segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Quando um comediante ofusca demais o seu parceiro

Em qualquer situação sempre vai haver aquela pessoa que se destaca, e consegue mais popularidade, seja de forma natural ou porque algum fator externo contribuiu pra isso, mas isso nunca muda. Alguém vai chamar mais atenção que os demais.

Há ocasiões em que realmente é preciso que alguém se destaque, que seja o mais popular, pois é essa pessoa que vai chamar a atenção do povo, então as emissoras ou empresas de entretenimento fazem o possível pra aumentar ou manter a popularidade de alguém.

Mas nos grupos de comédia, que geralmente vão de duplas a trios, o cenário ideal é que um comediante não ofusque o outro. Pode até ter um integrante que se destaque, mas a diferença de popularidade não pode ser algo gritante, em que um é super amado, vive uma rotina de glamour, é uma pessoa atarefada e referência na comédia enquanto a outra é pouco lembrada, trabalha bem menos e quando o faz são coisas pequenas e pouco significantes.

Porém manter equilíbrio na popularidade é uma tarefa muito difícil. Entre os grupos veteranos é normal ver um sendo muito ofuscado. Porém o caso mais extremo disso é o Kirin em que um integrante vive uma vida perfeita e outro é completamente ignorado.

Kirin (麒麟) é uma dupla formada por Akira Kawashima (川島明) e Hiroshi Tamura (田村裕). A principal especialidade da dupla sempre foi o manzai, que seria uma espécie de "stand-up comedy japonês", a dupla faz diálogos engraçados em pé de frente a um único microfone.

Kirin trabalha desde outubro de 1999 para a Yoshimoto Kogyo, uma das maiores empresas de entretenimento no Japão cuja especialidade é lançar comediantes. Como a maioria das duplas de comediantes, o Kawashima e Tamura se conheceram quando ainda eram trainees da New Star Creation (NSC), que é a escola de comédia da Yoshimoto. Tamura, de personalidade mais extrovertida convidou Kawashima, que era bem introvertido e tímido, para ser seu parceiro de trabalho.

Dois anos depois da sua formação, a dupla começou a ganhar visibilidade por se tornarem finalistas do concurso de comédia M-1 Grand Prix, um dos maiores do gênero na atualidade.

Vencer ou ser finalista de concursos de comédia ajuda muito na carreira de uma dupla ou solista. Pois é uma porta de entrada para aparecer na TV ganhando ainda mais visibilidade, fora o grande prêmio em dinheiro para o campeão. Por isso várias duplas tentam a sorte nessas competições e com o Kirin não foi diferente, eles concorreram a várias delas e no total ganharam 6 prêmios entre os anos de 2004 e 2005, fazendo a dupla subir ainda mais.

Pra ter uma ideia do quanto Kirin cresceu em pouco tempo, eles eram recebidos com gritos em suas performances mais antigas, e a plateia japonesa não é de gritar com empolgação pra qualquer um.

De 2005 pra 2009 o Kirin começou a ter um aumento significativo de aparições na TV e a dupla começou a investir em atividades solo em 2008.

Antes de se promoverem individualmente, Kawashima já mostrava que era o integrante do Kirin que chamava mais atenção.

Ele era chamado para gravar comerciais sem o Tamura, enquanto este até hoje nunca foi garoto propaganda na ausência do seu parceiro. Kawashima era também constantemente indicado em altas posições do curioso (e controverso) ranking da Yoshimoto dos comediantes masculinos mais bonitos. Os comediantes são indicados por voto popular e Kawashima começou a marcar presença em 2003 com um espetacular 7º lugar entre 30 pessoas! Nessa época o Kirin nem era premiado ainda.

Mas por enquanto não era uma diferença assustadora.

Em 2007 Tamura deu uma virada no jogo lançando o seu primeiro livro foi Homeless Chuugakusei (ホームレス中学生) em que ele falava sobre a sua história de vida desde a sua infância em meio a pobreza, chegando até a viver na rua, até os tempos em que ele conheceu o Kawashima e juntos decidiram formar o Kirin.

O livro foi um verdadeiro best seller! Foi indicado aos rankings de vendas da Oricon e ganhou versões em mangá e um dorama feito pela Fuji TV que foi um grande sucesso de audiência. Interessante pontuar que a Fuji TV não tem tradição e peso em doramas como a TBS, NHK e Nippon TV, então dá pra sentir o tamanho do impacto do livro do Tamura.

A história do Tamura havia sido explorada em 2006, antes do livro ser lançado. Ele relatava sobre a pobreza da sua infância e uma série de programas de variedades, com destaque para o Hitoshi Matsumoto no Suberanai Hanashi, também da Fuji TV. Como o nome sugere, é um programa do Hitoshi Matsumoto da dupla Downtown, que é uma das mais poderosas do Japão e que na época já estava totalmente em alta.

A aparição do Tamura no Hitoshi Matsumoto no Suberanai Hanashi fez com que uma editora o procurasse para que ele escrevesse o livro que como deu pra ver foi um verdadeiro sucesso!

Aliás Tamura foi o primeiro integrante do Kirin a ter sua primeira aparição regular solo na TV. Ele passou a fazer parte do Tantei! Knight Scoop, um programa bem antigo da ABC TV, emissora subsidiária da TV Asahi na região de Kinki.

Por causa do sucesso de Homeless Chuugakusei, Tamura começou a explorar sua imagem de ex-menino de rua com ainda mais intensidade. Até o personagem dele nas apresentações mudou. De 2017 até 2009 Tamura era o integrante mais popular do Kirin com sobra e tinha mais trabalhos solo que o seu parceiro.

Interessante pontuar que depois que Tamura publicou seu livro o número de novos trabalhos em dupla do Kirin reduziu significativamente.

Mas com os tempos Kawashima se fortaleceu de novo. E dessa vez com força total! Em 2010 ele começou a competir em concursos de comédia para solistas e obtinha ótimos resultados, chegando a ganhar a maior parte deles.

Uma das vitórias do Kawashima que chamou a atenção foi sua vitória no IPPON Grand Prix em 2016 em que ele venceu o Bakarhythym, um grande nome na comédia que como se não bastasse era tricampeão naquela época (atualmente ele é pentacampeão). Em 2021 Kawashima conseguiu o seu bicampeonato.

Kawashima mostrava que não era só um sujeito bonito com voz super grossa e potente, o que eram atributos que chamavam bastante atenção. Ele com suas conquistas se mostrava um comediante talentoso, e deve se destacar que ele sempre foi a mente criativa do Kirin. Ele quem escreve as piadas da dupla. Embora Tamura também tenha uma capacidade de fazer seu próprio material por ter feito vários shows solo desde 2006.

Ele se mostrava um homem com uma postura imponente e elegante, o que deu a ele uma imagem de comediante chique. Ao mesmo tempo ele seguia mostrando uma personalidade humilde falando sempre com um (literalmente) enorme sorriso no rosto

Em 2020 o comediante começou a estourar de vez sendo chamado para apresentar um número absurdo de especiais e programas regulares de diversas emissoras, ele também era convidado pra esses especiais. Ele grava mais comerciais que antes e aparecia até mesmo em revistas de moda fazendo ensaios fotográficos.

Interessante dizer que nessa época a comédia japonesa estava entrando na Era Glam, então quem tivesse um ar mais estiloso como o Kawashima acabaria sendo beneficiado.

Em abril de 2021, Kawashima foi escolhido para ser apresentador do programa matinal Love It! da TBS, aí é que sua carreira subiu de vez! É o primeiro programa diário que o comediante participa e que, apesar da baixa audiência, tem sido uma grande aposta da TBS e já chamou a atenção da internet por várias vezes fazendo com que o programa entrasse nos Trending Topics do Twitter no Japão.

A imagem do Kawashima ficou bastante ligada ao Love It! que aumentou ainda mais a sua popularidade fazendo com que em 2022 ele fosse indicado ao ranking da Oricon dos apresentadores de programas mais queridos pela primeira vez com um incrível 3º lugar. Kawashima também é campeão em aparições na TV no 1º semestre de 2022. Basicamente ele aparece na TV japonesa de domingo a domingo!

Como se não bastasse ele mostrava outros talentos como cantar e atuar. Em 2019 ele intensificou seus trabalhos como ator aparecendo em doramas e no teatro. Em 2020 ele fez seu debut como cantor com o single Where Are You, onde ele de fato deu um show com seus vocais e pra humilhar mais ainda fez um solo de saxofone.

Mas onde estava o Tamura enquanto o Kawashima estava voando na sua carreira?!

Depois do Knight Scoop, Tamura chegou a aparecer em alguns doramas, mas só a partir de 2018 que ele começou a ter mais trabalhos regulares, porém todos eles eram de emissoras regionais, cujo conteúdo não é exibido para todo o Japão, além disso os programas tiveram um curto tempo de duração. Além do Knight Scoop, Tamura atualmente aparece em um programa da BSN, uma subsidiária da TBS que transmite conteúdos para Nigata, e em um outro da BS Yoshimoto, uma emissora de TV a cabo fundada pela Yoshimoto em abril de 2022.

Aliás é interessante pontuar que a situação do Tamura é tão crítica que a própria Yoshimoto decidiu dar um programa pra ele, pra aliviar um pouco esse drama. Pois se a Yoshimoto ficasse inerte e se não fosse o Knight Scoop, Tamura simplesmente não faria aparições regulares em rede nacional! Como se pra maioria do Japão ele tivesse se aposentado ou sequer existisse!!

Como boa parte dos comediantes que desejam aumentar sua visibilidade, mas não conseguem trabalhos novos na TV, Tamura abriu dois canais no YouTube em 2019. Um sobre basquete, sua grande paixão, e outro de gameplays. O primeiro canal tem mais de 50 mil inscritos, número relativamente pequeno pra uma figura da mídia, e o segundo então não chegou nem a 2000 inscritos! O canal de games foi abandonado há aproximadamente 3 meses.

A medida que Kawashima crescia, mais ele ofuscava o Tamura e mais a imagem do Kirin como dupla enfraquecia e o que contribuiu pra tudo isso piorar de vez foi que em 2018, Kawashima e Tamura pararam de trabalhar juntos em programas regulares de TV.

Atualmente o Kirin não possui mais programas regulares como dupla. Nem na TV, aberta ou a cabo, nem na rádio, nem em sites de streaming. Nem mesmo um trabalhinho brejeiro com pouca credibilidade a dupla completa tem em comum.

O Kirin segue se apresentando nos maiores teatros e são incluídos em grandes festivais de comédia da Yoshimoto, eles também aparecem juntos na TV como convidados em programas de variedades e fazem um ou outro trabalho diferente juntos, como dublar personagens de um dos filmes da franquia Thomas e Seus Amigos. Mas todas essas ocasiões são bem raras!!

Mas afinal por que o Tamura afundou tanto assim? Ele é um comediante veterano, premiado, talentoso que chamou a atenção com um livro best seller e não tem nas costas nenhuma grande polêmica que parou o Japão e resultou no seu cancelamento.

Pode se dizer que neste caso estavam presentes TODOS OS ELEMENTOS necessários para que Tamura acabasse sendo ofuscado no Kirin.

O primeiro de todos é que Kawashima está enquadrado nos padrões de beleza. Tamura não.

É triste, mas beleza abre portas. Ainda mais no mundo do showbiz. Seja pra atores, cantores ou idols, announcers, modelos, youtubers e até mesmo pra comediantes. E isso é algo que nunca mudou e pelo jeito nunca vai mudar infelizmente.

Parece ridículo, afinal na comédia deveria se destacar aquele que é o mais engraçado. Mas isso acontece, principalmente com os grupos de comédia rookies em que ambos não tem uma imagem individual, pois trabalham sempre juntos, se há um integrante mais enquadrado nos padrões é ele que vai se destacar mais.

Foi o caso do UNJASH em que Ken Watabe roubava a cena do Kazuya Kojima, do Cocorico em que Shozo Endo chamava mais atenção que Naoki Tanaka. Ainda que Kojima e Tanaka fossem mentes criativas e líderes das suas respectivas duplas. Hoje em dia ambos viraram o jogo e se tornaram os mais populares, por motivos distintos, mas viraram.

Atualmente é o caso do EXIT em que Daiki Kanechika recebe mais biscoito que Rintaro, do 3-Ji no Heroine, em que Maki Fukuda tem mais visibilidade que o trio inteiro (que por sinal perdeu o hype que tinha lá em 2020) e tá começando a ser o caso do Kamaitachi em que Ryuichi Hamaie está começando a ter mais atividades solo que o Kenji Yamauchi.

E lendo este post deu pra ver que com o Kirin não foi diferente. Desde os tempos de rookie, antes mesmo da dupla ganhar prêmios, Kawashima já era indicado a rankings de beleza formados pelo voto popular. O comediante fez comercial para marca de cosméticos, o que não é um feito pra qualquer profissional do humor, ainda mais nos anos 2000.

Se até o Tanaka que é enquadrado nos padrões conseguiu ser ofuscado pelo Endo só por ele "ser o mais belo do Cocorico", imagina o Tamura que não é enquadrado nos padrões. A grosso modo, é considerado um homem feio.

Além do ranking de comediantes masculinos mais bonitos da Yoshimoto, existe também o dos mais feios (também existem as versões femininas desses rankings). Porque alguém achou que seria engraçado nomear os trabalhadores mais feios da empresa. Felizmente a Yoshimoto não faz mais essa competição bizarra. Porém Tamura teve o desprazer de estrear com um 6º lugar na lista dos mais feios em 2003. E não foi a última vez!

Um acréscimo á beleza física é o comportamento sedutor. Geralmente quando um comediante percebe que é bonito, ele decide trabalhar na sua imagem de galã adotando um comportamento mais descolado ou elegante, como se eles fossem idols. Essa fórmula acaba dando bastante certo.

Kawashima além de ter uma boa aparência, tem uma voz muito grave, potente e rara, então ele fez da sua voz um grande chamariz. Ele também trabalhou mais numa postura elegante sem parecer arrogante. O fato dele ser tímido acaba sendo um charme a mais pois dá um certo ar de mistério.

Mas claro que beleza não é tudo, ela pode abrir portas, mas vai ter um momento em que o bonitinho precisa provar o seu valor. Mostrar que tem talento. E bem... Isso, o Kawashima também tem.

Kawashima na realidade se mostra mais habilidoso que o Tamura.

Antes de tudo é importante deixar claro que ser mais habilidoso que o seu parceiro é uma coisa. Ser um dos mais habilidosos do meio humorístico é outra. Por mais em alta que Kawashima esteja, ele não é tido como referência no humor japonês que tem muitos anos de história e profissionais de peso, que influenciam gerações. Nem mesmo na geração atual o Kawashima pode ser considerado a maior promessa do humor no futuro.

Outro ponto é que habilidades superiores não se resumem só a ser o mais engraçado. Vai muito mais além. A pessoa pode ser mais carismática, ter uma presença de palco maior, ter uma oratória e postura melhor (portanto tendo mais talento pra ser apresentador), conseguir improvisar melhor as suas própria piadas, ter um repertório variado, ser bom em atuar, etc.

Muita gente reconhece que Tamura não é um profissional sem talento, porém alguns detalhes relevantes fazem com que Kawashima fique na frente no quesito habilidade.

Kawashima é a mente criativa do Kirin, o que significa que ele tem uma capacidade maior de fazer suas próprias piadas no improviso, ele também teve uma evolução maior como comediante desde o debut pra cá tendo adquirido uma postura mais imponente, e experimentou outras áreas além da comédia se mostrando um profissional, all-rounder, ou seja que faz várias coisas, o que é algo que é muito valorizado no mundo do entretenimento japonês. 

Vale ainda ressaltar todas as vitórias em concursos de comédia que Kawashima ganhou sozinho. O que faz com que ele seja ainda mais valorizado pela mídia do que o seu parceiro que nunca ganhou nada sozinho...

Ser fisicamente bonito, ter uma voz sedutora, ar elegante e imponente, e ainda por cima ter talento sendo a mente criativa da dupla, se esforçando sempre para melhorar suas habilidades que são reconhecidas e dignas de prêmio já criam a imagem do Kawashima de homem perfeito. Então é claro que Tamura seria ofuscado trabalhando com uma pessoa dessas.

Mas mesmo esses elementos sendo fortes pra fazer um comediante ofuscar o seu parceiro, não são o suficiente para fazer alguém basicamente sumir da TV.

E aqui vem um grande detalhe que agrava a diferença bizarra de popularidade entre os integrantes do Kirin, que é a relação entre Kawashima e Tamura.

Se a dupla tivesse um relacionamento saudável e harmônico, que acaba inevitavelmente sendo refletido em seus trabalhos, as emissoras iriam ter alguma motivação para trabalhar com o Kirin.

Uma boa química é algo que faz muita diferença. Mesmo que uma dupla se ature e finja ter uma boa relação na frente das câmeras, obviamente a interação entre eles não terá o mesmo efeito de uma outra cujos integrantes são amigos e/ou se respeitam bastante. Além disso, o público pode não perceber a falsidade, mas a equipe sim, então trabalhar com uma dupla que não se suporta acaba não sendo uma boa alternativa se o benefício não for muito grande. 

Porém, a relação entre os integrantes do Kirin é muito instável.

Haviam rumores de que a dupla começou a se desentender feio após Tamura publicar seu livro, pois Tamura estava no centro das atenções e, mesmo nos trabalhos em dupla, Kawashima era subestimado e ainda humilhado nos bastidores. Chateado, Kawashima teria pedido a Yoshimoto que evitassem colocá-lo em trabalhos junto com o seu parceiro.

Várias atitudes da dupla acabam mostrando que ambos de fato tem um relacionamento problemático, por isso que não trabalham juntos.

Uma delas é que tanto Kawashima quanto Tamura tem contas no Twitter e no Instagram e seguem um número absurdo de pessoas, mas um não segue o outro.

Outra é que mesmo sem programas regulares juntos desde 2018, a dupla não se deu ao trabalho de criar um canal no YouTube para que o público siga vendo o Kirin como um grupo. E a agenda lotada do Kawashima não pode ser tida como desculpa, pois há várias duplas de comédia em que os integrantes são super atarefados, mas mesmo assim conseguem arrumar um tempo para o seu canal no YouTube fazendo vídeos simples e bem improvisados.

No final das contas, os rumores de que a dupla não se dá bem há anos acabaram se confirmando.

Tamura confessou numa entrevista à Oricon em junho de 2022 que a reação entre ele e o Kawashima começou a se degradar a medida que este subia na vida. Eles optavam por se arrumar em camarins separados e nem sentavam juntos quando precisavam viajar de avião.

Tamura também disse que morre de inveja do Kawashima (completamente compreensível! Que ser humano não estaria com inveja numa situação dessas), mas ao mesmo tempo ele ainda tem uma admiração bem mínima por ele, reconhece seu talento e segue o apoiando, ainda que num nível de 1%.

Ele ainda revelou que o Kirin passou por duas crises, sendo que a primeira ocorreu logo nos tempos em que eles ainda eram trainees na NSC. Kawashima queria desistir, mas quando Tamura descobriu disse que pode ser que o talento de ambos não seria bem aproveitado se eles trabalhassem separados.

Se um comediante chama mais atenção que o seu parceiro e sozinho tem mais força que a dupla completa, que por sinal não tem química nenhuma, as empresas irão preferir chamar essa pessoa sozinha.

Chamar o parceiro flopado do Kawashima, e que nem gosta dele, seria jogar dinheiro no lixo, pois sozinho ele já rende engajamento o suficiente. A diferença que Tamura faria nos programas seria algo muito simbólico que não compensaria gastar com dois comediantes.

E quanto mais Kawashima trabalha e o Tamura fica parado, maior fica a diferença de popularidade entre os dois. É uma grande bola de neve.

E disband do Kirin é algo que está fora de questão atualmente. O próprio Tamura falou a Oricon que não pretende deixar a dupla, apesar das divergências com seu parceiro e ser muito ofuscado por este. Kawashima também revelou que não pretende seguir solo.

Percebe-se que, apesar das divergências e dos conflitos constantes há um respeito no fundo. Kawashima reconhece que precisou do apoio do Tamura, que por sua vez reconhece os méritos do seu parceiro.

Mas esse relacionamento conflituoso somado com diferenças nas habilidades de cada integrante mais o fato do Kawashima estar enquadrado nos padrões de beleza pesaram pra que Tamura fosse passado pra trás e o Kirin enfraquecesse como dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário