segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Uma outra pedra no sapato do ZIP!

E esta é ainda maior!

O ZIP! é um programa matinal da Nippon TV (NTV) que passa da 5:50 até às 8:00 da manhã. É o segundo programa matinal da faixa das 6:00 às 8:00 mais assistidos da TV japonesa. ZIP! é tão poderoso que se tornou um dos carros chefes da NTV.

É um noticiário, que fala dos assuntos mais variados, desde os quadros comuns de um programa de notícias japonês que são esportes, famosos, atualidades e previsão do tempo até quadros descontraídos feitos pra entreter o público como lifestyle, moda, turismo e etc.

Meses atrás fiz um post falando das dificuldades que o ZIP! tem com a lutadora e medalhista olímpica Saori Yoshida. Desde o hate que ela sofreu, a necessidade que o programa teve de recorrer a "gambiarras" para não perder a audiência, até o prolongamento da sua estadia por conta da pandemia que fez as Olimpíadas, motivo pelo qual Yoshida entrou no ZIP!, serem adiadas pra este ano.

Porém, existe alguém que, apesar de ser muito querida, está rendendo muitos problemas ao programa e cujo caso é ainda pior é mais complexo, que é a modelo Asuka Kijima (貴島明日香), que trabalha como garota do tempo.

Pra entender o porquê de Kijima ser um problema para o ZIP! é preciso saber primeiro da trajetória dela no programa.

Asuka Kijima começou seus trabalhos como modelo ainda como adolescente. E foi uma carreira que veio caída do céu. Ela trabalhava como caixa de supermercado em meio período e eis que em um belo dia de trabalho, um olheiro a viu, se encantou com a sua beleza e fez a proposta de trabalhar no mundo da moda. Kijima entrou em uma empresa pequena e, até então, nova na indústria do entretenimento, a Trapesiste.

O primeiro trabalho na TV de Kijima, e o maior de todos até então, foi o ZIP! ela foi a 7ª garota do tempo do programa, tendo estreado em 2017, numa época em que não haviam meteorologistas. A preferência era por moças bonitas e desqualificadas na área. Outra característica das previsões do tempo do ZIP! era renovar a garota do tempo anualmente. Mas com Kijima isso não aconteceu. 

Uma das matérias da Non-no que foi feita em parceria com o ZIP! (e talvez tenha sido mais um dos grandes investimentos da NTV na modelo)

Embora ela tivesse uma estreia tímida na TV, ela ganhou uma segunda chance. Permaneceu nas previsões em 2018 e conseguiu com isso ser eleita em junho ao ranking da Oricon de apresentadores meteorológicos mais queridos. Ela ficou em 7º lugar.

Esse ranking foi um divisor de águas definitivo em sua carreira, pois em outubro de 2018, ela foi contratada pela Shueisha, editora da Shounen Jump e da Weekly Playboy, para ser modelo exclusiva da Non-no, uma das revistas de moda para adolescentes e jovens mais famosas do Japão.

Ser modelo exclusiva de uma revista, ainda mais por meio de convite, e não passando numa seleção, é um feito pra poucas. Logo, isso elevou Kijima a um patamar maior e claro que o ZIP! se beneficiou. Do nada, o programa tinha uma modelo da Non-no nas previsões do tempo. 

Em abril de 2019, o ZIP! passou a ter meteorologistas em sua previsão do tempo: Masatoshi Kobayashi nas segundas, quartas e sextas, e Kubotenki nas terças e quintas.

Kijima continuou nas previsões por uma questão lógica. O ZIP! em todos os seus então 8 anos de existência, contava com garotas do tempo nas suas previsões e é claro que as pessoas iriam estranhar uma modelo da Non-no bonitinha e já conhecidinha ser substituída por dois homens desconhecidos. 

Então ela ficou para não ser uma mudança radical demais.

As buscas pelo nome da Kijima aumentaram no mesmo tempo em que Kobayashi e Kubotenki entraram no ZIP! Ou seja, o segredo do sucesso dela são os meteorologistas.

E de fato houve repercussão negativa, várias pessoas, a maioria delas homens, criticaram duramente os meteorologistas, principalmente o Kubotenki. A maioria das críticas eram "eu não preciso de um homem, só a Asuka Kijima é o suficiente". E isso acabou refletindo na carreira da modelo. De repente o número de buscas pelo nome dela dispararam no Google e Kijima ficou tão popular que saltou de um 7º lugar para um 3º no ranking da Oricon.

E foi aí que os problemas começaram.

Até junho de 2019, Kijima tinha um tratamento diferenciado, mas era dentro dos padrões de uma garota do tempo qualquer no ZIP! e respeitando a hierarquia dos integrantes do elenco.

Além disso, ela não roubava o espaço de ninguém. O programa não silenciava alguém para Kijima aparecer mais. Todos tinham o seu espaço. E entre o período de abril até junho de 2019, todos os integrantes do trio do tempo tinham um tratamento igualitário.

Aliás, os meteorologistas eram tratados como protagonistas e Kijima como uma simples assistente. O que faz sentido, afinal quem entende de tempo são Kobayashi e Kubotenki. Simplesmente uma questão de espaço de fala.

Porém, depois do ranking da Oricon, isso mudou. Como já foi dito no post da Mikiho Niwa, o ZIP! vive uma guerra com o Mezamashi TV, o programa matinal da Fuji TV que passa no mesmo horário e é o campeão de audiência. E nessa disputa entra em cena a batalha que os dois programas tem para ficar em 1º lugar nesse ranking de apresentadores meteorológicos mais populares.

Lembrando: os rankings da Oricon são de extrema importância para as emissoras. Eles podem alavancar ou estagnar carreiras e são muito usados como parâmetro para a escolha de apresentadores.

Teoricamente, a NTV queria o ZIP! em 1º lugar e queria ganhar do Mezamashi TV viu em Kijima uma oportunidade de ganhar, então, para deixar essa vitória ainda mais garantida, começaram a investir massivamente na modelo.

O programa começou a colocar Kijima em quadros de lifestyle para apresentar sozinha reportagens divertidas, com direito a muito foco na beleza e graciosidade da moça.

Gravavam vídeos com ela para as redes sociais com mais frequência e de preferência com ela sozinha. No mínimo uma vez por semana é possível ver um vídeo da Kijima no canal oficial do ZIP! no YouTube e no Twitter ou Instagram. Pra se ter uma ideia, de abril de 2021 até hoje, Kijima apareceu em 21 vídeos do YouTube, sendo a terceira pessoa que mais apareceu.

Asuka Kijima: uma mulher de 24 anos na época, usando kimono no dia da maioridade, que homenageia os jovens que atingiram a idade adulta, que no Japão é 20 anos. Detalhe, apareceu naquele dia Momoko Ozono, idol do Nogizaka46 que tinha 20 anos.

Faziam de tudo pra criar pretextos pra Kijima usar roupas diferentes no programa em datas que não fossem Natal, Halloween, semana do 24 Hour Television (um especial beneficente da NTV) e o dia do Tanabata, que são quando, por tradição, uma garota do tempo do ZIP! usa uma roupa especial para entrar no clima do evento.

E quando Kijima aparecia com roupas diferentes, seja por tradição ou não, tiravam muitas fotos para as redes socias! Muitas mesmo!

Falavam dos mais recentes feitos da modelo na mídia como comerciais que ela gravou, ensaios gravures que ela fez, desfiles dos quais ela participou, ainda que de pequeno porte, até sobre lançamento de calendário fotográfico o ZIP! falou e duas vezes.

Este panda é o Seisei, do quadro Better Better English no qual ele aparece com a atriz Reia Yonekura. Só que neste especial, Seisei apareceu com a Kijima que não tem nenhuma ligação com o BBE.

A NTV intensificou o ato de colocar Kijima para aparecer em seus programas de variedades famosos e, não só isso, também a colocou em especiais para representar o ZIP! ao invés dos apresentadores.

A NTV mergulhou tanto de cabeça nesse investimento que em julho de 2019 fizeram Kijima dar o primeiro arremesso cerimonial que ela deu para o jogo do Yomiuri Giants, que é um time de baseball japonês com uma enorme torcida, pertencente à mesma dona da NTV. 

Primeiro arremesso cerimonial é quando um convidado de um time de baseball (o que não era o caso da Kijima) arremessa a primeira bola de um determinado jogo no qual esse time vai jogar. É algo feito apenas por diversão. Em regra, não é qualquer pessoa que faz um primeiro arremesso cerimonial então foi um evento de garbo do qual a NTV fez questão de divulgar sem dó.

Na época foi divertido assistir esse evento, mas analisando hoje, depois de tanta bajulação, dá pra ver o tamanho do exagero em promover uma garota do tempo, tendo que usar até a Saori Yoshida pra isso.

E quando digo "sem dó", foi sem dó mesmo!!! Foi envolvido o elenco inteiro do ZIP! inclusive os main personalites, que são as celebridades que aparecem semanalmente no programa em um dia determinado, pra participar da divulgação e do evento. Até mesmo a Saori Yoshida estava lá! Anunciaram desse primeiro arremesso a semana inteira. Na internet e na TV.

Até o pessoal de um outro programa, o Sukkiri, que passa logo após o ZIP!, entrou na promoção! Kijima apareceu por lá e tirou fotos com o elenco inteiro do programa.

Kijima no 24 Hour Television deste ano. Sem Kobayashi e/ou Kubotenki (e novamente o Seisei sem Reia)

A NTV fazia questão de exaltar a beleza de Kijima o máximo o possível a chamando de "deusa do tempo", como se a modelo fosse a garota do tempo mais bela de todo o universo. 

E olha que esses são os grandes investimentos, o ZIP! bajulou Kijima em pequenas atitudes também como cortar falas de outras pessoas, principalmente dos meteorologistas, fazer de tudo para que a modelo aparecesse em cena o máximo de tempo o possível, mas não ter essa preocupação com os outros integrantes, sempre colocá-la gigante na thumb de um vídeo de YouTube no qual ela aparece, etc...

O problemático Asuka Point que foi um caso de corte de falas dos meteorologistas.

E se eu falar em detalhes de todas as vezes em que Asuka foi bajulada vai alongar demais este post e esse caso é um tanto complexo! Tem muita coisa pra ser tratada ainda, então vamos parar por aqui, pois já deu pra ter uma ideia da gravidade da situação.

Com tanta bajulação Kijima foi ficando cada vez mais popular e consequentemente foi subindo no ranking até atingir o tão sonhado 1º lugar em junho de 2021.

O número de trabalhos dela fora da NTV aumentou bastante no começo deste ano. A modelo ficou tão popular que vem aparecendo em programas de variedades todas as semanas. E live gamer do YouTube é quase todos os fins de semana e ao lado de celebridades ou influencers famosinhos.

Bom destacar: Kijima cresceu muito entre o público masculino de mais de 50 anos. Afinal, o principal e na realidade o único chamariz dela é a beleza e jeito sedutor, que agrada muito os tiozinhos.

Shunsuke Kazama anunciando a vitória da Kijima nesse raio de tão disputado ranking

Porém, houveram detalhes externos que contribuíram pra Kijima subir sendo o maior deles, o enfraquecimento da garota do tempo do Mezamashi TV e até então campeã Kayako Abe, uma announcer da Cent Force.

Uma foto antiga da moça foi divulgada pela revista Flash e por conta disso, boa parte dos fãs deixaram de apoiá-la e muitos deles "viraram a casaca" e começaram de pirraça a apoiar sua principal rival: a Kijima.

Existem muitos fãs obsessivos (conhecidos como otakus) no Japão que se iludem com a ideia de que determinada artista é sua namorada e que deve ser pura, virgem e casta para ser fiel a ele. Geralmente eles são homens com mais de 50 anos. E as announcers como a Abe não estão livres disso, já que elas estão cada vez mais sendo tratadas como idols.

Sobre o ranking em questão, um fato curioso é que a Oricon também divulga sub-rankings que falam dos 5 mais populares em cada faixa de idade. Geralmente o campeão do ranking principal fica em 1ª em todas essas sub-listas, no máximo perde em apenas uma delas.

Só que Kijima só ficou em primeiro entre os adolescentes, público do qual ela já era campeã desde 2020, e os senhores de mais de 50 anos. A popularidade dela seguiu a mesma entre os adultos na casa dos 20 e 30 anos, e com o pessoal de 40 anos, Kijima na realidade caiu!

Abe por sua vez caiu em quase todas as sub-listas. Tendo subido apenas no público adolescente.

Basicamente, Kijima conseguiu ganhar porque Abe foi cancelada. Se não fosse por isso, ela seria vice de novo. De modo que não foi uma vitória muito legítima. Mas esse detalhe pouco importa pro ZIP! Ele conseguiu o que queria: ganhar do Mezamashi TV e estremecer a supremacia do seu rival.

Pouca gente vai analisar tudo isso, então a impressão que existe é que Kijima subiu por conta própria, que ela é super poderosa e que o ZIP! ganhou do Mezamashi. Hoje em dia Kijima se vangloria bastante de ser a campeã do ranking. Pararam de chamá-la de "deusa do tempo" e começaram a chamá-la de "garota do tempo nº 1".

 Além do mais, estamos falando do programa que deixou Mikiho Niwa por mais uns meses na previsão do tempo pois sabia que a então garota do tempo do Mezamashi TV e atual campeã deixaria este cargo em seu respectivo programa. 

Kijima como enfeite de estúdio conversando com a atual apresentadora do ZIP! Asami Miura.

De abril de 2021 pra cá, Kijima apresenta as previsões do tempo ao lado dos meteorologistas até as 7:00h, deste horário pra frente, Kobayashi ou Kubotenki comandam as previsões sozinhos. Basicamente ela é uma "garota do tempo em período parcial" agora.

Deram uma boa reduzida na bajulação. Os meteorologistas não foram mais prejudicados pra Kijima aparecer mais. Porém, Kijima ainda é colocada em um pedestal, principalmente levando em consideração que dentro do estúdio há vezes em que a modelo é tratada como uma main personality, principalmente quando falta no estúdio uma celebridade de verdade. Mas, em regra, ela é literalmente uma "planta ornamental" no ZIP!

E agora chegamos ao X da questão deste post: será que toda essa batalha realmente valeu a pena?

Tiveram que criar eventos pra Kijima, ir nos eventos da Kijima que não foram organizados pela NTV, lidar com direitos autorais ao ter que divulgar uma foto da Non-no por exemplo, produzir matérias, comprar roupas caríssimas como kimonos entre muitos outros gastos.

E tudo isso durante dois anos seguidos!!!

O que o ZIP! está ganhando com isso?

Basicamente nada.

Legal! O ZIP! ganhou do Mezamashi TV. Viva! E está ostentando ter em seu elenco uma modelo da Non-no (que diga-se de passagem, não é a única integrante do ZIP! que trabalha para esta revista) que é a "garota do tempo nº1". Mas além disso, Kijima é uma mulher que não está oferecendo mais nada ao programa além dos seguintes prejuízos que a NTV está tendo que arcar:

O primeiro (e mais $ofrido) deles é que se Kijima fica mais famosa o cachê dela fica obviamente mais caro.

Hoje em dia, as emissoras não veem vantagem em colocar nem mesmo subcelebridades nas previsões do tempo, ainda mais de um programa que é exibido de segunda a sexta e tem 2 horas de duração. Porque é o preço é alto demais para um quadro curto.

E com a pandemia, que fez as emissoras apertarem o cinto, não há vantagem mesmo!

No começo, Kijima era uma modelo desconhecida, e certamente ganhava mal, mas hoje os tempos são outros. E por mais que a Kijima dependa do ZIP! pra se promover, a Trapesiste sabe que a NTV não teria a intenção de se desfazer da modelo ainda, e pode perfeitamente crescer pra cima da emissora exigindo salários mais altos.

Um episódio em que Kijima está visivelmente entediada

E vendo que Kijima está evidentemente cansada de trabalhar no ZIP!, principalmente nas previsões do tempo, dá pra imaginar que o que prende ela ao programa é a visibilidade e principalmente o dinheiro.

E falando em cansaço, entramos no segundo problema Kijima se mostra uma péssima profissional que ao invés de evoluir só regrediu com a fama!!!

É visível a diferença desta foto pra anterior não é mesmo?

De 2017 até 2019, Kijima era uma garota do tempo com um rendimento OK. Tinha uma boa oratória, boa postura e estava sempre de bom humor. 

Em 2019 ela interagia bem com Kobayashi e com Kubotenki dando a impressão de que o trio do tempo era um grupo super unido de amigos que se apoiavam. A atmosfera das previsões do tempo era muito mais leve e divertida de se assistir.

Em 2020, a energia de Kijima diminuiu bastante. Houve ainda um distanciamento entre os integrantes do trio do tempo. Kijima, Kobayashi e Kubotenki estavam com uma química mais fraca. E os meteorologistas até tentavam manter uma boa imagem na TV, mas esse empenho por parte da Kijima diminuiu.

Novamente Kijima entediada, só que agora num dia do Kobayashi

Hoje em dia, ela não tem mais aquela energia de 2019 pra trás. A oratória e postura dela ficaram mais desleixadas e ela constantemente é vista sem sorrir. Muitas vezes o sorriso da Kijima é evidentemente forçado.

Dentro do estúdio, Kijima mostra até mais ânimo, principalmente quando ela é tratada como uma main personality, mas as vezes ela é pega fazendo cara de tédio por lá também. E isso está se tornando algo cada vez mais frequente.

É gritante a diferença de empolgação da Kijima na sua fase raiz pra ela hoje em dia!

Kijima não é obrigada a amar o seu trabalho. Mas no momento em que ela decidiu continuar sendo uma garota do tempo num programa da TV, Kijima precisa adotar sempre uma postura animada. Como se apresentar previsões do tempo fosse o maior prazer dela. É televisão! Os telespectadores esperam apresentadores felizes que gostam do seu trabalho e passam uma boa energia.

É uma grande falta de profissionalismo agir como se fosse o maior sacrifício da vida dela estar no ZIP! Além de ser uma ingratidão, pois se não fosse esse programa Kijima muito provavelmente não estaria onde está agora.

 

Mas a pior parte vem aí: fora do ZIP! Kijima entrega um trabalho muito melhor!

Não é uma coisa que se diga "minha nossa, que artista divina é essa mulher", mas percebe-se que nos programas de variedades, no seu canal no YouTube, nas lives gamers e em programas dos quais ela passou a fazer parte do elenco regular, sendo que nenhum deles é da NTV, Kijima se mostra mais animada, tem uma oratória e postura melhores e se entrega mais aos seus trabalhos.

E pra NTV essa atitude é com certeza revoltante! A emissora não investiu na Kijima pra ela fazer corpo mole no ZIP! e na concorrência entregar um bom trabalho. E esse comportamento está fazendo o ato de pagar a modelo um verdadeiro sacrifício que não está valendo a pena.

A NTV poderia ter distribuído todo esse tempo, dinheiro e trabalho que foi acumulado na Kijima em outras pessoas, inclusive nos meteorologistas que eram novatos e desconhecidos, então precisavam de uma atenção especial. Ambos foram impedidos de mostrar seu potencial e consequentemente crescer por causa de uma campanha de exaltação à "deusa do tempo" que não dá valor ao ZIP!

Se o ZIP! seguisse com um tratamento igualitário, os meteorologistas poderiam estar bem mais fortes do que hoje. Principalmente o Kubotenki, que foi o maior prejudicado de toda essa história, mas mesmo em condições lamentáveis, conseguiu crescer bastante.

 Mas até agora foram listados problemas que podem ser facilmente resolvidos se a NTV mudar de atitude.

É assim que os fãs da Kijima enxergam a sua musa: como uma deusa intocável e perfeita

Só que aí entra mais problema que dificulta a resolução de todos os outros: o fandom super tóxico de Kijima e que é bem fechado com a modelo, pouco se importando com os demais integrantes do ZIP! ou o programa em questão. Claro que existem fãs dela que são bons que respeitam e até mesmo apoiam o resto do elenco do programa, mas dá pra ver que tem muita gente ruim também e eles são quem mais fazem barulho.

O fandom da Kijima tem muitos otakus, e a própria modelo está investindo nesse público que não para de crescer, trabalhando uma imagem de "namorada perfeita".

No geral a TV não liga pra existência de fãs otakus e tóxicos, na realidade, se beneficia da obsessão deles por determinados artistas. O retorno financeiro que os otakus dão é muito bom! Só que no caso do ZIP! esse fandom da Kijima está atrapalhando os planos do programa, que está tendo que pisar em ovos atualmente!

Em 2019 essa gente incomodou bastante o ZIP! por que a garota do tempo, que até então trabalhava sozinha, perdeu espaços de fala e de tela pros meteorologistas. E olha que Kijima não era popular como é hoje. Então imagina neste ano de 2021, o barulho que esse pessoal consegue fazer?!

E tem um fato importante: o ZIP! se renovou radicalmente em abril deste ano.

Por mais que a NTV tivesse desistido da guerra do tempo em junho de 2020, no momento em que Kijima foi anunciada como vice-campeã do ranking, e quisessem investir somente nos meteorologistas sozinhos, tirando a modelo que não acrescentava em nada ao programa, a emissora simplesmente não poderia fazer isso justamente no tempo em que estavam demitindo um monte de gente.

Saíram os apresentadores, dois main personalities e alguns repórteres. Então, se Kijima saísse... Não faltaria reclamação! O fandom dela iria condenar horrores o "novo ZIP!" e a última coisa que a NTV quer é que o seu carro-chefe das manhãs inicie uma nova era debaixo de hate pesado.

Fora que a previsão do tempo voltaria a estaca zero. Kubotenki que driblou o hate seria botado pra Cristo novamente e de forma ainda mais cruel e que resultasse em danos irreversíveis para a sua carreira. Kobayashi também não escaparia do ódio.

Yoshida seria uma outra que sofreria hate, caso Kijima saísse no final de março de 2021.

O falido trio do tempo

"Mas o fandom da Kijima é tão chato assim?"

Sim!

E a NTV sabe disso melhor do que nós. Todos os meses de março e setembro vários programas da TV japonesa renovam os seus elencos, e no ZIP! isso sempre acontece. Sempre sai alguém pra entrar outra pessoa no lugar.

Com isso, em março de 2019, com despedidas a vista, as redes sociais de ZIP! começaram a brincar com os sentimentos dos otakus dando a sugerir que Kijima sairia do programa.

Não diziam isso em palavras, mas davam falsas evidências, como a modelo aparecendo em vídeos cujo tema era despedidas. Além disso, a garota do tempo estava no ZIP! fazia três anos, pela lógica, a chance de ela sair era muito grande (Bem... na verdade não era. Olhando todo aquele investimento feito em 2019, demiti-la seria jogar dinheiro no lixo).

O fandom da Kijima entrou em desespero. Comentavam nas redes sociais implorando pra ela não sair do programa, e quem fazia isso ganhava muitos likes. O final a gente sabe: ela continuou no programa e pra amansar os otakus, o ZIP! fez um vídeo dela para o Twitter dizendo que iria ficar.

Deu pra ver a situação né?

O ZIP! gastou e ainda gasta rios de dinheiro com uma modelo sem profissionalismo, que não oferece nada ao programa e tem com ela um fandom muito tóxico que limita a emissora de fazer várias coisas.

Asuka Kijima se mostra uma pedra no sapato maior do que Saori Yoshida. Ambas trouxeram prejuízo ao programa, mas o caso da modelo é bem mais complexo de se lidar e qualquer gesto em falso pode prejudicar o programa e as pessoas que trabalham nele. 

Mas o ZIP! não está parado. Ele está sendo cauteloso, como eu disse, a bajulação diminuiu. E algumas coisas como Kijima ser uma garota do tempo a meio período são atitudes que a emissora vem tomando para as previsões finalmente iniciarem uma nova fase e o ZIP! parar de jogar dinheiro no lixo que poderia ser investido em outras coisas.

sábado, 7 de agosto de 2021

Mikiho Niwa e o "golpe" do ZIP!


Até 2018, o programa matinal ZIP! bem como outros programas da Nippon TV (NTV) trocavam de garota do tempo anualmente. Elas entravam no começo de abril e saíam no final de março da semana seguinte.

Essa estratégia garantia sempre um rostinho bonitinho novo no programa, mas tinha um defeito grave, era difícil uma garota do tempo, que geralmente são jovens desconhecidas na época do debut, ficar popular em apenas um ano e por causa disso, o ZIP! sempre perdia pro Mezamashi TV nos rankings da Oricon de apresentadores do tempo mais populares, que são formados mediante uma pesquisa realizada em maio.

Antes de mais nada, é importante salientar que os rankings da Oricon são extremamente importantes no mundo do entretenimento. Eles tem o poder de alavancar ou estagnar carreiras. Claro que isso não é regra, mas muitas vezes isso ocorre.

As emissoras usam essas pesquisas para ter um norte nas suas escolhas de elenco. Fora que não é só pelo poder da Oricon, mas também porque a empresa nasceu justamente com o objetivo de realizar pesquisas confiáveis (apesar de haver controvérsias) para as emissoras.

Misato Nagano, ex-garota do tempo do Mezamashi TV

Voltando ao assunto, o Mezamashi TV é um outro programa matinal, só que exibido pela TV Fuji. É um programa mais antigo. Exibido desde 1994. Foi durante muitos anos o líder absoluto de audiência e apesar do ZIP! hoje em dia incomodar bastante, o Mezamashi ainda segue no topo.

E claro que sendo o líder, as garotas do tempo do Mezamashi teriam naturalmente mais visibilidade que as demais, e mais facilidade de serem indicadas ao ranking. Mas não é só isso, o Mezamashi, com relação às garotas do tempo tem um plano e regras bem definidas e seguidas a risca.

Ele sempre contrata jovens announcers da Cent Force, uma empresa que trabalha com mulheres extremamente bonitas e as prepara para serem "announcers-idols". O Mezamashi também investe em suas garotas do tempo, mas de forma moderada e segura, bem no estilo da Fuji TV, mesmo porque a Cent Force cuidará de todo o resto. Outro detalhe é que nenhuma garota do tempo tem o contrato de apenas um ano. No geral, elas saem do Mezamashi após atingirem a 1ª posição do ranking.

Com tudo isso o Mezamashi TV se transformou em uma verdadeira potência de garotas do tempo. Logo no primeiro ano elas são indicadas ao ranking. Diferente do ZIP! que de 7 garotas do tempo, apenas 3 foram indicadas. Fora os meteorologistas que trabalham por lá desde 2019, mas o caso deles tem outros detalhes que pra este post não tem relevância.

Yuka Ueno, ex-garota do tempo do ZIP!

E na época do caso em questão, apenas Yuka Ueno foi indicada em 2012. Mas foi um caso atípico. Ueno é uma announcer da Cent Force que já tinha um peso na mídia e investiu bastante nela na época (como já foi dito no post da Elina Arai).

Dá pra ver que se o ZIP! pedia pra perder!

Como as pesquisas da Oricon começam em maio, e as garotas do tempo saem em março, e pra concorrer ao ranking você precisa estar ativo numa previsão do tempo, isso significa que o ZIP! sempre era representado por uma novata desconhecida, enquanto o Mezamashi concorria com uma veterana que recebeu bastante investimento da Fuji TV e da Cent Force.

Claro que o ZIP! na época do caso em questão era um programa novo, que teve uma estreia flopada e bagunçada, e não tinha nem metade do poder que tem hoje em dia. Mas mesmo se fosse um programa mais famoso, trocar de garota do tempo todos os anos é a fórmula do fracasso no ranking.

Mikiho Niwa como garota do tempo do ZIP!

Porém, houve um ano em que o ZIP! conseguiu ganhar do Mezamashi com a modelo e ex-idol Mikiho Niwa (にわみきほ), que entrou no programa em 2013.

Mikiho era, e é até hoje, bem conhecida por ter feito parte do elenco principal de Tensou Sentai Goseiger, onde ela fazia a personagem Moune/Gosei Yellow. E esse trabalho já era por si só bastante coisa, uma vez que se tratava de uma série do gênero tokusatsu. Muito amado no Japão. Vários atores que estrearam em tokusatsu ficaram famosos.

Mas ela também tinha outros trabalhos de peso.

Um dos MV do Canary Club e Mikiho é ninguém menos que a center!

Ela fez parte de um grupo de idols da Up-Front Group: o Canary Club e ainda fez um gravures solo enquanto idol deste grupo. Pra quem está por fora. A Up-Front Group é a empresa que lançou ninguém mais e ninguém menos que o Morning Musume! Inclusive o criador do Morning Musume e do Canary Club é o mesmo. O músico Tsunku. Mais um super trabalho. E ainda tem mais!

Mikiho foi várias vezes garota da capa da Nicola

Ela também era modelo exclusiva da Nicola, uma revista de moda voltada para adolescentes que na época era ainda mais popular que nos dias de hoje e a partir de 2011, se tornou modelo exclusiva da revista SEDA, onde trabalha até hoje.

Pra esclarecer, as modelos exclusivas são pessoas que aparecem regularmente nas fotos de uma revista específica. E ser modelo exclusiva é algo que pesa muito na reputação de uma artista feminina! Ou você é uma adolescente novata que passou em uma audição rigorosa (o caso da Mikiho na Nicola) ou já é um tanto quanto popular e tem um perfil que a revista procura (também o caso da Mikiho só que na SEDA).

Mikiho foi a única garota do tempo do ZIP! que entrou já famosinha, sua popularidade cresceu no programa, mas ela não tinha o status de artista novata desconhecida como as demais.

E claro que uma mulher dessas seria indicada ao ranking da Oricon logo no ano de estreia. Mikiho ficou em 9º lugar na sua primeira indicação. Mostrando-se bem poderosa.

Porém, em 2013, aconteceu da garota do tempo do Mezamashi, a announcer Misato Nagano, que havia debutado no programa antes mesmo do ZIP! existir, foi campeã do mesmo ranking. O que significa que em 2014, ela deixaria o Mezamashi, estando o programa com uma representante novata e mais fraca.

Ayaka Ono, sucessora de Misato Nagano nas previsões do tempo do Mezamashi TV

E de fato isso aconteceu. Nagano saiu em 2014 entrando sua substituta Ayaka Ono. Como dito antes, Nagano entrou no Mezamashi bem antes da estreia do ZIP! o que significa que pela primeira vez na história de existência do programa, o seu maior rival estava com uma garota do tempo novata, desconhecida e, portanto, mais fraca e fácil de ser derrotada.

Se Mikiho como garota do tempo novata conseguiu ser indicada de primeira, era bem previsível que ela subiria de posição, ainda mais com o Mezamashi enfraquecido.

Com isso, ao invés de ela deixar as previsões em março de 2014, ela só saiu em 27 de junho de 2014. O ZIP! deu uma pequena prorrogada no seu contrato como garota do tempo para que ela ficasse tempo o suficiente para ser incluída nas votações e, consequentemente, ser indicada pela segunda vez ao ranking da Oricon e ganhar do Mezamashi.

Mikiho disparou para a 2ª posição enquanto Ono ficou numa 6ª posição.

 

A modelo nesse tempo de ZIP! ficou ainda mais popular entre o público jovem e era a queridinha entre as mulheres. Teve novos trabalhos como garota propaganda, gravure idol, foi capa de revista, foi até convidada para ser oficial de polícia por um dia. Atividade que não é qualquer pessoa que faz (tá, as vezes vem uns artistas aleatórios)

Já Ono, aparentemente foi prejudicada com este golpe, pois no ranking de 2015, a announcer, ao invés de subir, acabou caindo para a 7ª posição, empatando com Mikiho (que não deveria nem ter sido incluída na pesquisa uma vez que ela não era mais garota do tempo na época).

Kayako Abe, sucessora de Ono e atual garota do tempo do Mezamashi TV

Ono acabou saindo do Mezamashi TV em 2016, sendo substituída pela Kayako Abe, que trabalha no programa até hoje. Ela foi transferida para o extinto Mezamashi Aqua (programa irmão do Mezamashi TV), onde trabalhou como repórter até 2017.

Ono que recebia certa atenção da Cent Force, acabou sendo jogada de lado pela empresa. Sendo evidentemente a vítima de toda essa guerra do tempo.

Felizmente, como deu pra ver, a Fuji TV não soltou a mão da moça, investindo nela como repórter e deixando-a preparada para ser apresentadora de um programa em uma emissora regional, a TV Nishinippon. Não é um grande trabalho, mas ao menos ela está ativa na TV e no cargo mais importante do seu programa.

Mikiho como repórter

Não querendo desperdiçar uma moça tão querida quanto a Mikiho, a garota do tempo foi promovida a repórter de um quadro de moda e lifestyle chamado BOOMERS (que em 2019 mudou seu nome para Kiterune), e isso passou a ser uma tradição do ZIP! A única que não teve esta trajetória foi a Noa Iwamoto, que assumiu o cargo de Mikiho e deixou o ZIP! em 2015, antes disso tudo era uma announcer de apoio no quadro das celebridades.

E nisso vem a pergunta: por que o ZIP! não quis aproveitar mais um pouco a Mikiho nas previsões do tempo, tirando-a do cargo apenas em abril de 2015?

Porque apesar de terem dado uma leve alongada na carreira de garota do tempo da Mikiho, o programa ainda queria seguir com o conceito de rostos novos todo ano na previsão do tempo. E isso deixa ainda mais claro que esta manobra foi unicamente pra ganhar do Mezamashi no ranking da Oricon.

Na época, as repórteres do ZIP! apareciam no estúdio, onde podiam mostrar mais ainda o seu carisma fora do seu quadro

Depois de Mikiho e antes da atual garota do tempo, a modelo Asuka Kijima, todas as suas sucessoras tiveram contratos de um ano. Entravam em abril e saiam no final de março do ano seguinte. E nenhuma delas foi indicada ao ranking.

Quem se deu bem com isso foi o Mezamashi TV, pois a Kayako Abe concorria sempre com novatas desconhecidas do ZIP!, teve tempo de crescer como garota do tempo. Foi subindo aos poucos e ganhou pela primeira vez no ranking em 2019.

Dá pra perceber que o ZIP! (e a NTV) demorou um pouco para aprender a lição. Aliás, precisaram aprender na marra!

O sucesso de Mikiho e as derrotas de suas sucessoras foi o que mostrou a NTV que ficar renovando garotas do tempo a todo ano era uma péssima ideia e a felizarda que acabou não sendo substituída em um ano e teve mais tempo pra crescer nas previsões do tempo foi a Kijima, que também não foi indicada ao ranking logo no ano de debut, em 2017. Isso só aconteceu em 2018.

Se a NTV seguisse no modelo antigo, Kijima jamais teria sido indicada e sua carreira estaria longe de ter o sucesso de hoje! Os rankings da Oricon podem alavancar carreiras, lembra? E o caso da Kijima é o maior exemplo disso.

ZIP! comemorando o 3º lugar de Asuka Kijima no ranking da Oricon

Esse caso da Mikiho junto com o sucesso de Kijima, aparentemente, fez a NTV querer repetir esse golpe.

Em 2019, Kijima ficou em 3º lugar no ranking, algo que aparentemente nem mesmo a NTV esperava, uma vez que foi neste ano que entraram os meteorologistas no ZIP! diminuindo o espaço da modelo. E no mesmo ano, como dito anteriormente, Abe ficou em 1º lugar, o que significava que o Mezamashi a tiraria do programa em 2020.

Pra garantir uma subida no ranking sem ser prejudicada pela divisão de votos com os meteorologistas, a NTV começou a investir massivamente em Kijima. Pra se ter ideia, conseguiram até fazer com que ela desse o primeiro arremesso cerimonial num jogo do Yomiuri Giants (que é do mesmo proprietário da NTV).

Com a aparente saída de Abe e todo aquele investimento massivo, a vitória de Kijima em 2020 parecia certa. Porém o Mezamashi que já havia sofrido esse golpe antes, também prolongou o contrato de Abe, que acabou se tornando bicampeã no ranking.

E o que deixa esta teoria de "segundo golpe" ainda mais forte é que depois da confirmação da permanência de Abe, o ZIP! pesou ainda mais a mão no investimento na Kijima, começando a não se preocupar em cometer injustiças com os demais integrantes do programa. Nem mesmo a então apresentadora Erika Tokushima escapou.

Mikiho Niwa precisou andar para que Asuka Kijima pudesse correr

Nenhuma garota do tempo abalou tanto as estruturas do ZIP! como a Mikiho Niwa! Em resumo ela chegou no programa causando, fez com que o ZIP! adotasse uma manobra que não só o fez ganhar do Mezamashi, mas a longo prazo acabou com a tradição de garotas do tempo anuais na NTV que foi o que ajudou Asuka Kijima em sua carreira e ainda fez a Fuji TV ficar mais esperta com os "golpes" do ZIP! e por fim iniciou a tradição de ex-garotas do tempo virando repórteres.

E tudo isso num tempo em que o ZIP! não era um programa poderoso!

Mikiho foi sem dúvida a garota do tempo mais marcante que passou pelo ZIP!