Fuwa-chan numa skin elegante e sexy que impressionou a todos!
Todo ramo da arte acaba sendo afetado pelas tendências da época, afinal, moda pode ser algo passageiro e muitas vezes esquecível, mas é marcante na vida das pessoas. E por conta disso, a arte vive constantemente passando por "eras" como Classicismo, Romantismo, Modernismo e etc.
No caso da mídia japonesa, há atualmente uma grande valorização do glamour. Isso foi tão forte que a Nippon TV (NTV) se iludiu muito com esta moda e deixou de lado a competência dos artistas e a qualidade do conteúdo. Achando que glamour era tudo e sustentava audiências. E com isso a emissora apanhou várias vezes como no caso do ZIP! e do Warau Omisoka.
Mas o fato é que a mídia japonesa está valorizando mais do que nunca um conceito chique, ao ponto de isso afetar a estética de programas, clipes musicais, ensaios fotográficos para revistas, pôsteres promocionais, sites, e claro a forma como as empresas irão direcionar a carreira de determinado artista.
Esse glow up sempre agregou um certo valor à reputação de atores, cantores, músicos, idols e modelos e era rotina na carreira desses tipos de artistas, mas ultimamente, comediantes estão também passando por um realce. Um brilho a mais nas suas rotinas. Saindo um pouco da tosquice típica dos seus trabalhos e entrando num conceito semelhante ao seguido pelos artistas "sérios".
Desta forma, não tinha outra. A comédia japonesa entrou na "Era Glam".
Kamaitachi
Claro que os conceitos dos comediantes enquanto se apresentam ainda é o louco e tosco, bem típico da comédia do Japão.
O conceito glam é mais visto fora das apresentações de comédia em si, como nas atividades promocionais das duplas como fotos para entrevistas, pôsteres ou capas de DVDs de turnês, programas, e etc. Ao invés de se apresentarem como malucos, muitos comediantes se mostram como pessoas com estilo, o que varia a depender da idade.
Os comediantes jovens se mostram como figuras descoladas que estão sempre por dentro das tendências de moda e beleza. Já os mais velhos, como pessoas elegantes, empoderadas e distintas, cujo estilo é um modelo ideal para as novas gerações. Caso o comediante seja mais enquadrado nos padrões de beleza, há a possibilidade dele se apresentar como um galã, isso acontece mais com os homens.
Também é possível ver o conceito glam quando os comediantes estão apresentando programas. Eles fazem um mix entre o personagem louco e a figura elegante. Adotam uma postura imponente usando belas roupas enquanto falam coisas engraçadas, geralmente zuando algo ou alguém. E as emissoras ajudam bastante com a produção do programa.
EXIT
E por falar em revistas, até mesmo aquelas que são focadas em comédia estão adotando uma estética mais semelhante à de revistas de moda.
Dos anos 80 até o começo da década de 2010, até haviam duplas que seguiam um conceito cool. Mas isso não chegava a ser uma tendência na comédia japonesa, da qual quanto mais tosca fosse a pessoa, melhor era. E isso era herança das primeiras gerações da comédia onde a única preocupação existente era em ser engraçado, não em ser uma pessoa distinta e elegante.
A primeira grande comediante que se envolveu fortemente com o mundo da moda foi Naomi Watanabe, que aparecia com roupas super coloridas e chamativas, penteados bem feitos e maquiagem deslumbrante numa pele bem cuidada. Além de ter muito estilo e presença.
Watanabe com os tempos foi estampando capas de revistas de moda super populares, fazendo publicidade para marcas de cosméticos e até a Vogue (que dispensa apresentações) a convidou para fazer um dos seus tão populares vídeos da série Beauty Secrets, nos quais super celebridades de diversas partes do mundo (inclusive brasileiras) fazem a sua maquiagem.
Watanabe havia conseguido o que na época era impossível para comediantes.
Atualmente Watanabe é um ícone fashion no Japão e está focando em sua carreira internacional. Tanto que a comediante se mudou para os EUA. Ela até se envolveu com o Brasil se tornando personagem do desenho Turma da Mônica Toy, uma versão da Turma da Mônica em que o design é mais voltado pro chibi, os personagens não falam e os episódios são mais curtos.
Com os tempos, outros nomes da comédia foram tentando se mostrar como ícones de moda e estilo. Mas quem foi bem sucedido nisso depois de Watanabe e pode se dizer que fortaleceram de vez os laços da comédia com a moda, foi a dupla EXIT formada por Rintaro e Daiki Kanechika.
Apesar do EXIT ser uma dupla nova, Rintaro e Kanechika tem uma trajetória bem longa antes da formação dele, tendo feito parte de outros atos de comédia. Rintaro fazia parte do Baby Gang e Kanechika do Purizun.
Kanechika era um comediante com um estilo bem genérico dos anos 2000 quando fazia parte do Purizun, mas Rintaro na era Baby Gang já mostrava que no futuro seria um comediante cuja principal característica é ser ousado e estiloso.
Tanto o Purizun quanto o Baby Gang não fizeram muito sucesso e as duplas felizmente se dissolveram. Tempos depois Rintaro e Kanechika se conheceram e formaram o EXIT que tinha um estilo super colorido e ousado, mas ao mesmo tempo pateta. A dupla chamou atenção da mídia em pouco tempo.
Como eram figuras com um estilo único, não demorou para o EXIT estampar páginas de revista, fazer colaborações para grifes de roupas e até mesmo ter a própria marca, o EXIEEE.
Kanechika em particular chamava muita atenção pela sua aparência, aparecendo constantemente em rankings de comediantes mais bonitos, inclusive os promovidos pela própria empresa para a qual eles trabalham, a Yoshimoto Kogyo, e chamando a atenção do público feminino.
Um diferencial do Kanechika em relação à maioria dos comediantes galãs da geração atual é que ele realmente tira vantagem desta condição, chegando a ser garoto da capa traseira da revista An-an, para a qual ele fez um gravure que poderia ser usado como referência pra modelos de como dar close.
Isso acabou abrindo portas para que outros galãs da comédia fizessem ensaios gravure.
Torçamos pra que o Kanechika não se perca nessa onda de galã e não vire um "Shozo Endo 2.0" que se preocupou demais em ser o "gostosão do Cocorico" e esqueceu de fazer graça.
Fuwa-chan num estilo mais dentro do que ela usa no seu trabalho
Outros comediantes com estilo semelhante ao EXIT, o de pessoas com conceito vibrante e um estilo de se vestir ousado e colorido, foram tomando mais espaço na mídia como Fuwa-chan, Pekopa, 3-Ji Heroine, Bol-Juku entre outros nomes que bombaram muito em 2020.
Aliás, 2020 foi o ano dos comediantes coloridinhos. Eles apareciam diariamente em programas de variedades de qualquer emissora e ganhavam bastante espaço neles, gravavam vários comerciais, e, claro apareciam em diversas revistas, inclusive as de moda.
A moda coloridinha, porém passou rápido. Os comediantes com um estilo mais raiz foram ganhando espaço novamente. Provavelmente porque os coloridos tinham um conceito cansativo e muito limitado e a TV os exibia até a exaustão. Aí realmente não tem quem aguente, né! Todos perderam a hype que tinham em 2020, uns menos e outros bem mais.
Porém a semente da Era Glam plantada pelos coloridinhos germinava com força total e a tendência de comediantes se promovendo como ícones de moda e estilo não morreu.
E nesse gancho, dá pra dizer que a Era Glam da comédia tem como grande vantagem a representatividade que aumentou. Até então, as pessoas mais fora do padrão que apareciam em revistas de moda ou faziam ensaios sensuais eram músicos (não idols) ou atletas, e para isso, eles precisavam estar muito em alta.
Quase todos os comediantes no Japão estão fora do padrão. E até mesmo os mais galãs como o Kanechika não estão tão enquadrados como a maioria esmagadora dos atores, modelos e idols. Contudo é mais fácil achar nas ruas do Japão pessoas parecidas com os comediantes do que com atores, modelos e idols.
Comediantes são mais gente como a gente e isso pode ser um motivo para as revistas abrirem mais espaço para estes profissionais.
Magical Lovely e Kuuki Kaidan
Indo adiante. Com a queda do hype em cima dos coloridinhos, os comediantes que seguiam um estilo mais old school como Chocolate Planet, Kuuki Kaidan, Magical Lovely, Kamaitachi, Chidori e etc, foram retomando espaço na mídia, mas como dito, a semente plantada pelos coloridinhos estava germinando e não havia morrido.
Com isso, essas pessoas também foram se engajando no mundo da moda e do estilo, porém, mostrando um ar mais elegante, imponente e maduro.
A esta altura, não só os rookies tentavam ser chiques, mas também os veteranos. Afinal, um veterano que não se adapta às tendências da época acaba se tendo uma imagem brega e ultrapassada, tem menos visibilidade e acaba caminhando em direção ao flop.
Claro que veteranos se curvando pra Era Glam ainda são uma exceção, afinal todos eles foram criados no esquema do "quanto mais tosco melhor". Mas eles existem e são um grupo crescente.
Koji Imada na Tokyo Calendar.
Este conceito acabou se estendendo para revistas de outros gêneros além da moda e afetou também os programas, fotos promocionais, propagandas e etc.
Uma revista que não é de moda e que também deu um grande espaço para os comediantes, sejam eles rookies ou veteranos, foi a Tokyo Calendar, uma revista relativamente nova no mercado que tem crescido bastante. Ela fala sobre restaurantes e hotéis de luxo e relacionamentos amorosos.
Por ter um conceito elegante e um tanto quanto sexy, a Tokyo Calendar fez com que uma série de comediantes mostrassem esse lado como nunca haviam mostrado antes.
Dá pra ver que todos esses desdobramentos que houveram na Era Glam abriram mais portas para que comediantes ganhassem mais visibilidade fazendo trabalhos que antes eles geralmente eram impedidos de fazer.
Chocolate Planet
Mas será que seremos sempre comediantes bancando os finos nas revistas e programas de TV?
Provavelmente não. A Era Glam é só mais uma tendência que afetou a comédia, bem como outros ramos da arte no Japão, mas toda moda passa e só aqueles que gostaram mesmo e se destacaram naquilo continuam.
Contudo, do jeito que esta tendência afetou o cenário da comédia japonesa atual, pode ser que a Era Glam deixe sequelas não só no mundo cômico, mas também no meio do entretenimento como um todo, como em questões de representatividade, ousadia, estilo único, empoderamento, etc.
Apesar das tradições, a comédia japonesa vive em constante mudança e é exigido cada vez mais do comediante que ele experimente diversas áreas. Um dia a Era Glam será só uma vaga lembrança e outros estilos dominarão entre os comediantes.
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