quinta-feira, 1 de abril de 2021

Mentiras sobre Gaki no Tsukai

Uma das milhares de falsas despedidas do Hosei.

É 1º de abril, dia da mentira, e para comemorar, vamos a uma listinha com as 4 maiores fake news (das quais eu também acreditei que fossem verdade) envolvendo o Gaki no Tsukai e seus membros. Esta lista não é só para entretenimento, mas sim um texto de utilidade pública, pois muitos fãs não japoneses da série acreditam que essas mentiras são afirmações verdadeiras.


1 - Matsumoto e Hamada são bons amigos

Eles nunca foram amigos. Na realidade, Hitoshi Matsumoto e Masatoshi Hamada não se suportam. O próprio Matsumoto revelou a sua relação ruim com o seu parceiro em um documentário sobre ele mesmo.

Matsumoto numa nice com o Hosei

E isso é tão real que Matsumoto nunca é visto com Hamada e vice versa em festas e encontrinhos, diferente dos demais membros do Gaki no Tsukai que já tiveram rolês com Matsumoto ou Hamada. Eles só se encontram no ambiente de trabalho mesmo. Tudo o que existe entre o Downtown é uma relação estritamente profissional e olhe lá!

E isso não é uma particularidade do Downtown. Existem muitas outras duplas de comédia cujo relacionamento entre os integrantes é bem conturbado. Só que eles se mantém porque sabem que precisam um do outro e uma separação acaba prejudicando pelo menos um dos integrantes.

Vamos nos ligar pro fato de que falsidade no ambiente de trabalho é a coisa mais comum do mundo e na TV não é diferente. As vezes aquela dupla que parece ser muito unida na realidade só se tolera por puro profissionalismo, mas no fundo queria era distância do seu colega.


2 - Jimmy Onishi foi ex-integrante regular do programa

Jimmy Onishi é ninguém menos que o cara da famosa aula de inglês que se mostrou péssimo no idioma. E muitos fãs estrangeiros acreditam que ele, juntamente com o Downtown e o Tsukitei Hosei, fazia parte do elenco regular antes do Cocorico (Endo e Tanaka) entrarem no programa.

O Jimmy nunca fez parte do elenco regular. Ele sempre foi um integrante semi regular. De fato o Gaki no Tsukai já teve 4 integrantes antes da entrada do Cocorico, só que essa 4ª pessoa na realidade era o Hiromitsu Noriyasu, que na época formava com o Hosei a dupla Team 0.

Team 0: Noriyasu (esquerda) Hosei (direita)

Sim. O Hosei já fez parte de uma dupla de comédia. O Team 0 debutou em 1988 e no ano seguinte começou a aparecer na TV, a maioria dos programas era do Downtown. Em novembro de 1990, a dupla entrou no Gaki no Tsukai e Noriyasu ficou por lá até 1993, que foi quando ele e Hosei se separaram. O motivo foi porque Noriyasu começou a se interessar por produção de filmes.

Em 1994, Noriyasu largou a comédia e dedicou-se aos filmes. Hoje em dia ele viaja pelo mundo fazendo seus projetos de ativismo ambiental e relatando as aventuras no seu blog e no YouTube. Não é um profissional famoso, mas tem uma vida boa com certeza.

De 1993 a 1997, antes do Cocorico entrar em cena, o Gaki no Tsukai ficou apenas com Downtown e Hosei e é nessa que vamos à próxima mentira.


3 - Cocorico foi descoberto pelo Matsumoto

O raro filme do qual o Cocorico fez parte em 1994.

Muita gente acha que o Cocorico era uma dupla que teve um debut ruim, cujo estilo de humor não era valorizado até que um dia Matsumoto os descobriu, gostou de suas performances e decidiu convidá-los para aparecer regularmente no Gaki no Tsukai em 1997 e assim a vida de Endo e Tanaka mudou para sempre.

Essa é uma fake news gigantesca. Tanto que colocaram no artigo da Wikipedia em inglês sobre o Cocorico que a dupla estreou na TV pelo Gaki no Tsukai (isso eu mesma já corrigi), mas na realidade, o Cocorico estava na ativa fazendo trabalhos importantes com comediantes conceituados bem antes do programa em questão, e até o Matsumoto resolver colocá-los como regulares no programa demorou muitos anos.

Cocorico em 1995 na TV, muito antes de entrar no Gaki no Tsukai (e sim, o Tanaka já usava óculos na época)

Em 1994 o Cocorico havia feito uma participação em um filme, ainda usando o seu nome antigo, Cocorico Bombers. E eles não pegaram qualquer papel não. Eram simplesmente os protagonistas! Em 1995 eles apareceram no Gaki no Tsukai pela primeira vez em uma competição de comédia. De 1995 até 1997 a dupla apareceu em alguns programas de TV, com destaque para o Vocabula Tengoku, que revelou vários comediantes dos anos 90 que são famosos hoje em dia.

O Downtown ajudou muito o Cocorico, mas dizer que "Matsumoto descobriu a dupla e os botou na TV" é um equívoco bem grande.


4 - Os membros passam 24 horas gravando o No Laughing

A logo do No Laughing Go-to Las Vegas, que tem um 24時 (ni jyuu yon ji) que é 24h em japonês.

Todas as outras fake news eram equívocos do povo, mas essa é uma mentira sustentada pelo próprio Gaki no Tsukai que coloca 24h no título dos especiais No Laughing.

Dá a impressão de que o quinteto dedicou o dia inteiro para esse especial no maior estilo reality show. Ficaram desde de manhã no ônibus até a hora da saída do local.

O ônibus do No Laughing de 2020

É impossível os integrantes passarem 24 horas gravando o especial de ano novo, pois todos eles, e também os convidados, tem outros compromissos a se fazer durante a semana. O último No Laughing teve a cena do ônibus gravada em uma quarta-feira, aparentemente por volta das 8 da manhã. Se fossem realmente 24 horas de gravação contínua, essa aventura terminaria na quinta às 8 horas.

Só que na época, Tanaka fazia parte de um programa matinal ao vivo chamado ZIP! (que aliás foi muito citado pelo Matsumoto no Gaki no Tsukai) que começa às 5:50 da manhã. E no dia seguinte a gravação do ônibus, Tanaka apareceu no ZIP!, de modo que seria impossível terem gravado por 24 horas seguidas.

Segundo alguns sites japoneses o No Laughing na realidade é gravado em 3 dias, o que faz mais sentido, só que essas fontes não são muito confiáveis.

Mas de qualquer forma, a informação que o Gaki no Tsukai passa de que o quinteto dedicou 24 horas seguidas para gravar o No Laughing é falsa! 


Com tudo isso dá pra ver que nem o Gaki no Tsukai escapa de fake news, principalmente entre os fãs internacionais, já que os sites em inglês falando sobre a série são desatualizados e com base em fontes pouco confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário