Zettai ni Waratte wa Ikenai Series (絶対に笑ってはいけないシリーズ), abreviado no Japão como Waratte wa Ikenai (笑ってはいけない) e conhecido no ocidente como No Laughing, é o especial de ano novo do programa de comédia Downtown no Gaki no Tsukai Ya Arahende!! (abreviado como Gaki no Tsukai), transmitido pela Nippon TV (NTV).
Gaki no Tsukai é um dos programas mais antigos e tradicionais da NTV. Com um estilo de humor bem old school. Aquele humor japonês que segue a onda "topa tudo pela comédia" que era bem popular dos anos 80 a 2000 e que ficou mais marcado entre os ocidentais que acompanham, pelo menos um pouco a TV japonesa além dos animes, tokusatsus e doramas.
E isso se reflete no No Laughing, que existe desde 2003 e segue a regra básica: se um dos 5 integrantes regulares rirem, eles apanham. Existem outras punições dentro desse especial, que incluem o famoso Chono Slap, que é um tapa dado pelo lutador Masahiro Chono, e o tão icônico Thai Kick, que é um chute de muai thai dado por um lutador profissional.
No Japão, o especial é absurdamente famoso. Os percentuais de audiência do No Laughing são sempre muito altos. Nos últimos anos eles tem variado entre 17% a 14%. O que é muita coisa! No Laughing perde apenas para um outro especial de ano novo que é o tradicional Kohaku Uta Gassen da NHK (guarde este nome, ele tem importância aqui). A última edição Go-To Las Vegas seguiu a regra de ótima audiência.
A cena mais famosa de toda a história do No Laughing, que é do comediante Jimmy Onishi tentando aprender inglês.
Fora do Japão o No Laughing também é muito popular, aliás, é o segmento do Gaki no Tsukai que apresentou os estrangeiros ao programa e o tornou conhecido.
Porém, mesmo sendo um especial muito popular, foi anunciado pela NTV no dia 20 de setembro que não farão uma edição do No Laughing para a virada do ano de 2021. Ao invés disso, haverá um novo especial de comédia que não foi especificado se era relacionado ao Gaki no Tsukai ou não. A emissora falou que mais detalhes desse comercial, inclusive o elenco seriam divulgados mais adiante.
A notícia ficou em primeiro lugar em rankings de acessos, de comentários em sites de fofocas além de ter ficado nos trending topics do Japão.
Essa notícia obviamente chocou os japoneses, afinal é uma tradição de 15 anos. Tem gente que basicamente cresceu vendo No Laughing na virada de ano. Mas entre os japoneses, apesar do espanto houve uma divisão de opiniões. Muita gente ficou triste, porém conformada, outros acreditavam que já estava na hora da NTV mudar de tradição de final de ano por várias razões.
Foi declarado pela emissora que todos os membros regulares foram consultados e foi mencionado o fato de todos eles estarem muito velhos e que o processo de gravar o No Laughing todos os anos estava ficando cada vez mais cansativo.
O Gaki no Tsukai possui 5 integrantes regulares. Todos eles com 50 anos ou mais. Sendo eles a dupla Downtown, líder do programa, formada por Hitoshi Matsumoto e Masatoshi Hamada, ambos com 58 anos, o solista Hosei Tsukitei com 53 anos, e a dupla Cocorico, formada por Shozo Endo e Naoki Tanaka, ambos com 50 anos.
E a idade avançada dos integrantes era algo que estava chamando a atenção da mídia e do povo japonês desde o início deste ano.
Matsumoto duelando com Daiki Kanechika do EXIT. Veja a diferença de disposição entre os comediantes. E naquele momento os membros regulares podiam rir.
Mas o caso mais marcante foi um que ocorreu em janeiro de 2021. Bem na primeira semana, dias após a transmissão do No Laughing Go-To Las Vegas.
Um colunista do Yahoo! Japan havia publicado um artigo falando que o Downtown estava bem velho e com pouca energia e o comparou com a dupla rookie de comédia EXIT, que havia aparecido no especial em uma das clássicas mini-gincanas que acontecem em todo No Laughing de uns anos pra cá.
Matsumoto descobriu o post e publicou um tweet bem revoltado, em que ele ironicamente questionou "é um pecado envelhecer?". Tempos depois o Yahoo! deletou o post.
Porém, alguns começaram a teorizar que a NTV na realidade teria sido obrigada a parar com o No Laughing.
A Sports Hochi chegou a mencionar que a BPO (Organização de Ética em radiodifusão e de Melhoria de Programações), uma instituição privada e sem fins lucrativos que lida com os programas de TV com o objetivo de impedir que não haja alguma infração aos direitos humanos, anunciou em agosto deste ano que tomaria providências com relação aos programas que se utilizam de violência na comédia, coisa que dá pra ver que o Gaki no Tsukai faz até demais.
Embora seja um ente privado, não um órgão do governo japonês, uma das fundadoras da BPO é a NHK, que por sua vez é uma emissora TV pública, fundada pelo governo.
Comédia violenta é um problema que existe no Japão há anos. Felizmente está diminuindo, mas graças à empatia dos comediantes mais novos, mas ainda existe e são os comediantes mais poderosos como o Downtown que praticam sem dó. Várias pessoas correram risco de vida ou até morreram por conta de pegadinhas muito violentas.
Mas a BPO só resolve dizer que vai tomar providências em 2021, meses antes ao início das gravações do No Laughing. Há coincidências demais aqui!
Como deu pra perceber, o principal rival do No Laughing é o Kohaku Uta Gassen da NHK. Agora imaginem o tamanho da audiência que a NHK pode conseguir com o Kohaku este ano sem seu maior concorrente! Quem acredita em teorias da conspiração consegue sentir a manobra de cirurgião atômico da emissora!
Porém, a NTV negou que a ação da BPO com relação a comédia violenta não teria nada a ver com a decisão da emissora. Também é coincidência demais um mês após a decisão da BPO a NTV resolver suspender o No Laughing.
Em 6 de setembro, Matsumoto foi perguntado sobre o que ele achava sobre a decisão da BPO e ele disse que estava bem nervoso com esse fato e questionou o porquê da entidade estar se preocupando apenas com os programas de variedades e comparou-os com as competições de luta transmitidas pela TV, dizendo que elas eram inúteis e também tinha violência. Ele também mostrou a sua preocupação com o No Laughing.
No dia 21 de setembro, Matsumoto finalmente se manifestou sobre a decisão da NTV no Twitter confessando a dificuldade em gravar o No Laughing do ano passado durante a pandemia e dizendo basicamente que estava triste porque muitas pessoas seguiriam assistindo o especial e estavam ansiosas por ele, mesmo que com uma qualidade menor.
Matsumoto teria citado a pandemia porque as pessoas estavam com baixas expectativas com o No Laughing Go-To Las Vegas. Imaginavam que seria um especial mais simples, com um elenco reduzido e até mesmo sem a clássica cena inicial do ônibus que, na teoria, os leva ao local de gravação.
Hosei e Tanaka: protagonistas que carregaram o Go-To Las Vegas nas costas.
De fato o No Laughing Go-To Las Vegas foi um especial bem mais simples. Feito só por tradição e pra NTV não ser prejudicada pela NHK no ano novo. A maior parte daquela temporada era formada por cenas de edições anteriores do No Laughing. E fazendo uma pequena review, era um especial pra um apreciador da série ficar desapontado, mas não surpreso.
As reações do Matsumoto, tanto no tweet quanto na resposta à decisão da BPO, deixam bem claro que se dependesse somente dele, teria No Laughing até o Gaki no Tsukai acabar.
Mas ele não pode estar sob o controle de tudo (Matsumoto Hitoshi no Conte é um bom exemplo disso), a produção ou não do No Laughing depende também de muitos outros envolvidos, inclusive os outros membros regulares.
Além do Matsumoto, Housei e Endo tem redes sociais pessoais, mas nenhum deles se manifestou sobre a pausa do Gaki no Tsukai. Housei seguiu falando normalmente sobre os seus trabalhos como rakugo-ka (uma espécie de comediante mais tradicional no Japão) e alguns outros assuntos triviais. E Endo nem falou nada.
Porém, o perfil oficial do Cocorico no Instagram, o Cocorico Staff, apenas fez uma zueira com a notícia dizendo "vamos descansar as nossas bundas no Réveillon deste ano!!", fazendo uma referência às punições do No Laughing, e só isso.
Não se lamentaram, não manifestaram tristeza, pelo contrário, parecia até que o Cocorico estava comemorando. Aliás, foi usado um tom diferente do padrão do Cocorico Staff, que nunca foi tão brincalhão assim nem mesmo em posts mais descontraídos. Em compensação não colocaram emojis na legenda, como de costume.
Matsumoto também usou um pouco de humor, mas o tweet dele estava evidentemente triste. Aqui vemos uma zueira mais feliz.
E dá pra suspeitar quem foi o autor dessa legenda. No dia 27 de setembro, Tanaka se manifestou sobre a pausa do especial durante um evento sobre dinossauros, e ele falou por livre e espontânea vontade, ninguém perguntou pra ele sobre o No Laughing. Na ocasião ele basicamente falou a mesma coisa que no post Cocorico Staff, só que aqui ele se lamentou, mas ainda assim com um tom de brincadeira dizendo estar aliviado.
É importante dizer que Tanaka é além de líder do Cocorico, a mente criativa da dupla. E uma coisa que Tanaka é muito bom é em fazer piadinhas com segundas intenções, porém ele faz isso de uma forma bem sutil. Parece ser zueira, mas na realidade ele quer mandar uma mensagem para bons entendedores. O cara é um gênio!
Caso os demais integrantes, pelo menos Housei, Endo e Tanaka que são a maioria, estejam realmente cansados dá pra entender. Ficar apanhando por 15 anos seguidos e perdendo oportunidades mais interessantes de trabalho para a virada do ano deve ser bem desgastante. Principalmente para senhores de idade mais avançada.
Com o Tanaka por exemplo, há a certeza de que ele perdeu a oportunidade de aparecer justamente no Kohaku Uta Gassen. Sim. Ele poderia ter aparecido no programa rival do No Laughing há muito tempo e várias vezes!
Ambas as fotos tem o elenco fixo de LIFE! em 2019. Tanaka era tão importante que estava mais ao centro na foto promocional à esquerda. Porém na foto à direita, Tanaka acabou sendo excluído do Kohaku por causa do No Laughing.
Tanaka desde 2011 faz parte de um programa de comédia da NHK chamado LIFE! que é liderado pelo comediante Teruyoshi Uchimura, porém o apresentador é o Tanaka e ele tem uma certa relevância dentro do programa.
De 2018 pra cá Uchimura é apresentador do Kohaku Uta Gassen e desde então o especial tem contado com a participação especial dos demais integrantes do elenco de LIFE! que aparecem interpretando seus respectivos personagens no programa humorístico. Só que Tanaka nunca pode aparecer, porque ele estava trabalhando no No Laughing. E sabendo disso dá pra entender bastante o post "alegre demais" do Cocorico Staff. Tanaka deve ter pensado "chegou o meu momento".
É! Deu pra ver que este caso além de ser impactante com a quebra de uma tradição que existe a 15 anos, tem detalhes que o tornam bem interessante, caso você goste de uma boa fofoca não é mesmo?
Mas mesmo com todas essas informações, ainda não dá pra entender o motivo da NTV ter suspendido o No Laughing e aparentemente não querer vincular o especial de ano novo ao Gaki no Tsukai.
Beleza, os integrantes estão velhos e cansados, mas não dava pra fazer uma atração nova e menos cansativa com eles? E supondo que a BPO tenha realmente motivado a decisão da NTV, também dava pra incluir o quinteto numa nova atração.
A verdade é que não é só a idade avançada, nem a BPO, muito menos a pandemia que levou a NTV a pausar o especial em questão. De uns anos pra cá já haviam umas questões.
Ken Watabe, o maior cancelado de 2020 no Japão por ter traído sua esposa grávida com diversas mulheres em banheiros para pessoas com necessidades especiais, e que está afastado da mídia até hoje, foi convidado para o No Laughing Go-To Las Vegas, a informação vazou e o público rejeitou completamente. A aparição de Watabe foi cortada
Em primeiro lugar tem o fato de que não só o No Laughing, mas o Gaki no Tsukai como um todo estava já apresentando vários problemas nos últimos anos.
Os principais problemas são o estilo muito retrógrado em pleno 2021, as recorrentes polêmicas, seja com integrantes (principalmente o Matsumoto) ou com o programa em si, a instabilidade na produção havendo constantes trocas na direção desde que Kenji Suga deixou o programa em 2017, o aproveitamento cada vez pior do Housei e do Cocorico e, claro, o próprio cansaço dos integrantes.
Em 2020, Tanaka apareceu no NTV Ninki Bangumi de outono e representou o Gaki no Tsukai, porém ele estava lá mais porque ele na época era um main personality do ZIP! programa do qual ele também representou. Ele e Endo foram os únicos a participar no super especial que existe desde 2013.
O segundo ponto é que a NTV tem enxergado o Gaki no Tsukai mais como um programa tradicional de madrugada do que como um carro chefe.
É comum o Gaki no Tsukai ser excluído dos habituais "super especiais" que envolvem vários programas da emissora como o NTV Ninki Bangumi, que engloba os programas mais populares. A NTV também não costuma fazer uma divulgação muito grande do programa durante o ano, há exceções como o dia em que Masaki Suda apareceu no programa ou no quadro Tanaker.
A coisa só mudava de figura com relação ao No Laughing.
A renovação do ZIP! é um belo exemplo de que a NTV está ousando em 2021.
O terceiro ponto e o mais importante: 2021 está sendo um ano do qual a NTV está tomando decisões radicais sem dó nem piedade. A emissora já vinha fazendo um loucura ou outra. Mas 2021 foi realmente "eita atrás de eita".
Vários programas de anos acabaram e foram trocados por atrações sob o comando de profissionais mais novos, ainda que com menos peso na mídia, e os shows que continuam existindo passaram por mudanças intensas, seja no elenco ou no conceito.
Com toda esta situação de programa problemático do qual uma emissora, que está sem medo de ousar, em geral não trabalha com tanta empolgação, dá pra ver que não foi a toa que a NTV suspendeu o No Laughing.
E mesmo que o No Laughing seja super popular e seja vice campeão de audiência na noite de ano novo, é melhor que a NTV experimente por agora algo que seja forte o suficiente para substituir definitivamente o especial do Gaki no Tsukai pra quando ele acabar. E não esperar as coisas piorarem pra só aí arrumar um substituto.
Nisso dá pra entender quando o Matsumoto fala sobre perda de qualidade. O No Laughing não estava mais nos seus melhores tempos, embora tivesse bom retorno.
Com este texto o fã da série fica gelado de medo já se questionando: "quer dizer que o No Laughing pode acabar?"
Sim. Pode acabar sim.
A NTV pode ter anunciado que faria uma pausa, mas na realidade a intenção é acabar com a série e falaram só em pausa para não chocar ninguém e pra ter a liberdade de voltar atrás com a decisão no futuro.
Reação da NHK com a notícia da pausa do No Laughing
Mas e agora?
Sem o No Laughing a NHK pode respirar tranquila porque será campeã absoluta de audiência?
E quanto à concorrência? Fuji TV, TV Asahi, TBS e TV Tokyo tem esperanças de ter uma audiência mais alta?
A resposta é NÃO!
A NTV sabe que vai ter muito trabalho pra garantir no ano novo um bom público. O especial substituto terá dois dilemas logo de cara que é enfrentar o Kohaku Uta Gassen e ser pelo menos tão querido quanto o No Laughing, tendo consciência de que o público fará comparações tendenciosas do tipo "o No Laughing era melhor, esse novo programa não presta".
Então é claro que a emissora tentará fazer algo que seja no mínimo épico. A emissora já adiantou que será uma atração luxuosa. Então dá pra esperar coisa boa.
E NTV não brinca em serviço. Quando ela quer, ela faz o possível e o impossível pra promover algo ou alguém. 2021 está sendo um ano em que a emissora está fazendo mudanças extremamente ousadas e bem sucedidas.
Sem contar que a pausa do No Laughing, que foi uma atitude bem polêmica e que parou a internet, é algo que automaticamente dá muita visibilidade para o especial substituto. Ainda que de forma negativa, mas "fale bem ou fale mal, mas fale de mim".
Então o jogo da NHK não está ganho, e a emissora não pode relaxar na qualidade do Kohaku Uta Gassen só porque está numa situação mais confortável. Ela pode ser pega de surpresa. E as outras 4 emissoras devem trabalhar bastante pra conseguirem ter ao menos a segunda maior audiência do ano novo (porque tentar ganhar do Kohaku Uta Gassen se não conseguem nem vencer o No Laughing é sonhar demais!).
A vantagem dessa vez é que sem No Laughing teremos 5 comediantes soltinhos no ano novo esperando uma oportunidade dourada de um trabalho completamente novo e diferente para o Réveillon. Então dá pra imaginar a concorrência da NTV, inclusive a NHK, lutando pra convidar um dos integrantes do Gaki no Tsukai para aparecer em um dos seus programas de fim de ano. Não só pela reputação deles, mas também porque renderia assunto na internet.
Ainda estamos em setembro e vai demorar um pouquinho pra sabermos do que as emissoras de fato farão para a virada de ano e onde Downtown, Housei e Cocorico aparecerão. Tudo o que há agora é um misto de tristeza pela quebra de tradição e ansiedade pelo novo especial e pela possibilidade de cada integrante do Gaki no Tsukai aparecer fazendo algo novo e diferente em 2021.