domingo, 10 de abril de 2022

A garota do tempo que sumiu

O Shuichi (シューイチ) é um programa de informações matinal de domingo da Nippon TV, que existe desde 2011. Quem assistiu o reality show de sobrevivência Who Is Princess, que lançou o girl group PRIKIL já teve algum contato com o Shuichi, pois o reality foi exibido dentro do noticiário.

Por ser um noticiário de fim de semana, o Shuichi tem um clima mais leve que os dos dias de semana como o ZIP! por exemplo, tendo quadros descontraídos bem mais longos.

De 2011 até 2021, o programa sempre contou com garotas do tempo, sendo todas elas modelos não certificadas em meteorologia. Como no ZIP! elas também eram trocadas anualmente, mas isso mudou em 2017 em que as garotas do tempo passaram a ter contratos maiores. As duas últimas garotas do tempo foram beneficiadas com essa mudança, dentre elas, a modelo Sara Yasuda (安田サラ).

Yasuda é uma modelo japonesa cujo pai nasceu na Arábia Saudita e sua mãe no Japão. Nascida em Osaka em 31 de janeiro de 1998, a garota começou a trabalhar como modelo de cortes de cabelo. Esta experiência a fez querer entrar no mundo do entretenimento e em 2018 ela se tornou trainee da Watanabe Entertainment, uma grande empresa no ramo do entretenimento no Japão.

Ela estreou na TV como garota do tempo do Shuichi em abril de 2019, sendo a última garota do tempo fixa que a NTV contratou antes de 2022, sendo que atualmente as previsões do programa são comandadas pela própria apresentadora do Shuichi, a announcer Erika Tokushima.

Yasuda foi também a primeira mestiça a apresentar as previsões do Shuichi. Inclusive no seu debut, ela se apresentou em árabe.

O nome "Sara" veio do árabe, seu significado é "felicidade". E combina bastante com a Yasuda. No programa ela se mostrava uma garota do tempo alegre, fofa e sorridente, tinha uma oratória bem limpa, apesar de não ser uma announcer e interagia bem com os apresentadores. A fofura da Yasuda chegou a conquistar sua antecessora Madoka Nishimura, que a elogiou no Twitter.

Yasuda usava roupas bem chamativas e coloridas e suas previsões em 2019 contavam bastante com o uso de placas com fotos ou desenhos, alguns feitos pela própria modelo. Em 2020, por conta da pandemia, a produção de Shuichi preferiu que Yasuda apresentasse as previsões dentro do estúdio, o que era raro nos programas diurnos da NTV, na maioria deles os apresentadores do tempo trabalhavam ao ar livre e isso não mudou na pandemia.

A modelo participou de nos tradicionais especiais de ano novo do Shuichi de 2020 e 2021 onde todos os membros do elenco, homens e mulheres (digo isso porque na maioria das edições especiais de ano novo de noticiários japoneses, somente as mulheres aparecem de quimono), aparecem elegantemente trajados em quimonos. Não houveram previsões do tempo nessa ocasião. Yasuda só marcou presença em trajes típicos mesmo.

Ela também usou quimono em outras ocasiões como em agosto de 2019, no caso era um quimono de verão, ou yukata, e num especial de Natal de 2020.

Trabalhar no Shuichi fez com que Yasuda fizesse ensaios fotográficos para duas revistas focadas no mundo das celebridades: a BLT em 2019 e a CM NOW em 2020. Não se tratavam de ensaios sensuais, eram fotos normais apenas mostrando a beleza da moça, que no Japão era bem diferenciada. Foram os únicos trabalhos de Yasuda fora do Shuichi nos tempos em que ela era ainda garota do tempo.

Em setembro de 2020 ela foi escalada para ser apresentadora de apoio num programa humorístico para o canal oficial da Watanabe no YouTube, o Newcomer Friday Night, do qual era comandado pela dupla rookie G Pan Panda.

Em março de 2021 ela abriu seu próprio canal no YouTube, o Sara Channel, do qual ela se dedicava a fazer lives gamers, tendo em vista que ela é apaixonada por games e gosta muito de Pokémon.

Porém, Yasuda passava longe de ser uma garota do tempo popular no Japão. Até porque as modelos que ocuparam esta função no Shuichi nunca se destacaram como apresentadoras meteorológicas. O forte do programa é turbinar a carreira de announcers rookies.

E dá pra entender o porquê. O Shuichi nunca foi o carro-chefe da NTV. Na verdade ele está num nível mediano na lista de prioridades da emissora no que se refere a noticiários. Não é o programa mais esquecido da NTV, mas também não é um queridinho.

Além disso, as garotas do tempo do Shuichi aparecem muito rápido. O quadro delas é único. Não é dividido em vários blocos distribuídos pelo programa. Pra piorar, a duração dos quadros é de menos de 5 minutos e o tempo de tela das moças é muito curto.

Por fazer parte de um programa totalmente novo e mais secundário, o investimento da NTV na Yasuda além das previsões do tempo era quase 0.

Em 28 de março de 2021, Yasuda saiu do Shuichi trabalhando somente no Newcomer Friday Night até o fim do programa, no segundo semestre de 2021. Todos os episódios do programa humorístico foram deletados do YouTube.

Desde que Yasuda saiu do Shuichi, não apareceu pra ela nenhum trabalho novo e depois do fim do Newcomer Friday Night, a modelo simplesmente desapareceu! Não só do mundo do entretenimento, mas das redes sociais que ela atualizava com tanta frequência também.

Em 24 de abril de 2021, Yasuda fez a sua última live no YouTube desde então, ela nunca mais atualizou o seu canal

Em 18 de junho de 2021 Yasuda fez sua última publicação no Instagram. Ela também postou um vídeo no Twitter e curtiu um comentário de um seguidor neste mesmo dia tendo abandonado as duas redes sociais desde então. Ela voltou brevemente ao Twitter em julho de 2021 para dar um RT e uma curtida num post da Watanabe sobre o Newcomer Friday Night, sendo essa a última vez que ela havia movimentado o seu perfil no Twitter.

Último post de Yasuda no Instagram

A última vez que Yasuda foi marcada no Instagram foi por um perfil amador que exaltava a beleza de pessoas descendentes de países do oriente médio. Antes disso, a modelo foi marcada somente em 15 de abril de 2021 por uma marca de roupas japonesa que fez uma roupa da qual Yasuda estava vestindo em uma foto. Tratava-se de um repost.

Também não é possível achar alguma notícia do paradeiro da modelo em lugar nenhum.

Yasuda não é a primeira garota do tempo que some da mídia depois que sai do Shuichi. Outras duas ex-apresentadoras se aposentaram depois de terem deixado o programa.

Da esquerda para a direita: Yumi Asaga e Miiko Morita, duas ex-garotas do tempo que também sumiram da mídia.

A primeira foi a Yumi Asaga, que foi announcer da Cent Force, que fez outros trabalhos depois de sair do Shuichi em 2013 e anunciou sua aposentadoria em 2016, tendo deletado seu blog e abandonado seu perfil no Twitter.

Depois foi Miiko Morita, uma gravure idol que entrou no Shuichi em 2015 e saiu em 2016, tendo se aposentado assim que ela saiu do programa.

Porém, ambas estão realmente aposentadas do mundo do entretenimento. Seus perfis oficiais nos sites das respectivas empresas para qual elas trabalhavam não existem mais. Já o perfil da Yasuda no site oficial da Watanabe ainda está ativo e por sinal desatualizado, pois consta que ela ainda é garota do tempo do Shuichi.

Não se sabe o que aconteceu com ela. Se a modelo está bem, se ela decidiu se afastar do mundo do entretenimento... É sem dúvida o desaparecimento mais misterioso de uma ex-garota do tempo do Shuichi.

Torçamos que Yasuda esteja ao menos bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário