As coisas não andam fáceis para a Nippon TV ultimamente. Os programas matinais da emissora enfrentam baixos números de audiência e estão perdendo para canais menores facilmente, mesmo apelando pra renovação de conceito, reality shows, doramas, elenco famoso com direito até a artistas de kPop para cativar os jovens.
Neste mês de novembro, o telespectador da NTV foi surpreendido por várias notícias bombásticas, sendo a maior delas anunciada em 11 de novembro de 2022, quando foi dito ao vivo que o Sukkiri vai encerrar as suas transmissões no final de março de 2023 (estima-se que seja no dia 31/3/2023, último dia útil de março do ano que vem).
Foi uma notícia que chocou o público japonês, chegando a entrar nos Trending Topics do Twitter no Japão naquela manhã, afinal é um programa que existe há 17 anos!
Tem muito tempo que a NTV não encerra as transmissões de um noticiário matinal. A última vez que isso aconteceu foi em 2011 quando o Zoom In!! SUPER e o The Sunday NEXT se encerraram ao mesmo tempo para dar lugar ao ZIP! e Shuichi respectivamente.
Mas vamos entender melhor a trajetória do Sukkiri do começo aos seus últimos dias.
O Sukkiri (スッキリ) é um noticiário matinal da NTV que passa da faixa das 8:00 às 9:55. Estreou em 2006, sendo atualmente o 2º jornal da manhã em atividade mais antigo da NTV juntamente com Oha4 News Live. Ele passou por várias mudanças de horários e conceitos, porém sempre teve a estrutura básica de apresentar notícias sob o comentário de famosos e especialistas. É mais sério que o ZIP!, noticiário da NTV que passa logo antes do Sukkiri que tem um ar mais fofo.
Interessante dizer que na TV japonesa, a faixa das 8hrs é mais livre, não é necessariamente dedicada a telejornais super sérios. Tanto que a NHK e a TBS preferem transmitir programas de variedades mais leves com um certo ar de jornal para as manhãs, sendo eles Asaichi e LOVE it! respectivamente. Porém, a maioria prefere noticiários mais sérios comparados aos que passam na faixa das 5hrs, o que sempre foi o caso da NTV.
Além de Asaichi e LOVE it!, os outros principais programas rivais do Sukkiri são atualmente o Morning Show da TV Asahi, e o Mezamashi 8 da Fuji TV. O Sukkiri é um dos mais antigos deste grupo sendo que LOVE it! e Mezamashi 8 estrearam em 2021, e o Asaichi em 2010. O Morning Show é originalmente um programa de 1964, mas foi descontinuado em 1993 e só voltou ao ar em 2015, onde adotou o seu formato atual.
Vale pontuar que Mezamashi 8 e Asaichi são sucessores de programas que tiveram longos anos de existência. Até mesmo o Morning Show moderno se enquadra neste perfil. Somente o LOVE it! veio depois de um programa que durou pouco tempo, a TBS estava numa situação de instabilidade nos programas matinais que só saberemos se acabou ou não com o tempo, mas ela está dando trabalho agora pra concorrência como a queridinha absoluta do público jovem, é fato!
Mas voltando ao Sukkiri, o programa desde o começo passou por altos e baixos na sua audiência. Sendo que nos primeiros dias os números eram mais baixos, porém era compreensível, já que se tratava de um programa novo comandado por um comediante mais rookie na época, o Koji Kato (加藤浩次), que como se não bastasse, estava passando por uma fase ruim na sua carreira, pois a sua dupla, Gokuraku Tonbo, havia acabado de dar disband por conta de anos de escândalos sexuais, muitos deles envolvendo menores de idade, com o seu parceiro Keiichi Yamamoto.
Na época a NTV exibia Zoom In!! SUPER que era campeão de audiência absoluto durante anos. De modo que das 5:20 da manhã até as 8hrs, a NTV estava no topo até o Sukkiri começar, mas gradualmente o novo programa foi ganhando espaço chegando a ficar no topo de vez em quando em 2007.
Em 2011 o Sukkiri começou a chegar no ápice batendo recordes individuais de audiência e em 2013, o programa foi campeão anual de audiência pela primeira vez em 7 anos de existência. Entre 2014 e 2017, o programa teve uma queda, teve um sacode no final de 2017 com a entrada da announcer Asami Miura (水卜麻美), que já era na época a announcer feminina mais amada do Japão com uma folga cada vez mais absurda, mas não o suficiente pra voltar como no começo da década de 2010.
Apesar disso, o trio de apresentadores do Sukkiri formado em 2017 viveu seus melhores momentos na carreira. Kato era um ícone de beleza máscula e elegante, um apresentador que passava imponência e poder e estava mais atarefado do que nunca, liderando várias vezes por mês, grandes especiais das maiores emissoras.
Miura conseguiu ficar ainda mais popular do que já era, começando a bater de frente com celebridades de tão famosa que ela estava. E mesmo tendo dado uma esfriada no seu poder, e tendo uma crescente legião de haters se formando nos últimos anos de Sukkiri, era ainda a maior e imbatível.
E a terceira apresentadora, a comediante Haruna Kondo (近藤春菜) da dupla Harisenbon, subiu de novata notável para uma das comediantes femininas mais estouradas numa época em que mulher na comédia era bem deixada de lado.
Até mesmo o announcer veterano Keisuke Mori (森圭介), que trabalhou no Sukkiri desde a estreia, tendo ganhado espaço rapidamente sendo um integrante que aparece lá todos os dias para apresentar as notícias e era tratado como o "quarto apresentador".
Mori cresceu tanto que em 2019 e 2020 foi indicado aos rankings da Oricon de announcers masculinos mais populares na 9ª posição dividindo a lista com veteranos ainda mais experientes que ele e que tornam o ranking masculino ainda mais difícil de ser indicado do que o feminino (já que muitas announcers se aposentam aos 30 ou vão perdendo o espaço com a idade mais avançada).
O Sukkiri podia não ser campeão de audiência, mas tinha poder. Não como o ZIP! que dava visibilidade até mesmo aos integrantes menores que apareciam irregularmente, mas tinha o suficiente pra fortalecer seus apresentadores e o Mori.
E por falar em ZIP! o programa, que havia estreado tímido na TV em 2011 e foi recebido com duras críticas, estava no seu ápice desde 2016 e foi campeão anual de audiência em 2017! A NTV estava numa situação bem confortável em que finalmente seus dois principais programas matinais estavam sendo bem assistidos e tinham um selo poderoso.
Era comum a NTV juntar forças entre os dois programas como os momentos do ZIP! em que botavam Miura pra conversar com Taichi Masu, apresentador do ZIP! que era ainda mais poderoso que ela, pessoas do elenco do ZIP! aparecendo no Sukkiri e vice versa, e até uma grande collab especial de ano novo em que os elencos dos dois programas apareceram vestindo elegantes quimonos.
Porém, em 2018, o Sukkiri começou a enfrentar uma crise de audiência amargando um 3º lugar em média anual. 2020, o programa teve um novo sacode graças ao Nizi Project, reality show que formou o NiziU, um girl group da poderosa empresa coreana JYP Entertainment que atualmente são as queridinhas do Japão, sempre topando os charts da Oricon a cada comeback, mesmo com um investimento controverso da JYP.
Mas a NTV, aparentemente sentia que o Sukkiri estava prestes a dar seus últimos suspiros. O ZIP! também estava numa fase mais tensa, sendo vice campeão de audiência de novo e com números caindo gradativamente, o que levou a sua renovação e a transferência da Miura para este programa do qual ela apresenta sozinha desde 2021 e sem sucesso, pois a queda ficou ainda mais intensa sem o Masu ao ponto de programas menores começarem a ser uma ameaça real para a NTV.
Kondo também saiu do Sukkiri em 2021 e o programa passou a ser comandado pelo atual trio Kato, Mori e a announcer rookie da NTV, Erina Iwata (岩田絵里奈), que já tinha uma popularidade antes, mesmo tendo somente atividades normais de rookie e não sendo nenhuma grande aposta da emissora logo no começo.
Desde que entrou no Sukkiri, a mídia passou a apontá-la como "futura Asami Miura", como a rookie que no futuro seria o principal rosto da NTV e que bombaria na TV japonesa de uma forma absurda e absoluta.
Em 2021, Iwata era constantemente indicada a diversos rankings de diversos sites, como o ranking de Rosto da Manhã da Oricon, que é uma lista com os 10 apresentadores de programas matinais mais queridos do país. Ela também foi indicada pela segunda vez ao ranking de announcers femininas mais queridas, também da Oricon, sendo que ela subiu da 8ª posição conseguida em 2020 pra 6ª. Iwata também foi campeã com sobra na enquete da Goo que perguntava qual announcer rookie tinha tudo pra bombar no futuro.
Porém, foi diminuindo o pequeno hype da Iwata, que mais pareceu ser efeito de ser a sucessora da Miura, coisa que também aconteceu com a Natsuki Taki (滝菜月) quando ela assumiu o comando do programa vespertino Hirunandesu.
Iwata não está mais aparecendo em rankings, inclusive no de Rosto da Manhã deste ano. O ranking de announcers femininas da Oricon ainda não saiu, mas as votações já ocorreram, em breve a NTV terá uma resposta com relação ao poder da Iwata, que foi colocado a prova neste ano.
E mesmo nos momentos de auge, Iwata obviamente não conseguiu levantar a moral do Sukkiri. Se Miura e Kondo não conseguiram juntas, imagina a Iwata!
A pandemia causou um prejuízo financeiro a TV japonesa que estava cortando gastos em 2020 e 2021 e este foi o motivo apontado para uma verdadeira dança das cadeiras nos grandes noticiários da NTV (a maioria deles matinais) que aconteceu em abril de 2021.
Masu foi Shinso Hodo Bankisha substituindo o free announcer veterano Akira Fukuzawa, Miura foi pro ZIP! substituindo não só o Masu como a outra apresentadora, a announcer Erika Tokushima, que foi pro Shuichi substituindo a atriz Nana Katase, e Iwata foi pro Sukkiri substituindo basicamente Miura e Kondo ao mesmo tempo.
Todos os apresentadores demitidos eram pessoas empregadas de outras empresas cujos salários eram bem mais altos que os announcers da emissora.
Mas dá pra sentir que a troca de Miura pela Iwata não foi só por corte de gastos. A saída da Kondo até pode ter sido, mas a da Miura não. A NTV estava evidentemente lavando as mãos pro Sukkiri e quis tirar Miura de lá, pois ela não salvou o programa, pelo contrário, ele afundou depois que ela entrou, só tendo como momentos altos a entrada dela que gerou um buzz e a transmissão do Nizi Project.
Miura é a face da NTV e estava com uma carreira consolidada a aquela altura, estar vinculada ao fracasso de um programa tão antigo quanto o Sukkiri não faria bem pra sua imagem, que estava enfraquecida. Então tiraram ela de lá a tempo e colocaram no lugar uma rookie que não tinha nada a perder.
Pois, convenhamos, o ZIP! nunca precisou tanto assim da Miura, ele estava se virando bem com o Masu e parceiras bem menos hypadas, apesar do leve declínio em 2020, que pode ser atribuído a pandemia e a alguns detalhes chatos, mas fáceis de superar. Já o Sukkiri precisava da announcer e de mais tempo com ela para se recuperar, tanto que a saída dela piorou tudo de vez!
Por outro lado, não é nada saudável depender de Asami Miura, que pode sair da NTV a qualquer momento, já que está numa idade da qual as announcers costumam sair de suas emissoras. Da mesma forma que também não era saudável depender do Masu que também estava numa idade da qual os announcers masculinos costumam se aposentar, o que de fato aconteceu com ele em 2022.
Apesar do final triste, foi bom pra Iwata ir pro Sukkiri, pois agora ela é uma grande aposta pro futuro da NTV. Além de ela ter crescido muito profissionalmente com um cargo tão pesado com poucos anos de carreira. Ela pode se recompor em um novo trabalho.
E o motivo principal é que não valia mais a pena manter a Miura, afinal com ela o Sukkiri já andava mal das pernas, o programa estava muito enfraquecido e nenhum apresentador podia salvar. O ZIP! ainda podia ser salvo. Ele ainda tinha uma audiência razoável em 2021 e tanto poder que fez da Miura, que era a maior announcer feminina, mas estava enfraquecida, uma verdadeira supercelebridade.
Mas o Sukkiri não tem mais salvação e a NTV já estava desistindo. Tanto que há tempos que já rondavam rumores na internet que falavam sobre o fim do Sukkiri que apesar das boas fases já lidava há anos com problemas envolvendo uma série de polêmicas e burburinhos de todos os tipos, inclusive umas envolvendo o Kato.
A polêmica mais grave e que provavelmente matou o programa de vez ocorreu na metade de 2021, que foi a do uso de expressões discriminatórias por parte da produção contra o povo ainu, um grupo indígena japonês. O caso parou a internet. Pessoas cobravam uma atitude da NTV e da BPO (Organização de Ética em radiodifusão e de Melhoria de Programações), que uma instituição privada e sem fins lucrativos que lida com os programas de TV com o objetivo de impedir que não haja alguma infração aos direitos humanos.
A NTV se desculpou publicamente várias vezes de todas as formas possíveis e a BPO moveu um processo contra a emissora com relação ao programa, e este não foi o primeiro!!!
Em outubro de 2022, a NTV fez uma abertura nova para o Sukkiri e contratou novas comentaristas, o que supostamente enfraqueceria qualquer teoria de que o programa iria acabar, afinal estava investindo nele. Porém no final das contas, o programa realmente chegará ao fim e parecia que ninguém mais estava preocupado em guardar segredos nos últimos dias, já que insiders da NTV e o próprio Kato haviam confirmado os rumores para os tabloides antes do comunicado oficial.
Interessante observar que o anúncio do fim do Sukkiri foi realizado no ano anterior ao seu encerramento, quando o normal seria dizer só em janeiro de 2023 que o programa vai acabar. Mas parece que a NTV já quis liberar logo a bomba com tantos rumores e o público da NTV já impactado com a notícia de que teremos mais um ano sem o tradicional especial de ano novo do Gaki no Tsukai, o No Laughing.
Com o fim do Sukkiri confirmado, informações que tornam este caso ainda mais complexo e intrigante vieram a tona. Seja por meros rumores ou por declarações feitas pelo próprio Kato, que confessou estar tão preocupado que acha que não vai conseguir aproveitar as festas de final de ano direito. O que dá pra entender. Afinal, o Sukkiri é um dos seus maiores trabalhos de todos os tempos, que fez parte de mais da metade da trajetória do comediante que é atualmente de uma empresa pequena e recém fundada.
Kato chegou a mencionar que trabalhadores da equipe do Sukkiri foram demitidos e substituídos por novos que tratavam o programa como um trabalho de segundo plano e davam mais atenção a novas atrações. Mostrando que a NTV realmente estava desistindo do programa.
Há rumores que dizem ainda que os announcers Mori e Iwata não foram avisados sobre o fim do Sukkiri pela NTV, eles descobriram no último momento. E Kato só descobriu previamente através de agentes da empresa para a qual ele trabalha, pois estes viram toda a movimentação da NTV e perceberam que o programa estava com o fim certo. E esta declaração do comediante veio a fortalecer o rumor de que a NTV sequer se preocupou em preparar os integrantes do Sukkiri previamente.
Dá pra ver que até o fim do programa é todo controverso.
Como se não bastasse, outro programa da NTV também foi confirmado pra acabar em março de 2023, o Baguette (バゲット), que é um programa de variedades matinal focado em comida e lifestyle que passa logo após o Sukkiri, às 10:25 da manhã de segunda à quinta. O programa não é distribuído para todo o Japão, somente em algumas regiões.
A princípio, o Baguette tinha um conceito mais clean e tranquilo. De outubro de 2022 até o seu fim, o programa adotou um conceito mais elegante e um pouco mais ativo. Aliás, a mudança de conceito e até de apresentadores no último minuto dava a entender que o
O antecessor do Baguette foi o PON!, também regional, tinha um conceito completamente diferente. Era um programa vibrante e colorido que contava com um elenco repleto de artistas e nos últimos anos estava sob o comando de jovens comediantes que apareciam só suas vezes por semana e alternando entre si e o Genta Aoki (青木源太), ex-announcer da NTV que hoje trabalha como freelancer para a LesPros, uma grande empresa de entretenimento no Japão. Aoki aparecia todos os dias.
O PON! durou 8 anos, sendo precedido de uma série de programas que acabaram rápido demais, porém terminou por causa de uma audiência final baixíssima cuja média era por volta de 3%.
E esta história está se repetindo com o Baguette, só que de forma mais rápida e mais dramática. O programa é um fracasso de audiência do começo ao fim, nunca teve momentos rápidos de glória nem nada. E o programa até que teve uma duração considerável pra audiência que tinha.
Baguette logo no início se mostrava um programa bem mais simplório que seus últimos antecessores. Pois enquanto estes tinham uma produção mais pesada e contava com vários artistas no elenco, muitos deles famosos, o Baguette tinha uma produção bem simples em que todo o elenco era basicamente formado por announcers da NTV.
Era intenção da NTV criar um programa com um elenco majoritariamente formado por announcers, algo raro na TV japonesa, principalmente para aquele horário. O máximo que haviam eram os convidados e alguns personalities mensais que só apareciam no final do programa, e isso só nos primeiros anos.
A ideia foi um fracasso! Desde o início, muitos viam o Baguette como um "programa feito pros announcers desempregados e flopados da NTV terem onde trabalhar". E bem, o programa de fato passava esta imagem, já que só os apresentadores eram populares. A princípio, os veteranos que tinham baixa popularidade, logo sem uma agenda muito atarefada paravam lá, mas depois o Baguette passou a ser um espaço para rookies que precisavam treinar melhor o seu carisma.
Em contrapartida, o Baguette se tornou um salvador para a NTV no quesito treinamento de announcers, já que cada vez mais o ZIP! fica exigente na contratação de rookies, vários programas destinados a eles estão lotados de pessoas que debutaram recentemente, e o Oha!4 News Live não era o suficiente para trabalhar o carisma. Announcers como Mao Odaka acabaram melhorando muito suas habilidades com o Baguette se tornando apostas da emissora.
Porém, é óbvio que um programa lotado de announcers de baixa popularidade ou desconhecidos, que não tem nem mesmo uma subcelebridade fixa pra contar história, não seria algo atraente para o público. Principalmente se a concorrência apresenta programas repletos de celebridades consolidadas ou modinha que chamam a atenção do povo.
Outro problema que surgiu depois foi trocar um apresentador muito popular por um outro bem desconhecido.
Aoki foi transferido do PON! para comandar o Baguette e na época ele já era um veterano bem popular, apesar de não ter passado em grandes programas. Aoki é forte até hoje sendo sempre indicado ao ranking da Oricon de announcers masculinos mais populares. Mesmo nesta fase free com ele trabalhando em programas pequenos de canais menores.
O motivo pelo qual Aoki saiu do Baguette foi porque ele quis deixar a NTV para começar a ser free announcer. A NTV estranhamente não mostrou interesse nenhum em trabalhar com ele na fase free.
Em 2020, no lugar do Aoki entrou Shuzo Hiramatsu (平松修造), que, apesar de ser um rookie bem all-rounder, não tinha popularidade na época em que assumiu. Infelizmente não haviam muitas opções para o Baguette na época. Os apresentadores mais fortes a NTV preferiu segurar para programas maiores. Ko Shinohara foi para o Hirunandesu e Ren Umezawa foi para o Zumusata.
Mas felizmente todos os novos apresentadores de 2020 se deram bem, inclusive o Hiramatsu, que cresceu como profissional comandando o Baguette e ficou mais popular no período de tempo em que ele passou no programa, mesmo tendo uma redução bizarra de visibilidade para todo o público japonês, uma vez que ele basicamente só trabalhava no Baguette.
Além do Hiramatsu, o Baguette era comandado pela Risa Ozaki (尾崎里紗) desde a estreia. A announcer nos seus primeiros anos de NTV se mostrava uma ace em potencial com sua fofura. Ela debutou no ZIP! junto com o Hiramatsu, sendo ambos da turma de 2015 junto com Rina Sasazaki, que fez parte do elenco de apoio de PON! e do Baguette até 2022, quando passou a ser a apresentadora.
Em poucos anos, Ozaki ficou popular rapidamente e em 2018, ela foi escolhida pra comandar o Baguette junto com o Aoki e futuramente com Hiramatsu. Ela demonstrou ter uma boa química com ambos.
Dentro do Baguette, Ozaki passou por experiências incríveis como ser líder de torcida oficial do Yomiuri Giants por uma noite e também posar para a famosa revista de moda Oggi. Estes episódios foram collabs com o programa nos tempos em que Genta ainda estava no comando. A NTV tinha esperanças com o Baguette no começo, e investia pesado nas matérias.
Fora do Baguette, Ozaki era terrivelmente mal aproveitada, assim como Hiramatsu e Aoki. A announcer poderia estar muito mais poderosa se ela trabalhasse também em programas transmitidos em rede nacional, mas a moça depois de uns anos passou a se dedicar exclusivamente ao Baguette, que não tinha audiência e é um programa regional. De modo que ela praticamente estagnou e várias rookies passaram na frente dela.
A pandemia veio a piorar tudo de vez pois isso limitou a produção de fazer conteúdos mais variados. Que não fossem só announcers comendo. E mesmo com a situação da TV japonesa estar quase normalizada, o Baguette seguiu com o mesmo tipo de conteúdo. Até mesmo depois da renovação de conceito em 2022.
Apesar dos problemas, o Baguette teve um leve aumento de audiência em 2020. Passava longe de ser o cenário ideal, mas a audiência aumentou. E a NTV decidiu fazer em abril daquele ano uma versão noturna para as sextas-feiras, o Yoru Baguette, comandado por Isshi Kawabata e Kyoko Gunji.
Em setembro de 2022 foi anunciado que o programa passaria por uma mudança radical de conceito com nova logo e identidade visual. Semanas depois foi anunciado que os atuais apresentadores deixariam o programa e pouco a pouco alguns dos announcers de apoio também se retiraram.
Ozaki engravidou no começo de 2022 e anunciou que se afastaria do programa em outubro deste ano por causa da licença maternidade. Porém a NTV retirou ela e Hiramatsu definitivamente do programa ao mesmo tempo e o Baguette passou a ser comandado por Rina Sasazaki (笹崎里菜) e Takeshi Tanaka (田中毅). AMBOS ANUNCIADOS MUITO EM CIMA DA HORA!!
Aliás, Hiramatsu e Ozaki revelaram a sua saída também muito em cima da hora! Como se eles fossem integrantes menores do programa. Vale informar que a saída do Aoki e entrada do Hiramatsu foram anunciadas ao mesmo tempo em um mês antes das ocasiões acontecerem.
A troca de apresentadores é algo muito sério pra ser tratada desta forma, pois é um novo protagonista, que mudará o andamento do programa! O sucessor precisa de uma divulgação prévia pra que as pessoas entendam que de um dia em diante será ele que vai comandar. Sem divulgação, os japoneses ligam a TV e se assustam com um programa comandado por um casal de apresentadores diferente. E claro que as chances de haver rejeição inicial aumentam muito!!
E mesmo que a NTV decidisse colocar super celebridades no comando, a divulgação prévia seguiria sendo necessária!!
A NTV também estava lavando as mãos para o Baguette. Até fez várias mudanças visando melhorar como a troca de apresentadores e da identidade visual, e a participação maior de idols de jPop e kPop em quadros dedicados a eles. Até parecia que o programa teria uma segunda chance, mas no final das contas, Tanaka anunciou ao vivo que o Baguette irá acabar em maio de 2023. A emissora também não tinha mais esperanças.
Baguette não teve nenhuma polêmica nas costas, ele só acabou por conta da baixa audiência e por perder feio pra rivais muito mais fortes com celebridades poderosas em seus elencos. E há quem diga que a baixa audiência do Baguette impactava no Hirunandesu, que passava basicamente em seguida depois de dois mini programas de 10 minutos cada.
E isso até faz sentido, pois quem não quer assistir Sukkiri e Baguette muda de canal, e nisso ela acaba se entretendo tanto na programação da concorrência que perde o Hirunandesu.
Com estas duas narrativas vemos coisas em comum. Sukkiri e Baguette são programas matinais que passam juntinhos, são fracassos de audiência há anos, tiveram uma troca de apresentadores e de conceito nos últimos momentos, não foram salvos nem por announcers populares e a emissora começou a desistir de se empenhar nos dois programas.
Os dois programas passaram pelos mesmos problemas e vão terminar juntos. Tudo de uma vez só. Não vão fazer que nem qualquer outra emissora faria quando pretende acabar com duas atrações que passam uma seguida da outra: encerrar as transmissões em momentos diferentes do ano.
Tudo isso dá a entender que o fim do Sukkiri e do Baguette tem uma ligação. E pelo jeito realmente tem! Segundo novos rumores, a NTV pretende substituir os dois programas por um só, bem mais longo que os antecessores. Seria uma tentativa de usar uma tática nova para atrair audiência atendendo as vontades do público atual.
Parecia até que a NTV estava querendo acabar com o Sukkiri e com o Baguette há anos, mas estavam esperando o momento certo. E há elementos que fortalecem esta teoria como a falta de motivação com os programas que vão acabar, a postura triste do Kato nos últimos meses e os vários rumores sobre o fim que iam e viam há muito tempo e no final das contas se confirmaram.
Vieram vários elementos favoráveis e o maior deles é que basicamente toda a concorrência tem programas novos e ainda não consolidados na mídia. Sendo um terreno fértil pro sucessor do Sukkiri e do Baguette ter uma boa estreia.
Sobre o sucessor do Sukkiri. Segundo os tabloides é intenção da emissora manter Iwata no comando juntamente do comediante veterano Hiromi (ヒロミ), que já é comentarista do Sukkiri desde abril de 2021 e foi apresentador substituto do Kato, e também do announcer veterano Takahiko Fujii (藤井貴彦), que é um dos mais populares do Japão na atualidade e também apareceu como substituto do Kato no Sukkiri.
Todos os sites são unânimes ao dizerem que a NTV deve continuar apostando na Iwata para ser a sua nova face, pois ela, além de popular, é uma announcer com uma histórico completamente limpo, sem escândalos ou atitudes controversas. Interessante dizer que ninguém culpou a Iwata pelo fim do Sukkiri, já que o programa vai acabar depois da sua chegada sendo que os outros apresentadores trabalham por lá desde a estreia.
Com relação ao Hiromi, os rumores de que ele vai assumir o comando do sucessor do Sukkiri (e do Baguette) já existiam há bastante tempo também. A NTV tem uma boa relação com o comediante que apareceu em vários especiais importantes da emissora.
Hiromi tem um estilo semelhante ao do Kato e que a TV gosta muito para comandar programas. Ele é um veterano elegante e imponente. Por outro lado, Hiromi é menos truculento e mais sorridente que o Kato, que tem como estilo de comédia o de ser super rude, mais conhecido como "tsukkomi".
Por outro lado, o estilo do Hiromi não é mais visado pra um programa matinal nos dias de hoje. Todos os concorrentes do Sukkiri contam com apresentadores mais gentis e amigáveis. Botar tsukkomi intimidador no comando de programa matinal é muito anos 2000! Hoje as pessoas querem ver apresentadores que respeitam os seus colegas e proporcionam um programa leve e saudável pela manhã. Não uma figura que causa medo em outras pessoas.
Mesmo que Hiromi não seja tão durão quanto o Kato, ele ainda faz o tipo casca grossa.
Fujii também pode ser uma boa escolha para o novo programa matinal da NTV, já que ele é super popular e já tem uma grande experiência em noticiários deste tipo, pois já foi apresentador substituto no Zoom In!! Asa e Zoom In!! SUPER, e titular no Zoom In!! Saturday. Ele também apareceu como convidado no ZIP! em 29 de junho de 2022, quando já estava claro que Miura sozinha não conseguiria salvar o programa. A aparição do Fujii no ZIP! parou a internet japonesa naquela manhã.
Vale pontuar que todos os convidados do ZIP! aparecem pra promover algum outro trabalho da NTV ou, quando são cantores, pra debutar ou divulgar um comeback, o que por sua vez é super raro. Mas no caso do Fujii não houve um motivo pra ele aparecer no programa naquele dia. Ele simplesmente apareceu no ZIP! ficando lá desde o primeiro minuto até o fim.
Talvez àquela altura a NTV já tinha a intenção de colocar Fujii em um programa matinal de novo, só não havia decidido se seria o ZIP! ou o sucessor do Sukkiri e do Baguette. Afinal, o ZIP! também está precisando de um outro apresentador pra ajudar a Miura, que não está dando conta do recado sozinha.
E é importante destacar que estas informações sobre o suposto trio que vai comandar o sucessor do Sukkiri e do Baguette são meros rumores. A NTV provavelmente não decidiu nada definitivamente. O programa só vai estrear em abril de 2023, ainda tem muita coisa pra ser decidida com relação ao elenco e a emissora deve sempre pensar nos outros programas.
Além do caso do ZIP! temos também o Hirunandesu, no qual a Taki anunciou que está grávida, não mencionando se iria se afastar ou sair definitivamente do programa.
É bem provável que Taki deixe o Hirunandesu em 2023 e alguma outra announcer rookie da NTV, pelo menos mais jovem que a atual apresentadora, entre no lugar. Apesar da tendência do programa ser sempre contratar announcers inexperientes que nunca foram apresentadores de grandes atrações, pra tudo há uma primeira vez, a NTV pode inventar de colocar a Iwata no Hirunandesu, onde ela poderia ficar mais poderosa e ainda levantar a moral do programa com a sua popularidade e carisma.
Lembrando, que o hype da Iwata caiu, e um programa novo é arriscado demais para a imagem dela. Porque ou pode dar tudo muito certo, ou tudo muito errado! E melhor colocá-la num programa que a fortaleça de fato, fazendo com que ela vire uma futura face pra valer!
E vamos combinar que botar Hiromi e Iwata pra comandar um sucessor do Sukkiri seria transformá-lo num "Sukkiri 2.0", os dois iriam fazer o público se lembrar do programa antecessor, o que não daria certo.
Outro ponto é que, independente de quem for escolhido, uma coisa é certa: pelo menos um dos apresentadores será um artista famoso e renomado, afinal esta é a tendência da TV japonesa na faixa das 8hrs da manhã. Com exceção do Morning Show, todos os concorrentes do Sukkiri são apresentados por artistas. Deste grupo, 2 deles tem comediantes no comando.
A NTV com certeza vai escolher algum comediante poderoso o suficiente ao ponto de não precisar da ajuda da "futura Asami Miura" e do "announcer masculino mais querido do Japão". Qualquer announcer de popularidade mediana e crescente já será o suficiente. E por este motivo talvez fosse melhor colocar o Fujii no ZIP! e a Iwata em algum programa que vai fortalecê-la outra vez.
E claro, não é só o apresentador. A NTV certamente escolherá um elenco de apoio forte, com comentaristas ou personalities, announcers secundários, meteorologistas, repórteres, etc. Uma galerinha popular, nem que seja pelo menos um pouquinho, e bem competente, afinal glamour não é tudo, o profissional tem que ser bom também
O elenco inicial de qualquer programa é o mais importante de todos, pois tem uma grande responsabilidade na conquista de audiência para uma atração nova e sem peso na mídia. Então dá pra esperar um time de ouro, com integrantes fortes no elenco de apoio.
Sabemos também que a NTV tem o costume de divulgar com força o que ela quer, e um programa matinal das 8hrs é algo muito importante que merece uma promoção de ouro. Quando tudo estiver decidido, certamente o sucessor do Sukkiri e do Baguette será amplamente divulgado nos outros programas da emissora.
Quanto ao conteúdo, pode ser que a NTV queira misturar o melhor do Sukkiri e do Baguette, misturando o ar sério e super informativo do Sukkiri, com a leveza e elegância do Baguette. O sucessor dos programas tende a ser um noticiário mais divertido olhando por esta lógica.
Mas por enquanto, tudo o que temos são rumores, especulações e polêmicas quanto ao futuro das manhãs da NTV, que atualmente enfrentam uma grande crise da qual a emissora está lutando para superar e ficar no topo de novo.
E de qualquer forma é triste ver dois programas terminando de uma vez, vários dos seus integrantes ficarão sem um trabalho valioso e poderão ter suas carreiras prejudicadas com isso, como o Kato. É triste ver que announcers foram iludidos como Tanaka e Sasazaki. E é triste imaginar que, hoje é Sukkiri e Baguette, mas amanhã pode ser ZIP! e/ou Hirunandesu que podem acabar de uma forma chocante.
Que o novo programa da NTV seja um verdadeiro sucesso e seja um telejornal de qualidade e os elencos do Sukkiri e do Baguette não tenham a sua carreira afetada negativamente.