuji TV é bem difícil pra um announcer ficar popular sem ter trabalhado no Mezamashi TV.

A Fuji TV, como já foi dito, não é uma emissora que atinge os mais altos números de audiência (ao contrário da NTV). O Mezamashi TV é uma grande exceção, portanto, o announcer que trabalha lá acaba tendo mais visibilidade.

E vamos combinar que já é uma oportunidade de ouro trabalhar de cara no noticiário mais poderoso do país, ao lado dos veteranos mais importantes da emissora, ser colega dos apresentadores de programas matinais e garotas do tempo mais amados do Japão e trabalhar com celebridades badaladas do momento.

Mas esta nem é a melhor parte. O rookie que debutou no Mezamashi TV tem chances reais de um dia se tornar o novo apresentador do programa. Ou pelo menos dos seus "irmãos" Mezamashi Doyobi, que passa aos sábados, ou Mezamashi 8, que passa logo após o Mezamashi TV, também diariamente.

Atual trio de apresentadores do Mezamashi TV, Masaharu Miyake, Seika Inoue e Ryusei Ikuta, os dois últimos foram do elenco de apoio do programa até 2020.

Muitos programas matinais colocam apresentadores aleatórios no comando, olhando mais a popularidade dele, mesmo que ele não tenha uma história com o programa (o que diga-se de passagem, é muito importante, afinal o apresentador é o face do programa, ele tem a obrigação de ser popular). Mas com os programas Mezamashi é diferente. Aquele announcer de apoio que está no programa há um certo período de tempo e está entregando um bom trabalho, assume o comando quando o apresentador atual por algum motivo tem que deixar a função.

Esta é uma das várias tradições que existem desde sempre nos programas Mezamashi e que é seguida com rigor, principalmente no Mezamashi TV, que é sempre comandado por announcers da Fuji TV, jamais por ex-garotas do tempo, que trabalham para a Cent Force.

Com tudo isso, dá pra ver que o cenário ideal para a turma de 2022 é debutar no Mezamashi TV. Mas claro que ser um rookie da Fuji TV não é passaporte de entrada gratuito para este programa. Isso depende muito das habilidades e especialidades de cada announcer e das necessidades da programação da emissora. Existem muitos outras atrações que costumam ser usadas para debutar novatos e que podem precisar mais de gente nova do que o Mezamashi TV, então tudo isso deve ser levado em conta.

A resposta sobre qual será o programa de debut só se revelará em setembro, mas dá pra sentir que pelo menos uma pessoa deste trio vai debutar no Mezamashi TV, todos tem a aura divertida e fofa do programa e pode acrescentar muito ao elenco.

Por enquanto a Fuji TV está promovendo os announcers rookies na internet de forma bem tímida, focando mais no treinamento deles, mas a expectativa é que haja uma intensificação no investimento em julho, tomando como base as gerações anteriores. A emissora pega pesado nas promoções iniciais, botando os rookies em atividades como aparecer em programas de variedades de artistas muito importantes.

A turma de 2022 da Fuji TV tem tudo pra chamar a atenção com o seu carisma e provar também que não são somente três rostinhos bonitos, mas sim announcers competentes e dispostos a melhorar e evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário