No dia 27 de maio de 2023, a announcer Elina Arai (新井恵理那) anunciou que estava deixando as previsões do tempo do noticiário noturno dos sábados da TBS, o Joho 7 Days Newscaster (情報7daysニュースキャスター abreviado como N-Cas, Nキャス), após uma longa trajetória na função: 9 anos e 2 meses!!
A trajetória da Arai já foi falada neste blog há 2 anos atrás, mas de uma forma geral. Além disso, muita coisa aconteceu de lá pra cá! Portanto, vamos dar uma relembrada na trajetória da announcer como garota do tempo que começou antes dela entrar no N-Cas, Arai debutou como garota do tempo em 2012 num programa de variedades matinal chamado PON! da NTV.
O PON! estreou em 2010 e terminou em 2018, sendo substituído pelo Baguette, que acabou em março deste ano, dando lugar ao Day Day. Era um programa regional, não passava em todo o Japão, e Arai só aparecia duas vezes por semana. De modo que sua estreia como garota do tempo foi mais morninha. Em 2013, Arai deixou o PON! e passou a trabalhar em outros programas da NTV, geralmente falando sobre notícias das celebridades.
Interessante dizer que na época em que Arai debutou como garota do tempo, uma outra announcer, Yuka Ueno, também começou carreira nessa época. Ueno fez parte do ZIP! e esta por sua vez se deu bem na função tendo sido indicada ao ranking da Oricon de apresentadores meteorológicos mais populares. Aliás, a primeira garota do tempo do ZIP! nesta lista tão concorrida e importante.
Tanto Arai quanto Ueno são announcers da Cent Force (セントフォース). Entraram nas previsões de programas da NTV juntas e saíram juntas, só que, apesar de não ter indicação a nenhum ranking foi Arai a garota com a qual a NTV quis continuar trabalhando por um tempo. A emissora teve visão do potencial da moça. E acertaram, pois das duas foi Arai quem se deu bem na carreira enquanto Ueno não emplacou fora do ZIP!
Em 2014, Arai entrou no Joho 7 Days Newscaster, que era inicialmente apresentado pelo comediante e cineasta Takeshi Kitano (também conhecido como Beat Takeshi), que deixou o programa em 2022 sendo substituído pelo roteirista Koki Mitani, e o announcer da TBS e face da emissora, Shinichiro Azumi, que trabalha lá até hoje. Trabalhar com nomes tão fortes foi uma oportunidade dourada para Arai, que voltou a ser garota do tempo e desta vez pra valer.
Enquanto no PON! as previsões da Arai tinham um caráter mais divertido, seguindo o conceito do programa, no N-cas Arai fazia um trabalho mais sério, já que se tratava de um noticiário noturno, porém sem deixar de lado o seu carisma. Claro que a descontração dos apresentadores que passaram no programa ajudava bastante.
A principal característica das previsões da Arai no N-cas eram os seus desenhos. Mas não eram desenhos simples feitos com um canetão numa placa branca como os da maioria dos apresentadores do tempo. Eram obras de arte feitas com tintas ou giz que a própria announcer fazia antes das gravações. Arai sempre teve um grande talento pra pintura e desenho mostrando ser muito caprichosa.
Uma marca registrada dos seus desenhos são as caricaturas dos apresentadores principais marcando presença. Sempre tínhamos um mini Kitano e um mini Mitani nos desenhos da Arai todo sábado.
No N-cas foi onde Arai cresceu como garota do tempo e o resultado do seu esforço e talento veio em 2016, com a sua primeira indicação no 12º ranking da Oricon na 10ª posição. Interessante dizer que naquela época haviam concorrentes muito fortes como Kayako Abe, Maki Okazoe e Yuki Kashiwagi (sim, a idol do AKB48 um dia foi garota do tempo, e não foi a única e nem a última).
A partir de 2018, ela passou a marcar presença na lista todos os anos. E em 2020 foi quando ela começou a provar posições mais altas, isso porque ela começou a ser apresentadora principal de um grande programa matinal da TV Asahi, o Good Morning (グッドモーニング), que diga-se de passagem, pode também deixar de fazer parte da rotina da announcer.
A visibilidade da Arai aumentou expressivamente e durante muito tempo ela foi a garota do tempo em atividade no Japão mais seguida no Instagram tendo em torno de meio milhão de seguidores.
O crescimento da Arai como announcer fez com que ela ganhasse mais espaço dentro do N-cas que começou a tratar a previsão do tempo como "o quadro da Elina Arai". Em outubro de 2020 o N-cas passou a ter um mini programa anexo chamado Arai Elina no Weather Newscaster (新井恵理那のWeatherニュースキャスター).
Arai era a garota do tempo mais forte da TBS, uma emissora que por volta de 2020 e 2021 estava com uma relação bem forte com a empresa de meteorologia Weather Map, que foi fundada por Masamitsu Morita, meteorologista do N-Suta, e tem como CEO Akira Mori, meteorologista do Hiruobi. Ambos os programas mencionados são noticiários da TBS.
Houve um ponto em que Arai era a única apresentadora do tempo da TBS que não trabalhava para a Weather Map e tampouco era meteorologista, pra ver a consideração que a emissora tem pela announcer, que era uma das poucas apresentadoras do tempo que aparecia para divulgar grandes especiais da TBS.
Porém, de 2021 pra adiante a força de Arai num plano geral foi diminuindo. E, apesar da sua indicação nos rankings, dá pra observar que em 2021 ela caiu da 4ª para a 5ª posição e em 2022 ela subiu provavelmente porque Kayako Abe, do Mezamashi TV, e Asuka Kijima, do ZIP!, haviam deixado as previsões dos seus respectivos programas e não poderiam mais ser indicadas, muita gente que votava na Abe ou na Kijima votaria na Arai na falta das suas favoritas, então ela acabou como vice campeã no ranking do ano passado.
Também não dá pra ignorar que os meteorologistas estão ganhando força na TV japonesa e as garotas do tempo não recebem mais o mesmo apoio que 10 anos atrás, de modo que Arai foi a única mulher indicada ao 18º ranking da Oricon, já que era a única forte concorrente feminina. 2022 tivemos o ranking de apresentadores meteorológicos mais masculino da história da Oricon.
A despedida da Arai do N-Cas não foi algo chocante. Já era esperado que ela saísse do programa neste ano, pois em 16 de abril, ela anunciou que está grávida do seu primeiro filho.
É claro que existe licença maternidade no Japão também, com algumas diferenças, obviamente, a mulher fica afastada do trabalho, no caso por 8 semanas (aqui são 120 dias), e não pode ser demitida nesse período. Importante dizer isso pra evitar qualquer impressão errada. Mas o fato é que na TV japonesa é muito comum announcers grávidas deixarem os programas dos quais elas estão trabalhando.
Aliás, já que estamos mencionando o direito do trabalho no Japão, é válido dizer que existe por lá a figura do Sanzen Kyugo (産前休業), que é uma licença que dá direito a mulher grávida a se afastar do trabalho por 6 semanas antes da data prevista pro parto, por este motivo, vemos announcers se afastando da TV bem antes de parir. Não é um direito automático, a mulher precisa requerer dentro de um prazo.
Aqui dá pra notar que Arai está grávida e de alguns meses já
É interessante mencionar que há muitos casos em que a announcer se aposenta depois de casar ou engravidar, já que no Japão é comum ainda as mulheres, principalmente as ricas, largarem a carreira pra se dedicarem aos filhos.
Não é normal no Japão as famílias ricas contratarem babás ou empregadas domésticas. Portanto, sim, são as próprias celebridades que lidam sozinhas com as suas tarefas domésticas e quem acompanha rede social de mãe japonesa famosa consegue perceber isso.
No Japão, a gravidez costuma ser levada de uma forma muito reservada. As mulheres que são personalidades da mídia, para esconder as mudanças naturais que a gestação trouxe ao seu corpo, costumam usar vestidos bem largos e longos que cobrem bastante o corpo.
Se Arai vai se aposentar, não sabemos, mas é fato que a gravidez vai fazer ela se afastar da mídia durante pelo menos alguns meses e ela não vai ser tão ativa como antes.
Outros trabalhos que ela faz terão que parar, e o N-Cas foi um deles, é bem difícil cumprir com os deveres de criar um bebê trabalhando num programa que passa todo sábado tarde da noite, ainda mais levando em conta que a rotina de quem trabalha ao vivo na TV não se resume só à gravação, há todo um preparo antes. Aliás, muitas vezes o tempo que se perde no pré e pós-gravação acabam sendo maior que o próprio programa.
De qualquer forma, foram mais de 9 anos na função que só acabaram porque Arai decidiu ser mãe e precisou abrir mão de muita coisa. Isso só sustenta o que já era visível, apesar de não ser uma meteorologista certificada e nem precisar mais do programa, Arai realmente gostava de trabalhar como garota do tempo. Dava pra ver um carinho da announcer por um quadro que pra uma profissional do naipe dela era pequeno demais.
E é inegável que Arai marcou história no N-Cas e sua saída deixam muitos questionamentos. Tanto com relação ao noticiário, como com relação aos rankings da Oricon, que podem afetar até outros programas.
Com relação ao N-Cas ficam os questionamentos: quem será a nova garota do tempo? Aliás, o N-Cas ainda terá garotas do tempo? A previsão terá apresentadores meteorológicos ou algum announcer de apoio do programa que se vire lendo o texto da previsão no fundo enquanto aparece somente um mapa do Japão mostrando as temperaturas das regiões?
Antes da Arai, outras duas announcers apresentaram as previsões do N-Cas, Ayumi Matsumoto e Aoi Tamaki. As duas eram belas jovens que também trabalhavam para a Cent Force. O que mostra que havia um padrão: toda garota do tempo do programa deve ser uma rookie da Cent Force.
Diferente do Mezamashi TV, que sempre contrata novatas com nenhuma experiência e que não são meteorologistas, o N-Cas não tem todo esse rigor, a announcer pode ter debutado em outro programa antes e já tivemos uma especialista do tempo no quadro, que era a Matsumoto, a primeira garota do tempo do N-Cas.
Caso a TBS queira continuar com garotas do tempo no N-Cas, o mais provável é que a sucessora da Arai seja uma announcer da Cent Force. E o mais estratégico seria contratar uma garota que já tenha uma carreira levemente preenchida como a Arai tinha em 2014, porque se foi difícil pra Arai se destacar nas previsões do tempo no começo, imagina para uma novata desconhecida.
Hoje em dia está cada vez mais difícil ser uma garota do tempo popular. Nem o Mezamashi TV tem mais a mesma facilidade de lançar profissional estourada na área. Pra um programa que não é potência de garotas do tempo então...
Outra saída seria recorrer aos meteorologistas da Weather Map novamente. Embora a TBS de 2022 pra cá tenha perdido um pouco da confiança na empresa, a emissora ainda tem uma relação muito próxima com a Weather Map, além disso, trata-se de uma empresa que tem uns elementos de Cent Force: produzir meteorologistas-idols, profissionais do tempo que tem um ar apaixonante de um idol.
Estando na era dos meteorologistas, trabalhar com pessoas certificadas se mostra a melhor opção para os noticiários. Além disso, é mais prudente contratar um especialista, ainda mais agora no verão japonês, estação do ano que mais tem tufões e chuvas torrenciais.
A última opção seria não trabalhar mais com apresentadores do tempo como já foi mencionado antes. Vários noticiários não tem garotas do tempo ou meteorologistas, geralmente são os de menor porte como o N-Cas. No caso, as previsões do tempo são somente narradas pelo apresentador. Mas se isso ocorrer será uma perda muito grande pois não teremos mais momentos do Mitani conversando com uma garota do tempo que são um grande momento do N-Cas.
Esta se mostra a opção mais provável de acontecer, pois a grade horária oficial da TBS, que mostra sempre as pessoas que vão aparecer em programações futuras, não aponta o nome de nenhum apresentador meteorológico. Claro que a grade pode estar incompleta justamente pra não dar spoilers, o que é normal entre as emissoras japonesas.
Há a chance de alguns elementos das previsões da Arai acabarem se tornando parte do programa definitivamente, como os desenhos, principalmente se a sucessora souber desenhar um pouco. Claro que é ótimo colocar o estilo da nova garota do tempo no seu quadro.
A propósito, estou usando o gênero feminino porque o mais provável é que a sucessora da Arai seja uma mulher, mas não dá pra descartar a possibilidade de entrar um homem em cena.
O problema é que essa sucessora vai entrar pela porta dos fundos. A TBS não sabe divulgar novatos e nem preparar o psicológico do telespectador com anúncios da saída de alguém.
É normal uma garota do tempo da TBS entrar do nada, como foi com a própria Arai, cuja divulgação ocorreu somente há algumas horas antes da sua estreia.
Quando alguém sai de um programa, a TBS também deixa pra contar isso aos telespectadores no último minuto, como foi no caso da Mine Momoka, ex-garota do tempo do THE TIME, noticiário matinal da emissora (que por sinal, é também apresentado pelo Azumi). A saída da jovem só foi anunciada depois dela deixar o programa de fato!
E a parte mais dura de substituir alguém que teve uma longa e marcante trajetória no programa é a inevitável rejeição inicial, que acontece até pra quem é muito famoso.
Os telespectadores estão acostumados com a Arai nas previsões, e mesmo com o consolo de que ela iria sair mais cedo ou mais tarde por conta da gravidez, o que pode segurar os ânimos do público, nada muda o fato de que o N-Cas não vai ter mais a Arai e que a sua sucessora jamais será a announcer que ela substituiu.
A maioria das pessoas que apoiam a Arai são um público muito tóxico. Então a TBS não preparar terreno pra uma situação dessas, promovendo a sucessora com uma considerável antecedência da data da sua estreia, ainda que da forma mais básica é uma grande irresponsabilidade!
E também devemos levar em conta que a empresa dessa garota do tempo não pode fazer nada pra promover a estreia dela enquanto a emissora não a anunciar primeiro. Claro que muita coisa pode acontecer até o próximo N-Cas, mas este é o padrão da TBS. Então pode ser que do nada apareça uma garota do tempo diferente sem uma promoção prévia.
E esta irresponsabilidade da TBS afetou a Oricon. O ranking de apresentadores meteorológicos já citado várias vezes neste artigo é formado através do voto popular numa enquete na internet. A Oricon é muito certinha com prazos e as enquetes sempre ocorreram em maio (ultimamente no fim de maio) e os resultados são divulgados na metade de junho.
A empresa também é muito criteriosa com as regras e uma delas é bem clara: o ranking é somente de apresentadores do tempo em atividade. Se uma pessoa deixa de trabalhar com previsões do tempo, ela, obviamente, não pode mais estar na lista. Isso é algo que a empresa deixa claro para os internautas, caso eles queiram bancar os espertinhos votando em ex-apresentador do tempo.
Um bom motivo pras enquetes serem realizadas em abril é justamente garantir que todos os candidatos sejam ativos na sua função, já que na TV japonesa as grandes trocas de elenco acontecem em março e abril.
Porém, quando a enquete para o ranking deste ano foi realizada, Arai ainda era garota do tempo e a Oricon não fazia ideia de que ela deixaria o programa antes do ranking sair. E por mais que a empresa pudesse prever isso, ela não poderia excluir da enquete alguém que na data dela se enquadra nas regras com base em achismos. Enquanto a TBS não falar nada de forma oficial, Arai deve ser considerada uma garota do tempo da emissora. Não importa se houver rumores ou elementos que indiquem a sua saída.
Pra piorar, o anúncio só foi feito depois que a enquete fechou e a Oricon News já divulgou a notícia de que Arai não é mais garota do tempo. Não dá pra voltar atrás e nem fingir que nada aconteceu.
Isso tudo não seria problema se estivéssemos falando de uma garota do tempo mais fraca, mas aqui não é o caso. Até pouco tempo a indicação da Arai, em posição alta ainda por cima, era certa. Ela ficou em 2º lugar em 2022. É claro que ela recebeu votos suficientes para ser indicada.
E ainda devemos observar que é óbvio que a TBS já sabia que a Arai estava grávida bem antes de abril! A barriga dela está grande demais pra um início de gestação e a emissora deve saber que uma integrante de um dos seus programas está grávida, afinal é ela quem escolhe os figurinos e a mulher precisa deixar claro que não pode mais usar qualquer tipo de roupa por causa da gravidez.
Seria muito mais simples se Arai tivesse saído do N-Cas em março, já que era pra ela sair. Mas isso não aconteceu. É como se a TBS estivesse segurando a announcer para ser indicada ao ranking da Oricon, mas não poderia esperar mais porque isso poderia fazer com que Arai pedisse o Sanzen Kyugo, obrigando a emissora a mantê-la por uns bons meses, mas não tirar proveito desse vínculo.
E este "golpe"... bom, pelo menos algo semelhante, a Oricon já sofreu há 9 anos atrás por parte da NTV que prolongou o contrato da Mikiho Niwa como garota do tempo do ZIP! até sair o ranking de 2014, do qual ela foi vice-campeã. O ranking foi divulgado no dia 20 de junho de 2014, e Mikiho saiu do ZIP! uma semana depois, no dia 27. Este caso já foi abordado em detalhes neste blog há 2 anos atrás.
No caso da TBS, a ambição é vencer o ranking pela primeira vez. Arai foi vice campeã, todos os campeões do ranking (excluindo obviamente os 3 primeiros dos quais Yoshizumi Ishihara ficou em 1º lugar) estiveram no 2º lugar no ano anterior.
Claro que vice-campeonato não significa automaticamente vencer no ano seguinte, mas é algo que enche os olhos de uma emissora, ainda mais num cenário em que Mine, que era bem popular e ganharia muitos votos, não está mais competindo e pode favorecer Arai. Lembrando, a TBS nunca venceu esta categoria de ranking, então a ambição fica maior ainda!
Só neste artigo, já deu pra ver como este ranking é concorrido, não é mesmo? E não é a toa, os rankings da Oricon são muito importantes na mídia japonesa. E parafraseando Hitoshi Matsumoto, os japoneses gostam de um ranking.
Diante desse cenário, o mais prudente a se fazer por parte da Oricon é desclassificar a Arai, anulando todos os votos que ela recebeu. Por mais triste que seja pra ela e pros fãs dela que sonhavam com a vitória neste ano, a regra é clara: o ranking é só para apresentadores do tempo atuais, não ex-apresentadores do tempo e o que conta mais é a data da divulgação do ranking, muita gente sequer sabe quando e como a enquete foi feita.
Dessa forma, todos os que estavam atrás dela subiriam no ranking em uma posição. Se Arai foi a que mais recebeu votos, o vice passaria a ocupar o topo do ranking. E como é um top 10, o 11º colocado entraria na lista em 10º lugar.
Fazer vista grossa pode afetar a credibilidade da empresa, principalmente se Arai vencer.
Porém, há a possibilidade da Oricon considerar a indicação da Arai já que durante as enquetes ela ainda era garota do tempo e a empresa não tinha como prever a saída da announcer do N-Cas. Até porque em 2015 a empresa indicou Mikiho Niwa no ranking numa época em que ela já não fazia mais parte do ZIP! Mas é claro que não pra se basear cegamente num fato que aconteceu há 8 anos atrás. Muita coisa mudou de lá pra cá!
Vale ressaltar que o ranking de 2022 estava masculino demais, o que certamente traumatizou a Oricon. Dependendo do resultado, tirar Arai do jogo pode trazer pra 2023 um ranking 100% masculino. Claro, isso não é culpa da empresa também, mas é um gatilho pra passar pano.
Independente do resultado do ranking deste ano, a saída da Arai do N-Cas é algo que pode alertar as outras emissoras, sobretudo a Fuji TV com o Mezamashi TV e a NTV com o ZIP!
O Mezamashi desde o 1º até o 17º ranking sempre contou com as suas garotas do tempo na lista e vencendo depois de um tempo, mas em 2022 a announcer Yuka Hayashi, que substituiu Kayako Abe nas previsões do Mezamashi TV de segunda a quinta, não conseguiu ser indicada, contrariando a regra das suas antecessoras que já estavam no ranking no ano de estreia.
Já o ZIP!, um programa mais novo, está começando a se tornar uma potência de apresentadores do tempo. Tendo indicado 4 dos 10 profissionais que apresentaram as previsões do programa, inclusive no ano passado, o noticiário matinal de NTV conseguiu ser representado pelo meteorologista Kubotenki, que foi indicado pela primeira vez na 9ª posição. Contudo a garota do tempo que o acompanha, Aya Marsh, não conseguiu ser indicada e sofreu uma grande rejeição inicial.
Hoje em dia, tanto Hayashi quanto Marsh são fortes candidatas a serem indicadas ao ranking, mas é fato, elas não tem ainda a mesma força que suas antecessoras tinham quando eram rookies. E este ano pode ser decisivo pras duas, uma indicação pode custar a permanência no programa.
Porém, caso nenhuma delas consiga ser indicada de novo, o que seria motivo pra trocar a garota do tempo em outras situações, tanto a Fuji TV quanto a NTV podem ter um pouco mais de paciência e esperarem 2024, pois lá vai ser certeza de que Arai já não estará mais no jogo e alguém de perfil semelhante ao dela acabará recebendo os votos que iria pra announcer. Quem vota na Arai, votaria fácil na Hayashi ou na Marsh.
Aliás, das duas, Hayashi seria a mais forte, já que ela também é uma announcer da Cent Force, enquanto Marsh é uma modelo de outra empresa e com o perfil mais diferente do da Arai.
Quem diria que uma simples saída de programa teria tantos desdobramentos assim e afetaria até terceiros que não tem nada a ver com o caso, não é verdade!
Último desenho da Arai pro N-Cas, o mais fofo é que ela incluiu o Beat Takeshi na ilustração, mesmo ele não fazendo mais parte do programa, ele fez parte da história dela como garota do tempo.
De qualquer forma, que Arai seja feliz nessa nova fase da sua vida e com relação a se aposentar ou não, que tome a decisão que ela achar melhor e for mais conveniente pra ela. E se caso ela continuar ativa como announcer, que as emissoras não virem as costas pra ela por ter virado mãe, pois isso infelizmente acontece na carreira das mulheres da mídia japonesa.
Ela brilhou nestes 9 anos como garota do tempo superando várias barreiras e se tornando a face do tempo da TBS mesmo sem ser especialista no assunto, pois ela fez seu trabalho com carinho e os telespectadores recebiam este sentimento e sentiram afeição por ela. Pra Arai, as previsões do N-Cas não foram uma fase passageira só pra promovê-la, mas sim um trabalho que ela gostava bastante e quis se manter nele até não poder mais.