Elina Arai (新井恵理那) é uma free announcer que recentemente obteve grandes êxitos, é a apresentadora principal do programa matinal Good Morning da TV Asahi, uma das campeãs em aparições na TV japonesa nos últimos anos e é uma das indicadas aos rankings da Oricon de apresentadores meteorológicos mais populares e de Rosto da Manhã e com tudo isso, o principal rosto da empresa para qual ela trabalha, a Cent Force.
Arai aparece regularmente em 8 programas de TV e comanda um programa de rádio da NHK, gravou vários comerciais, apareceu em revistas dos mais diversos gêneros, desde revistas de moda a revistas masculinas fazendo ensaios sensuais, inclusive estampou capas de revista, e tem mais de 450 mil seguidores no Instagram!
Porém para Arai chegar nesse sucesso que ela faz hoje não foi uma tarefa fácil.
Antes de seguir o caminho de free announcer, Arai tentou ser vinculada a uma emissora e fez teste para 4 grandes nomes da TV japonesa: Nippon TV, Fuji TV, TV Asahi e TBS, porém ela infelizmente foi rejeitada em todos os testes e, claro, ela ficou muito triste por isso.
Porém, seu pai, que era um fanático por announcers, a consolou dizendo que ela conseguiria ser contratada pela Cent Force. Com o encorajamento, Arai não desistiu, fez o teste para a empresa, passou e debutou em 2012.
Seu debut foi em 2011 no Mezamashi TV da Fuji TV, ela era uma das garotas do quadro MOTTO Imadoki. E não foi um debut qualquer. Primeiro porque ela entrou justamente no programa matinal mais assistido da TV japonesa, e em 2011 o Mezamashi era ainda mais poderoso, já que o seu rival ZIP! havia acabado de estrear e tinha uma baixa audiência.
Segundo porque o MOTTO Imadoki (hoje apenas Imadoki) é um quadro de lifestyle do Mezamashi que é apresentado por mulheres bonitas com personalidades apaixonantes. E ter no histórico de carreira uma passagem como Imadoki Girl (como são chamadas as garotas desse quadro) é muita moral! Significa que a artista é uma girl crush de peso. Várias artistas que hoje em dia são famosas um dia já foram Imadoki Girls.
Então dá pra ver que ela começou em algo grande!
Porém, a passagem de Arai como Imadoki Girl foi bem curtinha. Ela saiu do Mezamashi em 2012. Mas foi o suficiente para a announcer ganhar visibilidade e participar de diversos programas.
Ainda em 2012, Arai foi escolhida como garota do tempo para o programa matinal da Nippon TV, o PON! (que hoje não existe mais). Ela aparecia nas segundas e quintas. O programa tinha um conceito maluco, vibrante e colorido que é completamente fora das tendências dos programas matinais japoneses de hoje em dia.
E Arai entrou bem no conceito de PON! se entregava bastante nas previsões do tempo, bem como a produção que investia em cenários, figurinos especiais, jogo de câmera, sonoplastia e etc. Era uma previsão com um conceito divertido.
Apesar de tanta dedicação, do carisma e beleza da Arai, ela não foi indicada ao ranking da Oricon. A única garota do tempo da NTV, que também era uma novata da Cent Force e entrou na emissora junto com a Arai foi a Yuka Ueno (上野優花), que apresentava as previsões do tempo do ZIP!
E como isso aconteceu?
A Cent Force investiu tanto na Arai quanto na Ueno na época. Ambas apareciam muito nos jornais, e tiveram os seus primeiros calendários fotográficos para o anos de 2013 lançados em 2012. Porém a ênfase na Ueno era um pouco maior, tanto que seu primeiro e único ensaio para a Big Comic Spirits foi em 2013, e o da Arai foi em 2014.
Ueno entrou na vantagem de aparecer todos os dias, quanto Arai só aparecia duas vezes por semana, além disso o ZIP! passava em um horário com audiência maior que o PON!, que era exibido só no final da manhã, quando muita gente estava trabalhando ou estudando. E o ponto mais relevante: o ZIP! sempre foi exibido em rede nacional, o PON! era exibido somente em algumas províncias.
Em resumo: Arai tinha uma visibilidade bem menor!
De qualquer forma, essa passagem deu uma aumentada na popularidade da announcer. Tanto que a própria NTV a aproveitou ao máximo, colocando Arai como announcer de apoio (que não é a apresentadora, apenas comanda um quadro específico) de outros programas matinais: o Oha!4 News Live em 2013 e o Shuichi em 2014.
Ela também apresentou um programa de esportes da NTV, o Erina no Futsal Life que durou de 2013 a 2014. Foi o primeiro programa comandado pela Arai.
Bom ressaltar que a NTV não teve o mesmo interesse na Ueno. O que significa que a emissora acreditava mais no potencial da Arai como profissional, mesmo sem uma indicação a um ranking. Pra ver a força que a mulher já tinha na época (tiveram uma visão certeira pois a Ueno não emplacou na carreira de announcer).
Em contrapartida, as passagens de Arai tanto no Oha!4 como no Shuichi foram bem curtas, da mesma forma que foi no PON! e no Mezamashi. Dava pra ver que ela aparecia em programas bons, mas ficava durante pouquíssimo tempo. Era vista mais como um rostinho bonito e substituível.
Aliás, a sua saída do Oha!4 foi um tanto quanto misteriosa, pois ela entrou em abril de 2013 e apareceu normalmente até dezembro daquele ano.
Em 2014 ela não apareceu mais no noticiário, porém o perfil Arai ainda aparecia no site oficial (e é possível ver isso através do Wayback Machine), como se ela ainda fizesse parte do elenco do programa e que poderia voltar a qualquer momento, mas isso não aconteceu e o perfil da announcer foi deletado do site
Em 2013, a Arai gravou o seu primeiro de vários comerciais, que foi para a Konami!
Em 2014, Arai entrou em um dos seus trabalhos mais significativos e que lhe renderiam indicações aos rankings da Oricon, ela passou a ser garota do tempo do noticiário noturno de sábados da TBS Shin Joho 7 Days News Caster, onde ela trabalha até hoje.
Para a felicidade de Arai, a TBS é uma emissora que nunca se importou com as idades das garotas do tempo e o período em que elas estão trabalhando no programa, de modo que a announcer vem tendo uma passagem bem estável no Shin Joho 7 Days News Caster e não dá o menor sinal de sair, mesmo ela tendo mais de 30 anos.
A principal característica das previsões do tempo de Arai nesse noticiário é fazer desenhos para ilustrar melhor como está o tempo. E não são desenhinhos bobos feitos num quadro branco não. O negócio é caprichado! A announcer dedica bastante tempo e esforço para um desenho do qual ela usará uma vez só e por apenas alguns minutos.
Em relação ao PON! as previsões são bem mais simples, mesmo porque em noticiários noturnos, principalmente aqueles que são transmitidos em rede nacional, é comum o conceito mais sério.
O Shin Joho 7 Days News Caster é apresentado por Takeshi Kitano, também conhecido como Beat Takeshi (como é chamado no programa), é um nome familiar para os estrangeiros que acompanham comédia japonesa, e isso inclui até os novatos que só assistem Gaki no Tsukai. Beat Takeshi é ninguém mais e ninguém menos que um dos 3 maiores comediantes do Japão (conhecido como Big 3), além de ser um ator e cineasta respeitadíssimo por lá!
Então dá pra ver que Arai estava trabalhando com cachorro grande desta vez!
Arai foi indicada ao ranking pela primeira vez em 2016 na 10ª posição e durante anos ou ela era indicada às posições mais baixas, ou simplesmente não aparecia no ranking. E a esta altura a announcer já tinha uma carreira respeitável.
Beat Takeshi não foi o único grande comediante com quem Arai trabalhou regularmente. Em 2017 ela se tornou assitente no Akashiya Sports da NHK comandado por Sanma Akashiya, um outro comediante da Big 3, e um dos maiores apresentadores da TV japonesa.
Ainda em 2017, Arai também foi apresentadora de apoio em Tokoro San Otodoke Mono Desu, um programa de variedades da MBS (emissora subsidiária da TBS) apresentado pelo Tokoro George, também respeitado.
A cada ano que passava era maior a participação em programas, seja como elenco fixo ou como convidada especial. Além disso, ela permanecia nos programas por um período mais longo, ao invés de apenas um ano.
Mas o programa que veio a consolidar de vez a carreira de Elina Arai foi o Good Morning, no qual ela entrou em 2015 como announcer de apoio e foi promovida a apresentadora principal em 2020.
O Good Morning é o terceiro programa matinal mais assistido da TV japonesa, perdendo apenas para Mezamashi TV e ZIP! o potencial do programa é tão grande que ele deu trabalho pro ZIP! em 2020 e conseguiu estremecer o Asachan da TBS ao ponto da emissora ter que anunciar o fim do programa em setembro deste ano.
E sua promoção como apresentadora principal acabou refletindo na sua carreira de garota do tempo. Em 2020 ela finalmente subiu ao top 5 do ranking da Oricon ficando na 4ª posição e em 2021, ela caiu só um pouco, ficando na 5ª posição.
Em 2021 Arai também foi indicada na 9ª posição no ranking de Rosto da Manhã, também da Oricon, que é o top 10 dos apresentadores do programas matinais (sendo eles announcer ou não) mais queridos. É a primeira vez que Arai é indicada a este ranking que neste ano conta com nomes poderosos como Asami Miura, Shinchi Hatori, Miku Natsume, Koji Kato, Hakata Hanamaru Daikichi e etc.
Pra selar só falta Arai ser indicada ao ranking de announcers femininas mais queridas no final deste ano... quem sabe né!
Em todos os programas que Arai participa ela esbanja uma oratória e postura cada vez mais elegante, porém ainda apaixonante como de uma legítima announcer da Cent Force, um sorriso bonito e sincero, se empenha bastante em tudo o que ela fazia e demonstra gostar muito do seu trabalho.
Como garota do tempo, por exemplo. É visível que Arai gosta disso, pois ela não precisa mais apresentar previsões do tempo, mas mesmo assim segue na função e sem demonstrar o menor desânimo ou desgosto.
Arai conseguiu vencer graças à persistência, ao amor pelo o que ela faz e ao empenho no seu trabalho. Ela não é só um rostinho bonito da Cent Force. E as emissoras perderam a oportunidade de ter Arai em seu time de announcers e precisam agora "dividí-la com a concorrência".