sexta-feira, 13 de maio de 2022

As announcers de 2022 da NTV

A cada ano que passa, a Nippon TV vem revelando os seus rookies do ano cada vez mais cedo. Em 2020, a emissora revelou que Minami Ishikawa, Taiki Kitawaki, Kokoro Nukariya e Daichi Tanabe fariam parte do seu time de announcers em junho. Em 2021, Mao Odaka, Zen Hazel Shibuya e Miyu Kuroda foram revelados na metade de maio e agora em 2022, maio mal começou e a emissora revelou as rookies que debutarão em outubro de 2022: Minori Hayashida e Momo Urano.

E sim. Apenas duas mulheres entrarão na NTV neste ano. A emissora sempre anuncia seus rookies de uma vez só e não foi revelada a contratação de nenhum homem pra 2022. Outra coisa que chama a atenção é o tamanho do time. No geral, não só a NTV, mas outras emissoras também, debutam de 3 a 4 announcers.

A última vez que a NTV debutou somente dois announcers foi em 2011 com Erika Tokushima e Hiroyuki Yamamoto. E a última vez que a emissora não debutou um homem num ano foi em 2010, que foi quando Asami Miura entrou na empresa sozinha (um feito raríssimo, por sinal).

Isso por si só já faz deste um debut atípico na NTV, mas há um outro detalhe que torna tudo ainda mais curioso, Hayashida e Urano são boas amigas desde os tempos da escola, sempre sonharam em ser announcers, e agora vão debutar juntas na mesma emissora. Só falta saber qual será o programa, mas isso só será revelado lá pra setembro.

Por conta da pandemia, assim como as turmas de 2020 e 2021, Hayashida e Urano tiveram treinamento a distância por videoconferência.

Os perfis das novatas também são muito interessantes e vamos vê-los agora.

Minori Hayashida (林田美学) nasceu em Shizuoka em 14 de janeiro de 2000. Tem 22 anos e 1,62m de altura. É formada em Inglês na Universidade de Waseda.

Desde criança tinha a ambição de ser announcer e treinava para a profissão. Ela fazia parte do clube de transmissões do colégio onde estudava e participou de vários concursos nacionais do gênero, chegando a obter resultados excelentes ou ainda a ser premiada.

Destaque para uma competição organizada pela NHK de estudantes do ensino médio aspirantes ao mundo da televisão da qual Hayashida ficou em 4º lugar na categoria announcer.

Foi EveCon da NTV. EveCon é uma abreviação de "Event Companion", que são jovens estudantes que marcam presença nos eventos ou até programas da NTV dando apoio. Neste período ela apareceu em alguns programas da emissora como assistente.

Como muitas announcers, Hayashida também se envolveu em desfiles estudantis internos de universidades, porém, ao invés de ser uma das modelos, a jovem atuou como mestre de cerimônia do Waseda Collection em 2019.

O Waseda Collection, também abreviado como "WaseKore", é um evento de moda organizado pela universidade de Waseda em Tóquio, que é uma das poucas instituições que não organizam os tradicionais concursos de miss. Vários announcers são formados nesta universidade, inclusive a Hayashida, e consequentemente várias announcers femininas participaram do WaseKore, porém, como modelos, não apresentando o evento.

Como mestre de cerimônia, Hayashida mostrava habilidades mais avançadas que as de muita announcer veterana e famosa por aí, deixando claro o motivo que a fez ser bem sucedida nos concursos.

Ainda em 2019, Hayashida entrou na Cent Force e fez as atividades comuns de qualquer trainee da empresa, como apresentar o programa de rádio Gee Up Sprout da FM Salus, escrever artigos e gravar vídeos para o site Tanoshii News e aparecer no Shirarezaru Gulliver ~Excellent Company File~, um programa da TV Tokyo.

Enquanto trainee da NTV ela conseguiu desenvolver suas habilidades como dubladora, o que pra um announcer é ótimo, pois ele pode atuar não só como repórter ou apresentador, mas como narrador de quadros mais descontraídos.

Desde os 3 anos até os 13 ela tocava Taiko, chegou a participar em competições nacionais de Taiko (a moça gosta de um concurso, não é mesmo), nos seus tempos de Cent Force ela postou um vídeo para o canal da Tanoshii News tocando Taiko, mostrando grande habilidade com o instrumento. Ela também gosta de comida tailandesa e assistir musicais.

Momo Urano  (浦野モモ) é formada em letras na Universidade de Mulheres do Japão e tem 1,57m de altura. Não há informações sobre a data e local de nascimento dela. Alguns estimam que ela tenha 22 anos como a Hayashida e se elas são amigas desde a infância, supõe-se que Urano também nasceu em Shizuoka, ou ao menos cresceu por lá.

Urano queria ser announcer desde os tempos de ensino fundamental. Com isso ela entrou na NTV Gakuin, a escola de announcers da NTV (não confundir o curso da NTV Gakuin com a fase de trainee dos announcers).

Ela também foi EveCon da NTV, tendo dado suporte em grandes e tradicionais eventos transmitidos pela emissora como a maratona beneficente 24 Hour Television e no campeonato nacional de futebol de alunos do ensino médio.

Em 2019 Urano foi repórter das típicas matérias de variedades do noticiário matinal da NTV Oha!4 News Live, que é um programa dedicado a treinar announcers novatos da emissora. Ele também revela nomes da Cent Force.

Apesar de não ter uma oratória impecável de announcer na época, o que era esperado, afinal ela não era treinada ainda, Urano mostrava bastante carisma nas reportagens e tinha uma postura bem solta e descontraída desde o primeiro dia. Quando Urano deixou o Oha!4 em 2020, alguns telespectadores demonstraram certa tristeza com a sua saída.

Urano desde os 3 anos de idade praticava balé clássico, conforme ela foi crescendo, surgiram oportunidades de participar em competições de dança e a garota intensificou bastante nos treinos. Porém ela foi obrigada a pegar mais leve por conta de fraturas por estresse e lesões nos ligamentos que a impediram de se mexer por um certo tempo. Ela nunca parou, entretanto, e praticou balé durante um período de 18 anos.

Parece a história do Kubotenki, que também dançava, mas teve que parar por conta de fraturas por estresse. A diferença é que Kubo sonhava em ser dançarino e enquanto se recuperava nasceu o sonho de ser meteorologista, já Urano nunca teve ambição na dança, tanto que ela nunca fez parte de nenhum clube de dança no colégio. Ela sempre quis ser announcer.

Ela também ama comidas picantes, tanto que no seu post de apresentação, há uma foto da moça posando com montes de comidas bem picantes.


Sempre correm rumores com relação à announcers femininas entrando nas emissoras e com Hayashida e Urano não foi diferente. Tanto que elas, antes do anúncio oficial da NTV, já tiveram suas fotos de formatura, juntamente com possíveis rookies de outras emissoras, estampando as páginas da famosa revista de fofoca FLASH.

A cada ano que passa, vemos announcers femininas com currículos cada vez mais empolgantes e que aumentam o hype de qualquer um com relação à estreia dessas novatas. Só na NTV, de 2018 pra cá tivemos garotas que foram misses participaram de desfiles estudantis, treinaram desde a adolescência, fizeram parte de eventos tradicionais japoneses, até mesmo uma atriz e uma ex-idol do Nogizaka46.

Com relação à oratória das rookies pós treinamento na NTV só saberemos após as suas primeiras apresentações oficiais, tradicionais na trajetória de todo announcer da emissora, os novatos sempre se apresentam coletivamente no ZIP! e no Baguette e individualmente no Sukkiri. Eles também podem aparecer em programas de variedades.

As primeiras promoções tem elementos que variam a depender das intenções da NTV com cada rookie e das habilidades que eles demonstram inicialmente, além de outros detalhes como a grade horária, a estreia de novos programas, e a pandemia, mas sempre acontecem.

Mas olhando o histórico das rookies de 2022, bem como alguns vídeos delas falando dá pra perceber que tanto Hayashida quanto Urano são novatas que antes do treinamento na NTV já entregavam um serviço de alto padrão. Hayashida no quesito oratória e postura e Urano no quesito carisma e expressividade.

As expectativas em relação a dupla aumentam ao ver o comentário do announcer Keisuke Mori, que é o principal responsável pelo treinamento dos rookies da NTV. Ele fez um tweet de boas vindas à Hayashida e Urano. Falou que elas tem bastante energia e que sente que elas entregarão um bom trabalho.

Mori fez um tweet de boas vindas à turma de 2021 também, mas não havia todo este sentimento de positividade. No final das contas, Odaka, Hazel e Kuroda são novatos que estrearam de forma mais morna, tendo em vista que todos eles inicialmente entregavam um trabalho de um nível mais mediano comparados às gerações anteriores.

Com o tempo os announcers foram evoluindo, mas definitivamente não foi um trio de novatos notáveis. Nem mesmo um deles conseguiu um destaque maior perante o público.

Mas ao que indica, a turma de 2022 fará diferente. Dá pra sentir que a emissora neste ano contratou uma dupla de aces que vai chamar uma atenção acima do normal e pode render muita coisa boa pros programas que elas fizerem parte.