terça-feira, 18 de outubro de 2022

Uma TV só de comediantes?

Grandes comediantes e a idol do NMB48 Aina Fukumoto na cerimônia de abertura da BSY

Yoshimoto Kogyo (吉本興業) é uma das maiores empresas do ramo do entretenimento no Japão, que existe há 110 anos e tem como principal especialidade a comédia, sendo que os maiores comediantes japoneses trabalham para esta empresa.

Há anos que a Yoshimoto produz programas para grandes emissoras de TV, muitos deles bem sucedidos com altas audiências e um longo tempo de duração. Alguns exemplos são o Odoru Sanma Goten (também conhecido como Dancing Sanma Palace), Gaki no Tsukai e Ame Talk. A empresa também produz doramas, que também tem uma boa recepção.

Nisso qualquer um se questiona, por que a Yoshimoto não abre um canal de TV? Ela sabe fazer programas de sucesso e certamente é muito rica para sustentar minimamente um canal, além de contar com grandes nomes da comedia?

Bem... foi isso que a empresa fez!! E em abril deste ano, a Yoshimoto abriu o seu canal BS, o BS Yoshimoto (BSよしもと), abreviado como BSY.

Antes de mais nada é importante explicar o que é um canal BS no Japão. Quem acompanha a TV japonesa e reparou nos nomes dos canais pode perceber que existem vários com a sigla BS junto. Os canais BS nada mais são que os canais fechados do Japão, a sigla vem de "Broadcasting Satellite", que significa "transmissão por satélite".

Todos os grandes canais abertos do Japão: NHK, NTV, TBS, TV Asahi, Fuji TV e TV Tokyo tem suas versões BS, com uma programação um pouco diferente, tendo atrações exclusivas desde programas de variedades feitos para a emissora em questão até séries internacionais.

Um canal BS não é necessariamente pago, e este é o caso do BSY que dá pra assistir até mesmo em live fornecida pelo site oficial.

O BSY possui parcerias com diversos governos de diferentes províncias do Japão e nasceu com a proposta de "revitalização regional". A emissora tem o objetivo de mostrar o Japão em programas comandados pelos artistas (em sua grande maioria comediantes) da empresa, é claro! Afinal é um canal da Yoshimoto.

Encarte de 2002 com a programação da Fandango TV
(é impossível achar imagens de programas da emissora no Google)

Porém, a Yoshimoto não ficou esperando 110 anos para abrir seu canal de TV. A empresa já vinha tentando isso desde 2000!!

O primeiro canal da Yoshimoto foi o Yoshimoto Fandango TV (ヨシモトファンダンゴTV), aberto em 1º de dezembro de 2000 e fechado em 31 de março de 2008. O canal foi fundado em parceria com a empresa de TV por assinatura Sky Perfect TV. Diferente do BSY, pra assistir o Fandango TV a pessoa precisava pagar.

O conteúdo da emissora era basicamente formado por programas originais, retransmissões de programas para outras emissoras dos quais a Yoshimoto produziu e muitas transmissões de shows e festivais de comédia da empresa. Era semelhante ao que a BSY oferece hoje.

Depois do fim da Fandango TV, a Yoshimoto passou um tempo focado em serviços de streaming que não deram muito certo. Eram ideias muito a frente da época. Pois se os japoneses de hoje não são tão conectados à internet como os ocidentais, e essa proximidade só veio a aumentar por causa da pandemia, imagina lá nos anos 2000!

Um dos programas da Kawaiian TV

Mais adiante, no dia 1º de dezembro de 2014, a Yoshimoto abriu a Kawaiian TV, também pago e feito em parceria com a Sky Perfect TV, só que este canal teve um período de vida ainda mais curto, tendo se encerrado em 30 de novembro de 2019. Isso porque a proposta era péssima!!! A programação era totalmente dedicada à programas com idols femininas, sendo a maioria delas desconhecidas!

A intenção era boa pois promoviam os pequenos grupos, mas no mais o Kawaiian TV atingia um nicho específico demais, então por este motivo não foi muito adiante. Fora que a produção dos programas era muito fueira.

Um ponto em comum que todos estes canais possuem é a grande participação dos comediantes da Yoshimoto. Até mesmo no Kawaiian TV havia um comediante no meio das idols.

E nisso dá pra ver que o objetivo da Yoshimoto abrindo canais de TV, além de arrumar uma forma nova de ganhar dinheiro, é também dar visibilidade aos seus comediantes. Coisa que sempre foi difícil de se obter, principalmente dos anos 2000 pra frente.

Isso é tão real que a programação da BSY é exibida gratuitamente das mais diversas formas e recentemente a emissora estreou um programa dedicado a divulgar os canais do YouTube de seus artistas (quem sabe assim o Cocorico Channel desempaca de vez).

Rainbow no ChariLoto Yoshimoto

Assim como nos seus antecessores, o BSY tem se tornado espaço pra botar rookies ou veteranos mais esquecidos pra trabalhar em seus programas e ganhar uma visibilidade da qual ambos estão com dificuldades de obter de forma tradicional, ou seja, trabalhando regularmente em programas de TV aberta com exibição em rede nacional.

Os programas de TV aberta exibidos em rede nacional são os mais visados por qualquer artista que pretende trabalhar na TV. Não faltam candidatos e é por isso que as grandes emissoras podem se dar ao luxo de escolherem os profissionais mais competentes, mais badalados, mas bonitos... enfim, os melhores, pois são eles que mais tem chances de dar retorno ao programa, afinal, a TV precisa de grandes audiências para se manter.

Não é fácil debutar na TV aberta, principalmente quando estamos falando de um artista fora dos padrões de beleza, que é o caso da maioria dos comediantes.

Pra se ter uma ideia, os rookies que debutam na TV aberta tem anos de experiência, já ganharam concursos de comédia, trabalharam em programas de canais menores, muitas vezes regionais, ou obtiveram feitos significativos pra um comediante novato como ter um canal do YouTube com muitos seguidores.

Só que pra ser um profissional enquadrado no perfil que as grandes emissoras procuram, o comediante precisa começar a praticar e isso acaba sendo impossível se todas as portas estão fechadas. Pra ganhar concursos de comédia, o comediante precisa ter uma experiência além do período de trainee (e também ter condições financeiras de pagar as taxas de inscrição caríssimas pra um rookie). Pra ter muitos seguidores em poucos meses é preciso obter visibilidade de algum lugar... e por aí vai!

Maki Fukuda e Kanade do 3-ji no Heroine no Battle! SMOKE

E se a comediante é mulher fica ainda mais difícil! O mundo da comédia é extremamente machista! É fácil achar programas humorísticos com elencos 100% masculinos, os concursos de comédia na maioria esmagadora das vezes contam com bancas de jurados formadas só por homens, comediantes femininas raramente são escolhidas para comandar sozinhas programas de variedades e tantos outros absurdos que ainda temos que ver em pleno 2022.

E aqui entra em cena outro ponto positivo da BSY. Os rookies acabam desenvolvendo melhor suas habilidades em programas de TV de verdade, podendo se tornar profissionais mais capacitados pra trabalhar nas grandes emissoras. A única exigência da BSY é somente trabalhar pra Yoshimoto.

Veteranos esquecidos ou que simplesmente não conseguiram atingir voos mais altos na carreira em momento nenhum tem uma situação ainda pior. Eles não tem mais a energia de outrora, não darão conta de participar dos desafios malucos típicos da TV japonesa. Outro problema é que eles já não podem mais se inscrever em concursos de comédia, que são dedicados aos rookies. Também terão dificuldades de subir no YouTube pois estão "velhos demais pra pagar de influencer descolado".

Hiroshi Tamura no Basketball 3x3 SOUL

Mas é claro que a BSY não é feita só de "rookie desconhecido e veterano decadente". Há nomes mais fortes da comédia japonesa rookies mais modinhas, sem contar os artistas de fora da Yoshimoto. O pessoal mais famoso tem um destaque maior na BSY, atuando como apresentadores ou integrantes importantes de determinado elenco.

Um canal de TV não consegue se sustentar de forma alguma só com gente sem fama. É importante ter artistas populares e dar um destaque à eles para atrair audiência, que no atual momento, é mais do que essencial para a BSY. Fora que só colocar o povo desconhecido deixa uma imagem péssima na emissora e pra aqueles que trabalham nela. Como se a BSY fosse o "depósito de comediantes fracassados, onde ninguém bem sucedido trabalha".

O interessante é que a quantidade de modinhas e até mesmo de veteranos consolidados é grande.

Os modinhas até dá pra entender o motivo. Comediantes rookies ganham muito mal, então precisam acumular vários trabalhos, fora que ultimamente ser um comediante super atarefado virou sinônimo de fama. Há profissionais que colecionam programas como quem coleciona adesivos, com o intuito de valorizar suas carreiras.

Mas o que faz tanto veterano que debutou nos anos 80 ou 90, que tem uma carreira consolidada e estável e uma rotina mais agitada, aceitar uma proposta de emprego na BSY?!

Aya Soma e Housei Tsukitei divulgando os programas da série Cheeky's, da qual eles fazem parte

A realidade é que hoje em dia, até pra veteranos também há uma dificuldade de aparecer na TV.

Depois da pandemia que prejudicou a todos financeiramente, as emissoras grandes sentiram a necessidade de cortar gastos, bem como a de reconquistar o público jovem que estava trocando a TV pela internet. Com isso a preferência por rookies modinha cresceu muito. Há duplas que vemos na TV japonesa literalmente todos os dias, e muitas vezes, esse povo aparece mais de uma vez por dia.

De modo que se o profissional veterano não é tido como uma espécie de "deus da comédia" já vai sofrer um pouco pra conseguir novos trabalhos e isso acaba afetando na sua carreira, pois acaba criando uma falsa sensação de flop, afastando ainda mais as emissoras do comediante, gerando uma grande bola de neve que gera o risco de resultar em um flop de verdade.

Isso foi o que possivelmente aconteceu com Naoki Tanaka. Por causa da pandemia, Tanaka não estava conseguindo novos trabalhos empolgantes. Ele basicamente só fazia os programas que ele já havia conseguido anteriormente e também aparecia muito em palestras sobre o reino animal. Como resultado, ele foi tirado injustamente do programa matinal ZIP! da Nippon TV em 2021 e substituído por Ryuichi Hamaie da dupla Kamaitachi, que, por sua vez, viveu o auge da sua carreira em 2020.

Há um post falando sobre este caso em maiores detalhes, mas já adianto: a substituição não valeu a pena. Tanto que Hamaie foi substituído em 2022.

Naoki Tanaka no Nippon Zenkoku Nandemo Koshien

Aliás, Tanaka não só trabalha na BSY como faz parte de 2 programas da emissora. Vale pontuar que ele já trabalhou na Kawaiian TV e também fez parte de um webshows da Yoshimoto em parceria com a Yahoo! Japan, o Y!Log.

Como Naoki Tanaka é um sujeito muito bondoso e sem frescura pra trabalho nenhum, não ligando de aparecer em programas de emissoras menores, não dá pra usá-lo como um bom exemplo de veterano famoso e consolidado que topou aparecer na BSY. Então vamos de outros nomes: Koji Higashino, Happo Tsukitei, Chihara Junior, NON STYLE... É uma turminha relativamente grande, como dá pra ver.

Mas é claro, eles são uma minoria no canal, pois infelizmente há muito comediante famoso metido que faz muitas exigências com relação a novos programas. Só aceitando trabalhar em programas de grandes emissoras na posição de protagonista, sem dividir de forma igualitária este posto com ninguém que não seja seu parceiro de trabalho.

Os "deuses da comédia" (e até mesmo alguns modinhas) da Yoshimoto não querem perder seu tempo com programas de emissoras menores que supostamente não agregam em nada às suas carreiras. Pelo contrário, só traria uma impressão negativa de "mendigo de trabalho". Pra convencê-los do contrário, só pagando um cachê absurdamente alto, o que não compensa para a BSY que não será compensada com o retorno baixo.

Koji Higashino no Cheeky's Channel

Porém, isso com certeza acrescenta. Talvez não no quesito fama (pelo menos não no começo), mas em outras questões. Profissionais como Higashino, Tanaka, Happo, Chihara e NON STYLE fazem uma baita diferença pra uma emissora nova e pequena, pois eles abrangem públicos mais amplos de diversas gerações.

Nenhuma emissora da Yoshimoto teve tanto cachorro grande como a BSY e isso pode fazer com que ela tenha um destino diferente dos seus antecessores. A empresa vai acabar enxergando isso e compensando aqueles que acreditaram na sua emissora desde o começo.

Mas afinal, a BSY tem chances de ir adiante?

Ao que indica, sim. Claro que a BSY jamais terá a audiência de uma NTV. Nem mesmo de uma TV Tokyo. Mas tem chances de sobreviver por mais tempo que a Kawaiian TV. A BSY tem uma programação semelhante à da Fandango TV, que durou por quase 8 anos, só que mais turbinada.

Cena do primeiro (e por enquanto único) dorama da BSY First Step 〜Sekai o Tsunagu Ai No Shirushi〜

A emissora tem uma boa proposta focando no Japão e dando visibilidade aos seus artistas. Há vários comediantes fortes e competentes em sua programação, que tem temas bem variados. A BSY não se sustenta de programas de variedades. Lá passa desde noticiários até doramas, e vendo o menu de opções do site oficial, a BSY pretende aumentar ainda mais a diversidade de gêneros da sua grade.

Apesar de haverem várias falhas técnicas, comuns de um canal novo e pequeno, as atrações tem uma boa produção. Cenários bem feitos, boa escolha de figurino, sonoplastia ok, boa identidade visual nas logos e fotos promocionais dos programas.

A Yoshimoto tem certa tradição em fazer programas e dá pra ver que ela consegue se virar bem sozinha, sem as grandes emissoras (que já lidam com TV há décadas) co-produzindo os programas e arcando com boa parte dos gastos referentes a eles.


A Yoshimoto também tem divulgado intensamente a BSY e toda a sua programação através de grandes sites de notícias. Só o fato da empresa ter colocado a programação da emissora pras ser exibida em live de forma gratuita, já é uma grande divulgação, principalmente para o público jovem (ainda mais tendo em vista a grande quantidade de programas com artistas modinha).

Contudo não dá pra esperar manobras super ousadas da BSY. Fazer televisão não é nada barato! Nem mesmo pra uma empresa gigante e poderosa como a Yoshimoto. E muitas vezes o retorno demora muito! Então é claro que os programas serão de orçamento mais baixo. Não dá pra esperar programas super luxuosos com cenários super deslumbrantes e produção de alto nível, digna de NHK ou coisa parecida.

Nesta mesma lógica de retorno não dá pra esperar que a BSY tenha programas com conceitos únicos, sensacionais, ou com qualquer coisa que faça a internet japonesa parar com tamanho hype. Não dá pra esperar as gincanas malucas típicas da TV japonesa, ou um programa que reúna duplas que estão sem trabalhos regulares juntos há muito tempo como o Cocorico ou o Kirin, ou super campeonatos de comédia originalmente feitos para a BSY.

A Yoshimoto vai guardar o ouro sempre para as grandes emissoras e grandes plataformas de streaming, uma vez que eles rendem um retorno muito maior. Não compensa desperdiçar grandes ideias para um canal novo e pequeno que mais foi feito pra dar visibilidade aos artistas da empresa.

Mas é claro, que a empresa não será desleixada com a BSY. Dá pra ver um empenho da Yoshimoto na produção e divulgação dos programas.

Por hora, torçamos pelo sucesso da BSY e que os comediantes que estão trabalhando nela sejam de alguma forma compensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário