ZIP! é um programa matinal transmitido pela Nippon TV. Um dos maiores da TV japonesa na faixa das 6 às 8 da manhã. ZIP! é tão poderoso que se tornou um dos carros chefes da NTV.
Sua principal característica é ter personalidades famosas da mídia que aparecem em dias da semana específicos e protagonizam o programa nesses dias: os main personalities.
Este cargo sempre foi ocupado por artistas, porém, em 2019, já entrando no clima das olimpíadas, contrataram a ex-lutadora Saori Yoshida (吉田沙保里), que teve uma carreira brilhante. Ela quase sempre ganhava medalha de ouro. Ninguém podia com a Yoshida! E claro que uma atleta desse tipo acabaria sendo muito querida no Japão. Tanto que ela ficou em 3º lugar no ranking da Oricon de atletas femininas mais queridas em 2018.
Yoshida tinha uma boa participação na mídia participando de programas de variedades, gravando propagandas e etc. A desenvoltura dela na TV era muito boa para uma atleta (e sabemos que atletas em geral são péssimos em falar pras câmeras). Então dá pra ver que ela não era qualquer uma e seria uma boa escolha para ser uma personality das olimpíadas.
Em abril de 2019, Yoshida estreou no ZIP! como main personality das sextas-feiras.
Porém, vamos ser honestos. Qual a chance de alguém querer assistir um programa de variedades basicamente protagonizado por um esportista?
Bem pequena!
Isso porque esportistas não são artistas, announcers, ou coisa parecida. Eles não foram preparados para trabalhar na TV, então não vão ter o carisma de alguém que se fez nas telinhas.
Por exemplo, todos no ZIP! se apresentam com um grande sorriso no rosto. Principalmente as mulheres. Pois isso dá ao telespectador a impressão de que a pessoa é simpática e educada. Tanto que os announcers que apresentam os noticiários são menos queridos que os que apresentam os quadros das celebridades e de esportes, pois nos noticiários, a pessoa é obrigada a ficar com um ar mais sério.
Porém, Yoshida não aparece sorrindo. A não ser se ela tiver um bom motivo pra rir, mas forçar sorriso (e ainda conseguir fazer isso de forma natural) não. Como resultado, Yoshida acaba se mostrando com um ar antipático e até um pouco intimidador nas câmeras.
Tudo bem que o ZIP! está quebrando esse rótulo de "show dos padrãozinhos" e que a entrada de Yoshida, inclusive, marcou o início dessa mudança, mas o próprio programa acaba sendo incoerente e dá mais privilégios a quem está mais no padrão e o telespectador é pior ainda, pois ele não quer saber. Quer ver belas moças ou rapazes aparecendo. Pro povão, quem não for bonito, que lute pra conquistar o público.
Resumindo: Saori Yoshida é uma atleta sem o charme e carisma necessários para TV e que não é padrãozinha. Logo, ela não tem nada pra se sustentar em uma função tão importante quanto a de main personality do ZIP!
E levando isso em consideração, o ZIP! passou a ter os personalities mensais que apareciam com ela. Todos eles artistas. Em abril de 2019 Yoshida começou sozinha para que o público a conhecesse melhor, mas já estava nos planos da emissora ter uma sexta com dois famosos marcando presença, tanto que logo na estreia da lutadora já foi anunciado que haveriam esses personalities temporários.
A intenção inicial era que Yoshida e os personalities mensais dividissem protagonismo na sexta até o fim das olimpíadas. Acabando os jogos, Yoshida sairia do ZIP!
Só que, como dava pra sentir, esse plano deu completamente errado!
A maioria do público não estava gostando da Yoshida de jeito nenhum. Dessa forma, a lutadora recebia cada vez menos destaque no programa e davam muito mais ênfase nos personalities mensais. Ela era de longe a main personality mais injustiçada do ZIP!
Para se ter uma ideia, até mesmo a garota do tempo, announcers de apoio novatas, e outras pessoas do elenco que estavam em posições supostamente menores no programa, recebiam mais investimento do que a própria Yoshida! E muitas das vezes que ela ganhava uma atenção a mais, tinha que dividir protagonismo com alguém mais popular ou com mais apelo visual.
Durante um ano, o ZIP! foi se virando dessa forma, só que ninguém contava com a pandemia que obrigou todos a adotarem o distanciamento e evitarem aglomerações.
No programa isso se refletiu da seguinte forma: a partir de abril de 2020, começaram a limitar o número de pessoas no estúdio principal e isso resultou no fim dos personalities mensais.
Por causa disso, a sexta era só da Yoshida por um tempo, só que ela não estava conseguindo sustentar o programa sozinha, então, para resolver o problema começaram a chamar convidados para aparecer por videoconferência, o que dava pro gasto.
E não só isso. A pior parte vem agora!
Como sabemos muito bem, as olimpíadas foram adiadas para este ano, isso significa que Yoshida, ao invés de sair do ZIP! em setembro de 2020, só poderá sair em setembro de 2021 (teoricamente falando, uma vez que as olimpíadas acabam em agosto e as substituições do ZIP! são em março e setembro).
Em outras palavras, por causa da pandemia, o programa passou a ser obrigado a lidar com uma personality pouco querida e que só gera gastos por mais alguns meses.
Em agosto de 2020 deram uma flexibilizada no distanciamento e nas limitações. De forma que os personalities mensais voltaram com tudo e Yoshida foi jogada de lado novamente. Só que aqui, a situação era ainda pior que antes.
Yoshida perdeu quadros ao vivo comandados por ela, enquanto os demais personalities ficaram com os seus tranquilamente. Só tinha protagonismo no quadro de esportes, coisa que não era exclusiva da Yoshida, pois Naoki Tanaka, ex-main personality de quinta, também tinha destaque no quadro de esportes falando sobre basquete, uma de suas grandes paixões. E bom salientar que o tratamento que Tanaka recebia era muito melhor do que o da Yoshida.
Outro detalhe é que a produção aproveitou o distanciamento como desculpa para excluir Yoshida do enquadramento. Como se ela não estivesse no programa. Deixavam o personality temporário no meio, e entre ele e o então apresentador Taichi Masu, ficava a tela que mostrava a então apresentadora Erika Tokushima, que tinha que ficar em outro estúdio por causa da pandemia e o estúdio antigo do ZIP! não era grande o suficiente para caber o elenco completo.
Fora as vezes em que a câmera fechava apenas nos personalities mensais, sendo que antes do distanciamento Yoshida pelo menos dividia close com eles.
No mês de março, as ex-apresentadoras do ZIP! apareceram no programa na condição de personalities de sexta. Uma para cada semana. Isso foi em comemoração aos 10 anos do programa e a despedida de Masu e Tokushima, que deixaram elenco naquele mês. Aqui, foi onde Yoshida ficou apagada de vez, pois o foco era quase que total nos apresentadores e nas personalities temporárias.
Porém, as coisas vieram a melhorar para a lutadora em abril de 2021, que foi quando o ZIP! passou por uma super repaginada. Houveram mudanças no elenco, cenário, conceito e até a logo.
Essa escolha teria sido uma solução para aproveitar melhor os personalities temporárias, que continuam nas sextas, só que sozinhos. Podendo brilhar a vontade sem prejudicar a Yoshida, já que não teriam mais que dividir protagonismo com ela.
Não podemos descartar a hipótese de que Yoshida pode ter se sentido muito chateada com esse tratamento de bosta inferior, e como ela definitivamente não precisa do programa (aliás, ela é a main personality em atividade que menos precisa do ZIP!), poderia pedir pra sair, estragando de vez os planos da NTV. Logo, algo deveria ser mudado por parte da produção.
Porém, a situação atual da Yoshida e do ZIP! está longe de ser um final feliz e justo. Está melhor do que antes, mas o programa segue trabalhando com a lutadora de má vontade e em um mês de "novo ZIP" já deu pra ver algumas pequenas injustiças acontecendo. E, infelizmente, as coisas podem piorar.
Além disso, a rejeição do público ainda existe.
A entrada da Saori Yoshida no ZIP! como main personality olímpica foi uma comemoração do evento realizada muito antes da hora e que agora está sendo um tremendo fardo para a NTV, que vai ter que aguentar esta situação até depois das olimpíadas, quando os jogos finalmente forem cancelados.