Cocorico Tanaka Hatenko Series (ココリコ田中破天荒シリーズ), que em português seria "Série Sem Precedentes do Tanaka", foi um quadro pouco conhecido entre os fãs estrangeiros de Gaki no Tsukai, mas extremamente popular entre os japoneses.
(Clique para ampliar) canal que publicou os vídeos do quadro em questão. Repare a diferença enorme de views e que todos eles tem mais de um milhão de views
Aliás, no Japão o quadro viralizou de uma tal maneira que todos os vídeos com trechos dele compartilhados no YouTube tem milhões de views. E todos foram postados há 3 anos, quando o Japão não era tão familiarizado com a plataforma como é hoje, e mesmo assim os japoneses não são tão conectados quanto os ocidentais (algo surpreendente, pois o Japão é a "terra da tecnologia").
Até em plataformas menores como o Dailymotion o quadro recebeu muitos views. E no caso do Dailymotion há de se pontuar que o vídeo havia sido postado há 7 anos, e que o site é bem menos poderoso que o YouTube. Mas mais de 40 mil views pra um vídeo de 7 anos atrás do Dailymotion voltado para o público japonês é coisa demais!
Pra se ter ideia da dimensão que esse quadro tomou, foram exibidos 2 episódios em 2012, que são lembrados pelos japoneses até hoje. Quase 10 anos depois! Cocorico Tanaka Hatenko Series é mais conhecido pelos japoneses como "Waga Tanaka" (我が田中), que significa "o nosso Tanaka" e é um apelido muito usado até hoje pra se referir ao Naoki Tanaka, protagonista desse quadro.
Dá pra ver o quanto que os japoneses aprovaram esse quadro.
Waga Tanaka (pra simplificar, pois o nome original é longo demais) mostrava um Tanaka completamente diferente da televisão. Ao invés de um cara comportadinho, bem arrumado e tals, aparecia um homem sujo (de dentes podres), mal educado que tocava o terror na cidade. Era mostrado em forma de flagra e quem acompanhava o Tanaka eram os meninos do License, uma outra dupla de comédia que faz parte do elenco semi regular do Gaki no Tsukai.
O quadro em questão era algo mais diferente do habitual no programa, que costumam ser desafios entre os integrantes regulares. Era mais voltado pra atuação cômica, com historinhas, algo mais ensaiado e menos improvisado. Bem parecido ao que nós ocidentais estamos acostumados que é o gênero conte, o que faz total sentido já que a especialidade do Cocorico (mais especificamente do Tanaka que é a mente criativa da dupla) é o conte.
Waga Tanaka também era um momento de protagonismo (e que não era Batsu Game ou pegadinha) que Tanaka não via no Gaki no Tsukai desde os anos 90 que teve um quadro em que ele foi stalkeado e um outro com mini jogos comandados pelo comediante que teve a polêmica pegadinha do Hamada. Porém era com um upgrade! Os outros integrantes regulares quase não participavam e o License pouco interferia, logo Tanaka era o centro absoluto das atenções ali.
Contudo, apesar do sucesso japonês de Waga Tanaka, o quadro teve apenas 2 episódios e, diferente de outros segmentos populares que foram interrompidos mas depois voltaram (definitivamente ou não) como Silent Library, Kiki Series, Absolutely Tasty Series, Matsumoto Technician Challenge e etc, o negócio não voltou mesmo!
Recentemente o Gaki no Tsukai fez o comeback do Housei Produce (anteriormente conhecido como Yamasaki Produce) e da gag "ho-ho-hoi" do Endo, e isso em 2 domingos seguidos. Mas nada de resgatar o Waga Tanaka.
Mas como que uma série tão bem aceita no Japão que basicamente viralizou, que não foi esquecida mesmo depois de quase 10 anos e que rendeu memes, teve só 2 episódios e não recebeu um remake?
Nisso, vamos de teorias:
1 - Gaki no Tsukai não é focado no conte
Gaki no Tsukai é um programa mais focado na zueira, no improviso, nas coisas que os comediantes podem fazer em situações inusitadas ou em desafios fora de série. Não em fazer algo completamente ensaiado e produzido que tenha ainda um certo grau de sanidade.
Todos os quadros citados anteriormente que voltaram, estavam dentro dos padrões e do conceito do Gaki no Tsukai: eram desafios malucos e 3 deles envolviam Batsu Game, que é o que caracteriza bastante o programa.
2 - Os outros membros mal aparecem
Masatoshi Hamada, Hitoshi Matsumoto, Hosei Tsukitei e Shozo Endo só aparecem no comecinho e no finalzinho do quadro e destaque pro fato de que no final Tanaka aparece ainda interpretando o personagem da série e semi nu, o que chama bastante atenção (nos vídeos do YouTube dessa cena tem muita biscoiteira elogiando).
E é bom ressaltar o óbvio o nome do programa é DOWNTOWN no Gaki no Tsukai Ya Arahende. Logo, esse não é o show do Tanaka ou do Cocorico, mas sim de Hamada e Matsumoto. Logo, o básico é Hamada e Matsumoto terem no mínimo um tempo de tela e de falas razoáveis! Mesmo nos quadros cujo protagonismo é de outra pessoa, o Downtown recebe certo destaque, afinal, este é o show deles.
Como o Downtown vai aparecer razoavelmente se 90% do tempo é só Tanaka e License?
E outra coisa, tem ainda Hosei e Endo, que eram basicamente silenciados nesses quadros, pois se o Downtown tem que aparecer, e eles só tem 10% de tempo restante, Hosei e Endo que lutem.
3 - A primeira vista é simples, mas por trás dá bastante trabalho
Pro Waga Tanaka continuar, as histórias deveriam ter diferenças significativas, se não o quadro iria saturar com tanta repetição de ideias, e, embora o Gaki no Tsukai faça isso muitas vezes, os quadros reciclados são desafios, não conte.
A vantagem dos desafios é que eles sempre tomarão rumos completamente diferentes, mesmo que com as mesmas regras e as mesmas punições. A reação do comediante será diferente, vai ter dia que ele vai estar mais inspirado ou com mais sorte no jogo e etc. Tudo o que a produção precisa fazer é mudar uma coisinha ou outra. Já é o suficiente.
Já um quadro conte como Waga Tanaka precisa ser 100% planejado em todos os sentidos. Não há muito espaço para os improvisos e mesmo assim eles não tem a capacidade de fazer por si só um episódio completamente diferente do anterior. O roteiro precisa ser totalmente novo.
E essa é só a parte criativa. Ainda há todo o trabalho de gravar em locais públicos, convidar comediantes novatos que participarão do quadro, figurino, maquiagem, adereços e etc. E vamos lembrar que quando há um roteiro, existe 100% de chance de algum envolvido errar, o que deixa o processo ainda mais longo e trabalhoso!
Contudo, mesmo com todos estes argumentos, há um fato que derruba todos eles: no período de 2013 até os dias de hoje um Waga Tanaka ou outro de vez em quando não faria mal a ninguém.
Não é possível que em todos esses anos a NTV esteja tão preguiçosa pra fazer um quadro tão bem aceito, ou que a produção não teve uma ideia sequer para o enredo, ou que o protagonismo do Downtown não possa ser quebrado em pelo menos um dia.
Vários quadros do Gaki no Tsukai demonstram que o programa podia sim fazer pelo menos um comeback do Waga Tanaka nesse intervalo de basicamente uma década!
E por mais que a pandemia tenha limitado a TV nos anos de 2020 e 2021, o Gaki no Tsukai, tomando todos os cuidados, deu um jeito de fazer vários quadros sem nenhum problema, o maior exemplo é o No Laughing, no qual não houve distanciamento, máscaras e etc. Tudo o que teve foi um elenco e estrutura reduzidas e muitos cuidados na hora dos ensaios.
Então, se o Gaki no Tsukai foi capaz de fazer um quadro com dezenas de pessoas participando, por que não conseguiriam fazer um que é em grande parte apenas com 3 pessoas?
Com tudo isso, fica parecendo que o Gaki no Tsukai simplesmente não quer fazer o comeback do Waga Tanaka.
Mas será que nunca mais veremos o Tanaka sem limites e precedentes no Gaki no Tsukai?
Por causa da pandemia talvez não vejamos tão cedo, porém não se deve dizer "nunca". Tanaka está mais popular que em 2012 e parece estar subindo cada vez mais. Então isso mais o fato de que o japonês até hoje não se esqueceu do Waga Tanaka, podem ser fatores motivadores para que um dia o Gaki no Tsukai reviva esse quadro, ainda que seja apenas um episódio.
Apesar de que, olhando a situação, parece que é mais fácil o Tanaka aparecer como apresentador de apoio ou simples convidado no Kohaku Uta Gassen do que o Waga Tanaka voltar, né...
Nenhum comentário:
Postar um comentário