sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Chegou o Cocorico Channel

No começo, ninguém imagina que a quarentena se estenderia por tanto tempo assim. O que eram pra ser só 15 dias, se tornou um pesadelo de quase 2 anos!!!

 E claro, que a pandemia deixou muita gente no prejuízo. Inclusive os artistas.

No Japão, durante muitos meses de 2020, as emissoras de TV estavam perdidas sem saber o que fazer e durante um bom tempo elas recorreram a reprises, pois a expectativa era que a pandemia acabasse logo. Vários doramas foram suspensos, programas de variedades e noticiários eram feitos por videoconferência, elencos eram reduzidos, etc.

Com os tempos a mídia japonesa teve que se virar na situação de pandemia, mas ainda assim está mais difícil para os artistas arrumarem novos trabalhos. E os mais afetados sem dúvida foram as pessoas mais velhas. Homens com mais de 40 e mulheres com mais de 30 anos seguem sendo os preteridos até mesmo para ser convidados de um talk show qualquer.

Para contornar essa situação, muitos artistas japoneses começaram a abrir canais no YouTube.

Os japoneses, por incrível que pareça, não são tão engajados na internet como os brasileiros. Mas com o tempo isso vem aumentando, e na pandemia a popularidade do YouTube no Japão cresceu significativamente.

Então a plataforma foi vista com uma solução para estes artistas. E quem se agarrou com mais força no YouTube foram os comediantes.

Na realidade, desde o final da década de 2010 os artistas do humor mais iniciantes já recorriam ao site para ganhar visibilidade, uma vez que não conseguiam trabalhos na TV, mesmo ganhando vários concursos de comédia. E esta estratégia tem dado muito certo, pois vários comediantes novatos que são modinhas hoje em dia foram um dia crias do YouTube.

Mas na pandemia, até comediantes de carreiras consolidadas, geralmente os que debutaram nos 90 pra frente, abriram canais no YouTube. Muitos deles pelo motivo de não estarem conseguindo um novo trabalho na TV. E é aqui onde o Cocorico entra em cena.

Hoje a dupla de comédia Cocorico (ココリコ), formada por Shozo Endo (遠藤章造) e Naoki Tanaka (田中直樹), finalmente fez sua estreia no YouTube com o canal Cocorico Channel (ココリコチャンネル), que foi anunciado no dia 5 de novembro no canal solo do Endo.

O que os levou a abrir um canal no YouTube também foi uma situação de dificuldades. O próprio Tanaka havia confessado que o número de trabalhos em dupla havia reduzido terrivelmente. Endo e Tanaka conseguiam muitos trabalhos individuais, mas o Cocorico completo não e isso era péssimo.

O número de trabalhos em grupo do Cocorico foi diminuindo gradativamente do final da década de 2010 pra cá, o que era algo natural para uma dupla de comédia veterana no Japão, já que cada um acaba ficando com a agenda lotada com trabalhos individuais.

Só que desde setembro de 2020, Shozo Endo e Naoki Tanaka tem como único ponto de encontro o Gaki no Tsukai da Nippon TV (NTV). O que é péssimo!!!

O Gaki no Tsukai é um programa de uma outra dupla chamada Downtown, e geralmente eles são o foco absoluto dos episódios. Endo e Tanaka tem uma participação pouco ativa no programa. Além de serem sempre tratados como rookies, mesmo tendo quase 30 anos de carreira.

A dupla confessou ainda que eles sempre trabalharam no Gaki no Tsukai com a incerteza de seus contratos serem encerrados a qualquer momento, motivo pelo qual eles se entregam no programa como se fosse o último dia. 

Pra piorar Hitoshi Matsumoto, integrante do Downtown e cabeça do Gaki no Tsukai, havia falado em um dos episódios do programa que o Cocorico quase foi substituído por uma outra dupla de comédia no programa, mas isso não aconteceu porque, segundo Matsumoto, era como se os integrantes fossem uma família. Como o comediante falou isso no meio de um especial de humor não se sabe se ele inventou isso só pra zuar, mas no meio dos episódios sabemos muita fofoca inédita, então...

Estar a mercê de um programa que não é do Cocorico, raramente valorizava o talento da dupla e que ainda poderia acabar a qualquer momento, pelo menos pra eles, é uma situação nada saudável! E não conseguir ser contratado para um novo programa para ter uma segurança era uma situação desesperadora.

Diante dessa situação, Tanaka propôs ao seu parceiro a começarem a fazer um canal no YouTube, no qual eles além de trabalhar juntos, mostrariam a sua maior especialidade, que é o conte.

Antes de mais nada, é bom explicar que conte (nome familiar pra quem viu o dorama Conte ga Hajimaru) é um gênero da comédia japonesa que é mais focado em histórias cômicas. Diferente do manzai que é um estilo bem mais simples, focado mais nos diálogos e nas ações do comediantes do que numa história em si. O programa LIFE! da NHK é um exemplo de programa conte.

E o canal não foi aberto do nada, ao olhar a aba "sobre" dá pra ver que o Cocorico Channel foi criado em agosto de 2021. O que significa que a dupla não ficou moscando durante meses. Já era um projeto que levou um bom tempo pra ser desenvolvido. E vendo como é o canal dá pra perceber que foi resultado de um planejamento de meses.

Na fase de pré debut, a dupla havia conseguido mais de 5 mil inscritos. Sem ter publicado vídeos nem mesmo recebido uma grande divulgação ainda. Até então a dupla e sua equipe estavam fazendo de uma forma bem bagunçada sua própria promoção.

A entrevista promocional do canal do Cocorico fez com que a dupla disparasse até o top 5 de pessoas mais acessadas no ranking diário do Owarai Natalie.

Apenas na véspera da estreia do canal a mídia começou a se envolver. Grandes sites de notícias do mundo do entretenimento japonês como o MyNavi e o Owarai Natalie divulgaram entrevistas promocionais com direito à fotos da dupla. Claro que a própria Yoshimoto Kogyo (empresa para qual o Cocorico trabalha) também fez sua parte através do site Fany Magazine, que é de propriedade da Yoshimoto.

Toda essa divulgação é surpreendente porque a Yoshimoto não é de promover os canais de seus comediantes. Porém dá pra entender que a empresa está com uma ambição a mais por dois motivos.

O primeiro é porque não é sempre que uma dupla veterana da empresa e que tenha uma certa relevância na mídia debuta no YouTube. Vários comediantes da Yoshimoto tem canais no YouTube, mas até então ou eram rookies que ficaram famosos graças a plataforma, ou comediantes veteranos, mas cuja carreira decaiu com a passagem de gerações.

Até haviam exceções como o Tomonori Jinnai, porém aí entra em cena o segundo motivo, o Cocorico Channel tem um conceito inovador e promissor no cenário da comédia japonesa. E nessa deixa já entramos no assunto do conteúdo do canal em si, que, como já foi dito, é o conte.

Abrir um canal conte por si só já é algo diferente entre youtubers japoneses, pois a tendência, não só entre comediantes, mas também entre artistas de outros gêneros, é fazer um canal no qual a pessoa age como youtuber mesmo. Gravando vídeos em casa ou numa sala alugada com decoração intimista fazendo o que qualquer um faz no site, vlogs, desafios e etc.

Vários comediantes se valeram dessa fórmula e cresceram bastante com ela como Kazuya Kojima do UNJASH. Só que a medida que novos artistas entravam em cena, mais repetitivo esse conceito ficava.

Outro ponto é que os comediantes do gênero conte que se aventuraram a abrir um canal muitas vezes pegavam apenas trechos de DVDs de seus shows, e colocavam no YouTube. No máximo colocavam legendas em inglês pro público estrangeiro e olhe lá. E o Jinnai é um deles, por isso que a situação dele é diferente da do Cocorico. Ele é um veterano consolidado, mas 90% dos vídeos do seu canal é conteúdo antigo.

E abrindo um espaço. Sim. É absurdo ver que tem gente que abre um canal só pra postar velharia e sequer se dar o trabalho de fazer um react (que é um gênero não muito explorado no Japão pela questão de que eles são bem severos com direitos autorais) ou coisa parecida. Mostra uma tremenda falta de dedicação com o seu canal e com os seus inscritos.

Claro que "youtubers" desse tipo não se consolidam no site (ainda bem, eles não merecem). Ganham poucos views, apesar da quantidade de inscritos, não entram na aba "Em Alta" do YouTube no Japão, não são incluídos nas pesquisas de youtubers favoritos e etc.

Só que, felizmente, o Cocorico botou a mão na massa entregando toda sexta-feira às 18:00 (horário do Japão) vídeos conte com conteúdo inédito e exclusivo para o YouTube.

Bom pontuar que sexta é um bom dia da semana para atualizar um canal, tendo em vista que no Japão o comum é postar vídeos no fim de semana, quando as pessoas tem mais tempo livre. Além disso, nem Endo e nem Tanaka fazem parte de qualquer elenco regular de um programa que passa na sexta, dando ao fandom total foco ao canal.

E ainda há um diferencial a mais. Os vídeos do Cocorico Channel são gravados em cenários reais, contam com uma produção bem acima da média dos canais de YouTube japoneses. Há um jogo de câmeras, uma edição e até figurantes entraram em cena. É basicamente como se você estivesse assistindo um programa humorístico de TV só que com baixo orçamento.

Realmente Endo e Tanaka não estão brincando em serviço e é claro que a Yoshimoto viu a dupla como uma aposta para 2022 no YouTube e fez sua parte.

E é fato que no Japão, os comediantes que apresentaram conceitos inovadores ou nunca antes explorados no YouTube acabam se destacando de uma tal forma que influencia na carreira deles na TV. Então dá pra pensar positivo. E se Endo sozinho conseguiu quase 300 mil inscritos em menos de 2 anos, imagina a dupla unida?

Falando um pouco mais sobre o conteúdo do canal. Cocorico Channel com apenas o diggest video e o debut em si, mostra um Cocorico nunca antes visto na TV.

Por incrível que pareça, a TV não trabalhou tanto o Cocorico como artistas conte em união, mas sim separados. De modo que infelizmente quem não teve a oportunidade de assistir os shows deles não sabe muito bem como a dupla funciona. O que foi um grande desperdício pois Endo e Tanaka tem uma grande química.

A TV também nunca explorou o lado roteirista do Tanaka, que é a mente criativa do Cocorico, e se o fez não deu os créditos, não dá pra duvidar de nada. Um outro desperdício, pois ele extremamente cuidadoso e detalhista, as criações de Tanaka são constantemente elogiadas por japoneses e estrangeiros.

Os japoneses vão até mais além e chegam a chamá-lo de "gênio" e a equiparar seu estilo ao do Matsumoto, que é extremamente respeitado dentro e fora do Japão. 

O vídeo de debut foi mais focado no Tanaka. Endo era bem secundário. Mas provavelmente foi uma estratégia, pois as pessoas (inclusive eu) estavam mais ansiosas em ver o líder da dupla no YouTube, já que além de ele ser o mais popular, Endo já tem um canal solo. Mas haverão vídeos focados no Endo e, claro, na dupla completa. Os dois serão explorados de forma individual e como dupla.

No vídeo em si, Tanaka entregou atuação como sempre. Claro que quem fala japonês vai aproveitar mais o vídeo. Mas mesmo sem legendas e não falando a língua muito bem, dá pra se divertir.

É um canal realmente promissor para 2022 e que pode mudar a situação não só do Cocorico, mas como do cenário da comédia japonesa no YouTube com o seu conceito inovador. A medida que o Cocorico Channel crescer e beneficiar Endo e Tanaka outras duplas tenderão a adotar a mesma fórmula.

Esse desafio de estar a mercê do Gaki no Tsukai é mais uma situação que colocou a dupla a prova e que certamente irá engrandecê-los pelo menos profissionalmente. Só o fato da dupla ter se dedicado em todos os aspectos no canal, desde o planejamento até às promoções, mostra que o Cocorico realmente não é uma dupla qualquer.

E o fandom, tanto o japonês quanto o internacional, foi o maior beneficiado dessa história pois terá a oportunidade de ver novos conteúdos do Cocorico toda a sexta e ainda poder dar diretamente o apoio à dupla dando views, likes, inscrições comentando e etc.

Que o Cocorico Channel faça bastante sucesso e venham as plaquinhas de 100 mil, 1 milhão e etc.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Kayako "fênix" Abe

 Kayako Abe (阿部華也子), é uma announcer da Cent Force. Se tornou um dos principais rostos da empresa na atualidade por trabalhar como garota do tempo no programa matinal mais popular do Japão: o Mezamashi TV, que é exibido pela Fuji TV desde abril de 1994.

O Mezamashi foi um dos pioneiros na adoção de jovens e belas mulheres não qualificadas em meteorologia apresentando as previsões do tempo na TV japonesa, que são as "otenki onee-san", que significa "garotas do tempo", e não só isso, o programa pavimentou esta tendência. Que hoje em dia está morrendo, mas ainda existe graças ao programa matinal da Fuji TV e a alguns outros gatos pingados.

Todas as garotas do tempo que passaram pelo Mezamashi TV ou por seus programas irmãos como o Mezamashi Doyobi, que passa aos sábados, ou o extinto Mezamashi Aqua, ficaram extremamente populares no país. E com Abe não foi diferente. Recentemente ela foi derrubada, passando por uma dificuldade em sua carreira, mas conseguiu dar uma volta por cima e voltou a botar medo na concorrência.

Vamos acompanhar essa trajetória do início.

Durante a adolescência, Abe fez parte do SPATIO, um pequeno grupo de idols originário da província de Oita, que foi o local onde ela nasceu, e que atuava por lá. O SPATIO fez alguns trabalhos relevantes como gravar comerciais de pequeno porte e Abe tinha um certo destaque no grupo.

Porém, desde criança o seu sonho de verdade era ser uma announcer e ela deixou de ser idol para se dedicar a faculdade e conseguir a sua tão sonhada profissão. Em abril de 2016 ela entrou na Cent Force e logo de cara foi a escolhida para ser a 7ª garota do tempo do Mezamashi TV.

O Mezamashi havia acabado de sofrer um "golpe" do seu principal rival, o ZIP!, da Nippon TV (NTV) no qual a principal vítima foi a antecessora de Abe, Ayaka Ono, que foi substituída após uma curta trajetória na previsão.

O Mezamashi sempre marca presença nos tão importantes e concorridos rankings da Oricon de apresentadores meteorológicos mais queridos. E sempre ganha do ZIP!, porém em 2014, o programa aproveitou de um momento de fraqueza do rival com uma garota do tempo recém contratada e conseguiu ganhar o vice-campeonato mantendo Mikiho Niwa, muito popular na época e mais antiga no seu programa, nas previsões por uns meses a mais.

Para a sorte da Abe, o ZIP! também havia trocado de garota do tempo e estava renovando as apresentadoras anualmente. O que ajudou muito Abe a crescer em paz. Outro ponto importante é que na época o ZIP! era um programa novo e fraco na mídia. Tinha uma audiência mediana, mas não fazia cosquinha no Mezamashi.

Seguindo a regra das garotas do tempo do Mezamashi TV, Abe foi indicada pela primeira vez em junho de 2016, na 7ª posição. E foi subindo aos poucos até vencer em 2019.

Desde o debut, tanto a Fuji TV quanto a Cent Force investiram em Abe da mesma forma que fizeram com as suas antecessoras. Não chegavam a colocar a moça num pedestal ou tratá-la como deusa. Abe era um ser humano totalmente substituível na sua função. Mas ela recebia bons mimos. 

A Fuji TV a colocava ocasionalmente em algumas reportagens, a fantasiava durante uma semana inteira às vésperas do Halloween, tirava fotos da announcer para as redes sociais, gravava mensalmente vídeos da Abe para o canal da emissora no YouTube como se ela fosse empregada direta da Fuji TV, a colocava em programas de variedades da emissora, e etc.

Em 2019, o Mezamashi TV começou uma parceria com uma das maiores revistas de moda do Japão (se não for a maior), a CanCam, que passou a escolher todos os dias os figurinos da garota do tempo, que falava brevemente sobre eles no programa. Também eram publicadas fotos da Abe usando o figurino nas redes sociais do Mezamashi e nos respectivos sites oficiais do programa e da revista.

Já a Cent Force pegava ainda mais pesado e fazia questão de colocá-la em tudo. Nos trabalhos em grupo da empresa Abe aparecia: ensaios fotográficos, calendários, trabalhos digitais e etc. Abe também fazia muitos trabalhos solo, aparecia em ensaios gravure de revista, lançava photobooks digitais, calendários e etc. E a Fuji TV fazia questão de divulgar estes feitos.

Abe tinha várias coisas ao seu favor: estava no programa mais popular das manhãs, era uma announcer da Cent Force, foi uma idol, e recebia tratamento de princesa. Então é claro que ela só foi subindo no ranking aos poucos até ganhar.

E claro, não foram só os investimentos da Cent Force e da Fuji TV que fizeram Abe crescer. As pessoas gostavam muito dela por ser uma moça bonita e de personalidade fofa, que transmite um alto astral de manhã. Abe sempre faz brincadeiras, poses fofas e engraçadas, corria no estúdio antes dos tempos da pandemia, e sempre está com um bom humor.

Até mesmo nos tempos de desastres, Abe consegue passar as previsões com leveza sem aparentar estar assustada ou passando um excesso de seriedade que acaba assustando um telespectador.

Porém, nesse meio período aconteceram algumas coisinhas.

A primeira é que o ZIP! em 2016 havia começado a crescer tanto ao ponto de começar a incomodar o Mezamashi. Naquele ano, o campeão de audiência pela primeira vez (e até agora única) foi o ZIP!

A segunda foi em 2017 com a estreia pouco pretensiosa da modelo e atual garota do tempo Asuka Kijima.

Kijima teve uma estreia tímida naquele ano, não chegando a sequer ser indicada ao ranking da Oricon. Mas em 2018, quando o ZIP! resolveu parar de trocar de garotas do tempo todos os anos e investir em contratos mais longos, a situação mudou e Kijima, com mais tempo de trabalho e num ZIP! mais poderoso que em 2014, foi indicada pela primeira vez na 7ª posição.

Essa indicação ao ranking fez com que Kijima se tornasse modelo exclusiva da Non-no, uma das revistas de moda mais populares do Japão. Não era grande como a CanCam, mas era poderosa e isso deu ao ZIP! um status a mais.

Em 2019, o ZIP! passou a trabalhar com meteorologistas. Kijima havia perdido espaço nas previsões e isso havia irritado muita gente. Esse barulho fez com que a visibilidade da modelo crescesse repentinamente ao ponto de ela saltar para o 3º lugar no ranking da Oricon daquele ano.

A cada dia mais, Kijima chamava a atenção por sua beleza, pois ela é uma mulher 99% enquadrada nos padrões de beleza japoneses. Era considerada a garota do tempo mais bonita de todas ao ponto de ser chamada de "otenki no megami-sama" ou "deusa do tempo".

Aquilo fez o ZIP! crescer os olhos e investir de forma massiva na Kijima, com intenção de ganhar da Abe. Se a Fuji TV era intensa, a NTV era 2 vezes mais, até porque Kijima é uma modelo da Trapesiste, uma empresa relativamente nova, pequena e que administrava mal a carreira dela.

Mas nada adiantava. Kijima crescia, mas Abe não caía. Seguia sendo a mais querida. como resultado. Abe marcou história sendo a primeira mulher bicampeã no ranking da Oricon de apresentadores meteorológicos mais queridos. Enquanto Kijima foi vice-campeã.

 O ranking de 2020 mostrou que Abe era a mais querida entre quase todas as idades, exceto entre os adolescentes, que tinham Kijima como queridinha pelo fato de ela ser uma modelo da Non-no e usar roupas mais estilosas. Abe ficou em 3º lugar no sub-ranking dos adolescentes.

2020 foi o ano da Abe, que àquela altura era chamada de "asa no megami" ou "deusa das manhãs". Além de gravures e um novo calendário, a announcer participou de vários programas de variedades de emissoras concorrentes. 

Pra se ter uma ideia da força da Abe, em 2020, o Mezamashi TV havia começado seu canal no YouTube e Abe aparecia raramente, o foco maior era nos announcers e no Kei Inoo, idol da poderosa empresa Johnny Entertainment que aparece no programa todas as quintas. Mas quando a garota do tempo aparecia, os views aumentavam significativamente, ela conseguia mais engajamento que o próprio Inoo!

Antes do Mezamashi completar 100 mil inscritos, os vídeos do canal que tinham a Abe conseguiam atingir a marca de 1 milhão de views! Um número extremamente alto, principalmente levando em consideração o baixo engajamento dos japoneses na internet.


Porém a festa de Abe veio a acabar em novembro de 2020 quando uma famosa revista de fofocas e gravure chamada Flash divulgou de repente uma foto antiga da announcer, de quando ela ainda era uma estudante universitária. A foto mostrava a moça em um bar com um grupo de amigos. Segundo a revista Abe estava aos beijos com um homem de aproximadamente 30 anos.

Não se sabe se Abe ou o homem eram comprometidos, ou se eram um casal na época.

Nem Abe, nem a Cent Force, nem a Fuji TV se manifestaram sobre o caso. O que só aumentou a certeza sobre a veracidade do que a Flash havia falado.

Aquilo gerou uma grande comoção. A notícia ficou durante semanas no topo de rankings de acessos de sites de fofocas. E a própria Flash sabia da repercussão que esta foto iria gerar, então colocou na capa um aviso enorme falando que Abe estava aos beijos em um bar. Chamava até mais atenção que o texto falando do gravure da garota da capa, que sempre tem destaque maior.

Para nós brasileiros não tem nada demais. É só uma mulher adulta se divertindo. Porém, os japoneses tem uma outra visão.

Kayako Abe é uma announcer da Cent Force, que é uma empresa que produz announcers-idols. Profissionais belas e de personalidade apaixonante, que tem uma imagem de mulher completamente pura e disponível para o amor.

E a Fuji TV trata as announcers femininas da mesmíssima forma: como idols que são "sonhos de consumo". Tanto que não existe uma announcer feminina da emissora que esteja fora dos padrões de beleza. O Mezamashi TV é um reflexo dessa característica da Fuji TV, é um programa cheio de mulheres lindas e apaixonantes. Tem homens atraentes também, mas em menor número e recebem menos atenção.

E uma empresa que investe em mulheres apaixonantes visam um público: os homens otakus.

No Japão o termo "otaku" é bem mais amplo que "fã de mangá e anime" e tem uma conotação bem negativa. Um otaku é uma pessoa extremamente obcecada com relação a algo ou alguém. Muitas vezes são homens de mais de 50 anos com uma vida "fracassada" e que buscam consolo em suas obsessões.

O fandom otaku é extremamente tóxico e possessivo que trata um artista como se fosse o seu namorado perfeito, que não pode de jeito nenhum ter vida amorosa. Ter fãs assim é péssimo, mas para as empresas que visam apenas o lucro, otakus são clientes perfeitos, pois eles absurdamente engajados e, por geralmente serem adultos, tem poder e liberdade de compra.

As announcers femininas tem um apoio muito grande de otakus. São eles quem compram seus gravures, calendários, vão aos seus eventos, as seguem nas suas redes sociais, assistem seus vídeos na internet e dão likes, tiram prints delas pra publicar na internet, etc.

 

Já deu pra ver que Abe tem como público principal os otakus, certo? E que obviamente essa gente toda não gostou nem um pouco de ver que Abe já beijou alguém e não é "purinha" como eles achavam que fosse. E com isso, muitos deles largaram a mão dela.

Houve um grupo de otakus que não se importou com a fofoca e não soltou a mão da Abe. Mas ela havia perdido muito apoio naquela época.

Como consequência, Abe deixou de ser convidada para os programas de outros canais que não fossem a Fuji TV, e nunca mais fez ensaios gravure. O ranking da Oricon de 2021 veio para consolidar o seu cancelamento. Ela caiu do 1º lugar para um vice-campeonato. Nos sub-rankings, Abe havia deixado de ser a favorita. Apareceu em todas as 5 listas, mas não estava mais no topo.

Resumindo tudo isso em uma só frase: Abe foi cancelada por um motivo besta.

O Mezamashi evidentemente ficou com vergonha do resultado e não comemorou o vice-campeonato da Abe. 2º lugar é uma posição muito alta, só que a announcer estava em 1º por 2 anos seguidos. Aquela indicação tinha um gosto amargo de derrota.

Nesta história toda a maior beneficiada foi Kijima, que por sua vez subiu entre o público mais velho, deixando de ser a 4ª colocada no sub-ranking dos internautas de 50 anos e passando a ser a campeã. Nos demais sub rankings Kijima também subiu, mas só era a favorita entre adolescentes e pessoas mais velhas. As pessoas na casa dos 40, ainda preferiam mais a Abe do que a Kijima.

O interessante é que o ZIP! pela primeira vez colocou o nome do programa ao comemorar uma indicação da Kijima no ranking. Coisa que o programa não fez quando a modelo ganhou 3º lugar em 2019 e 2º em 2020. Parecia que a NTV estava querendo esfregar na cara da Fuji TV que o ZIP! ganhou do Mezamashi.

Qual a relevância de saber o desempenho da Kijima se o foco é a Abe? Este ponto é bem importante e vamos chegar lá!

Mas nem tudo estava perdido. Querendo ou não, Abe ficou em 2º lugar, o que significa que ela ainda tinha força mesmo não sendo mais a maior.


E aquela polêmica ao mesmo tempo que fez Abe ser cancelada por uns, deu a ela uma grande visibilidade. As pesquisas pelo nome dela no Google dispararam mais do que nunca!

E em um único grupo Abe subiu, mesmo não sendo a favorita: os adolescentes. De 3º lugar ela subiu para o 2º.

Foi um verdadeiro "fale bem ou fale mal, mas fale de mim".

E isso aparentemente abriu um pontinho de esperança pra Cent Force e pra Fuji TV que não desistiram da moça, seguiram fazendo os mesmos investimentos de sempre, porém mudando em alguns pontos.

O primeiro grande investimento na fase de redenção da Abe foi a estreia do seu canal no YouTube o Kaya Channel, que teve uma recepção inicial muito boa, conseguindo inscritos de uma forma bem acelerada e muitos views para um canal novo. O canal da Abe foi divulgado nos principais sites de notícias sobre celebridades do Japão e até a própria Fuji TV deu uma mãozinha na promoção.

Kaya Channel abriu dias após a divulgação do ranking. Parecia que todos já estavam prevendo que Abe iria cair de posição e precisava de uma mudança de estratégia.

O conteúdo do Kaya Channel é bem variado. Abe aparece comendo, conversando, dançando, falando de moda e etc. O foco principal é o público jovem feminino. Mas há alguns atrativos para os homens também.

Diferente de muitos canais de celebridades japonesas em que elas conversam até demais com a produção, não sabendo se virar, Abe conversa apenas com os inscritos como uma boa youtuber raiz.

No final de 2020, a CanCam se tornou uma nova aliada da Abe, chamando-a pra fazer um ensaio fotográfico para a revista em um artigo sobre beleza. Em 2021 essa parceria ficou mais forte ainda quando Abe abriu seu canal no YouTube, surgindo algumas collabs.

E em um dos trabalhos com a CanCam, o destaque vai para o dia em que Abe se submeteu a uma transformação na qual de garota do tempo fofinha se transformou numa modelo descolada. Em algumas fotos ela fazia o tipo galã. Algo que as mulheres japonesas gostam bastante.

A Fuji TV por sua vez decidiu debutar Abe como atriz. Primeiramente ela havia aparecido rapidamente em Atarashii Kagi fazendo o papel dela mesma.

Mais adiante ela começou a fazer seu primeiro papel regular em um dorama, Kao Dake Sensei (chamado de Mr. Good Looking no ocidente), produzido pela Tokai TV, emissora subsidiária da Fuji TV, que passa apenas na região de Tokai (como o nome sugere), onde fica províncias como Nagoya e Gifu. Porém o dorama em questão está sendo transmitido em rede nacional. Nesse dorama, Abe interpreta um papel pequeno, mas muito bem executado para uma atriz iniciante.

Se há uma coisa melhor que aparecer em uma série de programas de variedades é aparecer regularmente em um dorama. Os japoneses amam doramas e os picos de audiência de qualquer emissora são vindos desse tipo de atração. Além disso, é garantia de um artista aparecer semanalmente na TV durante aproximadamente três meses sem irritar o telespectador porque se tornou um "arroz de festa" de programação.

 E claro que o Mezamashi TV vem fazendo o seu papel divulgando esse dorama e aparição da Abe nele.

Nesse meio período, Abe deu a volta por cima.

A announcer conseguiu a marca de 100 mil inscritos no YouTube em menos de 3 meses e conseguia ganhar um número tão bom de views que muitas vezes era quase igual ou até maior do que os dos vídeos da Kijima, que também tem um canal no YouTube, porém foi aberto em 2020 e tem mais de 200 mil inscritos (o que só melhora a situação de Abe, por ter engajamento igual com menos inscritos).

Seu calendário de 2022 também está vendendo muito bem, e por várias vezes ele conseguiu posições mais altas no ranking de vendas da Amazon Japan, comparado ao calendário da Kijima. Bom ressaltar que Kijima, como de costume, divulgou seu calendário na revista Friday, uma outra revista de fofocas e gravure, onde foram liberadas algumas fotos dele. Enquanto o calendário da Abe foi divulgado apenas pela Cent Force e pela própria announcer.

Além disso, a garota do tempo do Mezamashi TV fez publicidade para grandes marcas, inclusive ao lado de ninguém mais e ninguém menos que Koki Mitani, um dos maiores cineastas do Japão que possui uma grande coleção de prêmios importantíssimos! A dupla fez publicidade da cerveja Spring Valley da marca Kirin, muito conhecida no Japão.

 Abe voltou com tanta força que, aparentemente, ela está botando medo na NTV novamente.

Pra entender isso, vamos deixar Abe um pouco de lado e falar da situação sua rival do tempo (deixando bem claro que é uma rivalidade profissional) Asuka Kijima pós ranking.

Como já foi dito, quando Abe ganhou, ela era a preferida entre quase todas as idades. Mas quando Kijima ganhou ela só era a preferida entre adolescentes e senhores de 50 anos ou mais. Em 2020 Kijima já era a favorita dos adolescentes.

A esquerda estão os sub-rankings de 2020, a direita os de 2021. Pra situar quem não fala japonês, Kayako Abe em kanji é 阿部華也子 e Asuka Kijima é 貴島明日香.

E agora uma informação importante. Entre as pessoas na casa dos 20 e 30 anos, Kijima ficou em 2º em 2020 lugar e assim se manteve em 2021. Com o pessoal na casa dos 40 ela estava em 3º lugar em 2020 e caiu para o 4º em 2021. Já entre as pessoas com 50 anos ou mais, a modelo em 2020 estava em 4º lugar e em 2021 saltou para o topo do sub-ranking.

Em quase todos os rankings da Oricon o campeão fica também em 1º lugar na maioria ou até mesmo em todos 5 sub rankings da mesma pesquisa. Só que Kijima conseguiu ser campeã sem seguir essa regra, o que significa que a vantagem que ela tinha não era das maiores, na realidade a reputação dela não mudou entre muita gente e ela só cresceu entre as pessoas mais velhas.

Apesar de Kijima ter ganhado, tudo o que ela estava conseguindo eram aparições como convidada em programas de variedades (que foram diminuindo com o passar dos meses) e trabalhos no mundo gamer como parcerias com marcas de eletrônicos ou apresentar grandes eventos do nicho. Tudo isso ela já conseguia em 2020, quando era vice-campeã.

Kijima de junho pra cá não gravou nenhum comercial, nem apareceu em desfiles importantes de moda, fez apenas um ensaio gravure para divulgar o seu calendário de 2022, não fez mais parcerias com grifes que trabalhavam com ela há anos, não foi chamada para fazer doramas em um papel regular como a Abe, também não conseguiu um trabalho regular em algum outro programa e nem conseguiu aparecer em outras revistas de moda que não fossem a Non-no.

E falando na Non-no, Kijima trabalha na revista desde 2018, é campeã do ranking da Oricon, mas segue sem ser garota da capa. A modelo sequer é um dos rostos principais da revista.

E é bom destacar: embora Kijima tenha feito muito mais trabalhos extras que Abe no segundo semestre deste ano, a primeira é uma modelo enquanto que a segunda é uma announcer. Announcers não tem como função aparecer em revista, gravar comercial, fazer gravure ser convidado de talk show e etc. Os que fazem isso, mesmo que uma vez por ano são aqueles que são bem populares.

É esperado da Abe que ela simplesmente apareça no seu programa e ponto. Já da Kijima, é esperado que ela se destaque no mundo da moda, afinal esse é o seu trabalho e se ela é tão popular assim, deveria ter aparecido em várias capas de revista, desfiles de moda badalados, gravado vários comerciais e etc. Só que isso não está acontecendo.

E claro que essa situação para a NTV já era bem frustrante por si só. Pois a emissora havia investido até demais naquela modelo pra no final das contas ela cair ao invés de subir e ainda ver que mesmo derrotada, Abe estava conseguindo trabalhos novos e interessantes. Porém, houve mais dor de cabeça.

Por mais que Abe tivesse perdido Fuji TV, que ao invés de lavar as mãos e trocar de garota do tempo, seguiu investindo na announcer, como se quisessem uma revanche para 2022. E tal postura acabou deixando a NTV num estado de alerta junto com um total desespero.

Neste mês de novembro, Kijima apareceu em vários programas da NTV em uma tacada só.

E não são vários tipo 3 ou 4. Dos dias 3 a 16 de novembro, Kijima apareceu em 7 programas diferentes da NTV! Sim. SETE PROGRAMAS EM MENOS DE DUAS SEMANAS!!! Tinha dias que ela aparecia em 2 programas seguidos num único dia. E se contar com o ZIP! vemos uma total overdose de Asuka Kijima na emissora.

Outra coisa que a NTV fez foi nomear Kijima como embaixadora da saga Frozen que seria exibida na sessão de filmes do canal (como se fosse a "Sessão da Tarde da NTV"). E não. Aquilo não foi pra promover o filme, mas sim pra valorizar a modelo criando títulos que não existiam até então. Até porque Kijima nunca demonstrou ser fã da Disney, chegou até a esquecer o nome da franquia que ela estava promovendo.

A NTV chegou até a fazer uma manobrinha malandra para enaltecer a garota do tempo do ZIP!

Como dito antes, Kijima nunca foi garota da capa da Non-no, de modo que a emissora era obrigada a colocar páginas da revista toda vez que começavam a se gabar que tinham uma garota do tempo que trabalha para uma revista famosa.

Porém, no dia 7 de novembro, a NTV tentou dar um migué colocando uma capa interna da Non-no, que abre a seção de maquiagem e skin care, em que a modelo apareceu em 2020 (a primeira e única).

Embora a NTV nunca tenha falado que Kijima foi capa de revista. Quem não conhece muito bem a revista acabou sendo induzido a erro como se a modelo tivesse aparecido numa capa principal. Foi uma manobra cirúrgica da emissora.

Essas são só algumas das vezes que a NTV cantou vitória neste mês de novembro (não sou obrigada a tirar print de tudo, nem os otakus fazem mais esse esforço)

E claro que não podemos deixar de dizer que a NTV fazia questão de esfregar na cara que Kijima era campeã do ranking da Oricon de 2021. As equipes mais ácidas chegavam a colocar o top 3 para que o nome de Abe aparecesse mostrando quem era a perdedora.

Tudo isso aconteceu em menos de 2 semanas. Antes disso, a NTV estava mais sossegada com relação a Kijima.

Nisso vemos que Abe teve um sucesso inicial no seu programa. Cresceu aos poucos. Foi cancelada por um motivo besta, mas voltou mais fortalecida que antes ao ponto de fazer trabalhos incríveis, que só announcers queridos fazem, e ameaçar a emissora concorrente que tinha como empregada a garota do tempo mais amada do Japão, segundo a Oricon.

Toda essa redenção teve grande ajuda da Fuji TV, Cent Force e CanCam, que não desistiram dela, mas, como na sua ascensão, Abe também teve os seus méritos na sua recuperação.

Em nenhum momento a announcer se deixou abater e seguiu entregando profissionalismo no seu trabalho. Não importava como estivesse o tempo, Abe estava sempre plena. Apresentando as previsões com vontade. Mostrava gostar da função, mesmo evidentemente não sendo seu objetivo de vida.

Abe sempre teve uma postura de apresentar as previsões do tempo como se fosse uma brincadeira divertida.

Esse cancelamento teve um ponto positivo que foi dar uma sacudida na vida da Abe que estava um tanto quanto cômoda. Sem grandes desafios. A announcer cresceu muito profissionalmente. Deixou de lado um pouco seu lado idol de garota da Cent Force e investiu em várias coisas novas. Virou youtuber, fez trabalhos como modelo em revistas de moda, atuou, reviveu seus tempos de idol dançando, etc.

E em todas essas experiências, Abe mostra aproveitar ao máximo. Seja para aprender como para se divertir.

Embora o próximo ranking da Oricon, que é o gerador dessa novela toda, vá demorar bastante tempo ainda pra sair (só em junho de 2022), e não sabemos nem mesmo se Abe seguirá sendo garota do tempo do Mezamashi TV, já está bem claro que ela conseguiu se recuperar e essa experiência é mais gratificante que uma vitória em um ranking.

Uma garota do tempo como a Abe pode ser derrubada pelos tabloides, mas não é por muito tempo graças a tudo isso.