A dupla de comédia Cocorico (ココリコ) formada por Shozo Endo (遠藤章造) e Naoki Tanaka (田中直樹) abriu seu canal no YouTube em 26 de novembro do ano passado, o Cocorico Channel (ココリコチャンネル).
O canal é 100% focado em comédia. Todos os vídeos são histórias cômicas, chamadas de conte, representadas por Endo e Tanaka, um conceito pouco explorado no entre os youtubers do Japão. O nível de produção também é bem alto para os padrões dos canais japoneses no YouTube.
A maioria esmagadora dos comediantes que se aventuram a abrir canais no YouTube preferem fazer vídeos mais típicos da plataforma como vlogs, reacts, reviews, desafios e etc, gravando no conforto da sua casa de uma forma mais amadora. E os poucos que optam por fazer canais conte como o Cocorico se não postam apenas vídeos de shows antigos, fazem vídeos com uma produção mais simplória.
Já o Cocorico Channel conta com conteúdo exclusivo para o YouTube, dispõe também de uma grande produção por trás gravando em cenários mais elaborados (ok, uns nem tanto assim), usando figurinos, dispondo de scripts com materiais que Tanaka havia criado muitos meses antes da gravação, etc.
Pra resumir. Assistir o Cocorico Channel é como ver um programa de comédia conte de baixíssimo orçamento na TV. O que pro YouTube é muita coisa!
Dá pra ver que o esforço da dupla em cima do canal é enorme!
Outra coisa a se pontuar é que trata-se de um canal de uma dupla veterana de comédia que está há 30 anos na mídia, seguem populares mesmo com o passar das gerações, conseguem subir audiências de programas pouco assistidos e quando aparecem no canal de outros youtubers rendem uma quantidade boa de visualizações.
Aliás o Endo já tinha um canal solo antes do Cocorico Channel, que tem um bom feedback desde o primeiro dia. Pode não ser um canal muito hypado com milhões de inscritos, mas ele sozinho tem mais de 300 mil seguidores e os vídeos conseguem em média de 50 mil a 100 mil views. Vale pontuar que Endo não é o integrante mais popular do Cocorico.
Com tudo isso dava pra imaginar que o Cocorico Channel seria um sucesso, que em questão de dias a contar da data de debut eles conseguiriam 100 mil inscritos e que agora em agosto eles estariam chegando perto de 1 milhão de inscritos. No pior das hipóteses eles estariam com 500 mil inscritos agora.
Mas a triste realidade é que A DUPLA ESTÁ EMPACADA HÁ MAIS DE 1 MÊS NA CASA DOS 14 MIL INSCRITOS.
14 mil em menos de 1 ano é um número muito alto pra uma pessoa comum. Mas para uma dupla de comédia veterana e conhecida que trabalha bastante na TV é um número até vergonhoso de se ostentar. Há duplas de comédia bem mais novas e menos conhecidas que conseguiram mais de 100 mil inscritos em menos de um ano.
Logo no começo, antes de publicarem um vídeo, só anunciando através do canal do Endo, a dupla tinha cerca de 6 mil inscritos, e o número crescia gradualmente a toda hora.
Dias antes do debut, aí com uma divulgação maior, a dupla fez um diggest video. Basicamente um compilado do making of de vídeos que seriam publicados no canal futuramente
O primeiro vídeo conseguiu mais de 10 mil views nas primeiras 24 horas e o canal estava com aproximadamente 8 mil inscritos. Vários sites de entretenimento falaram sobre o debut da dupla no YouTube. No Owarai Natalie o perfil da dupla estava em uma posição alta no ranking de acessos graças a essa notícia.
Parecia que as coisas iriam dar certo, mas depois de pouco tempo o ritmo de visualizações começou a diminuir. O canal só chegou aos 10 mil inscritos em fevereiro de 2022 e vendo isso, os haters não perderam tempo e começaram a atacar chamando o Cocorico de flop por não crescerem de jeito nenhum no YouTube.
Uns culpavam o Tanaka pois o Endo sozinho tinha na época quase 300 mil inscritos, outros diziam que se Tanaka estivesse com um canal solo ele estaria com muito mais inscritos. Mas a maioria atacava a dupla completa criando e compartilhando blogs de procedência duvidosa lotados de comentários maldosos desrespeitando a dupla, seu legado e seus méritos.
Haviam ainda pessoas que descobriam o canal através destes posts, um número que aos poucos vem crescendo.
E toda vez que os vídeos começavam a ter uma quantidade de views maior graças à conteúdos mais inovadores e até revolucionários como uma live conte em que Endo e Tanaka tinham que atuar no improviso, do nada o canal voltava pra estaca zero.
Nem mesmo o fandom internacional ajudou. Para tentar melhorar a situação, o Cocorico Channel colocou legendas em inglês em dois dos seus vídeos, mas nada feito. O aumento de views não passou de 1000. Então esta ideia foi deixada de lado.
Mas até aí, o canal não parava de crescer. Ainda que a passos de formiga. Os vídeos recebiam em média 1.000 views nas primeiras 24 horas e este número crescia aos poucos. Na semana seguinte qualquer vídeo chegava na casa dos 5.000.
Só que em julho de 2022 isso veio a piorar de vez!
Qualquer vídeo publicado conseguia em média decepcionantes 800 views nas primeiras 24 horas e na semana seguinte se o vídeo chegasse na casa dos 2.000 seria muita sorte. Há vídeos publicados há quase 1 mês que até hoje não tem nem 2.500 views!!! Segundo a Social Blade, que é um site de análise de feedback de diversas redes sociais e do YouTube, o Cocorico Channel está atualmente passando pela pior fase da sua história.
Apesar disso, a qualidade do humor do Cocorico não é baixa. Pelo contrário. O nível é tão alto que dá pra rir até sem legendas. Todas as pessoas que assistem pela primeira vez acham o conteúdo engraçado, que a dupla tem uma ótima química e que Tanaka é um gênio da criação e da atuação.
O conteúdo do canal em si não recebeu uma crítica sequer. Nem mesmo por parte dos haters. O máximo que apontam são falhas técnicas como áudio ruim. Mas o mais importante que é o humor está ótimo.
Endo fazendo publicidade para a Converse (marca que faz o tênis All Star) e Tanaka no taiga dorama
O Cocorico não é tido como uma dupla de "deuses da comédia" que são colocados num pedestal ou coisa assim. Eles também passaram da fase modinha. Mas a dupla passa longe de ser flopada. E vendo vários artistas menores conseguindo mais inscritos, era pro Cocorico estar com um retorno muito maior no YouTube
Aliás, depois de abrirem um canal no YouTube, o número de aparições do Cocorico como dupla completa na TV fora do Gaki no Tsukai deu uma aumentada em relação à 2021. A dupla teve um certo aumento de popularidade tanto em conjunto como individualmente.
Endo conseguiu novos trabalhos regulares neste ano foi convidado para diversos programas, ele tem feito ainda publicidade para marcas de roupas voltadas para o golfe.
Tanaka então nem se fala. Ele está bem atarefado há anos e em 2022 Tanaka vem experimentando trabalhos novos fora da sua zona de conforto que vem chamando a atenção dos japoneses. Destaque para o seu debut como ator de um dos clássicos taiga doramas (doramas de época) da NHK, sendo um feito raro para um comediante e que está engrandecendo ainda mais a imagem do Tanaka.
A maior prova de que o problema não é o Cocorico foi a collab que a dupla fez com o canal do FUJIWARA, uma outra dupla de comédia.
Numa collab, como muita gente sabe, os youtubers aparecem nos canais um do outro devendo seguir as regras do canal em que aparece como convidado. Ou seja, o FUJIWARA apareceu no Cocorico Channel e participou em um dos contes e o Cocorico apareceu no FUJIWARA Chogokiin e foi entrevistado.
O vídeo do FUJIWARA Chogokiin em que o Cocorico aparecia conta atualmente com mais de 150 mil views, sendo que a média do canal é por volta de 70 mil. O FUJIWARA tem atualmente mais de 310 mil inscritos, e a collab com o Cocorico acelerou a dupla a atingir os 300 mil. É uma das collabs mais bem sucedidas do FUJIWARA nos últimos tempos.
Com isso fica difícil de entender como uma dupla tão popular que produz conteúdos tão bons para o YouTube não consegue subir de jeito nenhum.
A situação ficou tão tensa que até o site Cyzo Woman, da mesma empresa da famosa revista Cyzo, fez um artigo sobre este mistério (com um título extremamente sensacionalista, diga-se de passagem) concluindo que a dupla é muito popular e o estilo do Cocorico Channel agrada a todos que assistem e por fim apostou que um dia Endo e Tanaka serão recompensados pelos seus esforços.
O artigo foi bem compartilhado nas redes sociais e republicado por outros sites e blogs japoneses. Chegando a ficar no ranking de acessos da Cyzo Woman. Pra ver como Endo e Tanaka em si não são flopados de jeito nenhum e este fato está chamando a atenção cada vez mais.
Apesar das chacotas, felizmente o canal não está manchando a imagem de Endo e Tanaka. Mas o flop não deixa de ser um problema.
Mas afinal, qual o problema do Cocorico Channel?
O primeiro e principal ponto não é necessariamente um problema, porém é algo que dificulta bastante, que é o conceito do canal. Canais conte não são muito explorados no Japão e também não são moda no YouTube. Aliás é interessante pontuar que o conte na TV já não é lá muito explorado. Há emissoras que sequer tem especiais do gênero, mesmo ele sendo bem apreciado. Tanto que comediantes que ganham o concurso King Of Conte costumam ter suas carreiras mudadas para melhor.
Provavelmente o conte seja subestimado porque é um estilo mais complexo do que o manzai, que é basicamente um tipo de stand up comedy. O conte exige cenários, figurinos elaborados, figurantes e é algo menos improvisado e mais ensaiado. Se é algo mais complexo, significa que fazer um conte demanda mais dinheiro, tempo e trabalho.
E se nem as emissoras, que tem condições querem isso, imagina os youtubers?! As empresas dos comediantes não dá estrutura o suficiente para abrir um canal conte. E isso já é um bom motivo para escolher fazer vídeos mais casuais.
Outro ponto é que a maioria dos usuários do site são adolescentes e jovens. Pessoas que dão muito valor ao que está na moda. E vão assistir aquilo que está bombando.
O dia em que Endo tentou imitar o BTS (e deu muito errado!)
E claro que a maioria dos comediantes vão seguir a moda. Mesmo não gostando de determinadas coisas. Um exemplo disso é que Vários comediantes, inclusive o próprio Endo, fizeram vídeos em seus canais sobre BTS, o maior grupo musical da atualidade, sem sequer ter ouvido uma música deles. O objetivo era ganhar views dos fãs de kPop e dos Armys (fãs do BTS), que são grupos enormes.
Como conte é algo relativamente novo e pouco explorado no YouTube e que não está na moda, os views do Cocorico Channel são em um número baixo.
Usando uma metáfora famosa, quando o Cocorico chegou tudo era mato e capinar, abrir uma estrada e pavimentar é algo que dá muito trabalho. Mas como bem disse a Cyzo Woman, vai valer a pena um dia.
Outra questão é que o canal é atualizado somente uma vez por semana enquanto a maioria dos youtubers postam de 2 a 3 vídeos novos por semana. Uns são mais empolgados e postam conteúdo novo todo dia.
Já houve um tempo em que postar um vídeo por semana era o ritmo ideal, mas hoje em dia esperar 7 dias pra ver atualizações em um canal é muita coisa!
Porém o Cocorico Channel é um canal com conteúdo mais complexo que exige tempo dos dois integrantes, que tem outros compromissos a cumprir.
Além disso, aumentar a frequência de vídeos significa aumentar a frequência de criações, o que é pesado para uma pessoa só. Fazer conte pro YouTube é bem mais puxado do que fazer pra shows ou pra TV. Porque os comediantes apresentam a mesma piada em apresentações diferentes, e na TV nunca uma pessoa só faz os roteiros dos episódios, mas toda uma grande equipe. Já no YouTube, Tanaka tem que fazer conteúdos novos para toda a semana
Naoki Tanaka não é uma máquina de criar piadas. Ele é um ser humano e tem suas limitações artísticas. E mesmo que a criatividade dele esteja sempre a mil, a pressão de fazer muitos roteiros é péssimo para a saúde mental de qualquer pessoa. Melhor ir devagar. Fazer conteúdos com calma entregando sempre uma alta qualidade!
Isso também explica o motivo de não haverem vídeos especiais no canal. Seja pro Natal, Halloween, ano novo, etc.
Mas é fato, eles precisam acelerar o processo, e ao invés de evoluírem, estão regredindo no feedback. Por enquanto estamos de frente com coisas que não tem como mudar. Porém vamos agora os reais problemas do Cocorico Channel. Apesar do conteúdo bem feito, falta uma boa gestão. Uma forma mais organizada de administrar o canal em todos os sentidos.
O canal conta com uma PÉSSIMA DIVULGAÇÃO! Não que haja um esforço 0. O Cocorico Channel foi divulgado na mídia por algumas vezes. Até mesmo na Fuji TV. Mas há várias falhas em divulgar o canal na internet, que é o que a maioria dos youtubers fazem.
O Cocorico tem uma conta oficial no Instagram, o Cocorico Staff, com poucos seguidores por se tratar de uma conta profissional, que ainda por cima não parece, pois é tão bagunçada a ponto das pessoas acharem que é conta de fã. A conta é raramente atualizada. Nem sempre a equipe do Cocorico comunica os seguidores dos trabalhos futuros que eles vão fazer e quando o fazem é postando prints de qualquer jeito. Nem mesmo uma foto de bastidores pra ficar interessante.
Com os vídeos do YouTube não é diferente. Quase nunca o Cocorico Staff avisa os seguidores das atualizações do Cocorico Channel, nem no feed, nem nos stories. Pra piorar, na bio da conta há um link com o canal solo do Endo, sendo que o perfil é da dupla.
Pra piorar, o Instagram é a única rede social do Cocorico. A equipe não tem Twitter, TikTok, blog... nada!
Endo também tem uma conta individual, esta com mais de 70 mil seguidores. O que ajudaria bastante o canal a crescer. Tanto que um bom motivo pro canal solo do Endo ter crescido foi a ampla divulgação inicial do comediante, que sempre avisava quando tinha vídeo novo.
Mas com relação ao Cocorico Channel, Endo durante meses não moveu um músculo pra promover o canal. Quando sai vídeo novo ele não postava a thumb no seu Instagram nem no feed ou nos stories. Hoje em dia o Endo começou a ajudar, mas agindo da mesma forma que o Cocorico Staff.
O canal solo dele com 300 mil inscritos também seria um bom espaço para divulgação através da aba "comunidade", que por sinal é mal utilizada até pra promover seus vídeos sem o Tanaka. Ele também demorou meses para apresentar o Cocorico Channel na aba "canais" e colocar o link do canal na descrição de todos os vídeos.
Endo agiu por muito tempo como se o "Cocorico Channel" fosse "Tanaka Channel". Como se não fosse dever dele divulgar. Que isso fosse só responsabilidade do Tanaka e da sua equipe. Assim fica difícil te defender, né, Endo?! Não me admira que existem muitos japoneses que apoiam só o Tanaka.
Tanaka não tem redes sociais e nem vale a pena fazer um perfil individual pra ele só pra divulgar o seu canal. Ficaria muito forçado e ninguém iria querer segui-lo. O mesmo se aplica ao Endo com o Twitter, que ele abandonou há anos.
Porém Tanaka mesmo sem Instagram ou Twitter aproveitou as brechas na mídia (que infelizmente não foram muitas) para falar do seu canal. Como em uma entrevista para a rádio da qual ele confessou que todos os dias quando acorda já pensa em ideias para o canal.
A empresa para qual eles trabalham, a Yoshimoto Kogyo também não colabora muito. Apesar dela ter divulgado o debut no seu site Fany Magazine, isso foi tudo o que a empresa fez. A Yoshimoto não tem em seu canal oficial (com mais de meio milhão de inscritos) um link para o canal do Cocorico, bem como de muitos outros youtubers que pra ela trabalham. Parece que pra empresa apresentar o canal de alguém na aba "canais", ele precisa ser bem sucedido primeiro.
Yoshimoto Kogyo: só apoia quem tem números altos...
Pra piorar a Yoshimoto não coloca no site oficial os links para os canais oficiais das duplas nos perfis de cada uma, somente dos canais solo. Significa que a Yoshimoto cita o canal solo do Endo no perfil oficial individual dele, mas no perfil do Cocorico não há nenhuma menção ao Cocorico Channel.
Assim fica muito difícil!!!
Essas pequenas divulgações se feitas com frequência fazem toda a diferença, a notar pelo canal solo do Endo. Não dá pra contar sempre com a mídia ou esperar que por um acaso centenas de milhares de pessoas achem o Cocorico Channel do nada, ainda mais com poucos inscritos.
Outra coisa que não ajuda muito o Cocorico Channel é o horário de publicação dos vídeos que não é muito vantajoso. O dia da semana é OK, sexta-feira é um dia ótimo para se publicar vídeos, tanto que a maioria dos youtubers japoneses escolhem este dia. O problema é o horário: 6h da noite no Japão. A maioria dos youtubers postam vídeos às 7h, o que faz com que os vídeos do Cocorico Channel sumam da página de inscrições.
A maioria das pessoas não assiste os vídeos bem na hora da estreia, mas sim bem depois. A jornada de trabalho dos japoneses termina por volta das 6h da noite, e muitos deles acabam ficando muito mais tempo do que deveriam no serviço. Os estudantes japoneses também só chegam em casa de noite, pois passam o dia todo na escola (por isso que nos animes e doramas você vê personagens adolescentes usando uniforme o dia todo), importante incluir na rotina as atividades extracurriculares, que muitas vezes os alunos optam por fazer.
Como todo mundo assim que chega em casa tem muita coisa pra fazer, o mínimo tomar banho e jantar, até começar a mexer no celular pra assistir os vídeos do YouTube demora muito! E nesse intervalo de tempo, outros youtubers empurraram o Cocorico Channel lá pra baixo na aba de inscrições.
E como as atualizações são semanais, a situação fica pior ainda!!
O pior é que o Cocorico e sua equipe sabem que ninguém está com tempo livre às 6h, pois as lives do canal são realizadas às 8h da noite.
Outra coisa que dá pra perceber em alguns vídeos do Cocorico Channel, é que, apesar da alta produção, muitos vídeos contam com falhas técnicas. Glamour não é tudo, mas também não dá pra ser desleixado! Tudo bem que os vídeos atuais são mais caprichosos e os erros estão diminuindo muito. Mas nos primeiros vídeos, dos quais eles devem impressionar pra causar uma boa primeira impressão, haviam muitas falhas técnicas.
No vídeo de debut o cenário era uma sala velha da Yoshimoto com uma pintura bem velha e acabada. No segundo e no terceiro vídeo haviam erros grotescos no áudio e a iluminação não era boa.
Por serem os primeiros vídeos e o canal apresentar um conceito pouco explorado no YouTube, dá pra passar um pano, pois a Yoshimoto ou o Cocorico não tinham locais bonitinhos pra gravar logo no começo. Tanto que depois esses erros foram resolvidos com o tempo.
Fora a questão da pandemia. Endo pegou covid porque saía constantemente para salas de karaokê pra gravar seus covers dos primeiros vídeos de seu canal solo. Até daria pra arrumar locais melhores, mas Endo e Tanaka iriam se expor ao risco novamente.
Note que na imagem, a câmera deixa aparecer um pouco da sala onde a dupla estava gravando, sendo que deveria aparecer só o fundo preto.
Já na questão de áudio e imagem, provavelmente a equipe usou os aparelhos disponíveis que provavelmente não estão em bom estado. Comprar novas ferramentas por agora, ainda mais vendo que o feedback é horrível, não é uma boa opção. Pode ser dinheiro jogado no lixo. Melhor investir em outras coisas que deem resultado pro canal.
Como dito anteriormente, as empresas dos comediantes não dá estrutura o suficiente para abrir um canal conte e com o Cocorico não é muito diferente. A Yoshimoto cede locais e tals, o que já é bastante coisa, mas ainda não é o suficiente.
Mas o fato é que infelizmente muita gente não vai pensar assim e vai achar que a dupla fez muito barulho pra entregar "vídeos porcos" que qualquer youtuber amador faria melhor.
O visual é algo que conta muito. Ainda mais na era glam da comédia. Um cenário arrumado, um áudio bom e uma imagem que valorize o Cocorico são coisas pequenas, mas que fazem toda a diferença.
Mas de uns tempos pra cá foram surgindo novos problemas que eram ainda piores e fez o feedback congelar de vez ao ponto de que nem o post da Cyzo Woman com título sensacionalista está ajudando.
Sim, isso é um vídeo do Cocorico Channel. 13 minutos só de áudio. A ideia seria muito interessante para um programa de rádio ou podcast, mas pro YouTube...
O primeiro problema foram as 3 (longas) semanas de vídeos sem o Tanaka, que é o integrante mais popular do Cocorico e que não tem canal solo.
Durante 3 vídeo seguidos, Tanaka tinha uma participação pouco ativa. Primeiro veio um vídeo solo do Endo em que Tanaka não participava de jeito nenhum, depois mais um vídeo em que só o Endo aparecia e do Tanaka só ouvíamos a voz, depois um longo áudio em que não víamos nem o Endo e nem o Tanaka.
E não foi a última vez em que Tanaka desvalorizou a si mesmo. Houveram mais dois contes solo com o Endo em que o líder do Cocorico não aparecia e ainda por cima haviam outros dos quais Endo era colocado em destaque e Tanaka não.
Tudo bem que existem vários vídeos solo com o Tanaka e thumbs em que ele aparece em destaque ou sozinho, mas não tivemos 3 semanas sem Endo e quando Tanaka aparece sozinho na thumb é porque ele é o protagonista do conte. Não foi uma escolha aleatória e sem sentido.
Um dos vídeos de golfe do Cocorico Channel
Depois houve uma constante repetição de temas, inclusive em vídeos seguidos. Antigamente as temáticas eram bem variadas. Numa semana o Cocorico Channel falava sobre animais, em outra sobre folclore japonês, em outra sobre escola e por aí vai. Os primeiros vídeos do Cocorico Channel eram muito criativos e mostravam que Tanaka tinha um repertório bem variado como criador.
Mas houve um tempo em que durante mais de um mês eram frequentes os contes com o tema de basquete ou golfe, que são as respectivas paixões de Tanaka e Endo.
Repetir ideias é algo bem comum no conte, afinal muitas vezes os comediantes criam séries. Tanto que o próprio Cocorico Channel tem séries com personagens ou conceitos específicos. Mas este não era o caso. Se tratavam de vídeos de séries diferentes.
Parecia até que Tanaka havia começado a desanimar com o canal vendo o baixo feedback (e ainda tendo que aturar marmanjo atacando a dupla na internet) e estava sem ideias novas, fazendo vídeos repetitivos.
Todo artista passa por um bloqueio criativo. As vezes acontece do nada. Outras porque algo ruim está acontecendo. E, como dito anteriormente, fazer contes pro YouTube é uma tarefa puxada demais pra uma pessoa só.
Imagine passar meses desenvolvendo o seu primeiro canal, trabalhar dias e noites seguidas para fazer um conteúdo de graça pro YouTube, pra no final dar tudo errado. E detalhe, seu parceiro de trabalho já é um youtuber há mais tempo e o canal solo dele tem muitos inscritos e views. Várias pessoas, além de você, perceberam isso, e estão lhe culpando pelo flop.
Dá pra ver que Tanaka não deve ter reagido nada bem a isso tudo não é!
Aliás, o desânimo do Tanaka também pode explicar a repentina inconstância na duração dos vídeos, que piorou tudo de vez. Em uma semana recebemos um vídeo de 10 minutos, em outra, um vídeo de só 2 minutos! Por sinal é bem frustrante esperar 7 dias pra no final ter só um vídeo de 2 minutos.
Apesar da repetição de ideias, Tanaka seguia agradando os poucos inscritos do canal. Pra ver que ele de fato não é um comediante qualquer e consegue entregar um trabalho satisfatório mesmo nas piores condições. E felizmente ele deu a volta por cima e o canal está com vídeos de temas variados novamente.
Dá pra concluir que um conceito pouco explorado e que não está na moda, baixa frequência de vídeos e gestão ruim foram os elementos que condenaram o Cocorico Channel.
Porém desistir não é opção! Pois além de consolidar o flop, afasta qualquer chance de virada que a dupla possui no YouTube.
Se não fossem as perucas, pareceria cena de dorama ou do LIFE!, programa conte da NHK do qual o Tanaka faz parte.
Mas como assim, "chance de virada"?! Dá pra reverter o flop?
Na situação do Cocorico é claro que dá! Todos esses erros e empecilhos citados até aqui, podem dificultar a vida da dupla, mas nada anula o fato de que o Cocorico Channel tem conteúdos de alto nível e um dia a qualidade acaba falando mais alto que o marketing perfeito. Mesmo que isso leve anos, os dias de glória virão.
No momento em que eles engrenarem de vez no YouTube, nada para a dupla. Da mesma forma que foi na carreira da comédia no geral, em que ambos passaram seus primeiros anos enfrentando uma derrota atrás da outra (Cocorico sem passar por um perrengue não é Cocorico). Hoje em dia nada derruba Endo e Tanaka. E até os haters reconhecem isso.
Atualmente, a cartada da dupla é a banda fictícia Bacon Junky Juck. Um projeto muito inovador na comédia japonesa que pode dar uma guinada no Cocorico Channel se eles fizerem tudo certinho!
No começo deste ano, a dupla formada pelos personagens Junky Juck, interpretado pelo Tanaka, e Bacon, interpretado pelo Endo, foi apresentada pela primeira vez no canal numa paródia do DAM Channel, que são os mini shows de entrevistas à cantores, bandas ou grupos, que passam nas máquinas de karaokê da empresa DAM, eles tocam quando a máquina está em stand by, a pessoa não está cantando selecionando uma música.
Bacon Junky Juck, é uma banda antiga, aparentemente de rock, pois a música de fundo dos vídeos deles é sempre um rock pauleira. Ambos são cantores e tem um estilo mais bad boy e extravagante. Ao que indica, Junky Juck é o líder e Bacon o vocalista. A inspiração é evidentemente nas bandas de jRock dos anos 80 e 90.
Making of do Cocorico Channel no programa matinal Non Stop da Fuji TV
Se pros vídeos normais a dupla improvisa cenários bem arrumados, pros vídeos do Bacon Junky Juck o Cocorico grava num estúdio de verdade. É a série com a produção mais alta do Cocorico Channel.
Em 8 de abril de 2022, o Cocorico fez sua primeira live sob os personagens Bacon Junky Juck. Eles atuaram por mais de uma hora no improviso, o que era de fato um grande desafio, respondendo as perguntas dos inscritos como se fossem os personagens. Inclusive dos estrangeiros, mesmo sem saber falar inglês.
Endo e Tanaka tomaram o cuidado de evitar de falar seus nomes reais ou o do Cocorico, mesmo se as pessoas mencionassem, para aumentar a sensação de ser uma live com o Bacon e o Junky Juck.
Os personagens tiveram outros vídeos nos quais suas personalidades eram cada vez mais desenvolvidas. E no dia 3 de agosto de 2022, anunciaram o lançamento de uma música do Bacon Junky Juck. A data ainda não foi revelada.
Não é nenhuma novidade no mundo da comédia, nem mesmo relacionado ao YouTube, ter comediantes se aventurando no mundo da música lançando singles e gravando MVs. O próprio Cocorico já fez isso várias vezes, principalmente o Endo, seja como solista ou em grupos como o Yoshimotozaka46. Muitos comediantes se deram bem ao trabalhar como cantores sendo indicados aos charts da Oricon e ganhando muitos views nos seus respectivos canais.
Numa live as fãs pediram pro Cocorico dar uma piscada e mandar beijos. Um certo fanservice. E sim, o olhar do Junky Juck é muito penetrante!
Também não é novidade ver comediantes criando personagens que cantam, um bom exemplo disso é o Piko Taro de Kosaka Daimaou, que viralizou com a música PPAP (Pen-Pineapple-Apple-Pen). Esta estratégia também já beneficiou vários artistas do humor.
Então já há aqui uma fórmula de sucesso muito eficaz que pode virar o jogo do Cocorico Channel.
Mas há ainda um plus. O que faz do Bacon Junky Juck um projeto um diferenciado e até inovador, pode-se dizer, é que são personagens com todo um grande desenvolvimento por trás e que interagem com a vida real, sobretudo, com os fãs.
Além disso, eles tem um ar cool e sedutor que chama atenção do público feminino, que, como bem sabemos, é quem movimenta a indústria do entretenimento.
A banda não foi uma criação repentina. Há roteiros do Bacon Junky Juck que foram criados lá em fevereiro de 2021, bem antes do canal estrear. Mesmo se o Cocorico Channel bombasse a dupla existiria, teria suas lives e sua música. Então é por isso que o projeto é extremamente bem feito.
Interessante pontuar que no diggest video há cenas do Endo e do Tanaka ensaiando danças bem malucas, que nunca apareceram em nenhum conte do canal, podendo ser uma coreografia para a música de seus personagens. O jRock dos anos 80 e 90 era bem energético com cantores que se movimentavam bastante nas performances, e sendo uma paródia, é algo válido.
A música do Bacon Junky Juck seria a maior ligação da TV com o canal, o que pode atrair bastante atenção para este... Claro, se Endo e Tanaka promoverem nos programas musicais com direito à entrevistas aos personagens e menções ao Cocorico Channel, o que, aparentemente, é a intenção da dupla, mas isso não depende só deles, mas também das emissoras que transmitem os programas e da Yoshimoto.
As lives no YouTube foram ótimos espaços para treinar melhor as habilidades de Endo e Tanaka de atuarem no improviso, então fazer isso na TV, onde muitas coisas são pré-planejadas, será bem mais fácil pra eles!
Outras coisas podem ajudar mais ainda no desempenho desta música e favorecer o canal.
A primeira e mais óbvia: um MV publicado no Cocorico Channel. Uma produção bem feita que valorize bastante os personagens, que conte com a atuação de ambos. A música deve também ser chiclete ao ponto de render views e dar uma guinada no engajamento e tenha até chances reais de ser indicada aos charts da Oricon, o que mudaria completamente a reputação do canal e daria uma moral a mais pra dupla. Se tiverem teasers, melhor ainda, mas estamos falando de uma dupla de comédia, não de um grupo de kPop.
No geral, os comediantes que se aventuram no mundo da música no Japão costumam pegar pesado fazendo produções muito bem feitas em seus MVs. Como se eles realmente fossem músicos sérios. Vendo que o Cocorico está trabalhando bem duro no YouTube, dá pra esperar um vídeo muito bom.
A música também parece promissora, por se tratar de uma paródia de bandas de jRock dos anos 80 e 90. Vai contar com o elemento nostalgia e ter a irreverência do rock japonês das antigas. E a julgar pelos cantos improvisados de Endo e Tanaka nas lives do Bacon Junky Juck, dá pra ver que, apesar de ser uma paródia, os personagens tão tem um estilo musical caricato.
Mesmo sendo um ator premiado, Tanaka era realmente subestimado nos anos 2000...
Outra coisa que ajudaria muito seria uma distribuição de linhas justa. Tanaka não é de cantar muito, por não ser tão habilidoso quanto o Endo, e no único single do Cocorico como dupla, o Kanashimi ni Yoake (悲しみに夜明け), o comediante não cantou uma linha sequer. O single teve um bom retorno chegando a entrar nos charts da Oricon, mas isso foi lá em 2002, quando o Endo era mais popular que o Tanaka.
Hoje, como deu pra ver, desvalorizar o Tanaka é pedir pra ter menos engajamento. Então o ideal é que ele cantasse ao menos 40% da música. Se Tanaka cantar pouco ou nada, tudo o que vai ter é uma sensação de desapontamento.
Porém, apesar de cantar pouco em outros trabalhos, no Cocorico Channel, Tanaka tem soltado cada vez mais a voz. Então dá pra esperar uma participação mais ativa do líder do Cocorico na música. Ao menos dá pra esperar que no MV, Junky Juck tenha mais protagonismo que o Bacon, por ser aparentemente o líder.
Por fim, seria ótimo para o desempenho da música se Tanaka compusesse a letra da mesma forma que ele escreve os contes do canal.
Antes de mais nada é importante destacar que compor a letra é uma coisa, compor o arranjo da música é outra. Tanaka não é músico e nem o Endo que é mais habilidoso na música tem capacidade de fazer arranjos. Logo, eles precisariam de compositores de verdade pra isso. Mas no que se refere a escrever uma letra, basta ter uma mente muito criativa.
O Bacon Junky Juck é uma banda fictícia complexa demais pra uma letra de uma música deles ser composta por outra pessoa que não fosse o seu criador. Naoki Tanaka é quem melhor sabe o que o Bacon e o Junky Juck cantariam, então sua participação na composição faria uma grande diferença, ainda que não fosse como o único autor, que fosse necessário o auxílio de um compositor de verdade.
Além disso uma letra composta pelo Tanaka seria um marketing bom para o canal, pois suas ideias malucas estariam na música, fora que seria o debut dele como compositor, um fato que por si só chamaria bastante atenção.
A estratégia com o Bacon Junky Juck pode salvar o Cocorico Channel. Ao que indica, a dupla está com sangue nos olhos e vai investir bastante neste projeto, não só pra ganhar inscritos e recuperar o orgulho ferido, mas também para ser indicado aos charts da Oricon, que será uma tarefa ainda mais difícil, mas é uma ambição. Tanto que no vídeo de anúncio foi destacado o comentário de um inscrito falando sobre os personagens ranquearem no tão concorrido ranking.
O Cocorico Channel pode ser considerado flop, mas não é um caso perdido. Todos seguem acreditando que Endo e Tanaka crescerão no YouTube no futuro, nem os haters tem segurança para afirmar que eles nunca vão sair da estaca zero. Pois apesar dos erros de gestão, eles estão trabalhando duro, trazendo um conteúdo mais novo e pouco explorado na plataforma.
E jamais devemos ignorar que o Cocorico, apesar de não serem modinhas ou tidos como "deuses da comédia", é uma dupla famosa com um legado traçado e que não some da mídia com o passar das gerações.
O lado bom do YouTube é que se o canal não der certo, a pessoa pode seguir insistindo até ele ficar popular. Coisa que não acontece na TV. Se a audiência é muito baixa, o programa acaba, ou no mínimo sofre uma reforma pesada com troca de elenco e até mesmo de conceito.
Portanto, o que eles não podem jamais é desistir! Por várias vezes na vida eles sentiram na pele as consequências de desistir ou não, então Endo e Tanaka precisam se lembrar disso e seguir lutando. Eles tem chances de subir e até mesmo de mudar o cenário da comédia no YouTube no Japão.