A pandemia da Covid-19, que destruiu 2020, trouxe aos japoneses e aos estrangeiros fãs de Gaki no Tsukai uma grande dúvida: vai ter No Laughing este ano?
Novembro, mês das filmagens do No Laughing, chegou. E com as medidas de prevenção na TV japonesa dando uma afrouxada juntamente com a falta de manifestação da Nippon TV (emissora que transmite Gaki no Tsukai) sobre a realização do No Laughing, os japoneses estavam imaginando que teria o especial, até porque a NTV não faria tanto suspense pra no final não ter No Laughing.
E a intuição dos fãs japoneses estava correta, pois desde o dia 18 de novembro, circula pelo Twitter uma foto do ônibus do No Laughing deste ano divulgando para os fãs da série que não só vai ter o clássico especial de ano novo da NTV, como também vai ter a cena do ônibus (o que muitos achavam que não teria porque seria impossível manter distanciamento no ônibus).
Dá pra perceber que mais uma vez, o Gaki no Tsukai irá reciclar temas antigos, já que o especial de 2009 foi no tema hotel. Ultimamente o programa vem repetindo ou reciclando muitos temas antigos, da mesma forma que refazem séries extintas como o famoso Silent Library, que fez sucesso, ficou anos em hiato e hoje voltou com tudo.
A diferença é que a edição de 2020 envolve cassino, então dá pra esperar uma vibe mais luxuosa. Belos cenários, convidados interpretando apostadores milionários, referências a Las Vegas e etc.
Também dá pra esperar que elenco regular interprete o papel de empregados do hotel, que nem no No Laughing de 2009. Então o figurino deles de 2020 provavelmente não será nada de muito especial que nem os de 2013, 2015 e 2016, que eram respectivamente Defensores da Terra (inspirado na Patrulha Científica de Ultraman), detetives e cientistas. Mas com certeza será mais elegante que os figurinos sem graça dos 3 últimos anos.
E por falar em figurinos, a mesma pessoa que tirou a foto do ônibus também tirou a foto das cabines onde o quinteto troca de roupas.
Olhando essa foto e a do ônibus, dá pra sentir que a produção quer gravar um No Laughing mais próximo o possível da normalidade. Seguindo as tradições das demais edições. Primeiro porque máscaras, distanciamento, placas de acrílico e etc, por mais necessários que sejam, acabam com a estética dos programas. Segundo, a intenção é fazer o público se divertir, não ficar lembrando do coronavírus, seja ao vivo, como assistindo o DVD.
Você compraria um DVD do No Laughing no qual todos estão de máscara ou viseiras, mantendo distanciamento, usando placas de acrílico, falando por videoconferência e etc?
Eu acho que não!
As medidas de segurança estão por trás. Obviamente a NTV está examinando severamente todos os envolvidos no especial.
Só em dezembro, com os teasers, posts de sites de fofoca e reportagens, saberemos melhor como será essa edição de No Laughing, que já é histórica por estar acontecendo numa pandemia.
E pra quem achou que só o Kohaku Uta Gassen teria polêmica este ano, enganou-se. Vários sites de fofoca japoneses estão falando sobre uma participação do Ken Watabe da dupla UNJASH no especial, que gerou certa repercussão negativa no Japão.
E por quê?
Bem. Pra quem não sabe, Watabe é casado com ninguém menos que Nozomi Sasaki. Sim, aquela garota da propaganda do chiclete Fit's. Sasaki é uma das modelos mais populares do Japão até hoje. Eles são casados desde 2017, tem filho e tudo.
Porém, neste ano foi revelado que Watabe traiu sua esposa por várias vezes em banheiros para pessoas com necessidades especiais, inclusive quando Sasaki estava grávida.
Muitos ficaram do lado da Sasaki, outros ficaram mais com raiva do Watabe ocupar os poucos banheiros para pessoas com necessidades especiais só pra fazer algo que ele nem deveria fazer.
Foi um tremendo escândalo. Foi assunto em tudo que é noticiário na TV japonesa. Watabe pediu desculpas públicas e se afastou dos programas dos quais ele trabalhava (e não eram poucos), se dedicando apenas ao seu canal YouTube. Ele, que era um dos comediantes mais populares do Japão, passou a receber muito hate e perdeu seguidores.
Resumindo: Watabe foi canceladíssimo no Japão.
A participação do Watabe no No Laughing seria o retorno do comediante às telinhas.
Uma característica da TV japonesa é boicotar aqueles artistas que causam escândalos. Mas o Gaki no Tsukai é literalmente sem limites. Embora não tenham mais pegadinhas hardcore como nos anos 90, o programa já deu seus closes errados como o polêmico blackface do Hamada.
Com isso, dá pra ver que a produção de Gaki no Tsukai, que já fez coisa pior, tá cagando pouco se importa se o Watabe traiu a mulher. Até porque Masatoshi Hamada e Shozo Endo também traíram várias vezes e há rumores de que Hosei Tsukitei também fez a mesma coisa. São todos farinha do mesmo saco.
Mas os japoneses estão fazendo muito barulho nas redes sociais pra reverter essa situação. Os últimos tweets do perfil oficial do Gaki no Tsukai tem muitos comentários pedindo pra cortar a parte do Watabe. Até abaixo-assinado fizeram!
Se a produção realmente mostrar o Watabe, a audiência do No Laughing pode cair um pouco. O que é triste pois uma má escolha acaba comprometendo o sucesso do especial deste ano.
Estamos em novembro ainda, mas a programação de ano novo japonesa já está rendendo muito assunto não é mesmo? Gostamos assim! E esse No Laughing com pandemia e polêmica envolvidos já está sendo bem marcante!