terça-feira, 28 de setembro de 2021

Não vai ter No Laughing

Zettai ni Waratte wa Ikenai Series (絶対に笑ってはいけないシリーズ), abreviado no Japão como Waratte wa Ikenai (笑ってはいけない) e conhecido no ocidente como No Laughing, é o especial de ano novo do programa de comédia Downtown no Gaki no Tsukai Ya Arahende!! (abreviado como Gaki no Tsukai), transmitido pela Nippon TV (NTV).

Gaki no Tsukai é um dos programas mais antigos e tradicionais da NTV. Com um estilo de humor bem old school. Aquele humor japonês que segue a onda "topa tudo pela comédia" que era bem popular dos anos 80 a 2000 e que ficou mais marcado entre os ocidentais que acompanham, pelo menos um pouco a TV japonesa além dos animes, tokusatsus e doramas.

E isso se reflete no No Laughing, que existe desde 2003 e segue a regra básica: se um dos 5 integrantes regulares rirem, eles apanham. Existem outras punições dentro desse especial, que incluem o famoso Chono Slap, que é um tapa dado pelo lutador Masahiro Chono, e o tão icônico Thai Kick, que é um chute de muai thai dado por um lutador profissional.

No Japão, o especial é absurdamente famoso. Os percentuais de audiência do No Laughing são sempre muito altos. Nos últimos anos eles tem variado entre 17% a 14%. O que é muita coisa! No Laughing perde apenas para um outro especial de ano novo que é o tradicional Kohaku Uta Gassen da NHK (guarde este nome, ele tem importância aqui). A última edição Go-To Las Vegas seguiu a regra de ótima audiência.

A cena mais famosa de toda a história do No Laughing, que é do comediante Jimmy Onishi tentando aprender inglês.

Fora do Japão o No Laughing também é muito popular, aliás, é o segmento do Gaki no Tsukai que apresentou os estrangeiros ao programa e o tornou conhecido.

Porém, mesmo sendo um especial muito popular, foi anunciado pela NTV no dia 20 de setembro que não farão uma edição do No Laughing para a virada do ano de 2021. Ao invés disso, haverá um novo especial de comédia que não foi especificado se era relacionado ao Gaki no Tsukai ou não. A emissora falou que mais detalhes desse comercial, inclusive o elenco seriam divulgados mais adiante.

A notícia ficou em primeiro lugar em rankings de acessos, de comentários em sites de fofocas além de ter ficado nos trending topics do Japão.

Essa notícia obviamente chocou os japoneses, afinal é uma tradição de 15 anos. Tem gente que basicamente cresceu vendo No Laughing na virada de ano. Mas entre os japoneses, apesar do espanto houve uma divisão de opiniões. Muita gente ficou triste, porém conformada, outros acreditavam que já estava na hora da NTV mudar de tradição de final de ano por várias razões.

Foi declarado pela emissora que todos os membros regulares foram consultados e foi mencionado o fato de todos eles estarem muito velhos e que o processo de gravar o No Laughing todos os anos estava ficando cada vez mais cansativo.

O Gaki no Tsukai possui 5 integrantes regulares. Todos eles com 50 anos ou mais. Sendo eles a dupla Downtown, líder do programa, formada por Hitoshi Matsumoto e Masatoshi Hamada, ambos com 58 anos, o solista Hosei Tsukitei com 53 anos, e a dupla Cocorico, formada por Shozo Endo e Naoki Tanaka, ambos com 50 anos.

E a idade avançada dos integrantes era algo que estava chamando a atenção da mídia e do povo japonês desde o início deste ano.

Matsumoto duelando com Daiki Kanechika do EXIT. Veja a diferença de disposição entre os comediantes. E naquele momento os membros regulares podiam rir.

Mas o caso mais marcante foi um que ocorreu em janeiro de 2021. Bem na primeira semana, dias após a transmissão do No Laughing Go-To Las Vegas.

Um colunista do Yahoo! Japan havia publicado um artigo falando que o Downtown estava bem velho e com pouca energia e o comparou com a dupla rookie de comédia EXIT, que havia aparecido no especial em uma das clássicas mini-gincanas que acontecem em todo No Laughing de uns anos pra cá.

Matsumoto descobriu o post e publicou um tweet bem revoltado, em que ele ironicamente questionou "é um pecado envelhecer?". Tempos depois o Yahoo! deletou o post.

Porém, alguns começaram a teorizar que a NTV na realidade teria sido obrigada a parar com o No Laughing.

A Sports Hochi chegou a mencionar que a BPO (Organização de Ética em radiodifusão e de Melhoria de Programações), uma instituição privada e sem fins lucrativos que lida com os programas de TV com o objetivo de impedir que não haja alguma infração aos direitos humanos, anunciou em agosto deste ano que tomaria providências com relação aos programas que se utilizam de violência na comédia, coisa que dá pra ver que o Gaki no Tsukai faz até demais.

Embora seja um ente privado, não um órgão do governo japonês, uma das fundadoras da BPO é a NHK, que por sua vez é uma emissora TV pública, fundada pelo governo.

Comédia violenta é um problema que existe no Japão há anos. Felizmente está diminuindo, mas graças à empatia dos comediantes mais novos, mas ainda existe e são os comediantes mais poderosos como o Downtown que praticam sem dó. Várias pessoas correram risco de vida ou até morreram por conta de pegadinhas muito violentas.

Mas a BPO só resolve dizer que vai tomar providências em 2021, meses antes ao início das gravações do No Laughing. Há coincidências demais aqui!

Como deu pra perceber, o principal rival do No Laughing é o Kohaku Uta Gassen da NHK. Agora imaginem o tamanho da audiência que a NHK pode conseguir com o Kohaku este ano sem seu maior concorrente! Quem acredita em teorias da conspiração consegue sentir a manobra de cirurgião atômico da emissora!

Porém, a NTV negou que a ação da BPO com relação a comédia violenta não teria nada a ver com a decisão da emissora. Também é coincidência demais um mês após a decisão da BPO a NTV resolver suspender o No Laughing.

Em 6 de setembro, Matsumoto foi perguntado sobre o que ele achava sobre a decisão da BPO e ele disse que estava bem nervoso com esse fato e questionou o porquê da entidade estar se preocupando apenas com os programas de variedades e comparou-os com as competições de luta transmitidas pela TV, dizendo que elas eram inúteis e também tinha violência. Ele também mostrou a sua preocupação com o No Laughing.

No dia 21 de setembro, Matsumoto finalmente se manifestou sobre a decisão da NTV no Twitter confessando a dificuldade em gravar o No Laughing do ano passado durante a pandemia e dizendo basicamente que estava triste porque muitas pessoas seguiriam assistindo o especial e estavam ansiosas por ele, mesmo que com uma qualidade menor.

Matsumoto teria citado a pandemia porque as pessoas estavam com baixas expectativas com o No Laughing Go-To Las Vegas. Imaginavam que seria um especial mais simples, com um elenco reduzido e até mesmo sem a clássica cena inicial do ônibus que, na teoria, os leva ao local de gravação.

Hosei e Tanaka: protagonistas que carregaram o Go-To Las Vegas nas costas.

De fato o No Laughing Go-To Las Vegas foi um especial bem mais simples. Feito só por tradição e pra NTV não ser prejudicada pela NHK no ano novo. A maior parte daquela temporada era formada por cenas de edições anteriores do No Laughing. E fazendo uma pequena review, era um especial pra um apreciador da série ficar desapontado, mas não surpreso.

As reações do Matsumoto, tanto no tweet quanto na resposta à decisão da BPO, deixam bem claro que se dependesse somente dele, teria No Laughing até o Gaki no Tsukai acabar.

Mas ele não pode estar sob o controle de tudo (Matsumoto Hitoshi no Conte é um bom exemplo disso), a produção ou não do No Laughing depende também de muitos outros envolvidos, inclusive os outros membros regulares.

Além do Matsumoto, Housei e Endo tem redes sociais pessoais, mas nenhum deles se manifestou sobre a pausa do Gaki no Tsukai. Housei seguiu falando normalmente sobre os seus trabalhos como rakugo-ka (uma espécie de comediante mais tradicional no Japão) e alguns outros assuntos triviais. E Endo nem falou nada.

Porém, o perfil oficial do Cocorico no Instagram, o Cocorico Staff, apenas fez uma zueira com a notícia dizendo "vamos descansar as nossas bundas no Réveillon deste ano!!", fazendo uma referência às punições do No Laughing, e só isso.

Não se lamentaram, não manifestaram tristeza, pelo contrário, parecia até que o Cocorico estava comemorando. Aliás, foi usado um tom diferente do padrão do Cocorico Staff, que nunca foi tão brincalhão assim nem mesmo em posts mais descontraídos. Em compensação não colocaram emojis na legenda, como de costume. 

Matsumoto também usou um pouco de humor, mas o tweet dele estava evidentemente triste. Aqui vemos uma zueira mais feliz.

E dá pra suspeitar quem foi o autor dessa legenda. No dia 27 de setembro, Tanaka se manifestou sobre a pausa do especial durante um evento sobre dinossauros, e ele falou por livre e espontânea vontade, ninguém perguntou pra ele sobre o No Laughing. Na ocasião ele basicamente falou a mesma coisa que no post Cocorico Staff, só que aqui ele se lamentou, mas ainda assim com um tom de brincadeira dizendo estar aliviado.

É importante dizer que Tanaka é além de líder do Cocorico, a mente criativa da dupla. E uma coisa que Tanaka é muito bom é em fazer piadinhas com segundas intenções, porém ele faz isso de uma forma bem sutil. Parece ser zueira, mas na realidade ele quer mandar uma mensagem para bons entendedores. O cara é um gênio!

Caso os demais integrantes, pelo menos Housei, Endo e Tanaka que são a maioria, estejam realmente cansados dá pra entender. Ficar apanhando por 15 anos seguidos e perdendo oportunidades mais interessantes de trabalho para a virada do ano deve ser bem desgastante. Principalmente para senhores de idade mais avançada.

Com o Tanaka por exemplo, há a certeza de que ele perdeu a oportunidade de aparecer justamente no Kohaku Uta Gassen. Sim. Ele poderia ter aparecido no programa rival do No Laughing há muito tempo e várias vezes!

Ambas as fotos tem o elenco fixo de LIFE! em 2019. Tanaka era tão importante que estava mais ao centro na foto promocional à esquerda. Porém na foto à direita, Tanaka acabou sendo excluído do Kohaku por causa do No Laughing.

Tanaka desde 2011 faz parte de um programa de comédia da NHK chamado LIFE! que é liderado pelo comediante Teruyoshi Uchimura, porém o apresentador é o Tanaka e ele tem uma certa relevância dentro do programa.

De 2018 pra cá Uchimura é apresentador do Kohaku Uta Gassen e desde então o especial tem contado com a participação especial dos demais integrantes do elenco de LIFE! que aparecem interpretando seus respectivos personagens no programa humorístico. Só que Tanaka nunca pode aparecer, porque ele estava trabalhando no No Laughing. E sabendo disso dá pra entender bastante o post "alegre demais" do Cocorico Staff. Tanaka deve ter pensado "chegou o meu momento".

É! Deu pra ver que este caso além de ser impactante com a quebra de uma tradição que existe a 15 anos, tem detalhes que o tornam bem interessante, caso você goste de uma boa fofoca não é mesmo?

Mas mesmo com todas essas informações, ainda não dá pra entender o motivo da NTV ter suspendido o No Laughing e aparentemente não querer vincular o especial de ano novo ao Gaki no Tsukai.

Beleza, os integrantes estão velhos e cansados, mas não dava pra fazer uma atração nova e menos cansativa com eles? E supondo que a BPO tenha realmente motivado a decisão da NTV, também dava pra incluir o quinteto numa nova atração.

A verdade é que não é só a idade avançada, nem a BPO, muito menos a pandemia que levou a NTV a pausar o especial em questão. De uns anos pra cá já haviam umas questões.

Ken Watabe, o maior cancelado de 2020 no Japão por ter traído sua esposa grávida com diversas mulheres em banheiros para pessoas com necessidades especiais, e que está afastado da mídia até hoje, foi convidado para o No Laughing Go-To Las Vegas, a informação vazou e o público rejeitou completamente. A aparição de Watabe foi cortada

Em primeiro lugar tem o fato de que não só o No Laughing, mas o Gaki no Tsukai como um todo estava já apresentando vários problemas nos últimos anos.

Os principais problemas são o estilo muito retrógrado em pleno 2021, as recorrentes polêmicas, seja com integrantes (principalmente o Matsumoto) ou com o programa em si, a instabilidade na produção havendo constantes trocas na direção desde que Kenji Suga deixou o programa em 2017, o aproveitamento cada vez pior do Housei e do Cocorico e, claro, o próprio cansaço dos integrantes.

Em 2020, Tanaka apareceu no NTV Ninki Bangumi de outono e representou o Gaki no Tsukai, porém ele estava lá mais porque ele na época era um main personality do ZIP! programa do qual ele também representou. Ele e Endo foram os únicos a participar no super especial que existe desde 2013.

O segundo ponto é que a NTV tem enxergado o Gaki no Tsukai mais como um programa tradicional de madrugada do que como um carro chefe.

É comum o Gaki no Tsukai ser excluído dos habituais "super especiais" que envolvem vários programas da emissora como o NTV Ninki Bangumi, que engloba os programas mais populares. A NTV também não costuma fazer uma divulgação muito grande do programa durante o ano, há exceções como o dia em que Masaki Suda apareceu no programa ou no quadro Tanaker.

A coisa só mudava de figura com relação ao No Laughing.

A renovação do ZIP! é um belo exemplo de que a NTV está ousando em 2021.

O terceiro ponto e o mais importante: 2021 está sendo um ano do qual a NTV está tomando decisões radicais sem dó nem piedade. A emissora já vinha fazendo um loucura ou outra. Mas 2021 foi realmente "eita atrás de eita".

Vários programas de anos acabaram e foram trocados por atrações sob o comando de profissionais mais novos, ainda que com menos peso na mídia, e os shows que continuam existindo passaram por mudanças intensas, seja no elenco ou no conceito.

Com toda esta situação de programa problemático do qual uma emissora, que está sem medo de ousar, em geral não trabalha com tanta empolgação, dá pra ver que não foi a toa que a NTV suspendeu o No Laughing.

E mesmo que o No Laughing seja super popular e seja vice campeão de audiência na noite de ano novo, é melhor que a NTV experimente por agora algo que seja forte o suficiente para substituir definitivamente o especial do Gaki no Tsukai pra quando ele acabar. E não esperar as coisas piorarem pra só aí arrumar um substituto.

Nisso dá pra entender quando o Matsumoto fala sobre perda de qualidade. O No Laughing não estava mais nos seus melhores tempos, embora tivesse bom retorno.

Com este texto o fã da série fica gelado de medo já se questionando: "quer dizer que o No Laughing pode acabar?"

Sim. Pode acabar sim. 

A NTV pode ter anunciado que faria uma pausa, mas na realidade a intenção é acabar com a série e falaram só em pausa para não chocar ninguém e pra ter a liberdade de voltar atrás com a decisão no futuro.

Reação da NHK com a notícia da pausa do No Laughing

Mas e agora?

Sem o No Laughing a NHK pode respirar tranquila porque será campeã absoluta de audiência?

E quanto à concorrência? Fuji TV, TV Asahi, TBS e TV Tokyo tem esperanças de ter uma audiência mais alta?

A resposta é NÃO!

A NTV sabe que vai ter muito trabalho pra garantir no ano novo um bom público. O especial substituto terá dois dilemas logo de cara que é enfrentar o Kohaku Uta Gassen e ser pelo menos tão querido quanto o No Laughing, tendo consciência de que o público fará comparações tendenciosas do tipo "o No Laughing era melhor, esse novo programa não presta".

Então é claro que a emissora tentará fazer algo que seja no mínimo épico. A emissora já adiantou que será uma atração luxuosa. Então dá pra esperar coisa boa.

E NTV não brinca em serviço. Quando ela quer, ela faz o possível e o impossível pra promover algo ou alguém. 2021 está sendo um ano em que a emissora está fazendo mudanças extremamente ousadas e bem sucedidas.

Sem contar que a pausa do No Laughing, que foi uma atitude bem polêmica e que parou a internet, é algo que automaticamente dá muita visibilidade para o especial substituto. Ainda que de forma negativa, mas "fale bem ou fale mal, mas fale de mim".

Então o jogo da NHK não está ganho, e a emissora não pode relaxar na qualidade do Kohaku Uta Gassen só porque está numa situação mais confortável. Ela pode ser pega de surpresa. E as outras 4 emissoras devem trabalhar bastante pra conseguirem ter ao menos a segunda maior audiência do ano novo (porque tentar ganhar do Kohaku Uta Gassen se não conseguem nem vencer o No Laughing é sonhar demais!).

A vantagem dessa vez é que sem No Laughing teremos 5 comediantes soltinhos no ano novo esperando uma oportunidade dourada de um trabalho completamente novo e diferente para o Réveillon. Então dá pra imaginar a concorrência da NTV, inclusive a NHK, lutando pra convidar um dos integrantes do Gaki no Tsukai para aparecer em um dos seus programas de fim de ano. Não só pela reputação deles, mas também porque renderia assunto na internet.

Ainda estamos em setembro e vai demorar um pouquinho pra sabermos do que as emissoras de fato farão para a virada de ano e onde Downtown, Housei e Cocorico aparecerão. Tudo o que há agora é um misto de tristeza pela quebra de tradição e ansiedade pelo novo especial e pela possibilidade de cada integrante do Gaki no Tsukai aparecer fazendo algo novo e diferente em 2021.

domingo, 19 de setembro de 2021

O desfecho da saga de Saori Yoshida

Em abril deste ano eu fiz um post sobre a situação da lutadora Saori Yoshida no programa matinal da Nippon TV (NTV) ZIP! no qual ela atua como main personality.

É sempre bom explicar que main personalities são as celebridades que aparecem em um dia específico da semana e que devem ser o destaque nesse dia. No caso de Yoshida, ela era uma main personality fixa nas sextas feiras que dividia protagonismo com artistas que apareciam mensalmente e em abril de 2021 passou a trabalhar nas quintas sozinha.

Yoshida entrou no ZIP! em abril de 2019 para ser a main personality de sexta-feira. Seria o primeiro investimento do ZIP! para as olimpíadas de Tóquio, que como bem sabemos, deveriam ter acontecido em 2020, mas foram adiadas pra julho deste ano por causa da interminável pandemia. Consequentemente Yoshida ficou um ano a mais no programa gerando um gasto extra.

O público não a aprovou muito bem, pois, apesar de famosa, ela não era uma artista, não tinha a desenvoltura e glamour de um. Além disso, ela também não estava enquadrada nos padrões de beleza como quase todos os integrantes do elenco.

E essa desaprovação fez essa saga ficar sofrida tanto pra NTV por estar gastando mais do que o pretendido com uma personality reprovada, sendo que se as olimpíadas tivessem ocorrido normalmente, esse gasto extra teria sido usado pra outra coisa que viesse a dar um bom retorno, quanto pra Yoshida que estava sofrendo muitas injustiças no programa.

Como era de se prever, as olimpíadas e paraolimpíadas acabaram e sem o clima esportivo, foi anunciado no dia 16 de setembro que Yoshida estaria deixando de ser main personality no final do mês. No dia 30.

Porém algo inédito na história do ZIP! aconteceu. Yoshida passará a ser uma sports personality, que ao que parece é uma personalidade irregular que aparecerá em eventos esportivos dando o seu ponto de vista de atleta. Ela deixou a função de main personality, mas não deixou o ZIP! como aconteceu com todos os outros famosos que estiveram um dia neste posto.

O ZIP! tem um quadro chamado Better Better English no qual os main personalities do dia fazem a chamada posando com um ursinho de pelúcia. Só que todas as quintas-feiras Yoshida não faz essa pose, mas sim a garota do tempo Asuka Kijima.

A criação de uma função nova no ZIP! pra Yoshida colocou em cheque todos esses 2 anos e meio de injustiças, e não só isso como teria sido uma reação da emissora ao desenvolvimento da lutadora desde abril de 2021 até hoje, como uma main personality solo que marcou presença durante as olimpíadas.

Mas vamos desde o início.

A situação de Yoshida estava crítica em 2020, pois, além dos motivos acima, a produção não se esforçava para levantar a moral da lutadora, que obviamente estava se mostrando cada vez mais desanimada e mostrando uma postura um tanto quanto desanimada. Seu rendimento não era dos mais empolgantes na época.

E só uma coisinha: o caso da Saori Yoshida é completamente diferente do da Asuka Kijima! Kijima nunca recebeu um mau tratamento do ZIP!! Muito pelo contrário! É graças ao programa, e somente por causa dele, ela tem a popularidade que tem hoje. Então Kijima não teria motivo algum para apresentar as previsões com cara de tédio.

Já Yoshida era evidentemente excluída dos privilégios de main personality. Esta tem motivos pra desanimar. Outro ponto é que, embora menos energética, Yoshida ainda se entregava ao ZIP!

O simples fato de ter que dividir protagonismo com artistas e ainda ser sempre tratada como secundária e eles como principais durante 2 anos já é bem frustrante. A grande maioria eram novatos em ascensão que não tinham no mundo do entretenimento a mesma relevância que Yoshida no mundo dos esportes.

É uma realidade triste que não existe um tratamento igualitário no ZIP! inclusive para os main personalities. Não pela questão de personalizar o conteúdo do dia, mas sim porque uns são mais mimados que os outros. E antes de apedrejar o ZIP!, muitos programas japoneses (pra não falar todos) dão um tratamento injusto entre pessoas que estão na mesma posição.

Mas uma coisa nunca muda: todos os main personalities são protagonistas em seu dia. Já a Yoshida não foi durante muito tempo.

Dá pra passar pano pra Yoshida com relação a trabalhar mais desanimada.

Porém, isso veio a melhorar em abril de 2021, que foi quando o ZIP! passou por uma super mudança o que incluiu a troca de apresentadores. A dupla de announcers da NTV Taichi Masu e Erika Tokushima foi substituída por uma única pessoa: Asami Miura, a announcer feminina mais querida do Japão na atualidade.

Outra mudança como já foi dito, foi a troca de dia da Yoshida. Ela passou a ser uma main personality de quinta e sozinha enquanto os personalities mensais tinham a sexta só pra eles.

Outra coisa que acabou mudando na passagem da lutadora ao começar a trabalhar nas quintas foi o meteorologista com o qual ela viria a interagir. Yoshida desde 2019 tem trabalhado com Masatoshi Kobayashi, que faz dupla com a Kijima nas previsões do tempo das segundas, quartas e sextas e em 2021 ela começou a trabalhar com Kubotenki, que aparece nas terças e quintas.

Yoshida tentando ensinar Miura a lutar

Começando pela relação de Yoshida com a apresentadora.

Miura é uma announcer mais povão do que seus antecessores. Ela tem um estilo bem alegre, elétrico e empolgante que deixou o ZIP! um tanto quanto mais farofa. Além disso, ela sempre teve o poder de envolver todos ao seu redor, inclusive os main personalities. Porém, com Yoshida isso se deu de uma forma mais intensa.

Yoshida foi a personality fixa com quem Miura mais teve química em todos esses 6 meses de ZIP!

Miura e Yoshida apareceram juntas muitas vezes nos quadros de 10 minutos do programa que passam por volta das 7:30, o ZIP! Tokushu, ou apenas Tokushu, que por curiosidade, significa "especial".


Claro que o fato de Miura ser muito popular e ter sido abraçada logo de cara pelo público do programa, garantindo portanto uma audiência, era o motivo principal da announcer trabalhar com Yoshida além do estúdio.
Mas o fato de as duas terem se dado muito bem juntas também ajudou bastante. A boa relação com Miura e alegria contagiante da apresentadora era algo que deixava Yoshida mais pra cima, passando uma imagem mais positiva.

Por causa disso, a produção fazia questão de intensificar as relações entre Miura e Yoshida.

Outra pessoa que foi citada anteriormente e conseguiu levantar a moral de Yoshida foi o meteorologista Kubotenki.

No final de março 2 main personalities haviam deixado o ZIP!: o ator Asuka Kudo, que era das quartas, e o comediante Naoki Tanaka, que era das quintas, portanto antecessor da Yoshida. Como haviam intenções de deixar a lutadora e os personalities sozinhos. Entrou apenas o comediante Ryuichi Hamaie como o novo personality fixo que substituiu Kudo.

Kubotenki é ex-comediante, e por este motivo ele interagia com Tanaka e pela lógica deveria trabalhar com Hamaie. Yoshida seria transferida para as quartas e seguiria com Kobayashi. Mas não foi assim.

A produção aparentemente fez essa aposta acreditando que Kubotenki teria mais capacidade de ter uma interação divertida e cativante com a Yoshida. E já que Tanaka saiu e ele ainda não tinha uma ligação com o Hamaie perante o público, o caminho estaria livre para finalmente unir o meteorologista e a lutadora.

Yoshida chegou a dar pro Kubotenki de presente uma camisa oficial da delegação japonesa das olimpíadas de Tóquio.

E isso de fato aconteceu! Em alguns meses, ele conseguiu fazer o que Kijima e Kobayashi estavam tentando há 2 anos. Ele conquistou a simpatia de Yoshida com o seu jeito alegre e fofo. As interações do meteorologista com a lutadora eram muito adoráveis. Além de animar Yoshida, Kubotenki deixou bem claro o lado doce da personality.

Kubotenki se empenhou tanto que deu um apelido carinhoso para Yoshida: "Saorin", que por sua vez o chama de "Kuboyan". E quando a dupla esquece de trocar apelidos, alguns internautas que acabam estranhando. 

Tendo um destaque maior e interagindo com Miura e Kubotenki a moral de Yoshida havia subido. Embora ela continuasse não sendo a favorita.

Mas o ponto mais alto da passagem da lutadora pelo ZIP! foi obviamente os tempos em que estavam acontecendo os jogos olímpicos e paraolímpicos. O programa finalmente mergulhou no clima esportivo ao ponto de decorarem o cenário com uma "pira olímpica exclusiva" (que, aliás, lembra a catedral do DF).

Finalmente havia chegado o evento que enfiou Yoshida naquele programa. Com as olimpíadas, o protagonismo dela aumentou significativamente e em uma semana ela apareceu no ZIP! todos os dias. Interagindo muito bem com os seus colegas personalities.

Quem ganhou um bom destaque também foi o announcer esportivo Takeshi Tanaka (chamado no programa de "Takeshi" desde 2019 pra que não o confundissem com o Naoki). Pra entender a história de Takeshi e Yoshida temos que voltar no tempo de novo.

Takeshi, que fazia parte do elenco original de ZIP! até 2016, voltou ao programa em outubro de 2019  e comandou o quadro de esportes nas quintas e sextas, trabalhando junto com Yoshida. Mas a dupla foi separada meses depois quando Takeshi passou a trabalhar em dias alternados: terças e quintas. Ele só voltou a aparecer em dias corridos em abril de 2021. Novamente nas quintas e sextas.

Sim. Foi uma bagunça!

E Takeshi foi uma figura que conseguiu mostrar melhor o potencial de Yoshida como comentarista esportiva. Ele é um announcer de alta excelência, sobretudo na área esportiva. Pra se ter ideia. Em 2018 ele foi premiado como melhor announcer do ano entre os profissionais da NTV e emissoras regionais afiliadas a ela. Além disso ele tem certa popularidade, embora não esteja entre os tops dos tops.

Então dá pra imaginar a diferença que trabalhar ao lado de um homem desses faria nos últimos meses de Yoshida no ZIP!

Takeshi era mais um profissional com energia de sobra e que contagiava também. E ele já é um homem de 42 anos! Ele conseguia fazer Yoshida se soltar bastante no quadro de esportes se mostrando uma comentarista bem animada e empolgada. A dupla tinha uma boa química.

E se em tempos normais trabalhar com Takeshi fez bem pra Yoshida, imagine nas olimpíadas, que foi quando o announcer recebeu mais destaque, como já foi dito. Ele aparecia também todos os dias, pois Yoshiaki Sato, o outro apresentador do quadro de esportes que aparece de segunda a quarta, ficou responsável por cobrir os jogos, não podendo aparecer no ZIP! por 3 semanas.

Além disso, por causa dos jogos, haviam mais quadros esportivos do que o normal, então os momentos de interação entre Takeshi e Yoshida haviam aumentado também.

A situação de Yoshida havia melhorado bastante! Ela era a única personality do dia. Não dividia protagonismo com ninguém e acabava saindo ofuscada porque o seu colega temporário era um artista novinho bonitinho e modinha. Trabalhou com 3 profissionais que souberam valorizar o que havia de melhor nela: Miura, Kubotenki e Takeshi. E, claro, estava numa situação melhor que nos anos anteriores. Ainda é injustiçada, mas Yoshida já passou por situação pior.

E assim, não teve outra, o rendimento de Yoshida melhorou bastante. Ela estava mais animada, se entregando bem mais ao programa do que de costume e ainda mostrava o seu lado acolhedor, carinhoso, bem humorado e humilde.

Nesses meses, ela mostrou de uma vez por todas a NTV que podia não ser uma bela artista com uma vida glamorosa, mas era grande como profissional e como ser humano e isso acabou lembrando a emissora o motivo de ela ter sido a escolhida para ser a personality olímpica de um programa tão poderoso como o ZIP!

Claro que, não tem jeito, artistas acabam sendo melhores do que atletas para a posição de main personality, afinal, eles foram preparados desde o começo para trabalhar na mídia, mas o fato de Yoshida se tornar uma sports personality mostra que ela não é uma mulher de se jogar fora e que pode ainda oferecer muita coisa também.

E nesse caso, felizmente as olimpíadas não foram canceladas, pois o final da trajetória de Saori Yoshida no ZIP! não se deu de forma dramática. Claro que várias atitudes da NTV vão ficar marcadas, mas a emissora se redimiu parcialmente e Yoshida deixará sua função atual de cabeça erguida.

O anúncio da saída de um integrante do elenco costuma já deixar saudade, antes mesmo da despedida, mas ao mesmo tempo vem a ansiedade de saber o que vai acontecer depois.

Antes de Yoshida sair vai ter certamente um conteúdo especial de despedida. E depois dela deixar de ser uma main personality coisas vão mudar no ZIP! a entrada de alguém que vá substituí-la, o conteúdo do dia em que essa pessoa trabalhar.

Kubotenki será afetado, e pode se dizer que há grandes chances de ele trabalhar com Hamaie, e isso significa mudanças na agenda de um dos dois.

E não vamos esquecer que em outubro entrarão novos announcers e o personality do mês.

A NTV pode anunciar as novidades já a partir dessa semana então, vamos ficar atentos às mudanças do ZIP!

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Os announcers de 2021 da NTV

Todos os anos um grupo de 3 a 4 announcers debuta nas emissoras de TV japonesas. Antes deles debutarem em um programa, ocorrem as atividades promocionais como dar entrevistas a jornais e sites de notícias, se apresentarem brevemente em programas populares da emissora da qual foram contratados, serem assunto principal de um programa de variedades e etc.

E na Nippon TV (NTV), no dia 10 de agosto no final do programa ZIP! aconteceu o debut dos 3 novos announcers da emissora: Mao Odaka, Miyu Kuroda e Zen Hazel Shibuya. As promoções iniciais foram feitas e agora o trio está fazendo pequenos trabalhos temporários como de praxe na NTV. Em outubro cada um iniciará seu trabalho regular em um programa.

A NTV já falou brevemente sobre a vida de cada um, publicou algumas fotos pessoais, mostrou um pouco do treinamento deles, fez eles aparecerem em diversos programas para se apresentarem ao público e mostrarem quem eles são, seu carisma, oratória e postura e por fim, finalmente abriram seus perfis no Announce Room, que é uma página que todas as emissoras tem em seus sites oficiais que mostra o nome, foto e perfil de todos os seus announcers.

Vamos falar sobre quem é quem aqui.


Mao Odaka
(小高茉緒)

Nascida em janeiro de 1999 na província de Saitama, tem 1,62m de altura, e é formada em direito.

Odaka é a que tem uma história mais longa com a NTV, pois ela na sua adolescência estudou numa escola de announcers da emissora e foi ainda durante 4 anos uma EveCom, que vem de "Event Companion", são os jovens que dão assistência nos eventos organizados pela NTV. Desde sempre, Odaka tinha o objetivo de ser uma announcer.

Ela também participou do o Miss of Miss Campus Contest 2018, onde as vencedoras dos concursos de miss suas respectivas faculdades se enfrentam para decidir quem é a mais bela universitária do Japão. Basicamente, o mesmo esquema do Miss Universo. 

Odaka foi campeã do Phoenix Contest 2017, que é um concurso de miss organizado pela faculdade onde ela estudou. 

  

Ter sido miss é algo que cada vez mais conta pontos para uma announcer. Pois mostra que ela é um ícone de graça elegância e beleza, afinal, pra ganhar concurso de miss não basta ser bonita. Tem que ter boa postura, falar bem, desfilar bem, ser elegante, inteligente, carismática e etc.

As regras variam de concurso pra concurso, mas no geral, esses são os requisitos pra ser uma miss, que não diferem muito dos quesitos pra ser um announcer.

Nos tempos da escola Odaka jogou futebol e badminton, seu esporte favorito, e aparentemente ela entrou na NTV focada em ser uma announcer esportiva, já que enfatizou bastante sobre os esportes nas suas primeiras entrevistas, foi publicada uma foto dela jogando badminton e ela levou até uma raquete pro seu primeiro discurso no ZIP!

Dá pra ver que Odaka é uma mulher muito decidida e focada no que ela quer!

Além disso, Odaka é de longe a mais preparada, pois está treinando desde a adolescência.

Com relação a oratória e postura. O primeiro destaque vai pra voz poderosa e rara que ela possui. O segundo destaque é a sua postura super confiante, empoderada e imponente. Do trio, Odaka foi a que mais mostrou segurança, ela driblou muito bem o nervosismo.

Odaka jogando badminton

Porém falta uma leveza no estilo dela, pra dar mais naturalidade ao seu trabalho. Odaka tem bastante energia, o que é ótimo se ela realmente quer seguir nos esportes, mas parece não saber direcioná-la muito bem ainda.

Kuroda Miyu
(黒田みゆ)

Nascida em dezembro de 1998 na província de Hyogo, tem 1,62m de altura e é formada em sociologia.

Kuroda também não entrou 100% crua na NTV, antes ela foi uma announcer da filial da Cent Force de kansai, fez algumas atividades de trainee por lá, e chegou a ser entrevistada em um programa da TV. Mas nunca chegou de fato a trabalhar como announcer pela empresa.

A NTV teve uma boa experiência recente com uma ex-Cent Force que é a Minami Ishikawa, que trabalha no ZIP! e é assistente no programa de sábado, o Zeroichi. Ishikawa mal entrou e já tem certa popularidade na emissora e se mostra uma profissional promissora que tem tudo pra ser super poderosa no futuro.

(Da esquerda para a direita) Miyu Kuroda e Moe Tanijiri

Por falar em Cent Force, Kuroda tem uma história antiga com Moe Tanijiri, a garota do tempo do programa matinal de sábado da Fuji TV Mezamashi Doyobi que trabalha na empresa de announcers-idols até hoje. Ambas se conheceram antes de entrarem na Cent Force em 2018. Kuroda e Tanijiri foram selecionadas entre outras belas mulheres para serem as fukumusume, ou "garotas da boa sorte".

As fukumusume selecionadas participam de um evento tradicional de ano novo realizado em um templo e distribuem bambus sagrados aos cidadãos que passarem por lá. Ter sido uma fukumusume é algo a se orgulhar, pois é uma posição de prestígio. E por elas serem muito bonitas, recebem sempre várias propostas de casamento.

   

E como se não bastasse, Kuroda também trabalhou como modelo para o site ItSnap.

Nas suas promoções Kuroda disse gostar muito de comédia.

Foi fukumusume, modelo, announcer da Cent Force, já apareceu na TV antes da NTV... Dá pra ver que Kuroda já é um ícone de beleza há muito tempo. E isso são coisas que somam bastante para uma announcer novata. Ela já tem o "fator glamour" antes de debutar de fato, e isso a torna uma profissonal mais interessante ao público.


E com toda essa história pregressa, não podia resultar em outra coisa: do trio de novatos, Kuroda é a que está causando um burburinho maior. Até mesmo a revista de notícias sobre famosos (e ensaios gravure) Friday a notou falando brevemente sobre ela em um artigo sobre as announcers que debutaram em 2021. Então dá pra ver que é uma announcer que vai gerar um certo barulho entre os amantes da área.

A oratória da Kuroda é ainda um pouco fraca comparada com os demais rookies. E ela se mostrou um pouco insegura. E isso é um problema! Uma announcer deve ter boa oratória e postura.

Se ela se mostra fraca nesses dois pontos, significa que não está fazendo o básico do seu trabalho direito. Mas parece ser uma moça carismática que se driblar o nervosismo vai conquistar muito mais gente do que já conseguiu.


Zen Hazel Shibuya
(澁谷善ヘイゼル)

Nascido em julho de 1998 em Tóquio, tem 1,78m de altura e é formado em japonês para estrangeiros.

Na TV em suas atividades promocionais, ele falou que prefere que o chamem de "Hazel", então vamos seguir a vontade dele.

Hazel é que os japoneses chamam de "haafu" (do inglês "half"), que significa mestiço. Sua mãe é japonesa e seu pai e britânico e Hazel é o seu sobrenome paterno. Esse fato chamou a atenção do modelo e influencer Martin, que faz parte do ZIP! e também é haafu, no caso, filho de americano. Foram postadas no Instagram oficial do programa as fotos dos novos announcers. E Martin acabou falando sobre o Hazel e o fato de ele ser haafu.

Seria isso uma pista? Ou Martin apenas se sentiu representado?

Hazel jogando fistball

Hazel fez intercâmbio na Noruega para poder melhorar o seu inglês. Hazel também sabe tocar violão clássico e jogar fistball, inclusive compartilhou uma foto jogando fistball (também conhecido como faustebol, faustball ou punhobol). Na TV ele disse que gostava bastante de futebol desde criança. 

Dá pra ver que ele também entrou bem focado em se tornar um announcer esportivo, pois enfatizou bastante o seu gosto por esportes em toda oportunidade que teve.

Não se sabe se Hazel teve um contato com o mundo announcer antes de se tornar um trainee da NTV, pois todos os sites que falam sobre ele são os oficiais da emissora, que obviamente não vai falar da relação de um announcer com outra empresa.

  

Infelizmente boa parte das pessoas que admiram announcers e compartilham informações ou prints deles são homens, e eles dão atenção apenas às mulheres. E por isso só sabemos da vida de announcers masculinos através dos sites oficiais das emissoras. Esse fato também explica o porquê de Hazel não estar chamando tanta atenção quanto Odaka e Kuroda.

Mas há um fato curioso: o Hazel foi o primeiro announcer desta turma a ter uma página na Wikipédia.

A oratória e postura de Hazel está OK. Melhor que Kuroda, mas não chega a ser avançado como a Odaka. Falta um pouco de segurança e ele pareceu um pouco nervoso, embora tenha driblado esses problemas melhor do que a Kuroda. Mas ele também pode se mostrar um profissional melhor a medida que for se soltando.

Embora Hazel não seja 100% em oratória e postura e não tenha conseguido mostrar muito bem o seu carisma, ele se mostrou o profissional mais completo do trio. Pois ao menos ele faz de tudo um pouco. 

Odaka, Kuroda e Hazel tem histórias de vida interessantes e bem distintas. Uma mulher com um sonho antigo de ser announcer que é praticamente cria da NTV, outra mulher cuja beleza chamava a atenção ao ponto de ir pra Cent Force e um homem que teve desde pequeno um contato com outras culturas além da japonesa.

Essa turma de 2021, apesar de ter profissionais bons não chega perto da turma de 2020, com announcers que, apesar de novatos, eram muito completos e avançados. Mas tudo bem, os três acabaram de entrar na emissora e tem muito a aprender na prática.

Outro ponto é que embora todos recebam o tradicional investimento da NTV, de cara já estamos vendo alguma diferenças de tratamento. Uns tendo mais privilégios que outros.

E vendo as promoções dos rookies dá pra ver que a NTV está explorando mais a oratória e postura da Odaka e a simpatia e graciosidade da Kuroda. Até aí nada demais, é bom extrair o melhor de cada novato. O problema está quando vemos a situação do Hazel. Infelizmente a emissora está só fazendo um trabalho básico de divulgação dele.

Aparentemente a NTV será intensa na divulgação inicial de Odaka e Kuroda, pois elas de cara já viraram assistentes em um programa de variedades chamado Gamushara-ya (がむしゃら屋) comandado por Akari Suda do SKE48 junto com a dupla de comédia Pekopa e Takumi Goto, também comediante. O programa é temporário. Tem apenas 3 episódios, sendo que o primeiro foi transmitido no dia 10/9. Mas já está sendo um treinamento de ouro para as meninas.

Dar mais atenção às announcers femininas não é exclusividade da NTV.

Announcers femininas de diversas emissoras num artigo da Weekly Playboy. As duas últimas da esquerda pra direita são Kokoro Nukariya e Minami Ishikawa, as announcers que debutaram na NTV ano passado.

Os canais japoneses, bem como outros veículos de mídia, dão uma atenção muito menor aos announcers masculinos, já que eles não costumam ser tão queridos quanto as mulheres. Na realidade a NTV é a que mais dá atenção pros meninos, pois há emissoras que tratam as mulheres como top models (esquecendo muitas vezes de investir na oratória e postura) e os homens ficam de lado.

Em contrapartida, o Hazel de cara receberá um investimento para ser um announcer mais flexível. Que se adapta em diversas áreas. Enquanto muitas announcers femininas são treinadas apenas para programas de variedades, os announcers masculinos acabam trabalhando na área de esportes e jornalismo ao mesmo tempo.

Uma vantagem da NTV é que a emissora é mais aberta com relação à mulheres em programas esportivos. Claro que elas ainda são a minoria, mas isso se deve mais ao fato de que no geral, ou a announcer prefere seguir para o jornalismo ou pro entretenimento, ou ela até quer os esportes, mas não tem o perfil ativo pra área. É delicadinha demais, ou engomadinha demais.

Ainda existe infelizmente o pensamento sexista de que esporte não é coisa de mulher, e várias emissoras nem cogitam em colocar announcers femininas em quadros ou programas esportivos. 

Bem. Nós vimos quem são os rookies, o tratamento inicial que eles estão recebendo da NTV e agora nos resta saber onde eles vão "debutar de verdade". Setembro chegou, falta bem pouquinho para estes announcers iniciarem o seu primeiro trabalho regular em algum programa da NTV. 

Bem, só saberemos os programas de estreia desse trio provavelmente a partir desta semana. Por enquanto há só rumores e a grande possibilidade de Odaka, Kuroda e Hazel fazerem parte de programas que sempre tem uma reserva pros novatos todos os anos. E vamos falar desses programas agora:

O primeiro deles é o Oha!4 News Live. "Oha!4" se lê "ohayon", que é um trocadilho com a palavra "ohayou" que é "bom dia" em japonês e o número 4 que em japonês se lê "yon" (ou "shi" dependendo da frase), pois trata-se de um noticiário matinal que começa as 4:30 da manhã.

O Oha!4 é um noticiário totalmente dedicado aos announcers novatos, com foco maior nas mulheres, e isso dá pra ver na imagem oficial do programa colocada acima, pois o conceito básico do programa é ser um jornal com um elenco quase todo feminino. A cada dia da semana é um casal de apresentadores diferente, sendo uma mulher como líder e um homem (o único do dia) como assistente.

Com isso, muitas announcers femininas da NTV acabam debutando no Oha!4, que renova seu elenco todos os anos.

O Oha!4 se vale bastante de usar suas announcers como ícones de beleza e carisma, mulheres pelas quais um telespectador vai se apaixonar, tanto que muitas announcers da Cent Force também debutam por lá. Por isso, o Oha!4 preza muito por uma mulher carismática. Não precisando nem ser a mais bela do grupo de debut do ano.


O segundo deles é o ZIP!, que passa logo após o Oha!4, sendo o segundo programa matinal mais assistido da TV japonesa perdendo apenas para o Mezamashi TV da Fuji TV. O ZIP! estreou em 2011 e cresceu tanto que acabou se tornando um dos noticiários mais importantes da NTV, que dá ao programa uma atenção especial.

O ZIP! é tão importante que lá é o primeiro programa em que um announcer da NTV faz seu primeiro discurso.

Nisso, dá pra sentir que debutar no ZIP! é um bilhete de loteria premiado para um announcer novato, ainda mais levando em conta que vários desses profissionais que passaram por lá ficaram populares na emissora e até se tornaram apresentadores.

Como no Oha!4 todo ano entra um announcer novo no programa, mas a medida que o ZIP! cresce, maiores são as exigências para debutar no programa. Announcers sem experiência tem menos chances de debutar lá logo de cara. Também exigem muito que o announcer seja carismático.

No ZIP! apenas os announcers do quadro de esportes estão no programa há mais tempo. Todos os outros entraram de outubro de 2020 até abril deste ano, e tem menos chances de saírem.

A desvantagem do ZIP! é que o tratamento não é tão igualitário como no Oha!4, além disso o announcer novato está entre os últimos na fila da preferência. Mas mesmo assim, debutar nesse programa é uma grande oportunidade.


O terceiro é o News Zero é um noticiário noturno também muito popular. Por ser um jornal transmitido no horário da noite e que consequentemente tem muito mais notícias a se falar, o News Zero é um noticiário mais sério e isso exige que um announcer tenha a melhor oratória e postura possíveis.

Um announcer do News Zero trabalha bastante sua oratória e postura e acaba tendo um perfil mais elegante do que aqueles que debutaram em noticiários matinais. Que é o caso da Natsumi Kawade por exemplo.

Claro que há uma preocupação com o carisma, porém aqui não é tão importante que um announcer seja a alegria e simpatia em pessoa, que ele seja apaixonante, popular e etc mesmo porque ele não vai usar muito seu lado descontraído no seu trabalho.

Enquanto os outros programas trocam de elenco todos os anos, pra entrar announcers novos, o News Zero nem sempre é assim. O que é uma desvantagem. Atualmente tem muitos announcers que estão no noticiário há um tempinho. A mais nova, Natsumi Kawade, entrou no programa em 2019.



O quarto é o Going! Sports & News. Que, como o nome sugere, é um noticiário mais focado em esportes. Passa nos fins de semana tarde da noite. É um bom lugar para um announcer se desenvolver como um profissional da área esportiva, mas há a desvantagem de não conseguir ficar popular trabalhando nesse programa, que passa já muito tarde.

Os únicos announcers que passaram por lá que ficaram populares de verdade são Erika Tokushima e Ren Umezawa, só que há um detalhe: os dois debutaram no ZIP!

Como o News Zero, o Going! também não tem o hábito de renovar o elenco anualmente. Porém tem announcer que está no programa há muitos anos! Além de ter gente faltando. Isso quer dizer que o programa pode abrir uma vaga neste ano.


Tem ainda o Audrey NFL Club (オードリーのNFL倶楽部 Audrey no NFL Kurabu) em que a popular dupla de comédia Audrey fala sobre futebol americano na companhia de uma announcer novata, que deve ser obrigatoriamente do sexo feminino, que atua como assistente. Todos os anos o NFL Club renova essa assistente.

Esse programa é um outro bilhete de loteria premiado, pois quase todas as announcers que debutaram nesse programa ficaram muito famosas! Um dos nomes que passaram no NFL Club enquanto novata foi Asami Miura, que é nada mais e nada menos do que a announcer feminina mais querida do Japão na atualidade.

A parte boa do NFL Club é que o programa é uma excelente oportunidade para uma announcer desde já treinar com comediantes renomados. Muitas announcers quando tem um carisma ou popularidade além do normal pra uma novata são rapidamente colocadas pra trabalhar como assistentes em programas de variedades que são quase sempre apresentados por comediantes de peso.

O lado negativo é que announcer masculino novato não tem a menor chance de passar por lá. Então Hazel tá fora de questão por aqui.

Há rumores de que Odaka teria sido a escolhida para ser a announcer assistente nesse programa durante este ano. Mas não há nenhum anúncio oficial. Muitos desses rumores que cercam as announcers se confirmam. Aliás se dizia que Odaka e Kuroda debutariam na NTV neste ano bem antes da própria emissora anunciar.

Esses são os grandes programas em que um announcer da NTV pode debutar. Eles ainda podem trabalhar em plantões de notícias em pequenos programas esportivos e outros. E também existe a possibilidade de trabalhar em dois programas ao mesmo tempo, desde que não exista nenhum conflito de horários.

Há ainda um fato que pode afetar os programas de jornalismo e consequentemente abrir oportunidades é que Miku Natsume, uma free announcer, apresentadora do Shinso Hodo Bankisha! (真相報道バンキシャ!), que é um programa de reportagens e informação (tipo um "Globo Repórter"), se casou, e anunciou que estará se aposentando do trabalho na TV no final deste mês, seguindo as tradições japonesas de uma mulher parar de trabalhar após o casamento e se dedicar apenas à família.

Se Natsume vai se aposentar, o Bankisha ficará sem uma apresentadora, e alguém entrará em cena para substituí-la.

Provavelmente uma announcer da NTV, já que ultimamente as emissoras japonesas não estão dando mais preferência a free announcers, que esteja ainda na casa dos 20 anos, pois a chance dela casar e se aposentar também é menor (além disso, a própria Miku entrou no programa ainda jovem), e que tenha certa popularidade e potencial pra crescer, afinal, Miku Natsume é uma das announcers mais queridas do país, então a sucessora não pode ser qualquer uma.

Pode ser que a nova apresentadora do Bankisha seja alguém saído do Oha!4 ou do News Zero. Talvez não do Going Sports & News porque todas as announcers femininas do programa entraram em abril deste ano, então a chance de uma delas saírem e 0.

Com relação ao Oha!4, a aposentadoria da Natsume não faria diferença, pois o programa já abre vaga pra novatas todos os anos. Mas com o News Zero é outra história.

Apesar disso, Odaka, Kuroda e Hazel tem chances altíssimas de se tornarem parte do elenco de Oha!4, ZIP! e/ou do NFL Club.

Por enquanto não há nenhum anúncio oficial da NTV sobre que programas eles farão parte, mas já estamos na metade de setembro e em breve saberemos onde eles começarão suas carreiras.