Quem é fã do Naoki Tanaka (田中直樹) sabe muito bem que ele gosta muito: o mundo animal. Aliás, o líder do Cocorico (ココリコ) tem uma imagem muito forte no Japão de artista louco dos bichos, e por este motivo ele é constantemente chamado pra programas educativos e palestras com importantes figuras. Ele é até embaixador de uma grande fundação.
A história do Tanaka com o mundo animal é muito antiga. Desde pequeno ele já se interessava pelos bichos e coisas relacionadas a biologia. Ele chegou a estudar sobre formigas por conta própria numa época que basicamente não existia ainda o acesso à internet.
Ele sempre gostou muito de animais, sobretudo os seres marinhos, mais especificamente os peixes. Os animais favoritos do Tanaka são os tubarões e os rinocerontes. O comediante chegou a dizer em um episódio do Gaki no Tsukai do quadro 500 no Koto (500のコト, hoje 100 no Koto, também conhecido como 500/100 Questions) que ele gostaria de montar num rinoceronte, como quem anda num cavalo.
Com relação aos tubarões, Tanaka disse no Cocorico Channel, canal dele e do seu parceiro, Shozo Endo, no YouTube, que gosta muito dos tubarões baleia. Ele se encantou pela espécie numa viagem às Filipinas, quando ele viu o peixão em um aquário do país. Chegou a comprar uma pequena escultura de tubarão baleia que ele tem até hoje. Ele também tem em sua casa uma mandíbula de tubarão.
Tanaka tem ainda uma enorme coleção de livros e DVDs educativos. Então da pra ver que ele é realmente um estudioso nesse assunto, e por conta disso ele teria conhecimento o suficiente para dar palestras.
O envolvimento do Tanaka com palestras educativas começou a acontecer por volta do final da década de 2000. Nesta época, ele e o Endo estavam começando a ter mais trabalhos individuais e focavam bastante em suas paixões. Endo no golfe e beisebol, Tanaka nos animais.
E diga-se de passagem, ambos se consolidaram bem em seus respectivos hobbies, tendo em vista que Endo aparece muito em programas sobre golfe, ganhou campeonatos e faz comentários sobre beisebol na TV e em jornais.
Mas, voltando ao foco central deste artigo, abre-se um questionamento: afinal, por que chamar o Tanaka pra fazer palestras sobre o mundo animal, sendo que ele não é um profissional da área?
Naoki Tanaka é um comediante e ator, nunca fez, tentou, ou mostrou vontade de fazer (pelo menos publicamente) nenhum curso de biologia ou algo do gênero. Não possui certificação como profissional que lida com os animais e a natureza. Ele é um artista bem apaixonado e curioso com relação ao mundo animal, mas não é um profissional.
Parece um grande rolê aleatório ver um comediante em eventos educativos, mas no Japão estas atividades são bem comuns entre as celebridades, principalmente comediantes. E a aparição deles dá uma grande publicidade aos eventos sendo objeto de notícia de grandes sites de informações, sobretudo, os que falam sobre o mundo dos famosos.
A oportunidade de ver um comediante do naipe do Tanaka ao vivo pagando bem menos do que indo a um show de comédia, ou até mesmo indo de graça, é algo que enche os olhos de um fã e faz com que um evento educativo fique sempre lotado.
Além disso, Tanaka é uma figura bondosa e gentil que lida bem com as crianças, que são o público-alvo desses eventos. Então ele é alguém que chama a atenção e é uma constante opção por parte de empresas, fundações e até mesmo de entes públicos do Japão.
Atividades educativas não são nada atraentes pra maioria das pessoas, só de pensar na ideia de ficar vendo um cientista sem graça falando sobre um assunto chatinho durante horas já dá um sono! Então é uma boa estratégia colocar um artista famoso para marcar presença nas palestras. Os artistas, em regra, tem mais carisma que os cientistas, eles são treinados para lidar com grandes públicos e entretê-los.
Não adianta nada ter um grande conhecimento, a didática deve ser boa, atingir e prender o público então é por isso que Tanaka é uma constante opção, e é claro que ele nunca está sozinho nessas palestras, ele está sempre acompanhado dos especialistas que irão dar um tom técnico nesses eventos, que costumam ser organizados por quem entende bem do assunto.
Claro que nem sempre há esse cuidado. Muitas empresas, geralmente as emissoras de TV aberta, acabam chamando artistas que não entendem nada de bichos, não fazem questão de aprender e pouco se importam com o meio ambiente. Só olham a popularidade deles. O quanto eles vão engajar no evento ou programa.
Com isso em mente podemos focar mais nas palestras do Tanaka em si. Obviamente não serão abordadas todas em detalhes. São muitas! Será uma visão um pouco mais geral pontuando aquilo que for mais relevante pra este post.
Uma grande parceria com o Tanaka que existe até hoje e rendeu não só as maiores palestras que ele já fez como também uma série de revistas sobre animais, foi com a National Geographic do Japão em parceria com a J:COM, que é uma empresa de distribuição dos canais BS, de TV a cabo, de lá.
Graças a NatGeo, Tanaka foi rosto de eventos enormes sobre o meio ambiente no Japão com grandes nomes da ciência, e até mesmo a governadora de Tóquio, Yuriko Koike marcou presença em um deles. É curioso dizer que Tanaka estava bem sério e visivelmente nervoso na ocasião. Dá pra entender, afinal o hobby dele foi tão longe que até o governo do lugar onde ele se criou como comediante o notou.
Boa parte dos eventos do Tanaka da NatGeo são noticiados em grandes portais de notícias, pois são sempre de grande porte.
Outro nome a se destacar é a MSC (Conselho de Manejo Marinho) Japan, organização mundial sem fins lucrativos que lida com a preservação do meio ambiente marinho, promovendo um consumo sustentável de frutos do mar, a não poluição dos oceanos, etc.
Em 24 de junho de 2018, Tanaka foi nomeado embaixador da MSC Japan e até hoje ele possui este cargo. O comediante é o rosto das campanhas da fundação e deve marcar presença nos eventos e palestras.
A cerimônia de nomeação do Tanaka como embaixador da MSC ocorreu em um dos maiores e mais famosos aquários do Japão, o Kasai Rinkai Suizoku-en, que fica situado em um enorme parque em Tóquio. Dezenas de pessoas de diferentes idades compareceram ao evento e quando o comediante apareceu todo feliz e empolgado, foi aplaudido de pé.
A nomeação do Tanaka como embaixador gerou resultados. Em 2021, o diretor da MSC Japan, Kozo Ishii, em pronunciamento oficial disse que de 2018 até 2020, a conscientização com relação ao consumo sustentável de frutos do mar aumentou de 12% para 19% da população japonesa. Ele apontou como um dos motivos o fato de que Tanaka se tornou embaixador nesse período de tempo e seu poder como artista deu uma certa influenciada.
A própria Yoshimoto Kogyo (吉本興業), empresa para a qual o Cocorico trabalha, visando ganhar dinheiro, começou a aproveitar bastante a imagem do Tanaka para organizar os seus próprios eventos relacionados ao mundo animal e meio ambiente. Desde os tempos da pandemia pra cá a Yoshimoto começou a organizar eventos online com Tanaka e outros artistas da empresa, em parceria com a agência de viagens HIS. Nestas lives, Tanaka e seus parceiros exploram diversos lugares do mundo e suas respectivas faunas.
Embora 2020 tenha sido um ano péssimo ano pra acompanhar a carreira artística do Tanaka (e do Cocorico como um todo), já que naquele ano, ele não ganhou nenhum novo trabalho, estava com os programas de sempre, ficou sem aparecer em doramas, filmes e etc, no quesito eventos com animais, o comediante não ficou parado, pois, além da Yoshimoto, a NatGeo e a MSC também investiram em palestras online durante a pandemia.
Claro, não eram atividades glamourosas como atuar em doramas e ele também não sentiu de perto o calor humano do público, mas pelo menos foi alguma coisa a mais pros fãs do comediante e uma forma deles ficarem mais próximos do Tanaka.
Trecho de uma live da NatGeo de 2020 com Tanaka e Yu Nagasawa, ex-garota do tempo do ZIP! que atualmente é ativista ambiental. Ambos trabalharam juntos no ZIP! em 2016 e Tanaka chegou a mencionar essa época na live.
A paixão do Tanaka pelo mundo animal não se reduz somente a palestras. Ele também lançou vários livros sobre animais, o primeiro deles foi publicado em 2015 pela editora Gakken. Se chama Zukai Ikimono Ga Mite Iru Sekai (図解 生き物が見ている世界, ilustrações do mundo visto pelas criaturas vivas). Foi um projeto que levou anos pra ser publicado e contou com a ajuda do professor universitário de biologia Takeshi Naganuma.
O livro em questão vendeu muito bem na época, chegando a entrar no top 5 em vendas na categoria "livros de zoologia" pela Amazon Japan. Detalhe: Tanaka em 2015 não tinha a mesma popularidade dos dias de hoje e a rotina dele era bem menos corrida. Ele estava começando a se fortalecer individualmente ainda.
A MSC em particular fazia as videoconferências através do YouTube, de forma completamente gratuita e que qualquer um poderia assistir quando quisesse, pois a fundação nunca deleta as gravações.
A quantidade de vezes que Tanaka apareceu em fotos nas redes sociais de amigos e colegas de trabalho com o seu primeiro livro na mão não tá no gibi. Ele divulgou com força mesmo!
Outro ponto curioso é que na capa do livro, além de uma foto dele que foi inserida de uma forma bem sutil, é possível ver sua cachorrinha, a Su. Tanaka tinha 2 cachorros. Infelizmente os 2 faleceram. Um deles antes do livro ser publicado, e a Su recentemente, bem depois de Tanaka se divorciar em 2017. A cachorrinha viveu com a ex-esposa do Tanaka em seus últimos anos de vida. O que é justo, já que foi ela quem adotou a Su um pouco antes do casamento.
Tobidase Kagaku-kun era um programa que faz muita falta pois mostrava a ciência de uma forma muito divertida e didática com Tanaka e Nakagawa se aventurando em jornadas lotadas de aprendizado sobre diversas áreas, não só sobre os animais. Nesse programa vimos o Tanaka mergulhando no mar e vendo de perto os tubarões, montando num rinoceronte e realizando um desejo que ele havia confessado no Gaki no Tsukai e também colhendo criaturas de um rio poluído.
E falando em rio poluído, um outro programa que é sucesso de audiência e também é educativo e ainda ajuda diretamente o meio ambiente é o Kinkyu SOS! Ike no Mizu Zenbu Nuku Daisakusen (緊急SOS!池の水ぜんぶ抜く大作戦, abreviado como Ike no Mizu), da TV Tokyo. Tanaka junto de um outro comediante chamado Atsushi Tamura e outros artistas, se unem a uma grande equipe para literalmente esvaziar um lago poluído de uma cidade escolhida, entrarem na lama e colherem todas as criaturas que habitam nesse lago.
Como é um processo muito complexo, este programa é exibido somente uma vez por mês, mas a TV Tokyo, vendo o sucesso de Ike no Mizu, resolveu fazer versões alternativas do programa com o mesmo elenco no comando e ainda dentro do tema sustentabilidade.
É interessante pontuar que as emissoras que mais trabalham com o Tanaka, principalmente quando o assunto é meio ambiente são a TBS e a boa e velha NHK.
Aliás, a relação gloriosa entre o Tanaka e a NHK começou graças a programas educativos, não necessariamente sobre animais. Abre-se espaço pra dizer que até aula de chinês, ele já deu, no famoso Terebi de Chugokugo, da NHK-E (versão educativa da NHK), em 2013 onde ele dava aulas de chinês. Graças e este programa, Tanaka acabou aparecendo na TV taiwanesa e foi possível notar que ele já tinha naquela época um certo fandom no país.
Esse amor pelo mundo animal e o bom relacionamento com a NHK foi o que fez Tanaka e Endo terem o seu comeback como dupla num programa de TV. O Cocorico, que estava sem programas juntos, além do Gaki no Tsukai, desde setembro de 2020 comandou um especial educativo da NHK-E chamado Cocorico no Ikimono do Up! Cho Micro Hunter (ココリコの生きものどアップ!超ミクロハンター), que foi ao ar no dia 11 de novembro de 2022 e foi reprisado várias vezes pela emissora que tem um grande hábito de reprisar muito a sua programação.
A Yoshimoto também quis usar muito o Tanaka em programas educativos da sua própria emissora, a BS-Yoshimoto (BSY). Como a NHK, a BSY também não quis o colocar numa zona de conforto de "louco dos bichos".
As vezes as empresas querem fazer um grande combo misturando a paixão do Tanaka pelos animais com o seu talento como ator e dublador colocando-o para atuar em programas educativos que tem encenações, ou em doramas e filmes que de alguma forma envolvem animais. Seja pra ele aparecer nessas tramas, ou somente para dublar.
E, acredite, Tanaka já dublou um filme brasileiro, o Amazônia, que é uma espécie de documentário que foi gravado aqui no Brasil e co-produzido pela Globo Filmes. Na verdade ele fez o papel de narrador. O nome do filme no Japão é Amazon Daibouken ~Sekai Saidai no Jungle o Tanken Shiyou!~ (アマゾン大冒険~世界最大のジャングルを探検しよう!~). Lançado aqui em 2013 e no Japão em 2015.
Deu pra ver a intensidade do envolvimento que Tanaka teve com o mundo animal profissionalmente. Mas e na vida pessoal dele? Sabemos o quanto ele ama estudar sobre os animais. Mas Tanaka faz alguma coisa pra proteger os animais e o meio ambiente por conta própria?
Ao que dá pra ver, parece que ele também faz a parte dele. Primeiro, só de ser embaixador da MSC e perder o seu tempo promovendo a preservação do meio ambiente de graça, já é bastante coisa! Mas nas pequenas atitudes ele também mostra preocupação.
É possível notar que Tanaka não tem roupas de origem animal. Ele até usa, mas são roupas que as emissoras e demais empresas obrigam ele a usar. Tanaka também possui um estilo de vida mais simples. Não é consumista, vários pertences dele foram adquiridos há muitos anos e estão em ótimo estado, como o tão famoso carro dele que é um modelo dos anos 90 comprado há 19 anos atrás. A família dele também tem o hábito de compartilhar roupas, sem ligar pras questões de gênero que a sociedade impõe em cada peça. Se coube, pode usar!
Tanaka não é nenhum "militante de telão" ele sempre se envolveu nesses trabalhos com bastante verdade, sem fingir ser quem ele não é para passar uma boa imagem.
O melhor de tudo é que gostar dos animais fez com que Tanaka se envolvesse em eventos que o aproximam bastante do público, fazendo-o interagir com o povo que teve a oportunidade de vê-lo pagando menos ou nada. É importante pro artista estar junto do povo. Sentir o calor humano dos fãs e ver de perto as pessoas que ajudaram muito a consolidar a sua carreira.
Claro que, apesar dos animais serem uma grande paixão e Tanaka ser bem ativo em atividades educativas e de ativismo ambiental, ele sempre tentou buscar equilíbrio e deixar claro que sua maior paixão é a arte do riso e da atuação, que ele não é só um louco dos bichos, que ele tem várias facetas.
Tanaka é uma pessoa que está sempre experimentando coisas novas e diferentes na vida dele com grande vontade, e isso é algo que faz dele um profissional e ser humano fantástico!