Este post contém várias fotos do Kubotenki com o cabelo ainda liso. Nesta foto ele é o do canto direito.
O meteorologista Kubotenki (くぼてんき), tem um estilo fofo e engraçado de apresentar as previsões do tempo. Com sacadas criativas que agradam ao público do programa matinal da Nippon TV (NTV) para o qual ele trabalha, o ZIP!, e conquista até veteranos da comédia.
E tudo isso se deve ao tempo que ele passou sendo comediante. E não foi de qualquer empresa, mas da Yoshimoto Kogyo, a maior agência de entretenimento do Japão que é muito forte na comédia, tendo em seu time muitos dos maiores comediantes do país.
Kubotenki queria misturar meteorologia com comédia e se submeteu a um difícil desafio, o de estudar a ciência do tempo e a arte de fazer as pessoas rirem ao mesmo tempo, o que não foi nada fácil, mas como bem sabemos, ele conseguiu passar no exame que o certificou como meteorologista em 2004, após 3 tentativas, algo dentro da média. Ele também conseguiu entrar na escola de comédia da Yoshimoto, a New Star Creation (NSC), na filial de Osaka, lugar onde ele cresceu e morava na época, fazendo parte da 27ª turma.
A decisão de Kubo fez ele ouvir comentários como "o que você de fato quer da vida?", afinal eram áreas muito diferentes e a primeira vista incompatíveis.
O próprio meteorologista se questionava se seria melhor escolher e se concentrar numa única área. Também confessou que era difícil no começo misturar comedia com meteorologia, já que esta área muitas vezes lidava com fenômenos fatais demais para serem levados na brincadeira.
Na época de NSC, Kubo conheceu nomes da comédia que hoje são famosos. Ele estudou com o trio GAG, o solista Daisuke Moromisato e o ex-comediante e churrasqueiro Takeda Barbecue, este é atualmente integrante do ZIP! num quadro de variedades chamado Kiterune.
Kubo também conheceu Ryuichi Hamaie, atualmente integrante da dupla Kamaitachi, que era um pouco mais veterano e fazia parte de um outro ato de comédia. Hamaie também fez parte do ZIP! por somente um ano. O curioso é que a NTV fez um quadro juntando Kubotenki com Hamaie e Takeda para que os 3 se lembrassem dos tempos de antigamente. O reencontro reaproximou Kubo do Takeda e o churrasqueiro chegou a comprar um livro do seu ex-colega de NSC.
À esquerda, Kubo é o de sunga preta com toalha. À direita, o que está usando jaqueta jeans.
Kubotenki faz questão de manter algum contato com seus ex-colegas sempre que pode, e dá sempre apoio a eles. Só que como perder o contato com os amigos nos anos 2000 era a coisa mais fácil do mundo, Kubo e seus colegas de NSC naturalmente acabaram se afastando. Cada um seguiu seu rumo, teve novas rotinas e tudo mais (e claro que tem o povo que ficou rico, famoso e metido).
Em 2006 ele se formou na NSC e debutou num trio de comédia inicialmente chamado JUNK-DO. Kubo fazia o papel de boke, que é o personagem da comédia mais abestalhado de uma dupla ou trio, como o nome sugere, já que "boke" em japonês é uma forma bem chula de chamar alguém de "idiota". Posteriormente, o trio mudou de nome para Nenkin Dragon (年金ドラゴン).
Não há nenhum vídeo do Nenkin Dragon pra saber qual era o estilo da dupla, mas dá pra ver que eles trabalhavam tanto com o tradicional manzai, que é tipo um stand-up comedy, e com o conte, que é mais focado em atuar numa história engraçada. Aparentemente, o conte era o maior forte da dupla, já que há mais fotos deles fantasiados performando alguma situação engraçada.
Eles também faziam vídeos para a internet numa plataforma da Yahoo! Japan, que infelizmente não existe mais para podermos ver Kubotenki mais jovem com seus companheiros. Aparentemente não era nada sério como os canais de comediantes de hoje em dia. Era só um trio de amigos cantando num karaokê (Kubotenki não sabe cantar, então imagina o quão hilário deveria ser).
Como qualquer comediante rookie tentando emplacar, o Nenkin Dragon tentou a sorte em alguns concursos de comédia da época como o M-1 Grand Prix. Mas eles eram eliminados logo nas primeiras fases. Kubo ouvia muito em seus tempos de rookie que ele não tinha talento.
Mas a realidade é que vencer concurso de comédia nunca foi fácil. Muitas vezes os vencedores são experientes nestes concursos. São pessoas que se inscrevem pra várias competições todos os anos até ganhar todas elas ou deixar de cumprir algum requisito como tempo de carreira. Imagina ter que competir contra comediantes com quase 10 anos de carreira?
Fora que só a taxa de inscrição (não é de graça) já é um tanto salgada se levar em consideração que um comediante rookie ganha bem mal por apresentação. Basicamente uma moeda que mal dá pra pagar uma refeição decente.
A propósito, o Nenkin Dragon não recebia muito dinheiro pro apresentação, por se tratar de uma dupla nova e que não tinha êxito algum em sua trajetória. Com isso Kubotenki precisou trabalhar em meio período num restaurante yakiniku, uma espécie de "churrascaria japonesa".
E vale pontuar ainda que na época que o Nenkin Dragon existia, não havia a variedade de competições para diversos tipos de comédia como hoje em dia. Grandes concursos como o King of Conte só passaram a existir depois que o trio deu disband.
Quando vemos duplas que colecionam vitórias em concursos de comédia e também pesquisando a fundo vemos que quase todo comediante que apareceu na TV tem pelo menos um prêmio, nos iludimos achando que é muito fácil ganhar prêmio nestas competições e que a derrota é sinônimo de falta de talento. Mas a realidade é que é muito difícil vencer. A maioria dos comediantes premiados tiveram uma longa jornada até chegar a vitória.
Pra não dizer que Nenkin Dragon não teve uma glória sequer, o trio apareceu algumas vezes na TV em programas regionais comandados por veteranos importantes como Yoshimi Tokui da dupla Tutorial.
Mas o Nenkin Dragon durou pouco tempo. Em 2007 o trio deu disband porque cada um queria seguir um rumo diferente na vida. Foi um fim pacífico. Kubo e seus companheiros eram muito amigos. Apesar dos vários fracassos, dava pra ver o quanto eles se divertiam com o seu trabalho e como Kubo tem boas lembranças daquela época.
Infelizmente o destino da maioria dos grupos de comédia que acabam perdendo os concursos é o disband e esquecimento, e, como não há nenhuma informação de quais os nomes dos ex-parceiros de trabalho do Kubotenki e o que eles estão fazendo hoje em dia, dá pra supor que ambos fracassaram em suas carreiras e nunca conseguiram sair do anonimato. Seja porque desistiram, ou porque floparam feio. Torçamos pra que eles ao menos estejam felizes com as respectivas carreiras deles, seja lá qual forem.
De 2017 pra adiante, Kubotenki passou a trabalhar sozinho. Por ser um pin geinin (solista), ele começou a competir no R-1 Grand Prix, um concurso somente para comediantes que seguem carreira solo, ou que até tem uma dupla, mas se inscreveu individualmente. Sozinho, Kubo também era eliminado logo nas primeiras fases.
Uma coisa que Kubo já fazia nos tempos de Nenkin Dragon, mas passou a fazer com mais intensidade enquanto pin geinin, foram apresentações fazendo personagens femininas, chegando a trabalhar em colaboração com veteranos especialistas em crossdressing. Uma de suas personagens era uma meteorologista gyaru, que se vestia e fazia as previsões do tempo como as meninas que seguiam a moda gyaru que era uma forte tendência no Japão dos anos 2000. Kubo se dedicava tanto que até raspava as pernas (na realidade, só a parte que ficava à mostra) para competir.
Além das apresentações costumeiras e concursos de comédia, Kubotenki também fazia pequenas aparições como personagem de fundo em filmes, onde ele mostrou um certo talento como ator, do qual a Nippon TV veio a aproveitar bastante, colocando o meteorologista pra fazer pequenas participações nos seus doramas.
Mas nada. Kubotenki infelizmente flopou como solista e largou a carreira da comédia quando viu a oportunidade de debutar no mundo kamishibai, onde obteve melhores êxitos. Dessa forma, o meteorologista deixou a Yoshimoto e entrou na Shibuya Gagekidan, empresa para a qual ele trabalha até hoje e que na época era nova com a ambição de promover a tradicional arte japonesa de contar histórias pelo país e mais adiante pelo mundo afora.
A história do Kubotenki com o kamishibai já foi contada em outro post neste blog, mas pra dar uma contextualizada. De 2009 pra frente, Kubo começou a trabalhar com sua arte nas ruas do Japão, sobretudo de Tóquio e Kanagawa, e em outros países, sendo eles China, França e Itália. Ele trabalha com kamishibai até hoje, mas deu uma boa reduzida nas suas apresentações desde que começou a fazer previsões do tempo na TV.
E já pegando este gancho das previsões do tempo vem o seguinte questionamento: e a meteorologia? Em todos estes anos Kubotenki não fez absolutamente nada pra começar a trabalhar com a outra área da qual se especializou e obteve certificação?!
Na realidade, Kubotenki queria trabalhar na TV apresentando previsões do tempo desde o começo. Só que de 2004 até o debut dele na TV Kanagawa (TVK) em 2016, ele era constantemente rejeitado pelas emissoras que queriam em seus programas belas garotas apresentando as previsões. Se hoje em dia ainda existe a figura da jovem e fofa garota do tempo, nos anos 2000 então é que era basicamente regra. Mulheres como Aiko Kaito do Mezamashi TV, da Fuji TV, eram muito amadas pelo público japonês mostrando um estilo meigo de falar do tempo, que no geral não é um assunto lá muito empolgante pra pessoas normais.
Mas mesmo deixando a Yoshimoto, Kubo nunca se afastou da comédia. Como kamishibai-shi (artista de kamishibai), ele usou muito suas habilidades de comediante ao seu favor. E pode se dizer que foi na rua, trabalhando e interagindo diretamente com diversos públicos, sobretudo crianças, que o meteorologista foi encontrando o seu estilo, ficando mais próximo da meteorologia e finalmente aprendendo a falar do tempo de uma forma didática e divertida.
Porém, na TVK Kubotenki não tinha tanto espaço para mostrar o seu lado cômico, pois ele trabalhava em noticiários noturnos, de natureza mais séria. Na maioria das vezes ele não podia fazer muita gracinha, tudo o que dava pra fazer era mostrar seu carisma e lado fofo. Mas foi ótimo, pro meteorologista desenvolver sua oratória e postura e saber ser sério quando necessário.
No ZIP! Kubotenki juntou tudo o que aprendeu na Yoshimoto, na rua como kamishibai-shi e na TVK. Lapidando cada vez mais o estilo que ele tem hoje em dia, além de que lá ele teve bem mais contato com veteranos da comédia do que quando era da Yoshimoto. O principal destaque sem dúvida vai para o Naoki Tanaka da dupla Cocorico, que trabalhou no programa de 2016 a 2021 como main personality, que são as celebridades que marcam presença no ZIP! em um dia da semana específico, e recebem certo destaque.
Kubotenki entrou no ZIP! em 2019 alternando com um outro meteorologista, Masatoshi Kobayashi, que tem um estilo mais convencional de previsões do tempo. Inicialmente Kobayashi aparecia nas segundas, quartas e sextas, Kubotenki nas terças e quintas, e Tanaka era um personality aparecia todas as quintas.
Dá pra ver que esta distribuição de dias não foi tão aleatória assim. Muita gente que assistia o ZIP! na quinta admirava o trabalho do Tanaka. Eram pessoas que apreciavam comédia mais do que o normal e aceitariam com mais facilidade um meteorologista engraçado que trazia um estilo diferente de previsões do tempo como o Kubotenki, que ainda era um completo desconhecido fora da província de Kanagawa, onde era transmitida a TVK (como o nome já diz).
A NTV evidentemente sabia que Kubotenki não seria aceito facilmente pelo público comum e colocá-lo junto com o Tanaka o ajudaria muito a ter um grupo de pessoas apoiando o meteorologista logo de cara, o que de fato ocorreu.
O fandom do Tanaka era mais aberto ao Kubotenki. Gostava das interações fofas e divertidas entre senpai e kouhai e Kubo se esforçava de verdade pra entregar uma previsão mais engraçada e criativa no dia do Tanaka. Claro que na terça ele também fazia gracinha, mas era com menos intensidade, já que ele não estava trabalhando com um comediante e Naoki Tanaka é Naoki Tanaka né?!
O talento do Kubotenki não agradou somente ao público de ZIP! como ao próprio Tanaka, que passou a admirar de verdade o meteorologista, confessando que ficava ansioso para interagir com ele no programa, imitando suas poses (o que acabou virando uma tradição no ZIP!, mesmo depois da sua saída em 2021) e chegando até a ficar bem preocupado quando Kubo teve que se ausentar do programa porque estava doente.
O mundo dá voltas. Um dia Kubo teve seu talento questionado, perdia todos os concursos de comédia que participava. No final ele passou a ser admirado por um grande comediante no Japão. E Tanaka não foi o único. Outros veteranos também demonstraram respeito por Kubotenki como o solista David Ito e a dupla Nishiki-Goi. Mas o caso do Tanaka deve ser destacado aqui, pois ele é um nome forte e consolidado. Não é nenhum modinha.
É possível ver que todo este tempo como comediante (e com o kamishibai também) fez com que Kubotenki adquirisse seu estilo único de previsão do tempo que se qualquer outro meteorologista tentasse fazer igual não ficaria tão legal. Sairia muito forçado porque não há profissional com todo este longo "treinamento" que Kubo teve.
Há males que vem para o bem. Pois se Kubotenki tivesse conseguido debutar como meteorologista lá nos anos 2000 ele não teria toda essa bagagem que obteve com o tempo, pois provavelmente ele focaria bem mais no tempo. Não passaria pelas experiências que fizeram dele este meteorologista único. E se ele tivesse emplacado na comédia... bem, a chance dele focar só no entretenimento seria muito grande e nós não teríamos este meteorologista incrível que agrega muito ao ZIP!
Nenhum comentário:
Postar um comentário