Naoki Tanaka (田中直樹) é um comediante e ator japonês, que é bem conhecido, principalmente entre o público estrangeiro por fazer parte do Gaki no Tsukai. Ele é líder e mente criativa da dupla de comédia Cocorico (ココリコ). Seu parceiro é Shozo Endo, que é também seu amigo de infância.
Quando um fã de Gaki no Tsukai lembra do Tanaka provavelmente já vai se lembrar dos tão famosos Thai Kicks (chute tailandês ou chute de muay thai) dos quais o comediante é o maior alvo. Porém, ele é muito mais do que o "cara que toma Thai Kick".
No Japão ele é uma figura muito popular, apesar de não estar entre os "deuses da comédia". Tanaka é um veterano bastante conhecido e respeitado e cresceu muito individualmente tanto em popularidade como profissionalmente dos anos 2010 pra cá.
E um fato é que boa parte dos comediantes ou duplas que debutaram nos anos 90 como o Cocorico até fizeram sucesso dos anos 90 a 2000. Mas foram morrendo na década de 2010. Perderam a força que tinham antes.
O que não aconteceu com o Cocorico principalmente com o Tanaka. E sobreviver a passagem de gerações é um privilégio apenas dos bons artistas. O normal pra muitos artistas modinha é perder a força a medida que novos rostos vão aparecendo.
E é certo dizer que o mundo da comédia está cada dia mais concorrido!
E no caso do Tanaka há um Plus que não é só sobreviver à passagem de gerações, mas seguir crescendo!!
Pra se ter uma ideia do poder que Tanaka possui hoje em dia, sua simples aparição em algum programa de TV faz com que este tenha um ganho de engajamento. Um grande exemplo disso foi um dorama da Yomiuri TV (YTV) chamado Edomoiselle no qual ele participou e foi um verdadeiro sucesso! Embora não seja uma obra aclamada pela crítica.
O dorama estava sempre nos rankings de acessos da TVer e deu uma sacodida nas carreiras dos demais atores, todos eles ou iniciantes ou relativamente menores no mundo do entretenimento.
Não é comum para um dorama da YTV fazer tanto sucesso assim, pois eles geralmente são mais farofa, tem um orçamento menor e recebem menos divulgação da emissora matriz da YTV, que é a Nippon TV. Neste ano nenhum outro dorama da YTV teve a mesma repercussão que Edomoiselle. Nem com idol da Johnny Entertainment a emissora de Kinki conseguiu repetir tal feito.
Até no Gaki no Tsukai Tanaka consegue causar um barulho, e isso trabalhando com o Downtown, que é uma das duplas mais famosas e poderosas da comédia japonesa. Quadros protagonizados por ele como Waga Tanaka e Tanaker se tornaram grandes virais no Japão.
Waga Tanaka já foi bem apresentado aqui. Agora sobre Tanaker, quadro de agosto de 2021, os japoneses e desta vez estrangeiros também, caíram nas graças do quadro no qual Tanaka incorpora o Coringa (daí vem o nome "Tanaker", é um trocadilho com "Joker"). Chegou a entrar nos Trending Topics do Twitter no Japão e raramente um assunto do Gaki no Tsukai que não seja relacionado ao No Laughing acaba sendo uma tendência do Twitter.
Além disso, não vamos esquecer que o maior meme de toda história do Gaki no Tsukai é o "Tanaka Thai Kick", que já foi brevemente apresentado lá no começo.
Dentro do Gaki no Tsukai atualmente, Tanaka é o 3º mais popular, perdendo apenas pro Downtown, e olha que há tempos atrás ele não estava entre os mais queridos.
Mas como ele chegou a este ponto?
De um lado Tanaka no LIFE! de outro, ele em um dorama. Dá pra ver a diferença dos dois trabalhos.
O primeiro fato é que ele não é um profissional qualquer. Ele é um artista completo que faz muito bem qualquer coisa que ele se propõe a fazer. Tanaka é comediante, ator, apresentador, dublador, já fez palestras sobre o mundo animal, comentários sobre basquete entre muitas outras coisas. Até um livro sobre animais ele já lançou!
E em cada uma das suas profissões, Tanaka explorou as mais diversas áreas. Experimentou diferentes estilos de humor, interpretou vários tipos de personagens, fez parte de programas de gêneros variados desde shows de música até educativos, participou de tudo que é tipo de evento de palestras até finais de campeonato e-game... e ele segue surpreendendo fazendo algo novo.
Esses 8 programas regulares que Tanaka trabalha por exemplo não são do mesmo gênero. Ele trabalha em 2 programas de comédia de estilos completamente diferentes: Gaki no Tsukai e LIFE!, em dois programas educativos, também diferentes um do outro, em um talk show sobre cinema, um programa de variedades focado em reportagens, um noticiário matinal e um programa sobre a NBA.
E olha que estamos na pandemia e Tanaka deu uma segurada depois que se divorciou e ficou com a guarda de seus filhos.
Ele nunca ficou numa zona de conforto. Na verdade, Naoki Tanaka sem se arriscar a fazer coisas diferentes não é Naoki Tanaka. Pode até ser um caminho mais demorado e difícil para o sucesso e se tornar um "deus da comédia" focar em tantas coisas assim, mas é algo que impressiona o povo e o torna um profissional mais atraente para fazer novos trabalhos.
Entre dois veteranos com popularidade semelhante, a emissora obviamente vai preferir um "faz-tudo" do que um que mostra ter uma habilidade só.
Há comediantes que optam por focar em uma coisa só. Aquilo que trás fama e dinheiro de uma forma fácil e rápida, muitas vezes sem ser aquilo que eles realmente querem e correndo o grande risco de serem apenas modinhas passageiras, pois vários novatos aparecerão com o mesmo objetivo e acabarão tomando seu lugar caso esses comediantes se tornem veteranos pouco flexíveis.
E se Tanaka faz bem tudo aquilo o que ele se propõe a fazer é porque ele é um artista extremamente genial e talentoso. E desde sempre várias pessoas perceberam isso nele. De comediantes extremamente conceituados até o próprio Endo quando o chamou para fazer com ele uma dupla, mesmo sabendo que Tanaka na época era uma pessoa tímida.
Um dos primeiros programas em que o Cocorico trabalhou foi no Waratte Itomo!, que foi um programa de comédia extremamente famoso no Japão que durante muitos anos foi apresentado por Tamori, um dos maiores comediantes do Japão.
Nos seus tempos de rookie, embora sua dupla nunca tivesse ganhado prêmios em concursos de comédia como a maioria dos comediantes que possuem a mesma moral que ele no Japão, e levaram 9 anos para ganhar seu primeiro prêmio, que foi o Golden Arrow em 2001, Tanaka (e Endo também, mas o foco do post é o líder do Cocorico) fez coisas muito inusitadas e que valem tanto ou até mais do que ganhar um concurso de comédia.
O próprio debut do Tanaka é algo a se destacar e enaltecer. Desde os anos 80 até hoje quase todos os comediantes, passam por um curso de comédia em escolas especializadas. A mais famosa delas é a New Star Creation (NSC), pertencente a Yoshimoto Kogyo, empresa de entretenimento para a qual o Cocorico trabalha.
Sim. Os comediantes também tem o seu tempo de trainee. Só que este não foi o caso do Cocorico. Eles debutaram sem nenhum treinamento e passando de primeira em uma das tão difíceis e concorridas audições da Yoshimoto. E em 1992, época em que eles debutaram, a Yoshimoto já era extremamente visada por aspirantes a trabalhar no mundo humor.
A maioria esmagadora (pra não falar "todos) dos comediantes conceituados que debutou da década de 80 pra cá, passou por um tempo de trainee, ainda que tenha sido por uma escola de outra empresa, mas passou. Porém Tanaka é um veterano autodidata. Aprendeu o que sabe na escola da vida.
O Cocorico em seus primeiros anos havia conquistado os comediantes mais respeitados do país com o seu estilo diferenciado no cenário da comédia japonesa na época.
No geral, as duplas japonesas são formadas por integrantes que possuem um estilo parecido, porém a forma como cada um executa é diferente. Mas Tanaka e Endo sempre tiveram o conceito de "opostos que se atraem" com um certo toque de comédia americana. Endo fazia o tipo mais descoladão e Tanaka era o nerd atrapalhado.
Um conceito que faz bastante sentido uma vez que Tanaka e Endo na vida real são amigos, mas muito diferentes um do outro, embora tenham muitas coisas em comum.
O Cocorico sempre foi uma dupla com uma química muito forte, pois são amigos de infância, tem um certo ar cool e... também um lado... digamos, não tão inocente assim.
Tanaka segurando uma revista gravure antiga chamada Deluxe Beppin, abreviada no Japão como "Derabeppin".
Além disso o Cocorico é uma dupla mais "da paz". Não se utiliza do humor tóxico ou violento há muitos anos (quando isso acontece é no Gaki no Tsukai, pra variar). Desde o final dos anos 90. Dá pra ver como Tanaka (que repetindo é líder e mente criativa da dupla) já estava a frente do seu tempo com relação a violência.
Outra característica do humor do Tanaka é se utilizar do exagero, o que faz muito parte do humor japonês. Ele, no caso, gosta de fazer um excesso de drama, ou de conceito ou ainda parecer que está ligado no 220W. Também dá pra ver que o comediante gosta de bancar o tolo e inocente sem noção que desconhece os limites e passa do ponto falando demais, não sabendo a hora de parar e etc.
Tanaka executa o seu trabalho de uma forma que não traga para ele mesmo uma imagem muito caricata, o que costuma acontecer com a maioria dos comediantes. E isso ajuda bastante na hora dele fazer trabalhos mais sérios como doramas, programas educativos, noticiários e etc, pois ele consegue ter uma imagem mais normal e não de palhaço.
Na sua carreira de comediante Tanaka conseguiu ser premiado por duas vezes. O Cocorico ganhou um Golden Arrow na categoria entretenimento em 2001. E o Tanaka com um outro comediante Masakazu Mimura da dupla Summers, ganhou o primeiro The Dream Match em 2005.
E como ator, Tanaka também é um profissional premiado. E não foi qualquer prêmio que ele ganhou. Foi nada mais e nada menos que o Japan Academy Awards, a premiação mais importante do cinema japonês! Aliás, Tanaka foi premiado em duas categorias no mesmo ano, no caso 2001: por popularidade e como estreante do ano!
Um comediante ganhar numa premiação por atuação, ainda mais da grandeza do Japan Academy Awards é um feito quase que impossível, pois há o preconceito dos especialistas contra comediantes em filmes e doramas que não são de humor. Em 44 eventos com centenas de premiados, apenas 13 são comediantes.
Ganhar em duas categorias no mesmo evento também é algo muito raro. Pra se ter uma ideia, Tanaka foi o 3º ator, num plano geral, que conseguiu esse feito. E apenas 4 comediantes fizeram o mesmo: a dupla Ucchan Nanchan, Tanaka e Muga Tsukaji, da dupla Drunk Dragon e também integrante do LIFE!
Tanaka também ganhou o The Drama Academy Awards em 2001, na categoria Ator Revelação, sendo simplesmente o primeiro comediante a ter ganhado nessa categoria. Tendo no total 3 prêmios por atuação, o que é bastante coisa! Nem atores com longas carreiras conseguem tantos prêmios assim. Comediantes então... Já deu pra sentir a moral né?
E assistindo Tanaka nos doramas ou filmes dá pra entender o porque de ele ter obtido tantos êxitos assim. O comediante exagerado, tonto e nerd se torna outra pessoa quando está no modo ator. Ele realmente incorpora o personagem que lhe é dado. Suas habilidades de atuação excepcionais para um profissional do humor são muito conhecidas no Japão, dizem que ele é "surpreendentemente bom".
Em relação aos demais comediantes, até mesmo os mais modinhas, Tanaka é quem tem menos dificuldades de conseguir um papel num dorama.
E dá pra ver que ele gosta muito de atuar também. Por causa da pandemia, ele passou 2020 inteiro sem aparecem em doramas ou filmes. Edomoiselle foi o comeback do Tanaka ator e no final das gravações do último episódio, ele chegou a ficar emocionado segurando o choro e com a voz trêmula.
Pra quem está por dentro das notícias do Japão, já percebeu que a governadora de Tóquio Yuriko Koike está na foto. Pois é, Tanaka fez uma palestra com a governadora num evento que é, no mínimo, importante.
Tanaka também gosta muito de animais, principalmente as criaturas marinhas. Ele é um grande estudioso do assunto e no Japão ele tem uma forte imagem de pessoa que gosta de animais. Por isso ele costuma ser a primeira opção das emissoras que decidem fazer um programa educativo principalmente focado no mundo animal.
Ele conseguiu ir tão longe nessa de "louco dos bichos" que a National Geographic fez uma parceria com ele e a MSC Japan (Conselho de Manejo Marinho) o nomeou como seu embaixador!
Tanaka desde o primeiro dia mostrou que realmente não é qualquer um.
Aliás, Tanaka é um verdadeiro especialista em fazer das suas paixões formas de ganhar dinheiro ou ao menos visibilidade.
O Waga Tanaka foi uma série da qual é um bom exemplo de que Tanaka se entrega mesmo.
E não é só talento ele também aproveita ao máximo as oportunidades que lhe aparecem. Tanaka se entrega mesmo em qualquer trabalho que lhe aparece. Não importa se a emissora é pequena, se o programa é de menor porte, se o papel que ele recebeu é secundário... ele sempre fará o seu melhor e buscará a oportunidade para evoluir. Não só como profissional, mas como pessoa também.
E não foram só os trabalhos de Tanaka que o moldaram para ser quem ele é hoje, mas também as suas experiências de vida. Muitas delas bem desagradáveis como literalmente passar fome nos seus dias de rookie porque ganhava mal, quase morrer em uma das pegadinhas violentas em que foi alvo, ser subestimado pela mídia mesmo provando ser capaz, ficar a beira de um flop graças ao seu parceiro, ver seu parceiro perto de morrer também, se divorciar e se tornar um pai solo e etc.
Como dá pra perceber, muitas dessas experiências ruins na vida do Tanaka aconteceram quando ele já era rico e famoso.
Ele já apanhou da vida dezenas de vezes como qualquer ser humano normal, se sentiu mal e ele não esconde isso de ninguém, o que, diga-se de passagem, é legal, pois é um comediante que faz questão que as pessoas o vejam como um ser humano, que tem sentimentos. Fora que isso é bom pro psicológico dele mesmo. Tem uns que se preocupam e fazer uma imagem de pessoa sempre feliz que não tem problemas e acabam acumulando muito estresse para si, o que mais cedo ou mais tarde se reflete no seu trabalho.
Porém ele superou seus problemas se tornando uma pessoa mais evoluída a medida que eles apareciam e isso acabou se refletindo muito no seu trabalho. As dificuldades tornaram Tanaka uma pessoa mais empoderada e segura de si. Isso é evidente comparando os trabalhos atuais dele com os antigos.
Tanaka fez parte do ZIP! e lá ele esbanjou carisma, fofura e visuais também né? Porque, além de ser muito bonito e conservado pra um tio de 50 anos, toda quinta ele aparecia trabalhado no terno italiano. O homem mais bem vestido de todos os tempos no ZIP!
Outra característica, que é bem marcante do Tanaka, é que ele é muito carismático e fofo, apesar de ter tudo pra ter se tornado um homem amargo. Sobre isso não é preciso falar muita coisa. Todo mundo gosta de ver uma pessoa carismática na TV, e no Japão se valoriza muito tudo o que é fofo, então a situação do Tanaka melhora bastante.
Interessante dizer que na comédia japonesa não vemos muitos profissionais masculinos fofos. O comediante não está preocupado em ser uma pessoa fofinha e encantadora. Isso é coisa de idol da Johnny Entertainment. Na realidade eles fogem de acabar sendo fofos, pois é uma característica bem oposta às tendências do humor japonês.
E é fato que Tanaka nunca se preocupou em fazer o fofinho, diferente do Kubotenki (com quem Tanaka trabalhou, falando nisso) por exemplo, que sabe que é naturalmente fofo e tem utilizado isso ao seu favor (com louvor, por sinal). Mas ele também não esconde esse seu traço de personalidade (obviamente nas vezes em que ele não está atuando) que acaba dando um charme aos seus trabalhos.
Ser uma pessoa talentosa, flexível, que sempre busca evoluir e que ainda tem um carisma natural é o que faz do Tanaka um profissional incrível e que vem se destacando cada vez mais.
E vou finalizar este post com um relato pessoal. Acompanho a carreira do Tanaka desde 2010, que foi quando eu conheci o Gaki no Tsukai. Na época Tanaka era famoso, mas não tinha nem metade do poder que ele tem hoje. Entre os estrangeiros então... já vi gente dizendo que ele era um inútil no Gaki no Tsukai (eu mesma o achava planta a primeira vista, precisei ver seus outros trabalhos).
Ele era bastante subestimado apesar de ter conquistado grandes feitos e já se mostrar um profissional de alto nível. Então não dava pra imaginar na época que Tanaka conseguiria a reputação que tem atualmente.
É verdade que Tanaka pode não estar no topo da lista dos comediantes mais poderosos e influentes do Japão, mas é sim um veterano bem consolidado e querido do qual ninguém consegue mais derrubar e que tem potencial de ser ainda maior do que ele já é.